Qual a cobra mais venenosa do mundo inteiro?

O clima tropical e de cerrado é umas das localidades com mais predominância de cobras venenosas. Elas são ágeis e consegue facilmente se esconder entre as folhas, pedras e matas. Geralmente, as cobras se alimentam de pequenos roedores, mas alguns tipos de cobras conseguem se alimentar de sapos, lagartos e até aves. Elas só atacam seres humanos e mamíferos grandes quando há escassez de alimentos ou quando se sentem ameaçadas por eles. É uma defesa instintiva. Quando tem seu habitat invadido, as cobras peçonhentas pica e inocula seu veneno, trazendo graves consequências ás vitimas.
Veja nesse top 10, informações, fotos e nome das cobras mais venenosas do mundo:
Veja também a lista das maiores cobras do mundo.

Cobras mais venenosas do mundo

10°

Cobra Real (Ophiophagus hannah)

Qual a cobra mais venenosa do mundo inteiro?

A Cobra Real (King Cobra) é a cobra venenosa mais longa do mundo, com registros de até 5,85 metros. Apesar da semelhança, ela não é um subgênero da Naja. Ela possui um capuz estreito e mais longo.
A cobra é encontrada em quase toda a Ásia, sobre tudo na Índia, onde é o réptil nacional. Na Índia, é comum os encantadores de serpentes desafiarem a vida com Cobras Real, sem remover venenos ou presas. E foi nessa atividade cultural que foram registrados muitos acidentes. A taxa de mortalidade é de cerca de 50% a 60%, caso não seja tratado antidoto. Há registros hospitalares informando 10 óbitos dos 35 pacientes recebidos por picadas de Cobra Rei.
Estudos toxicológicos informam a dose letal do veneno de 1.93 mg/kg. Um pouca alta em comparação ás outras cobras dessa seleção, porém a Cobra Real é uma espécie que prefere matar com somente uma picada. Ela entrega um alta quantidade de veneno por picada, algo entre 200 a 500 mg (média 420 mg).
Se for considerar todo o veneno que ela rende (1 ml máximo), ela pode matar 11 humanos adultos ou 45.830 ratos. Isso seria suficiente para matar um elefante em poucas horas.

Cobra-da-morte (Acanthophis antarcticus)

Qual a cobra mais venenosa do mundo inteiro?

A nona cobra, seria a Cobra-da-morte, que seria uma espécie encontrada apenas na Austrália e também na Nova Guiné. É uma cobra altamente venenosa com uma taxa de mortalidade de 50 a 60% se não tratada. Ao contrario das outras cobras, elas não se distanciam dos seres humanos, e são relutantes em picar, a não ser que sejam tocadas. Caso isso ocorra, a vitima conhecerá o bote mais rápido entre todas as espécies de cobras na Austrália. Ela é capaz de atacar, picar e envenenar sua vitima, e voltar a sua posição inicial em menos de 0,15 segundos.

Os estudos com ratos, padrão para saber a toxologia, indicam que a dose letal é de 0,4 mg/kg. E sua picada média pode injetar de 70 a 236 mg.
Sua especialidade é a caça e também teria a capacidade de matar outras serpentes. Para identificá-la, é necessário que se conheça as víboras, visto que elas são bastante semelhantes, uma vez que tem a cabeça em formato triangular e um corpo pequeno e achatado.

Víbora de Russel (D. russelli)

Qual a cobra mais venenosa do mundo inteiro?

A oitava cobra que é considerada como uma das mais venenosas do mundo, seria a Víbora, que esta pode ser encontrada em quase todo o mundo. Sua aparência não esconde sua agressividade, ela é um das mais perigosas em seu habitat, podendo encontrar dois tipos, a Víbora Serrilhada e também a Víbora de Russel.

Ela é responsável por uma das picadas mais dolorosas de todas as cobras venenosas e também é responsável pela morte de 25.000 indianos por ano. Isso se deve a alta toxidade de seu veneno. Em estudos com ratos, sua dose letal é de apenas 0,162 mg/kg, mas em média cada víbora adulta rende até 268 mg de veneno. Isso seria suficiente para matar 22 humanos ou 88.211 ratos.

Se trata de uma cobra rápida e geralmente age noturnamente. Ela tem a cabeça triangular, e o corpo mais achatado. As suas cores são mais terrosas, ou seja, bege, marrom, entre outras de tonalidade semelhante, fazendo com que seja fácil se esconder.

Cobra filipina (Naja philippinensis)

Qual a cobra mais venenosa do mundo inteiro?

A sétima entre as cobras mais venenosas é uma espécie de Naja, em especifico, o tipo de Naja cuspideira que vem das Filipinas do Norte, ao qual o seu veneno seria o mais terrível de todas as cobras de espécies Najas, pois ela ainda tem a capacidade de cuspi-lo cerca de 3 metros de distância. O veneno cuspido não traz nenhum mal ao atingir a pele do ser humano, mas se atingir os olhos, pode causar cegueira (quimioses e inchaços da córnea).

Eles são capazes de injetar seu veneno através das picadas também. De acordo com a maioria dos estudos toxilogical, a média de uma dose letal é de 0,20mg/kg, mas a quantidade média injetada em cada picada é de 90-100 mg.
Após a picada, é comum as vitimas apresentarem paralisia respiratórias, e se não tratada, nos casos mais graves, em 30 minutos a vitima não consegue respirar.
A Naja, para que você possa identificar, se trata de uma cobra de cabeça em formato de “vírgula”, e também possui cores terrosas.

Serpente-Tigre (Notechis spp)

Qual a cobra mais venenosa do mundo inteiro?

A sexta cobra a ser citada é a Serpente-Tigre, que pode ser encontrada na Austrália, e possui um veneno bastante potente, podendo levar um adulto a morte em até 30 minutos. Apesar disso, ela é uma serpente que quando vista, tem o costume de fugir, porém, ao se sentir ameaçada, pode atacar com facilidade. Seu veneno possui potentes neurotoxinas, coagulantes, hemolisinas e miotoxinas. A taxa de mortalidade por picadas não tratadas gira em torno de 40 a 60%. Após a picada, é comum a vitima se queixar de dormência, transpiração, dores, dificuldades respiratórias e paralisia.

Para identificá-la, esta é uma cobra de cabeça triangular, bastante grossa, e com a variação de cor preto e amarelo.

Mamba-Preta/Negra

Qual a cobra mais venenosa do mundo inteiro?

A quinta cobra seria a Mamba-Preta, ao qual pode ser encontrada principalmente no continente Africano, onde são bastante agressivas com dezenas de casos de ataques mortal. É a cobra mais temida e perigosa da África, com reputação de ser feroz. De fato, ela é a cobra terrestre mais rápida do mundo, chega a até 5,4 m/s (20 km/h). Mas o pior está em seu veneno. Ela produz o veneno com ação mais rápida do que qualquer espécie de cobra, pois o veneno da Manga Negra é uma proteína de baixo peso molecular, espalhando rapidamente pelo tecido picado.

Seus ataques são extremamente rápidos e precisos. Não existe possibilidade de ela picar sua vitima e não injetar seu veneno. Geralmente, ela ataca sua vitima quando tenta se afastar e correr, aproveitando de sua grande velocidade.
Elas são cobras extremamente territoriais que se movimentam rapidamente entre as vegetações. Ela se trata de uma cobra de cabeça grande e corpo pequeno e fino, sendo que a sua boca e língua são pretas, por isto recebe este nome.

Taipan Comum (Oxyuranus scutellatus)

Qual a cobra mais venenosa do mundo inteiro?

A quarta entre as cobras mais venenosas seria a Taipan Comum, facilmente encontrada na Austrália. Ela possui um veneno hemotóxico potente (que faz o sangue se liquefazer, destruindo as células sanguíneas, podendo ocorrer hemorragias internas). Em estudos, foi verificado que ela possui a dose letal de apenas 0,106 mg/kg, mas em média suas picadas contém 120 mg. O registro máximo é de 400 mg. Ela tem veneno suficiente para matar 56 pessoas adultas e 208.019 ratos. Ela é conhecida por injetar somente doses altas e letais, isso propicia uma morte muito mais rápida em comparação com outras cobras venenosas. É preciso um atendimento muito rápido para sobreviver as picadas da Taipan. Se não tratada, a taxa de mortalidade é de 100%, dentro de 30 minutos a 2 horas e meia, dependendo da quantidade de veneno injetada.

Após a picada, a vitima pode sofrer dor de cabeça, náuseas, colapso, convulsões, paralisia, hemorragia interna, miólise e danos nos rins.
A cabeça da cobra tem aparência achatada, e também bastante comprida, ela também possui os olhos bastante separados, e possui uma variação de cores, uma vez que a sua base é mais esverdeada.

Krait Malasiana (Bungarus candidus)

Qual a cobra mais venenosa do mundo inteiro?

A terceira cobra que é considerada como a mais venenosa do mundo, seria a Krait Malasiana (Bungarus candidus). Ela pode ser encontrada em todo o sudeste da Ásia, e da Indonésia, mas ninguém gostaria de localiza-la, uma vez que 50% das mordidas desta cobra são fatais, mesmo com administração de soros antiveneno. Se não tratada, a taxa de fatalidade fica entre 60-70%, mesmo que sobreviva, pode haver sequelas. As picadas podem causar paralisia flácida de moderada a grave e insuficiência respiratória. A administração do antidoto pode prevenir a piora da paralisia, mas não pode reverter a paralisia já presente.

A Krait mata e também caçam outras serpentes, até mesmo as de mesma espécie. Ela se trata de uma cobra de cabeça preta, e o corpo preto e branco. Elas são comumente encontradas no Camboja, Indonésia, Laos, Malásia, Myanmar, Singapura, Tailândia e Vietnã.

Cobra Marrom (Pseudonaja textilis)

Qual a cobra mais venenosa do mundo inteiro?

A segunda entre as cobras mais venenosas, seria a cobra Marrom, encontrada principalmente na Austrália. É a cobra que mais mata no país, devido a alta toxidade de seu veneno. Ela é tão perigosa que até mesmo seus filhotes podem matar um ser humano, bastando apenas uma gota de seu veneno. Nos testes, a dose letal é de apenas 0,03 mg/kg, mas cada cobra pode inocular de 5 a 10 mg em cada picada. O rendimento máximo de uma cobra marrom é de até 155 mg. Isso seria capaz de matar até 58 humanos adultos ou 212.329 ratos.
Ela se move rapidamente, e é bastante agressiva. Ela é sempre lembrada pelo seu mau humor.

Cobra de Barriga Amarela (taipan do interior)

Qual a cobra mais venenosa do mundo inteiro?

A cobra mais venenosa do mundo é a Cobra de Barriga Amarela, ou também chamada de Taipan do interior (Oxyuranus microlepidotu) comumente encontrada na Austrália. Ela é a cobra terrestre de veneno mais tóxico do mundo, ela seria 100 vezes mais venenosa que a cascavel.
Nos testes, foi comprovado que a dose letal do veneno da Taipan é de apenas 0,01 mg/kg. Se usar todo seu veneno de 110 mg, é capaz de matar 1.085.000 ratos ou 289 humanos adultos.
Sua picada pode causar paralisia respiratória, levando a vítima à morte em até 45 minutos.
Apesar do longo histórico de pessoas mortas pela picada da cobra, com administração rápida do antidoto e cuidados, é possivel que a vitima sobreviva, mas terá uma longa estadia hospitalizada sob observação.

Qual a cobra mais venenosa de todo o mundo?

A Taipan é uma cobra da família Elapidae, encontrada no litoral e no Outback Australiano. A cobra Taipan Comum é subdividida em duas subespécies: a Taipan Costeira da Austrália e a Taipan de Papua que é nativa da costa sul de Papua, na Nova Guiné. A espécie Inland Taipan é considerada a cobra mais venenosa do mundo.

Qual é a cobra mais venenosa no Brasil?

A coral verdadeira é a mais venenosa, embora cause apenas 1% dos acidentes com cobras no país. Em segundo lugar, está a cascavel; em terceiro, a surucucu pico-de-jaca; e, em quarto, a jararaca, responsável por mais de 80% dos acidentes no Brasil.

Quais as 20 cobras mais venenosas do mundo?

Apesar de seres animais fascinantes, as cobras são perigosíssimas..
Taipan-do-interior: a cobra mais venenosa do mundo! ... .
Cobra-marrom: a mais mortal da Austrália. ... .
Taipan-costeira: a cobra com as maiores presas da Austrália. ... .
Cobra-tigre: um veneno com 10 milhões de anos! ... .
Mamba-negra: a cobra mais perigosa da África..

Qual é a cobra mais poderosa do mundo?

Anaconda/sucuri Essa cobra usa sua força para capturar suas presas. Como ela faz isso? Jogando toda a pressão dos seus 250 kg, o que causa asfixia.