Qual a importância da digestão química e da digestão mecânica para os seres humanos?

Qual é a importância da digestão mecânica?

A digestão mecânica é importante para diminuir as porções do alimento, e diminuir a exigência de produção de enzimas e ácidos para que ocorra a digestão química, ou seja, é uma forma de acelerar a digestão e de diminuir o estresse causado por ela.

Qual a importância da Insalivação para a digestão dos alimentos?

A importância é a ação de enzimas que auxiliam na digestão antes da chegado ao estômago, é feita por enzimas que deixarão o bolo alimentar pré digerido antes do estômago.

Qual a importância da Insalivação?

Insalivação é um processo químico feito pelo sistema digestivo que consiste na ação de misturar o alimento à saliva, líquido que possui enzima (amilase salivar ou ptialina) que auxiliará na digestão. Ela é a parte inicial do processo mastigatório, quando ocorre a impregnação de saliva no bolo alimentar.

Qual a importância das fibras de celulose?

Esse polissacarídeo é o principal constituinte da parede celular de células vegetais que compõem as plantas. Tem função estrutural, garantindo formato, rigidez e sustentação celular. É digerida através da enzima celulase, produzida por alguns microrganismos como fungos e bactérias.

Qual é a função da celulose?

Como função primária, a celulose promove a rigidez da parede celular nas células vegetais. Sendo o principal componente, ela permite maior resistência às plantas para sobreviver aos habitats a que estão expostas. Além disso, do ponto de vista usual, a celulose serve como forte matéria-prima na indústria.

Como se extrai a madeira?

Para exploração de madeira legal é necessária a Autorização de Exploração (AUTEX), que pode ter origem a partir de:

  1. Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS),
  2. Autorização de Desmate para Uso Alternativo do Solo ou.
  3. Autorização para Supressão da Vegetação.

O que é uma madeira mista?

É uma espécie resistente ao ataque de fungos apodrecedores e altamente resistente a cupins. Em ensaios de campo na região amazônica, demonstrou ser moderadamente resistente ao ataque de organismos xilófagos. É fácil de serrar, aplainar, lixar, tornear, furar, pregar e parafusar.

Como funciona a indústria madeireira?

A serraria ou a madeireira são as empresas responsáveis por realizar o beneficiamento industrial de peças de madeira, mas ainda no estágio em que se encontram logo após o corte, quando ainda estão no formato de toras. É o primeiro contato industrial da matéria logo após a extração.

O que é a indústria madeireira?

Indústria Madeireira, produção e colheita de árvores para usos variados, como na fabricação de postes telegráficos e dormentes, e na construção civil, construção naval e fabricação de móveis. A indústria madeireira inclui as várias empresas que convertem árvores, ou madeira, em produtos de madeira serrada.

Índice

Introdução

O sistema digestório promove o processamento dos alimentos e permite que os nutrientes provenientes da alimentação possam ser utilizados pelas células do corpo para suas atividades. O sistema digestório é formado pelo tubo digestório e pelas glândulas anexas.

Nesse sistema, as grandes moléculas que compõem o alimento são quebradas em moléculas menores e mais simples, para serem absorvidas pelas células. Esse processo pode durar entre 12 e 24 horas, dependendo da massa do indivíduo e quais foram os alimentos ingeridos.

O sistema digestório é composto pelo tubo digestório (alto, médio e baixo) e órgãos anexos.

📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚

Quais órgãos compõem o sistema digestório?

Tubo digestório alto

O tubo digestivo é formado pelos seguintes órgãos:

  • Boca: o orifício de entrada do tubo digestório. É nela que a digestão se inicia, com a mastigação e deglutição realizada pelos dentes e a língua.
  • Faringe: canal com cerca de 14cm de comprimento que liga a boca ao esôfago, responsável pela passagem de alimento. É comum aos sistemas digestório e respiratório.
  • Esôfago: canal tubular de parede muscular. É responsável por transportar o bolo alimentar até o estômago. O esôfago empurra o alimento através dos movimentos peristálticos.

Tubo digestório médio

  • Estômago: dilatação do tubo digestivo em forma de bolsa. Localizado no abdome, é responsável pela digestão parcial dos alimentos. Apresenta glândulas produtoras de suco gástrico, que auxiliam na digestão. 
  • Intestino delgado: tubo com dobras que auxiliam na sua função principal, a de absorção de nutrientes. A parede interna do intestino delgado tem minúsculos prolongamentos em forma de “dedos”, chamados vilosidades intestinais. Existe, ainda, um grande número de glândulas que secretam o chamado suco intestinal. É dividido em três partes, chamadas duodeno, jejuno e íleo. 

Tubo digestório baixo

  • Intestino grosso: órgão tubular responsável pela absorção de água. Divide-se em ceco, colo e reto. O reto é a região final do intestino grosso, que termina no ânus.

🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓

Órgãos anexos

Os órgãos anexos (antigamente denominados glândulas anexas) ao tubo digestório produzem substâncias imprescindíveis à digestão. São eles:

  • Glândulas salivares: encontram-se na boca e produzem a saliva, que contém enzimas que iniciam a degradação do alimento e o umedecem, facilitando a mastigação e deglutição.
  • Fígado: é a maior glândula do corpo. Armazena nutrientes, converte substâncias tóxicas em substâncias inofensivas e produz a bile, substância que dentre outras funções atua na digestão dos lipídios. A bile é armazenada numa bolsa em formato oval chamada vesícula biliar. 
  • Pâncreas: é uma glândula localizada próxima ao estômago. É responsável por produzir o suco pancreático, que contém enzimas digestivas, além da produção de dois hormônios fundamentais para a regulação da quantidade de glicose no sangue, a insulina e o glucagon. 

Esquema simplificado do tubo digestivo e algumas glândulas anexas

Como ocorre a digestão?

A digestão acontece por dois tipos de processos: os mecânicos e os químicos.

Os processos mecânicos consistem na trituração e redução dos alimentos, transformando-os em partículas menores, através de movimentos. São exemplos a mastigação, a deglutição e os movimentos peristálticos.

Os processos químicos são aqueles em que ocorre a transformação das moléculas dos alimentos em moléculas mais simples, através de reações químicas, realizadas principalmente por enzimas.

Cada parte do processo digestório ocorre em uma parte desse sistema, e cada uma das etapas bem como o local onde ocorrem está descrita a seguir:

🎯 Simulador de Notas de Corte Enem: Descubra em quais faculdades você pode entrar pelo Sisu, Prouni ou Fies 🎯

Boca

A digestão se inicia na boca com a mastigação - movimentos dos dentes e da língua. Esses movimentos trituram o alimento em partículas menores e umidificam-no, aumentando sua superfície de contato com a saliva e formando o bolo alimentar.

Além desse processo, existe na saliva uma enzima chamada amilase salivar ou ptialina, que decompõe parte do amido, transformando-o em uma molécula mais simples e iniciando, assim, parte da digestão química na boca.

Faringe e Esôfago

O bolo alimentar sai da boca e segue passando pela faringe e pelo esôfago, por meio da deglutição. Na entrada da laringe, estrutura mais comum ao sistema respiratório, há uma válvula de cartilagem chamada epiglote. Sua função é controlar a passagem do bolo alimentar para o esôfago e evitar que o alimento passe para o sistema respiratório.

Durante a passagem do bolo alimentar, a epiglote se abaixa, fechando a entrada da laringe. Se o alimento entrar na laringe, ocorre o engasgo. 

Além da deglutição, que é um movimento voluntário, após o alimento ser engolido, os movimentos que o conduzem são involuntários e chamados de movimentos peristálticos.

Esses movimentos ocorrem no esôfago e, juntamente com o muco secretado por ele, empurram o bolo alimentar pelo tubo digestório até que chegue ao estômago.

Estômago

No estômago, o bolo alimentar é misturado ao suco gástrico, que é produzido por glândulas existentes na parede do estômago. Esse suco é composto de água, ácido clorídrico (HCl), muco e enzimas digestivas.

A principal enzima produzida no estômago é a pepsina, que inicia a digestão de proteínas. Após a ação do suco gástrico, o bolo alimentar é transformado em uma pasta chamada quimo, que é conduzido para o intestino delgado.

Intestino delgado

No intestino delgado, a digestão ocorre principalmente no duodeno.

Nessa etapa da digestão, os órgãos anexos (fígado e pâncreas) vão atuar. A bile, produzida pelo fígado, facilita a ação das enzimas sobre os lipídios. O suco pancreático, produzido pelo pâncreas contém enzimas que digerem amido, gorduras, açúcares e proteínas.

O suco entérico produzido pela parede interna do intestino delgado produz enzimas que digerem outras substâncias. 

Após esses processos, o quimo se transforma num líquido viscoso chamado quilo.

Nas vilosidades do intestino delgado ocorre a absorção dos nutrientes, que já transformados em moléculas mais simples, atravessam as paredes do intestino, passam para os capilares sanguíneos, entram na circulação e são distribuídos a todas as células do corpo.

Intestino grosso

No intestino grosso, a digestão é completada. Ocorre a absorção de água e os resíduos da digestão que sobram após essa absorção compactam-se e formam as fezes, que são eliminadas pelo organismo através do ânus.

Plano de estudo gratuito para o Enem

Um plano de estudo é um aliado do vestibulando. Isso porque o material traz organização e praticidade para rotina do estudante. Pensando nisso, a Quero Bolsa está oferecendo gratuitamente o Plano de Estudo Enem de Boa. Trata-se de um cronograma de estudo completo, formado por indicações diárias de estudo, exercícios de grandes vestibulares e vídeo-aulas do Youtube. Para baixar o plano sem pagar nada, clique aqui.

📝 Você quer garantir sua nota mil na Redação do Enem? Baixe gratuitamente o Guia Completo sobre a Redação do Enem! 📝

Exercício de fixação

Quero bolsa

O intestino grosso é um órgão de aproximadamente 50 cm de comprimento e 7 cm de diâmetro, podendo ser dividido em: ceco, colo e reto. Esse órgão está relacionado com:

A A digestão mecânica do alimento.

B A digestão de gorduras.

C A digestão de proteínas.

D A absorção de água.

E A quebra de amido.

Qual a importância da digestão química e digestão mecânica para os seres humanos?

A digestão mecânica se refere ao processo físico de quebrar o alimento em pedaços menores, facilitando a ação das enzimas na digestão química, que divide o alimento em moléculas para que as células do corpo possam usar.

Qual a importância da digestão química?

A digestão é o conjunto de transformações físicas e químicas sofridas pelos alimentos para serem absorvidos pelo organismo. Esse processo inicia-se na boca e termina no ânus. A digestão é um processo de transformação física e química pelo qual passam os alimentos para poderem, assim, ser absorvidos pelo organismo.

Qual a importância da digestão mecânica no processo digestivo?

Na digestão, em seu processo mecânico, os alimentos são mastigados e reduzidos a pedaços bem pequenos, com o auxilio dos dentes e da língua. O contato dos alimentos com a saliva facilita sua passagem pelo tubo digestivo. Após a mastigação e a salivação forma-se o bolo alimentar que é deglutido.

Qual e a importância do processo de digestão para a vida dos seres humanos?

Por que a digestão é importante? Como falamos no início do texto, a digestão é importante porque seu corpo precisa dos nutrientes dos alimentos e bebidas para funcionar adequadamente e se manter saudável. Proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas, minerais e água são nutrientes.