Quais são principais critérios conceitos para a avaliação financeira de um investimento?

5 principais ferramentas e métodos para análise de investimentos

Uma vez que o principal objetivo de um investimento é auferir lucro, antes de realizá-lo é importante tomar algumas medidas para garantir que alcance o fim planejado. Dentre essas medidas, a mais fundamental é a chamada análise de investimentos.

Por meio dela é possível quantificar o tempo necessário para que o investimento se torne lucrativo, o quão rentável pode ser, os riscos envolvidos em sua operação e até mesmo se é viável ou não. Portanto, é essencial que esse procedimento seja feito antes de se realizar qualquer aporte de capital.

Gostaria de entender melhor sobre esse assunto? Continue a leitura e conheça as 5 metodologias mais utilizadas em análises de investimentos!

1. Payback simples

Embora o payback seja eficiente na elaboração de uma análise de investimentos, tem algumas desvantagens. A principal delas é fato de não considerar em seu cálculo o valor do capital no decorrer do tempo, por não descontar os fluxos de caixa futuros.

O problema é que a metodologia leva em consideração apenas o período máximo que o investidor está disposto a esperar pelo retorno de sua aplicação, deixando de lado os futuros rendimentos e despesas, o que de certo modo a faz incompleta.

2. Payback descontado

O payback descontado, portanto, resolve o impasse do payback simples ao incluir no cálculo uma taxa de desconto, que deve ser feito antes que a soma dos rendimentos seja efetuada.

Essa taxa, também conhecida como taxa mínima de atratividade, representa o valor mínimo de lucratividade que o investimento deve oferecer para ser considerado atrativo. Para utilizá-la de modo efetivo, é necessário que os futuros fluxos de caixa do investimento sejam descontados. Assim, por meio dessa metodologia se torna possível projetar a futura rentabilidade da aplicação.

3. Valor presente líquido (VPL)

O valor presente líquido, ou VPL, é uma forma de análise de investimentos que busca converter tanto as entradas quanto as saídas de capital para os valores atuais, o que facilita o processo de comparar esses montantes ao capital inicial requerido pela aplicação.

A metodologia pede que todos os fluxos de retorno passem pelo desconto da taxa mínima de atratividade. Uma vez que isso é feito, 3 resultados distintos podem ser observados:

  • VPL maior do que 0: é comprovado que o investimento pode restituir o capital aplicado e ainda gerar lucro, portanto é considerado viável;
  • VPL igual a 0: nesse caso, o investimento não produz lucro ou prejuízo — uma vez que não existe remuneração alguma, não vale a pena, pois não compensa o custo de oportunidade, tornando mais interessante buscar por uma operação realmente lucrativa;
  • VPL menor do que 0: em situações como essa o retorno do investimento é menor do que o custo de oportunidade, ou seja, a aplicação é inviável.

Embora o valor presente líquido seja considerado uma forma mais sofisticada de análise de investimentos, assim como o payback, ele também tem suas desvantagens.

O método trabalha com termos absolutos (unidades), o que torna inviável uma possível comparação em escalas diferentes. Além disso, montantes elevados podem exibir um VPL superior a investimentos mais baixos, ainda que os investimentos mais baixos em questão ofereçam maior rentabilidade proporcional.

4. Taxa interna de retorno (TIR)

Diferentemente do VPL, que trabalha com valores absolutos, a taxa interna de retorno (TIR) utiliza padrões relativos para calcular seus resultados, o que permite que sejam apresentados de forma percentual.

Ao utilizar números percentuais em seus cálculos, a taxa interna de retorno abre a possibilidade de que investimentos de tipos diferentes sejam comparados com exatidão.

O cálculo da TIR exige que o VPL seja igualado a 0, de modo que as entradas de capital se tornem iguais às saídas de caixa. Como resultado dessa operação, a taxa interna de retorno complementa o VPL e reflete os investimentos efetuados em determinado período.

Por fim, segundo a metodologia aplicada, nas situações em que a TIR for superior às taxas de retorno que foram estabelecidas, o investimento é rentável e pode ser feito. Agora, caso a TIR esteja abaixo dessas taxas, o investimento não compensa.

É importante ressaltar que a TIR não tem uma fórmula algébrica e é calculada por meio de tentativa e erro, cálculo esse que é feito com calculadoras ou softwares.

5. Taxa interna de retorno modificada (TIRM)

Apesar de suas vantagens, a taxa interna de retorno também conta com alguns problemas em sua metodologia. Um ponto especialmente complicado é o fato de que a TIR considera que todos os rendimentos do investimento serão reinvestidos e que os prejuízos são descontados do aporte inicial.

Esse raciocínio pode tornar mais difícil calcular as taxas com exatidão, o que pode causar uma série de problemas nos fluxos de caixa.

Com o objetivo de complementar a TIR nos pontos em que ela mostra debilidade, a taxa interna de retorno modificada (TIRM) foi elaborada. Segundo a regra que segue, os fluxos de caixa negativos do investimento são lançados nos valores presentes e os positivos transportados para o valor futuro.

O resultado da operação é um novo fluxo de caixa convencional, o que facilita a análise do investimento pela metodologia e acarreta uma redução de possíveis problemas gerados no cálculo da TIR.

Para fazer aportes de uma forma eficiente e lucrativa, é importante estudar o investimento em questão e conhecer a fundo suas vantagens e desvantagens, assim como sua possível rentabilidade e os riscos que estão envolvidos.

Nesse processo uma análise é fundamental para garantir não apenas a rentabilidade da aplicação, mas também para verificar se outros aportes disponíveis não são mais seguros ou lucrativos.

Descobrir mais sobre os principais métodos de análise de investimentos foi útil para você? Então inscreva-se em nossa newsletter e se mantenha informado sobre as movimentações do mercado.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Quais são os 3 três principais critérios conceitos para a avaliação financeira de um investimento?

Os métodos mais comuns para a análise de investimento são: Payback. Valor presente líquido – VPL; Taxa interna de retorno – TIR.

Quais são os fatores a serem considerados na avaliação de um investimento?

Qual a importância de saber como analisar esses investimentos?.
Acompanhar a situação econômico-financeira. ... .
Trazer valor para investidores. ... .
Ser atrativo para possíveis acionistas. ... .
Tomar as decisões corretas. ... .
Payback. ... .
Valor Presente Líquido (VPL) ... .
Taxa Interna de Retorno (TIR) ... .
Índice de Lucratividade..

Quais os tipos de critérios de avaliação existentes para avaliar investimentos?

A lei 6.404/76, devidamente alterada pelas Leis 11.638/07 e 11.941/09, apresenta nos artigos 183 e 248 três métodos para avaliação (mensuração) dos investimentos: a) Método do Custo; b) Método do Valor Justo; c) Método da Equivalência Patrimonial.

Quais são os princípios a considerar na análise de investimento?

Por meio da análise, busca-se determinar as características do investimento. Na fase de avaliação, as características são avaliadas por critérios, tais como retorno, liquidez e risco. Em função da avaliação, o investidor seleciona a alternativa que melhor atender aos seus objetivos.