Qual a teoria mais aceita para explicar a ascensão da seiva no xilema explique esta teoria?

A água é transportada pela planta da raiz até as folhas por meio do xilema, um tecido condutor. A água entra no corpo da planta pelas células da raiz até atingir o xilema, que transporta a substância para todo o corpo do vegetal. Quando chega às folhas, a água sai dos elementos condutores e passa para o mesófilo das folhas. Nesse local, a água pode ser eliminada do corpo da planta na forma de vapor pela transpiração.

Pouca transpiração

Em situações em que a transpiração ocorre lentamente ou está ausente, o que move a água da raiz até a parte aérea é o potencial hídrico, que é gerado pela secreção de íons para dentro do xilema. Nesses casos, o potencial hídrico torna-se mais negativo, e a água, por osmose, entra no xilema. Essa situação é conhecida como pressão positiva da raiz.

Muita transpiração

Quando a transpiração está intensa, as raízes realizam absorção passiva da água, sendo esta puxada por meio do fluxo promovido pela transpiração das folhas. Esse fluxo é explicado pela teoria da coesão-tensão

  • Teoria da coesão-tensão

Segundo a teoria da coesão-tensão, a água apresenta-se de forma contínua no corpo da planta, mais precisamente no interior dos vasos condutores, mantendo um movimento contínuo da água do solo para a planta e desta para a atmosfera. Esse movimento ascendente da água ocorre em consequência da perda de água por transpiração por meio dos estômatos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando ocorre a transpiração na terminação dos elementos do xilema, ocorre uma diminuição do potencial hídrico na região pelo aumento da concentração de solutos na célula. As células saturadas começam a ganhar água e, de célula a célula, esse evento atinge o xilema, exercendo uma sucção. Assim sendo, a água move-se em direção ao menor potencial hídrico.

Como as moléculas de água apresentam enorme coesão, a tensão produzida é transmitida da região do caule até as raízes. Por causa da coesão existente entre as moléculas de água e sua forte adesão às paredes do xilema, forma-se uma coluna contínua de água. Ao retirar água das raízes, observa-se que o potencial hídrico torna-se mais negativo, fazendo com que ocorra uma maior absorção de água do solo.

Conclui-se, portanto, que, segundo essa teoria, a seiva bruta é movida pela tensão criada por meio da transpiração. Vale destacar que essa teoria também pode ser chamada de teoria da coesão, adesão e tensão, uma vez que a adesão às paredes dos elementos xilemáticos também é essencial para garantir a subida da água.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Estes exercícios sobre a condução das seivas exploram aspectos importantes do transporte de substâncias realizado pelos tecidos de condução.

Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos em Exercícios de Biologia

Questão 1

Por meio do corpo da planta são transportadas substâncias necessárias para o seu desenvolvimento, tais como água, sais minerais, aminoácidos e açúcares. Esse transporte é conseguido graças aos tecidos de condução chamados de:

a) colênquima e parênquima.

b) epiderme e xilema.

c) colênquima e floema.

d) parênquima e xilema.

e) xilema e floema.

ver resposta


Questão 2

Denomina-se de seiva bruta a solução formada por água e sais minerais que é absorvida pelas raízes da planta. Essa seiva é transportada pelo corpo do vegetal por meio de um tecido chamado de:

a) floema.

b) colênquima.

c) xilema.

d) parênquima.

e) epiderme.

ver resposta


Questão 3

A explicação mais aceita para a movimentação da seiva bruta até as folhas é que as moléculas de água formam colunas contínuas, que são puxadas em razão da evaporação nas porções mais altas do vegetal. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica o nome correto dessa teoria.

a) Teoria da pressão negativa da raiz.

b) Teoria de Munch.

c) Teoria da coesão e tensão.

d) Teoria do fluxo de massa.

ver resposta


Questão 4

O floema é um tecido complexo que apresenta células com protoplasto vivo na maturidade. Nesse tecido são encontrados dois tipos de células condutoras:

a) células crivadas e elementos de vaso.

b) elementos de vaso e elementos do tubo crivado.

c) traqueides e elementos de vaso.

d) células crivadas e elementos do tubo crivados.

ver resposta


Questão 5

(UFSM-RS) A capilaridade e a transpiração, segundo a teoria da coesão-tensão, são dois fenômenos responsáveis pelo (a):

a) transporte de seiva elaborada apenas.

b) entrada de água nas raízes.

c) transporte de seiva bruta apenas.

d) processo de gutação.

e) transporte de seiva bruta e elaborada.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “e”. O xilema e o floema são os dois tecidos de condução existentes no vegetal.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa “c”. O xilema é um tecido complexo que é responsável pelo transporte de seiva bruta. Esse tecido é formado por células denominadas de traqueides e elementos de vaso.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa “c”. O transporte de água e sais no corpo da planta é mais bem explicado pela teoria de coesão e tensão, que sugere que as moléculas de água estão ligadas pela coesão molecular e que elas são puxadas para as partes superiores graças a processos de evaporação.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa “d”. As células crivadas e elementos do tubo crivado são as células condutoras do floema, que apresentam pequenos poros denominados de crivos.

voltar a questão


Resposta Questão 5

Alternativa “c”. O transporte de seiva bruta pode ser explicado pela teoria de coesão-tensão. Segundo essa teoria, a água entra pelo corpo da planta e é levada via xilema graças à força criada pela transpiração.

voltar a questão


Qual a teoria mais aceita para explicar a ascensão da seiva no xilema explique esta teoria?

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Qual é o processos que explica melhor a ascensão da seiva?

Questão 01 sobre Condução de seiva: FCC-SP. Qual dos seguintes processos explica melhor a ascensão da seiva em árvores de grande porte? a) Pressão das raízes.

Qual teoria explica o movimento da seiva elaborada?

O movimento da seiva elaborada no floema é explicada pela teoria do fluxo de massa, que associa as diferentes concentrações de açúcar nas várias partes da planta com a transferência de água da seiva bruta para dentro dos vasos crivosos do floema; segundo esta teoria, a passagem dos açúcares das células onde são ...

Quais são as teorias aceitas para justificar o movimento ascendente de água pelo xilema em um sistema solo planta ar?

Há duas teorias para explicar o mecanismo pelo qual a água ascende num vegetal. São elas: COESÃO - TENSÃO e PRESSÃO RADICULAR. De acordo com a Teoria da Coesão-Tensão, a força propulsora para a ascenção da água pelo xilema está exatamente na perda de água pelas folhas ou, simplesmente, transpiração.

Como se denomina a teoria que explica a subida da seiva no corpo da planta?

Os efeitos da coesão-tensão e a capilaridade dos vasos xilemáticos.