Quais são os riscos do ar comprimido?

Quais são os riscos do ar comprimido?

Conheça aqui um guia prático de como usar o ar comprimido com segurança:


1 – Jamais permita que o jato de ar sob pressão incida sobre o seu corpo ou de seu companheiro.

2 – Antes de abrir qualquer válvula de ar comprimido, certifique-se que conexões, mangueiras e abraçadeiras estejam seguramente presas e que não haja risco de serem desconectadas durante a execução do trabalho.


3 – Sempre que ocorrer vazamentos de ar é sinal que algo está errado. Verifique e corrija, eliminando o vazamento.

 ATENÇÃO: se uma mangueira sob pressão se desconectar, afaste-se imediatamente do raio de ação das possíveis chicotadas. Se possível, corte a alimentação de ar deste ponto ou desligue o compressor.


4 – Nunca abra uma válvula ou registro de serviço rapidamente, sempre o faça devagar. Não esqueça que você estará liberando energia.


5 – Nunca utilize ar comprimido para soprar lascas de madeira, cavacos, limalhas, poeiras, partículas, líquidos do chão, máquinas, peças e equipamentos. Caso esta operação seja necessária, utilize equipamentos de segurança adequados a cada situação. Sempre utilize um regulador de pressão e ensaie pressões de trabalho mais baixas (mantendo o nível de satisfação desejado).

6 – Tenha muito cuidado com as pessoas presentes e com as que transitam no local. O ar comprimido pode arremessar todos estes elementos contra as partes frágeis de seu corpo ou de seu companheiro, assim como colocar em suspensão poeiras, partículas e líquidos que inalados poderão causar sérios riscos à saúde.

7 – Nunca utilize o ar comprimido para limpeza de roupas ou limpar pó, sujeira do cabelo ou ainda qualquer parte do corpo. Partículas microscópicas podem penetrar em sua corrente sanguínea, o que pode ser mais grave se você tiver algum machucado.

8 – Utilize o ar comprimido sempre com muito cuidado e o mantenha longe de seus olhos, ouvidos, nariz e boca. Nunca dirija o jato de ar comprimido para si ou para seu companheiro. Lembre-se que o tímpano é uma membrana sensível e poderá se romper facilmente com a força do ar comprimido.

9 – Jamais utilize ar comprimido para respiração sem que esteja tratado com um sistema eficiente de filtros coalescentes, incluindo o filtro de carvão. Em caso de uso de ar comprimido para trabalhos no interior de ambientes confinados, tenha certeza de que o ar seja respirável.

10 – Nunca execute serviços em equipamentos pressurizados (compressores, reservatórios, ferramentas pneumáticas), exemplo: remover um bujão para completar o nível de óleo em um compressor, sem ter a certeza que o mesmo esteja totalmente despressurizado, poderá causar acidente grave ou ate mesmo morte.

Para mais informações faça contato com um de nossos consultores, Ligue (11) 4332-9544 ou nos envie orçamento.

Saiba mais de nossos produtos.

Quais são os riscos do ar comprimido?
Os olhos podem ser atingidos em acidente com ar comprimido (Foto Pixabay)

Por Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Festa de criança sem balões coloridos não tem a menor graça. Se bem que, atualmente, com a pandemia do Covid-19, nem festas de aniversários são possíveis de acontecer. Mas, afinal, o que isso tem a ver com SST? Cito os balões para evocar o ar comprimido, que está presente nos balões, no enchimento dos pneus de bicicleta, mas, principalmente, na indústria.

Primeiramente, vamos definir o ar comprimido: é o ar que é submetido a uma pressão superior à atmosférica e armazenado em galões, botijões ou cilindros, para ser aplicado em determinada finalidade. No setor fabril, sua utilização é basicamente como energia para a realização de trabalhos mecânicos, como nos sistemas pneumáticos, na limpeza de peças sob pressão e no transporte e resfriamento de componentes da produção.

Chego à questão da prevenção, pois o uso do ar comprimido em sites fabris já resultou em graves acidentes ocupacionais, desencadeados por falhas do equipamento e erros humanos. Manusear os recipientes do ar requer muita cautela e cuidado. Portanto, o treinamento é peça fundamental para evitar os infortúnios laborais, já que conhecer a forma de manuseio do material e os riscos, para administrar as operações com segurança é essencial. Tomar conhecimento dos requisitos da NBR 6493/1994, norma brasileira que dispõe do equipamento, principalmente sobre a cor da tubulação de ar comprimido, conhecendo os tubos industriais, da saída do compressor até a máquina, fazem parte do treinamento.

Nas operações com ar comprimido, há dicas imprescindíveis, como certificar-se de que todas as conexões estão presas antes de abrir uma válvula pressurizada; nunca abrir um registro de serviço abruptamente, mas sempre lentamente; manter o ar comprimido longe de olhos, ouvidos, nariz e boca; e ficar atento às impurezas presentes no material, como cádmio, ferro, mercúrio, óleos e graxas. Todas as precauções com os recipientes do ar comprimido são necessárias para evitar riscos para a pele, pois um jato desses pode ferir gravemente o trabalhador, causando um enfisema subcutâneo, e até atingir órgãos internos e externos, como ouvido, com rompimento do tímpano, e olhos. É possível também ocorrer fissura da mangueira provocando incêndio, se houver substâncias inflamáveis no local, devido à eletricidade estática.

www.segurancaocupacionales.com.br

Quais os cuidados que devemos ter com o ar comprimido?

Quais cuidados tomar?.
certifique-se de que todas as conexões estão seguramente presas antes de abrir uma válvula pressurizada;.
nunca abra um registro de serviço rapidamente, sempre faça-o lentamente;.
mantenha o ar comprimido longe de olhos, ouvidos, nariz e boca;.

Quais são as desvantagens do ar comprimido?

Má qualidade do ar comprimido Umidade, partículas, óleo, estão entre os principais contaminantes que reduzem a eficiência energética e a vida útil de seus equipamentos pneumáticos. A fonte dessa contaminação pode ser o ar atmosférico, os tanques e as tubulações, ou mesmo problemas no filtro do compressor.

Quais são os três principais contaminantes do ar comprimido?

Os principais contaminantes do ar comprimido são a água, óleo e particulado. As fontes de contaminação são, respectivamente, o ar atmosférico, o próprio compressor de ar, reservatórios e tubulação de ar comprimido.

Por que não pode se limpar com ar comprimido?

7 – Nunca utilize o ar comprimido para limpeza de roupas ou limpar pó, sujeira do cabelo ou ainda qualquer parte do corpo. Partículas microscópicas podem penetrar em sua corrente sanguínea, o que pode ser mais grave se você tiver algum machucado.