Quais são os principais fatores que definem a localização industrial?

Geografia

Os fatores que favorecem e beneficiam uma localização industrial são na verdade um grande conjunto de elementos sociais, econômicos, infraestruturais e geográficos que interferem na distribuição das indústrias em um ou mais territórios.

Esses diversos fatores podem variar ao longo do tempo e em função do tipo de indústria, porém alguns aspectos são sempre determinantes em relação aos locais que as indústrias “elegem”: redução dos custos de produção, incluindo mão-de-obra, aumento da lucratividade, maior poder competitivo e proximidade com mercados consumidores.

De modo geral, a infraestrutura e as vantagens econômicas são predominantes. Eles podem estar ligados não apenas a questões setoriais e de mercado, mas também a benefícios concedidos por governos para atração desses investimentos.

Mão de obra

Lugares que oferecem abundância em oferta de mão de obra barata e com o nível de qualificação procurado geralmente atraem indústrias. Conforme o setor em questão, qualificações diferentes são requisitadas. Em alguns casos, as próprias indústrias investem nessa qualificação – o custo de treinar o trabalhador em algumas regiões é mais barato do que pagar os salários a trabalhadores já qualificados em outras.

Os países emergentes acabam preenchendo o requisito de mão de obra barata e, mais recentemente, também oferecem um razoável nível de qualificação, o que faz com que companhias transnacionais prefiram instalar filiais em países e regiões como China, Índia, Brasil e Tigres Asiáticos.

Mercado consumidor

Um numeroso e ativo mercado consumidor é capaz de atrair indústrias. Esse quesito, no entanto, é bastante relativo – às vezes os consumidores estão distantes, mas mesmo assim indústrias de produtos que não sejam finais podem continuar distantes. A aproximação do mercado consumidor é um movimento que geralmente ocorre em indústrias de bens de consumo não-duráveis, como roupas, alimentos e produtos de higiene pessoal.

Quais são os principais fatores que definem a localização industrial?

A logística hoje permite que sejam vendidos bens em qualquer parte do globo – mas isso possui um custo. E, na matemática industrial, às vezes estar à porta do consumidor pode ser algo extremamente vantajoso.

Leis trabalhistas e ambientais

O elevado nível de organização sindical e de leis trabalhistas austeras não são fatores muito bem quistos pelas empresas. Uma legislação mais pesada e leis trabalhistas que concedam muitos benefícios criam um inflacionamento do custo da mão-de-obra. Idealmente, indústrias buscam locais nos quais a atividade sindical é menos madura e as leis trabalhistas mais flexíveis.

O mesmo costuma ocorrer com a legislação ambiental. O alinhamento com normas ambientais é algo que não apenas gera custos, mas pode atrasar ou inviabilizar a instalação de projetos inteiros e realocar indústrias em locais nos quais a interferência no contexto ambiental é menor.

Incentivos fiscais

A redução total ou parcial da carga tributária, seja por isenções, remissões, créditos ou bônus, geralmente é um movimento usado por estados e municípios para atrair novos investimentos.

Especialmente ao longo das décadas de 1980 e 1990, esse tipo de prática se tornou frequente em diversos pontos do país – a chamada guerra fiscal. Para algumas regiões, como o polo de Camaçari, na Bahia, por exemplo, esse movimento foi decisivo e transformou a economia local. Outras regiões, contudo, perderam grande parte de sua malha industrial, como é o caso do Grande ABC, em São Paulo.

Matérias-primas

A facilidade de acesso a matérias-primas representa vantagem para a instalação de indústrias, principalmente as ligadas às commodities minerais. Particularmente em indústrias que utilizam recursos minerais em grande escala, como siderúrgicas, cimenteiras ou produtores de alumínio, estar próximo das jazidas é algo que torna a competitividade maior.

Outro recurso mineral essencial para qualquer atividade industrial é a água. Muitos setores a utilizam na produção – como a indústria de papel e celulose, a de alumínio, fabricantes de bebidas, mineradoras e outros – porém a água ainda pode, quando no lugar certo, ser utilizada para a geração de energia em usinas hidroelétricas.

Infraestrutura

Os setores de transportes, de logística, de comunicação, de energia e rede de serviços são importantes quesitos para uma instalação industrial. Sem energia, não há produção. Sem transportes, não há escoamento dos produtos. Sem comunicação, é impossível tocar qualquer negócio nos dias de hoje.

Estados e municípios sempre tiveram o costume de criar bolsões nos quais pretendem que indústrias venham a se instalar. São os chamados distritos industriais, que não por acaso são geralmente posicionados próximo a estradas e ferrovias, com ligações a redes de alta tensão, adutoras de água e boa oferta de serviços e comércio no entorno próximo.

Instituições de ciência e tecnologia

Finalmente, um tipo de indústria possui uma demanda e aspectos na escolha de um local bastante diversos. A indústria de alta tecnologia, bens informáticos, microchips e afins sempre procura uma proximidade maior com grandes universidades e cidades com nível de vida alto.

Os “tecnopolos” são voltados à pesquisa e desenvolvimento e à inovação. Geralmente procuram profissionais altamente qualificados – e daí sua proximidade com universidades de renome – que são bem remunerados e procuram um nível de vida mais alto, preferencialmente próximo ao local onde trabalham.

Por: Carlos Artur Matos

Veja também:

  • Concentração e Desconcentração Industrial no Brasil
  • Distribuição das Indústrias no Brasil
  • Tipos de Indústria
  • O Processo da Industrialização do Brasil
  • A Indústria Brasileira

Assuntos relacionados:

Quais são os principais fatores da localização industrial?

Quais são os tipos de fatores locacionais?.
Transporte. ... .
Energia. ... .
Mercado-consumidor. ... .
Matéria prima. ... .
Mão-de-obra. ... .
Incentivos fiscais locais. ... .
Ciclo dos produtos. ... .
Disponibilidade de capital..

Quais são os principais fatores que determinam a localização das indústrias Brainly?

Resposta verificada por especialistas Os principais fatores que determinam a localização das indústrias são: Transporte, Energia, Mercado-consumidor, Matérias primas, Mão de obra/força de trabalho, Incentivos fiscais, Ciclo do produto e Disponibilidade de Capital.

Quais os fatores foram determinantes na localização das indústrias na primeira Revolução Industrial?

Por exemplo, durante a Primeira Revolução Industrial, o maior determinante para a localização de uma fábrica era a proximidade das jazidas de carvão mineral, que na época era a fonte de energia mais usada. Isso explica as grandes concentrações industriais surgidas em torno das bacias carboníferas britânicas.

Pode ser considerados fatores locacionais para uma indústria?

Podem ser considerados fatores locacionais para uma indústria: Agências de propaganda, bancos, energia elétrica e mão de obra. Mão de obra, energia, água, infraestrutura, matéria prima.