Como são chamados os elementos que identificam uma linha dentro de uma planilha?

Como são organizados as linhas e as colunas no Excel?

Por padrão, o Excel usa o estilo de referência A1, que se refere a colunas como letras (A a IV, para um total de 256 colunas) e se refere a linhas como números (1 a 65.536). Essas letras e números são chamados de títulos de linha e coluna.

Show

O que são linhas e colunas?

Uma ordem em que pessoas, objetos ou figuras são colocados ao lado ou em linha reta é chamada de linha. Coluna é uma divisão vertical de fatos, números ou quaisquer outros detalhes com base na categoria. O cabeçalho da linha é indicado por números. O cabeçalho da coluna é indicado por letras.

Como organizar em colunas no Excel?

Classificar por mais de uma coluna ou linha
Selecione qualquer célula no intervalo de dados.Na guia Dados, no grupo Classificar e Filtrar, clique em Classificar.Na caixa de diálogo Classificar, em Coluna, na caixa Classificar por, selecione a primeira coluna que você deseja classificar.

O que são linhas colunas e células no Excel?

Uma planilha é o conjunto de linhas e colunas que a formam. A intercessão das linhas e colunas forma as células, que são os campos a serem preenchidos com números, textos, valores ou fórmulas para cálculos. Veja que, diferentemente das colunas, as linhas são representadas por números, indo de 1 até 1.048.576.

Como são representadas as linhas e colunas?

As Colunas e as Linhas normalmente são representadas por Números e Letras, respectivamente.

O que é a linha?

Linha é a trajetória definida pelo movimento de um ponto no espaço; um conjunto de pontos que se sucedem uns aos outros, numa seqüência infinita; elemento visual que mostra direcionamentos, delimita e insinua formas, cria texturas, carrega em si a idéia de movimento.

O que é coluna na matemática?

Trata-se de uma representação matemática que inclui em linhas (horizontais) e colunas (verticais) alguns números naturais não-nulos. Os números, chamados de elementos, são representados entre parênteses ou colchetes.

O que é uma coluna em matemática?

b) Numa matriz a coluna é a ênupla de elementos com o mesmo segundo índice. Exemplo: A segunda coluna de uma matriz A = (aij)3 x 3 é: c) A fila de uma matriz é a linha ou a coluna.

O que significa o símbolo <> No Excel?

MENOR QUE (<) Este símbolo é utilizado na matemática para definir limites e no Excel é utilizado como teste lógico. É o exato inverso do visto acima. Ele avalia se o número a sua esquerda é menor que o número a sua direita. =2>7 que retornará o valor/texto VERDADEIRO, pois 2 é menor que 7.

Como organizar os dados no Excel?

Organize seus arquivos do Excel
Abra Meus Documento, no Windows.Crie pastas de arquivos dentro de um diretório.Nomeie as pastas com nomes parecidos com arquivos, que são guardados nelas.

Como organizar os dados de uma planilha?

Formate os dados

Selecione todas as células, vá na aba “Dados” e clique em “Classificar”. Lá, é possível organizar a tabela da forma que você achar mais adequada.

Tem linhas colunas e células?

Uma planilha é o conjunto de linhas e colunas que a formam. As intercessões de linhas e colunas formam as células, que são os campos a serem preenchidos com números, textos ou fórmulas para cálculos. Veja que, diferentemente das colunas, as linhas são representadas por números, indo de 1 até 1.048.576.

O que são células no Excel cite 2 exemplos?

CÉLULA – a unidade de uma planilha na qual você pode inserir e armazenar dados. A interseção de cada linha e coluna em uma planilha forma uma célula. Você pode inserir um valor constante ou uma fórmula em cada célula.

O que é uma célula é uma célula ativa no Excel?

A célula ativa ou célula atual é aquela na qual serão digitadas os dados no momento e apenas uma célula fica ativa de cada vez. Para mudar a posição da célula ativa utilizam-se as teclas de seta do teclado ou o mouse.

Como são identificadas as colunas?

Na planilha eletrônica Excel as colunas são identificadas com números no canto esquerdo da tela, que vai de 1 a 65.536. Ou seja, em cada planilha podemos ter até 65536 colunas. O endereço é formado pela letra (ou letras) da coluna e o número da linha.

Como identifica a linha e coluna que o cursor está marcado no Excel?

Atualmente o Excel 2010 realça apenas o cabeçalho da linha e coluna onde o cursor está posicionado. Gostaria de um realce acompanhe o cursor do excel formando uma “cruz” realçada na linha e na coluna inteira onde o cursor está posicionado, ou seja, realçar linha e coluna ativa.

O que é coluna e depois linha?

Uma linha é uma série de dados colocados horizontalmente em uma planilha ou tabela, enquanto uma coluna é uma série vertical de células em uma planilha, gráfico ou tabela.

Definição de Planilha Eletrônica

A planilha é uma folha de cálculo disposta em forma de tabela, na qual poderão ser efetuados rapidamente vários tipos de cálculos matemáticos, simples ou complexos. Pode ser utilizada por qualquer pessoa de qualquer setor profissional que tenha no seu trabalho a necessidade de efetuar cálculos financeiros, estatísticos ou científicos.

A planilha eletrônica é o programa que impulsionou e revolucionou o mercado da informática. Em sua evolução, a humanidade sempre tentou criar ferramentas para suprir as novas necessidades que foram aparecendo. Com a planilha eletrônica não foi diferente. 

Microsoft Excel

A planilha eletrônica Microsoft Excel está caracterizada como um dos mais importantes aplicativos da área para uso em microcomputadores.  O nome Excel vem da abreviatura da Excelent, ou seja, excelente. O termo excel em inglês significa primar, superar, ser superior.

A operação do Microsoft Excel e das demais planilhas eletrônicas, mesmo tendo passado muitos anos, continua similar. Com o tempo foram acontecendo melhorias, porém a estrutura principal de operação continua a mesma.

Como Carregar o Excel

Para acessar Excel 2007 é necessário executar no Windows a sequência de comandos idêntica aos demais programas do pacote Office:

1.       Clicar no botão Iniciar e apontar para Programas.

2.       Levar até o atalho do Microsoft Excel (que poderá estar agrupado dentro de outro menu chamado Microsoft Office 2007).

Caso você não encontre o atalho, pode ser que o Excel não tenha sido instalado na sua máquina, ou o caminho mais rápido de acesso não foi disponibilizado no menu Iniciar.

A Tela do Excel

Após a execução dos procedimentos descritos anteriormente, aparecerá na tela a janela do Excel.

Como são chamados os elementos que identificam uma linha dentro de uma planilha?

Além da barra de título que identifica o programa e o nome do arquivo, a tela do Excel 2007 é formada pelas áreas descritas a seguir:

(a)     Botão Office e Barra de Ferramentas de Acesso Rápido: permitem acesso direto aos principais comandos básicos para abrir, salvar e imprimir um arquivo, bem como opções para desfazer e refazer comandos.

(b)     Faixa de opções: apresenta os comandos do Excel organizados por guias e grupos.

(c)     Área de trabalho: composta por barra de fórmula, por barra de rolagem vertical e horizontal, guias de planilhas, botões de movimentação de planilha e pela área de cálculo da planilha.

(d)     Barra de status: composta pelo indicador de Modo (sempre mostrada à esquerda e com a mensagem: “Pronto”) e outras mensagens informativas da situação no momento em que se está trabalhando com o Excel. Contém, ainda, opções de visualização da planilha e controle de zoom.

Visão geral Botão Microsoft Office e Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

1 O Botão Microsoft Office substituiu o menu Arquivo e é onde você encontrará os mesmos comandos básicos que antes para abrir, salvar e imprimir seus documentos — bem como para configurar opções de programa, editar propriedades de arquivos, entre outros.

2 A Barra de Ferramentas de Acesso Rápido está situada acima da Faixa de Opções e contém os comandos que você deseja ter sempre à mão. Por padrão, a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido contém os comandos Salvar, Desfazer e Repetir (ou Refazer), mas você pode personalizá-la com os comandos que desejar.

Faixa de opções

Em vez de ter cerca de 30 barras de ferramentas não exibidas e comandos escondidos em menus, você tem uma central de controle — a Faixa de Opções, que reúne os itens essenciais e os torna bastante visuais.

Como são chamados os elementos que identificam uma linha dentro de uma planilha?

Há três componentes básicos para a Faixa de Opções:

    Guias Existem sete guias na parte superior. Cada uma representa tarefas principais executadas no Excel.

    Grupos Cada guia tem grupos que mostram itens relacionados reunidos.

    Comandos Um comando é um botão, uma caixa para inserir informações ou um menu.

Para exibir os comandos referentes a uma guia, basta clicar no nome da guia. Os principais comandos do Excel estão na primeira guia, a guia Início. Os comandos dessa guia são aqueles como os mais comumente usados quando as pessoas realizam tarefas básicas com planilhas.

Por exemplo, os comandos Colar, Recortar e Copiar são organizados primeiramente na guia Início, no grupo Área de Transferência. Os comandos de formatação de fonte estão próximos, no grupo Fonte. Comandos para centralizar o texto ou alinhar texto à esquerda ou à direita estão no grupo Alinhamento e comandos para inserir e excluir células, linhas, colunas e planilhas estão no grupo Células.

Mais comandos, se for preciso

Para diminuir a desorganização, algumas guias são exibidas somente quando necessário. Por exemplo, se você não tem um gráfico em sua planilha, os comandos para trabalhar com gráficos não são necessários.

Porém, ao criar um gráfico clicando em um botão na guia Inserir no grupo Gráficos, as guias Ferramentas de Gráfico ficam disponíveis: Design, Layout e Formato.

Como são chamados os elementos que identificam uma linha dentro de uma planilha?

Nessas guias, você encontrará os comandos necessários para trabalhar com o gráfico. A Faixa de Opções responde à sua ação.

Quando concluir o gráfico, clique fora da área do gráfico. As Ferramentas de Gráfico desaparecem. Para reexibi-las, clique dentro do gráfico. As guias reaparecem. Portanto, não se preocupe se não vir todos os comandos necessários em todos os momentos. Execute as primeiras etapas. Em seguida, os comandos necessários estarão visíveis.

Mais opções, se necessário

Quando vir esta seta  (denominada Iniciador de Caixa de Diálogo) no canto inferior direito de um grupo, haverá mais opções disponíveis para o grupo.

Por exemplo, na guia Início, no grupo Fonte, você tem todos os comandos usados com mais frequência para fazer alterações de fonte: comandos para alterar a fonte, alterar o tamanho da fonte e aplicar negrito, itálico ou sublinhado.

Se desejar mais opções, como sobrescrito, clique na  seta à direita de Fonte e você verá a caixa de diálogo Formatar Células, que tem sobrescrito e outras opções relacionadas a fontes.

Como são chamados os elementos que identificam uma linha dentro de uma planilha?

Clique na seta  na parte inferior de um grupo para obter mais opções se precisar delas.

    Clique na seta  no grupo Fonte.

    A caixa de diálogo Formatar Células aparecerá.

Dicas de tecla

Se você usa mais o teclado do que o mouse, é útil conhecer os atalhos de teclado no Excel 2007, chamados de Dicas de Tecla. Pressione ALT para fazer com que as Dicas de Tecla apareçam.

Pressione a tecla da guia que deseja exibir. Isso faz com que todas as identificações de Dica de Tecla dos botões dessa guia apareçam. Em seguida, pressione a tecla do botão desejado.

Você pode usar as Dicas de Tecla para centralizar texto no Excel, por exemplo.

Como são chamados os elementos que identificam uma linha dentro de uma planilha?

    1  Pressione ALT para fazer com que as Dicas de Tecla apareçam.

     Em seguida, pressione H para selecionar a guia Início.

     Pressione A, em seguida C no grupo Alinhamento para centralizar o texto selecionado.

Os antigos atalhos de teclado que começam com CTRL ainda funcionam e você pode usá-los como sempre fez. Por exemplo, o atalho CTRL+C ainda copia um elemento para a área de transferência e o atalho CTRL+V ainda cola um elemento da área de transferência.

Layout da página no Excel

Para ver o novo modo de exibição do Excel 2007, clique em Modo de Exibição de Layout da Página na barra de ferramentas Modo de Exibição na parte inferior direita da janela. Ou clique na guia Modo de Exibição na Faixa de Opções e, em seguida, clique em Modo de Exibição de Layout da Página no grupo Modos de Exibição de Pasta de Trabalho.

No modos de exibição de Layout da Página há margens de página na parte superior, nas laterais e na parte inferior da pasta de trabalho e em um pequeno espaço azul entre as pastas de trabalho. As réguas na parte superior e na lateral ajudam a ajustar as margens. Você pode ativar e desativar as réguas, conforme necessário (clique em Régua no grupo Mostrar/Ocultar na guia Exibir).

Como são chamados os elementos que identificam uma linha dentro de uma planilha?

     Títulos de colunas.

     Títulos de linhas.

     Réguas de margens.

Um novo formato de arquivo

O Excel tem um novo formato de arquivo (*.xlsx). Ainda é possível abrir e editar pastas de trabalho antigas (*.xls) no Excel 2007 e compartilhar seus arquivos com pessoas que ainda não tenham o Excel 2007.

No Excel 2007, é possível abrir arquivos criados nas versões anteriores do Excel, desde o Excel 95 até o Excel 2003.

Se você abrir um arquivo criado em uma versão anterior, quando salvar esse arquivo e qualquer trabalho feito nele, a configuração automática na caixa de diálogo Salvar Como será salvar o arquivo no formato da versão original. Se ele foi iniciado no Excel 2003, o Excel 2007 o salvará no formato do 2003, a menos que você instrua de outra forma.

É fácil manter uma cópia da pasta de trabalho no formato do 2007. Basta usar Salvar Como e informar ao Excel que você deseja uma Pasta de Trabalho do Excel (*.xlsx). Essa cópia do arquivo conterá todos os recursos do Excel 2007.

Estrutura e Dimensão da Planilha

Planilhas e Pastas de Trabalho

Ao iniciar o Excel você vê uma enorme grade vazia. Há letras ao longo da parte superior e números na lateral esquerda. E há guias na parte inferior denominadas Plan1, Plan2, e assim por diante.

Como são chamados os elementos que identificam uma linha dentro de uma planilha?

Uma planilha em branco em uma nova pasta de trabalho.

     A primeira pasta de trabalho que você abre se chama Pasta1. Esse título aparece na barra de título na parte superior da janela até que você salve a pasta de trabalho com seu próprio título.

     Guias de planilha na parte inferior da janela da pasta de trabalho.

Ao iniciar o Excel, você abre um arquivo denominado pasta de trabalho. Cada nova pasta de trabalho tem três planilhas, como páginas em um documento. Você insere dados nas planilhas.

Cada planilha tem um nome em sua guia de planilha na parte inferior esquerda da janela da pasta de trabalho: Plan1, Plan2 e Plan3. Você clica em cada guia de planilha para exibir uma planilha.

Colunas, Linhas e Células

As planilhas são divididas em colunas, linhas e células. Essa é a grade que você vê quando abre uma pasta de trabalho.

As colunas correm de alto a baixo de uma planilha, verticalmente. As linhas vão da esquerda para a direita na planilha, horizontalmente. Uma célula é o espaço onde uma coluna e uma linha se encontram.

Cada coluna tem um título alfabético na parte superior. As primeiras 26 colunas têm letras de A a Z. Cada planilha contém 16.384 colunas ao todo, de tal modo que, depois da letra Z, as letras começam novamente em pares, AA a AZ.

Cada linha também tem um título. Os títulos de linhas são números, de 1 a 1.048.576.

Como são chamados os elementos que identificam uma linha dentro de uma planilha?

Depois dos 26 primeiros títulos de coluna (A a Z), os próximos 26 títulos de coluna são AA a AZ. Os títulos de coluna continuam até a coluna XFD, para um total de 16.384 colunas.

        Os títulos de colunas são indicados por letras.

        Os títulos de linhas são indicados por números.

Depois de AZ, os pares de letras começam novamente com as colunas BA a BZ, e assim por diante, até que todas as 16.384 colunas tenham títulos alfabéticos, terminando em XFD.

Os títulos alfabéticos nas colunas e os títulos numéricos nas linhas informam onde você está em uma planilha quando clica em uma célula. Os títulos se combinam para formar o endereço da célula, também chamado de referência da célula.

Inserção de Dados na Célula

Quando você abre uma nova pasta de trabalho, a primeira célula que vê no canto superior esquerdo da planilha tem um contorno preto, indicando que qualquer dado digitado entrará ali.

Como são chamados os elementos que identificam uma linha dentro de uma planilha?

Na primeira imagem, a primeira célula (A1) é a célula ativa. Ela tem um contorno preto. Na segunda imagem, a célula C5 está selecionada e é a célula ativa. Ela tem um contorno preto.

     A coluna C está destacada.

     A linha 5 está destacada.

     A célula C5, que é a célula ativa, é mostrada na Caixa de Nome no canto superior esquerdo da planilha.

As células são o local em que você trabalha para inserir dados em uma planilha.

Você pode inserir dados onde desejar clicando em qualquer célula de uma planilha para selecionar a célula.

Quando você seleciona qualquer célula, ela se torne a célula ativa. Quando uma célula está ativa, ela tem um contorno preto e os títulos da coluna e da linha nas quais a célula está localizada são destacados.

Por exemplo, se você selecionar uma célula na coluna C da linha 5, os títulos na coluna C e na linha 5 são destacados e a célula é contornada. Essa célula é conhecida como célula C5, que é a célula de referência.

A célula contornada e os títulos de linha e coluna destacados facilitam perceber que a célula C5 é a célula ativa. Além disso, a referência de célula da célula ativa aparece na Caixa de Nome no canto superior esquerdo da planilha. Observando a Caixa de Nome, você pode ver a referência de célula da célula ativa.

Comando Movimentar o Cursor

Para realizar outras operações de edição dentro de uma determinada célula, você precisará movimentar-se entre os espaços da planilha. O cursor dentro de uma folha de planilha poderá ser movimentado de dois modos.

  • Com o uso do mouse, basta clicar numa determinada célula para já estar selecionada; 
  • Usando as setas de movimentação de teclado, você encontrará maior eficiência do que no mouse, pois evita que se avance demasiadamente além dos limites da tela.

Como são chamados os elementos que identificam uma linha dentro de uma planilha?

Comandos de Edição

Os comandos de edição estão disponíveis quando se aperta a tecla de função <F2>, sobre alguma fórmula, valor ou texto, os quais são descritos em seguida:

Como são chamados os elementos que identificam uma linha dentro de uma planilha?

Introduzindo Dados na Planilha

Para introduzir dados na planilha:

1.       Ative a célula desejada clicando sobre ela ou usando as teclas direcionais. A célula ativa ficará em destaque e receberá a entrada dos dados.

2.       Digite os dados.

3.       Pressione a tecla <ENTER>.

Ao pressionar a tecla <ENTER>, a seleção se move para a célula abaixo, pronta para receber a próxima entrada.

Os dados introduzidos na planilha podem ser do tipo:
textos, números, datas, horas e fórmulas.

Textos

Os caracteres que o Excel não consegue interpretar como número, data, hora ou fórmula são considerados textos. Os textos digitados são automaticamente alinhados à esquerda, a menos que você altere esse modo de alinhamento. Você pode introduzir, no máximo, 32.767 caracteres em uma única célula.

Suponhamos que você queira introduzir o texto “PLANILHA” na célula A1.

1.       Clique sobre a guia Plan1.

2.       Ative a célula A1.

3.       Digite o texto.

4.       Pressione a tecla <ENTER> ou clique no botão  na barra de fórmula.

Como são chamados os elementos que identificam uma linha dentro de uma planilha?

Se desejar cancelar a entrada do texto enquanto digita, clique no botão Cancelar  na barra de fórmula.

Suponhamos que você queira introduzir o texto “PLANILHA ELETRÔNICA’ na célula A3.

1.       Ative a célula A3.

2.       Digite o texto e pressione <ENTER>.

Observe que o conteúdo inserido na célula A3 excedeu a largura da coluna A e invadiu a coluna B. Embora o texto esteja aparecendo na coluna B, ele pertence unicamente à célula A3, como você pode ver na barra de fórmula. Ative a célula B3 e verifique na barra de fórmula que seu conteúdo é vazio.

Como são chamados os elementos que identificam uma linha dentro de uma planilha?

O texto somente invade a célula vizinha se esta estiver vazia, do contrário, o texto não é exibido inteiro. Para exibi-lo inteiro aumente a largura da coluna.

Para alterar a largura da coluna:

1.       Mova o mouse até a linha entre os indicadores de coluna. O mouse assume o formato de uma barra vertical preta com duas setas .

Como são chamados os elementos que identificam uma linha dentro de uma planilha?

2.       Clique o botão do mouse duas vezes. A coluna se ajustará automaticamente de acordo com a célula que contém o maior conteúdo. Ou, com o botão do mouse pressionado, faça um arraste para a direita ou para a esquerda.

Para alterar a altura da linha:

1.       Posicione o ponteiro do mouse na divisão da linha com a seguinte.

2.        Clique, segure e arraste, para baixo ou para cima  (aumentando ou reduzindo). O auto ajuste (com o clique-duplo) também pode ser usado em linhas.

Se você desejar digitar números em formato de texto (por exemplo, uma lista de números de telefone), digite um apóstrofo (‘) antes da entrada do número.

Números

Os números, quando digitados em uma planilha nova, assumem o formato geral, mas o Excel atribui automaticamente um formato de número correto de acordo com a entrada digitada. Por exemplo, se você digita um sinal de porcentagem depois do número, o Excel altera automaticamente o formato para porcentagem.

Observações:

  • Use um sinal de menos ou parênteses para entrar com números negativos.
  • Os números são alinhados automaticamente à direita, a menos que você altere esse modo de alinhamento.
  • Você pode usar pontos nos números indicando a separação de milhar. Por exemplo: 2.000.000. E pode usar vírgulas para indicar os decimais. Exemplo: 5,78.
  • Como já foi dito, o Excel atribui automaticamente um formato de número correto de acordo com a entrada digitada. Logo, se você digitar 1/2/10 o Excel altera a formato para data.
  • Para digitar datas use uma barra (/) ou um hífen (-): 27/5/11 ou 27-5-11.
  • Para digitar hora use o sinal de dois pontos (:): 14:30.
  • Para digitar data e hora na mesma célula, insira um espaço entre elas: 27/5/11 14:30.
  • Se você quiser exibir horas no formato de 12 horas, digite um espaço depois da hora e depois digite A para AM e P para PM: 2:30 P.
  • Datas são ajustadas à direita automaticamente, a menos que você altere o modo de alinhamento.
  • Para digitar a data atual pressione as teclas <CTRL><;> juntamente.
  • Para digitar a hora atual pressione as teclas <CTRL><SHIFT><:> juntamente.

Como Criar Séries

O Excel pode criar diversos tipos de séries (números, datas, texto misto) arrastando a alça de preenchimento da célula.

Para criar série usando o mouse:

1.       Selecione a primeira célula da série, digite o texto Janeiro.

2.       Posicione o mouse no canto direito inferior da célula. O mouse apresentará o formato de uma cruz preta.

3.       Com o botão esquerdo do mouse pressionado, arraste o cursor na direção que desejar criar a série.

Como são chamados os elementos que identificam uma linha dentro de uma planilha?
                                  

Se você fizer o arraste com o botão direito do mouse, um menu de atalho será aberto e você terá mais flexibilidade para escolher uma opção.

Como são chamados os elementos que identificam uma linha dentro de uma planilha?

Por exemplo:

  • Se uma célula possuir o número 1 e você escolher Copiar células, o Excel preencherá o intervalo selecionado com o número 1.
  • Se escolher Preencher Série, o Excel preencherá o intervalo selecionado com 1, 2, 3, 4, 5...

AutoConclusão

Ao digitar dados na planilha você perceberá que automaticamente o Excel preenche a célula com entradas já digitadas naquela coluna.

Como são chamados os elementos que identificam uma linha dentro de uma planilha?

Observe a figura a seguir: ao digitar a letra “S” na célula A4, o Excel automaticamente preenche a célula com o texto “Sul” já digitado na coluna.

Para aceitar o texto preenchido pelo Excel pressione a tecla <ENTER>. Para substituir o texto preenchido continue digitando. Para excluí-lo, pressione a tecla <DEL>.

Como Editar uma Célula

Se você precisa alterar o conteúdo de uma célula, o primeiro passo é ativá-la. Você pode alterar o conteúdo das células de várias maneiras:

Redigitando o Valor

Selecione a célula para editar e digite a nova entrada sobre uma já existente, pressione <ENTER> ou qualquer uma das setas de movimentação do cursor para encerrar a entrada. Isso confirmará o conteúdo que estiver sendo inserido.

Essa mesma confirmação pode ser feita pelo botão Confirmar , que fica bem próximo à Caixa de Nome, na parte superior da planilha.

A célula conterá a nova entrada, substituindo a anterior.

Editando Diretamente na Célula

Ative a célula para editar e clique duas vezes sobre ela ou pressione a tecla <F2>. Observe que a célula passa para o modo de edição e o ponto de inserção aparece dentro da célula.

Como são chamados os elementos que identificam uma linha dentro de uma planilha?

Digite o novo conteúdo e pressione <ENTER>. Observe que o valor é editado diretamente na célula.

Editando na Barra de Fórmula

Ative a célula para editar e clique na barra de fórmula sobre o caractere que deseja alterar. À medida que você digita caracteres no teclado, eles são inseridos na posição do cursor. Pressione <ENTER> para finalizar a entrada.

Como são chamados os elementos que identificam uma linha dentro de uma planilha?

Use teclas de direção ou o mouse para posicionar o cursor no caractere que deseja alterar.

Para apagar caracteres à esquerda use a tecla <BACKSPACE> e para apagar à direita use a tecla <DEL>.

Cancelando Entrada de Informação na Célula

Caso você esteja digitando e queira cancelar a entrada desses dados, tecle <ESC> ou clique no botão Cancelar , próximo ao botão Confirmar.

Limpando uma Célula

Para limpar uma célula:

1.       Ative a célula que deseja limpar.

2.       Pressione a tecla <DEL>.

Da maneira descrita acima você estará apagando apenas o conteúdo da célula. Para apagar conteúdo, formato e comentários use o comando Limpar, na guia Início, grupo Edição.

Como são chamados os elementos que identificam uma linha dentro de uma planilha?

Limpando Toda a Planilha

Se você tem alguns dados de teste na planilha e deseja começar tudo de novo com uma planilha limpa, poderá limpá-la seguindo os passos:

1.       Selecione a planilha toda com <CTRL><SHIFT> <BARRA DE ESPAÇO> ou clique no quadro do canto superior esquerdo da janela do documento.

2.       Clique na guia Início. No grupo Edição clique no botão Limpar. Selecione o subcomando Tudo.

Como são chamados os elementos que identificam uma linha dentro de uma planilha?

Os Comandos Desfazer e Refazer

Se você comete um erro enquanto está alterando uma planilha, pode recuperar a versão anterior com o comando Desfazer . O comando Desfazer aplica-se a maioria das operações, como por exemplo: inserir, excluir, mover copiar, formatar, apagar.

Para desfazer várias ações de uma só vez, clique na seta ao lado de Desfazer  e selecione na lista. O Excel reverte a ação selecionada e todas as ações listadas acima dela.

Para cancelar a digitação em uma célula ou na barra de fórmula antes de pressionar <ENTER>, pressione <ESC>. Se você mudar de ideia, clique em Refazer  ou clique na seta próxima a Refazer  e selecione em uma lista as ações a serem refeitas.

Exercícios

Abra o serviço de armazenamento online OneDrive (www.onedrive.com). Clique em Entrar e forneça seu endereço de e-mail e senha. (Caso não possua uma conta, clique no botão Inscreva-se e preencha o cadastro seguindo as instruções da tela.)

Abra a sua pasta pessoal compartilhada com o professor. Clique no botão Criar e selecione Pasta de trabalho do Excel. Um novo livro de planilhas online será aberta para você editar. Realize as tarefas abaixo:

1)       Utilizando o mouse, posicione a seleção na célula F14.

2)       Utilizando o atalho do teclado (CTRL+HOME), volte imediatamente para a célula A1.

3)       Digite segunda-feira na célula A1 e pressione a tecle ENTER. Crie uma série com os dias da semana (segunda-feira, terça-feira, etc.) arrastando a alça de preenchimento da célula A1 para baixo até a linha 7. 

4)       Digite Janeiro na célula B1 e pressione a tecle ENTER. Crie uma série com os meses do ano arrastando a alça de preenchimento da célula B1 para baixo até a linha 12. 

5)       Digite INFORMÁTICA na célula C3 e cancele a entrada antes de confirmar pressionando a tecla ESC.

6)       Digite EXCEL na célula D4 e confirme pressionando a tecla ENTER.

7)       Ative a edição na célula D4 (clique duas vezes ou use a tecla F2). Insira um espaço e inclua o texto ONLINE ao lado do texto que já está na célula. Confirme com a tecla ENTER.

8)       Ajuste a largura da coluna D a fim de acomodar melhor o conteúdo da célula D4 (clique e arraste o canto direito do cabeçalho da coluna D).

9)       Na célula D5, digite a letra E. Observe que o recurso AutoConclusão irá sugerir que a célula seja completada como o texto EXCEL ONLINE.  Pressione a tecla ENTER para confirmar esse texto.

10)   Apague o conteúdo da célula D5 (selecione a célula e pressione a tecla DELETE).

11)   Na célula E1, digite a data de hoje no formato dd/mm (por exemplo: 23/04) e confirme. Selecione a célula E1 novamente. Na guia Página Inicial, grupo Número, clique no botão Formato do Número e selecione Data Completa. Se na célula aparecerem os caracteres ########, aumente a largura da coluna E para poder exibir o conteúdo. Verifique o resultado.

12)   Arraste a alça de preenchimento para baixo até a célula E7. Verifique o resultado.

13)   Na célula F1, digite o valor monetário 503,25  e confirme. Selecione a célula F1 novamente. Na guia Página Inicial, grupo Número, clique no botão Formato do Número e selecione Moeda. Verifique o resultado.

14)   Na célula F2, digite o valor decimal 0,13  e confirme. Selecione a célula F2 novamente. Na guia Página Inicial, grupo Número, clique no botão Formato do Número e selecione Porcentagem. Verifique o resultado.

15)   Use o comando Desfazer (guia Página Inicial, grupo Desfazer) para que o conteúdo da célula F2 volte a ser exibido como decimal. Use em seguida o comando Refazer para que o conteúdo retorne ao formato de porcentagem.

16)   Renomeie o arquivo para Excel Aula 1. Clique em Sair.

Aula 1  >  Aula 2  >  Aula 3  >  Aula 4  >  Aula 5  >  Aula 6  >  Aula 7  >  Aula 8

Como são chamados os elementos que identificam uma linha dentro de uma planilha *?

Essas letras e números são chamados de títulos de linha e coluna. Para fazer referência a uma célula, digite a letra da coluna seguida pelo número da linha. Por exemplo, D50 refere-se à célula na interseção da coluna D e linha 50.

Como identificar as linhas do Excel?

Basta clicar no header da coluna. A barra de status, no canto inferior direito da janela Excel, dirá a contagem de linhas.

Qual e o nome dado ao encontro de uma linha com uma coluna no Excel?

Uma célula é o cruzamento de uma coluna com uma linha. A função de uma célula é armazenar informações que podem ser um texto, um número ou uma fórmula que faça menção ao conteúdo de outras células. Cada célula é identificada por um endereço que é composto pela letra da coluna e pelo número da linha.

Quais são os elementos de uma planilha?

Planilha é uma tabela composta por linhas (horizontais) e colunas (verticais) que tem como objetivo organizar dados e realizar cálculos através de fórmulas que relacionam os dados.