Onde é como IA chatbots podem ser aplicados para resolver os desafios de recrutamento e seleção

Utilizar Inteligência Artificial no recrutamento e seleção traz mais agilidade e eficiência para ações estratégicas do RH. Afinal, esse tipo de tecnologia se baseia em comportamentos humanos para traçar padrões e estruturar modelos preditivos.

Dessa forma, o tempo e os esforços da liderança e da gestão de pessoas podem ser direcionados para atividades e métodos mais complexos. Isso colabora para uma maior automatização de processos, bem como para a tomada de decisão amparada por dados confiáveis.

Neste post, você entenderá o que é Inteligência Artificial e como ela pode ajudar a recrutar talentos com perfil compatível com a sua empresa. Boa leitura!

O que é a Inteligência Artificial?

O avanço da tecnologia no RH permitiu o desenvolvimento de soluções e mecanismos inteligentes baseados na coleta e tratamento de dados. Com isso, surgiu o conceito de Inteligência Artificial (I.A.), que teve origem na Ciência da Computação.

Em resumo, a Inteligência Artificial é uma solução baseada na análise de dados, capaz de reproduzir ações e fornecer informações a partir do uso de softwares. Em função da sua agilidade e dos insumos produzidos, é considerada similar à inteligência humana.

Assim, a ideia central da I.A. é evitar falhas cognitivas nos mais diversos processos e operações. Por isso, (e por sua semelhança com as capacidades humanas), também é vista como um campo de estudos.

Porém, mesmo que tenha um comportamento similar ao das pessoas, a versão artificial precisa de comandos, ainda que consiga trabalhar sozinha em diversas atividades. Um exemplo disso é a Inteligência Artificial aplicada aos processos de RH, como no recrutamento e seleção.

Como a Inteligência Artificial pode ajudar no recrutamento e seleção?

Como sabemos, a partir do uso de softwares inteligentes e dinâmicos é possível potencializar os resultados de uma empresa. Afinal, vivemos na era digital — e isso exige que as organizações se adaptem ao uso de novas tecnologias e soluções.

A área de RH é uma das mais recentes a agregar a Inteligência Artificial em suas atividades, com foco no R&S. Essa transformação contribui para que novas demandas surjam, como a necessidade de otimizar processos e realizar contratações mais dinâmicas.

É nesse contexto que surgem opções como investir em recrutamento preditivo e na análise de fit cultural. Esses fatores agregam muito ao recrutamento e auxiliam na condução de projetos de qualquer segmento e complexidade.

Com isso, a sua empresa terá mais facilidade para atrair, recrutar e selecionar os melhores talentos, melhorando seu posicionamento no mercado.

Como usar Inteligência Artificial no recrutamento e seleção?

A I.A. traz diversas funcionalidades e aplicações na rotina do RH, simplificando ações antes consideradas demoradas e exaustivas. Assim, além de tornar o processo mais estratégico, o uso de softwares no R&S também contribui para uma melhor experiência do candidato.

Dessa forma, pode-se utilizar Inteligência Artificial no recrutamento e seleção nas seguintes situações:

  1. Chatbots: assistente virtual para responder às dúvidas dos candidatos desde o momento da inscrição.
  2. Triagem de currículos: análise dos perfis cadastrados para realizar uma seleção prévia de profissionais mais aderentes à oportunidade.
  3. Avaliação dos talentos: aplicação de testes de competência, de habilidades e de perfil comportamental para identificar os candidatos mais indicados para a vaga.
  4. Remoção de viés inconsciente: informações demográficas como gênero, raça e idade são ignoradas, sendo priorizadas as hard skills e soft skills.
  5. Processo seletivo mais humano: foco nas avaliações de personalidade, valores e aderência com a cultura organizacional.

Quais os benefícios de usar Inteligência Artificial no R&S?

As organizações que usam Inteligência Artificial no processo seletivo têm uma grande vantagem competitiva. Afinal, são vários os benefícios atrelados a sua aplicação na contratação de novos talentos. Veja a seguir!

1. Redução no tempo de contratação

A demora no preenchimento de vagas internas pode trazer consequências para o negócio, como a queda da produtividade dos times. Entre outros motivos, isso pode acontecer tanto em função da sobrecarga da equipe quanto pelo atraso em alguma entrega importante.

Dessa forma, aplicar Inteligência Artificial no recrutamento e seleção é um ganho em agilidade e precisão. Além de otimizar ações de RH, a ferramenta oferece informações e relatórios completos que auxiliam a liderança na escolha de perfis estratégicos para o setor.

2. Maior assertividade na contratação

A I.A. permite que a empresa encontre profissionais compatíveis com a sua identidade e que atendam às necessidades da função. Isso por meio de uma análise completa de habilidades e condutas comportamentais.

Assim, o que não era possível nos processos manuais, devido ao grande volume de currículos recebidos, se torna viável.

3.Redução de custos e turnover

Ao centralizar várias etapas do processo de recrutamento e seleção dentro de uma única ferramenta já é possível observar os lucros financeiros. Um fator que contribui para isso é o baixo nível de rotatividade de funcionários. Afinal, os gastos com contratações e treinamentos são altos.

Assim, a Inteligência Artificial colabora com a redução de gastos ao selecionar os talentos mais aderentes à oportunidade, ao time e à liderança.

4. Feedbacks em massa

Todo profissional que participa de um processo seletivo precisa receber um retorno sobre seu desempenho (seja para informar sobre próximos passos, aprovação ou reprovação). Porém, sabemos que responder individualmente a tantas pessoas pode ser um desafio para o RH de muitas empresas.

Com um software adequado e que tem como base o uso de I.A., a função feedback em massa tende a ser uma excelente solução.

Isso porque ela não deixa candidatos sem resposta, poupa tempo das pessoas recrutadoras e demonstra respeito para com os profissionais inscritos na vaga.

5. Aumento no engajamento do candidato

Muitos profissionais ficam desanimados com os processos seletivos por serem longos e não terem uma resposta ou interação fácil com os recrutadores. Tal situação pode prejudicar a imagem da organização, fazendo com que as pessoas busquem oportunidades em outras companhias.

Ao usar a Inteligência Artificial no recrutamento e seleção, é possível reduzir o problema. Afinal, ela otimiza a atuação dos profissionais de RH, facilitando o acesso às informações do R&S e filtrando os talentos que não estão alinhados com as vagas.

6. Maior imparcialidade nas decisões

Decisões unilaterais sempre foram um problema na contratação de novos funcionários. Por meio de soluções de I.A., é possível reduzir os achismos e preconceitos no recrutamento, priorizando escolhas imparciais. Tudo isso a partir da análise de dados confiáveis e que levam em conta as hard e soft skills.

Como a I.A. tem influenciado na rotina do RH e nos processos seletivos?

A Inteligência Artificial tem transformado vários setores dentro de uma empresa, principalmente a área de Recursos Humanos. Com o uso da ferramenta, cada vez mais, o capital humano tem sido o centro das estratégias.

Além disso, como vimos, a I.A. traz mais agilidade e automação na rotina dos profissionais de RH. Assim, a gestão de pessoas consegue dedicar mais tempo à construção de uma relação eficaz com os colaboradores e o fortalecimento da cultura empresarial.

Vale ressaltar também que ferramentas com base em Inteligência Artificial influencia na tomada de decisões, na produtividade do setor e na análise de desempenho das equipes. Tudo isso possibilita ao setor atuações mais dinâmicas, tornando o RH estratégico e protagonista.

Se você gostou deste post, aproveite para baixar o nosso infográfico e ter em mãos um passo a passo simplificado de como potencializar o desenvolvimento da sua equipe com o uso da inteligência artificial!

  • Autor

Onde é como IA chatbots podem ser aplicados para resolver os desafios de recrutamento e seleção

A Redação Selpe é responsável pela produção interna de conteúdos, unindo a expertise do time de Marketing e Dados com os conhecimentos da nossa equipe de especialistas em RH.

Onde e como IA & chatbots podem ser aplicados para resolver os desafios de recrutamento e seleção?

O uso de chatbot permite que os candidatos usem os serviços de assistente virtual durante a inscrição da vaga, tirando dúvidas e agilizando o processo. Com isso, é possível evitar ligações telefônicas e e-mails com perguntas dos interessados em trabalhar na empresa.

Como a Inteligência Artificial pode ser utilizada nos processos de recrutamento e seleção?

Entre as aplicações da IA em processos seletivos estão assistentes virtuais que auxiliam a responder dúvidas de candidatos no momento da inscrição on-line, robôs que avaliam comportamentos e competências das pessoas em situações reais e algoritmos que reconhecem e mapeiam emoções em entrevistas por vídeo.

Quais as vantagens da IA no recrutamento e seleção?

7 benefícios que Inteligência Artificial traz para o recrutamento.
RH mais estratégico. ... .
Redução no tempo de contratação. ... .
Aumento da assertividade. ... .
Diminuição do viés inconsciente. ... .
Redução de turnover. ... .
Aumento de engajamento com a vaga. ... .
Mudança no mindset do recrutador..

Quais são as possíveis aplicações das tecnologias nos processos de recrutamento e seleção?

Aplicação de testes de perfil comportamental. ... .
Divulgação de vagas. ... .
Otimização da captação de talentos. ... .
Diminuição das distâncias. ... .
Marcação de entrevistas. ... .
Organização do processo de seleção..