Quais são os ingredientes utilizados na fabricação do doce de leite?

Doce de leite

Conteúdo migrado na íntegra em: 09/12/2021

Autor

Fernando Teixeira Silva - Consultor autônomo

O doce de leite é um produto típico da América Latina, e o Brasil e a Argentina são os maiores produtores mundiais. É um produto fácil de ser elaborado e é muito apreciado como sobremesa e também muito utilizado como ingrediente em produtos de confeitaria e panificação.

Em termos de apresentação, o doce de leite pode ser em pasta ou em tabletes. Estes dois tipos são fabricados da mesma forma, porém o tipo em tabletes requer uma adição maior de açúcar e agitação em velocidade mais lenta durante o seu cozimento.

O seu preparo é realizado a partir do leite fresco, que é deixado para descansar por 24 horas, sob refrigeração, para facilitar a remoção da nata superficial. Recomenda-se utilizar leite com teor de creme (nata) reduzido, o que auxilia no processo de fabricação. Na etapa seguinte, é feita a neutralização da acidez do leite com a adição de bicarbonato de sódio (encontrado no comércio), na proporção de 45 gramas de bicarbonato para cada 100 litros de leite. Esta quantidade de bicarbonato pode ser ajustada para conferir cor mais clara ou escura ao doce de leite. Se o doce estiver muito escuro, diminui-se a quantidade de bicarbonato na próxima batelada, se estiver muito claro aumenta-se.

Após a neutralização, o leite deve ser fervido sob constante agitação. Ainda sob agitação é feita a adição lenta de açúcar na proporção de 20 a 25% em relação à quantidade de leite para o doce em pasta. Para doce em tabletes, utilizar de 30 a 35% de açúcar.

O ponto final do doce de leite pode ser determinado colocando-se uma gota do doce em um copo com água fria. Se a gota atingir o fundo do copo sem se desmanchar, o processo pode ser finalizado. Para doce em tabletes, o teste é realizado colocando-se uma colher com o doce de leite na água fria. Se houver a formação de uma massa tipo “puxa-puxa” e não grudar nas mãos, o doce estará no ponto.

Quando o doce estiver no ponto, desliga-se o aquecimento e continua-se a agitação até a mistura atingir 70-75°C. Para o doce de leite em tabletes, bate-se com pá ou espátula até que a temperatura da mistura atinja 40°C.

O doce em pasta normalmente é acondicionado em potes de vidros (a forma mais tradicional), embalagens plásticas ou em latas. O doce em tabletes é normalmente embalado em caixas forradas com papel celofane transparente. A exposição no comércio é feita à temperatura ambiente.

1906 palavras 8 páginas

INTRODUÇÃO

O doce de leite é um produto típico da América Latina, produzido e consumido em grande escala no Brasil e na Argentina. É basicamente um produto resultante da cocção do leite com açúcar até a concentração e caramelização desejada, cuja produção no Brasil encontra-se ao redor de 34.000 t/ano (MACHADO, 2005). O doce de leite apresenta elevado valor nutricional por conter proteínas e minerais, além do alto conteúdo energético (FEIHRMANN; CICHOSKI; REZENDE, 2004). No caso do processamento do doce de leite pastoso tradicional a quantidade de açúcar (sacarose) adicionada geralmente equivale a valores entre 18% e 20% do volume de leite utilizado.
Desde 1997, quando o Padrão de Identidade e Qualidade do Doce de Leite foi estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e iniciou-se sua comercialização nos países integrantes do MERCOSUL, passou a ser definido da seguinte forma: Doce de leite é o produto, com ou sem adição de outras substâncias alimentícias, obtido por concentração e ação do calor a pressão normal ou reduzida do leite ou leite reconstituído, com ou sem adição de sólidos de origem láctea e/ou creme e adicionado de sacarose (parcialmente substituída ou não por monossacarídeos e/ou outros dissacarídeos).
A denominação doce de leite está reservada ao produto em que a base láctea não contenha gordura e/ou proteína de origem não láctea. A fabricação de doce de leite no Brasil é feita por muitas empresas, desde a produção caseira, de forma artesanal, até as grandes empresas, com distribuição em todo o país.

DESENVOLVIMENTO

* Definição:
É o produto resultante da concentração ao ambiente (sem vácuo) de uma mistura constituída de açúcar de cana ou beterraba (sacarose). O doce de leite poderá ser adicionado de glicose (açúcar de milho), aromatizante (baunilha), frutas (coco, ameixa, cacau, amendoim) e bicarbonato de sódio, para redução da acidez.

* Matéria Prima
O leite destinado à fabricação do doce tem


Relacionados

  • Relatório de produção de doce de leite

    519 palavras | 3 páginas

    Relatório de aula prática Produção de doce de leite Marcos Junior Faccin Nº27 Técnicas de processamento Prof.: Anthonioni Peron del Sasso Ariquemes 06/11/2013 Produção de doce de leite Para começar o processamento nos reunimos na Agroindústria do IFRO Campus Ariquemes, os itens necessários para cada aluno eram: -Touca -Máscara -Jaleco -Botas (7 léguas) O leite que foi entregue a Agroindústria já estava resfriado, estava em um recipiente metálico….

  • Fluxograma de produção Queijo, iogurte grego, doce de leite, sorvete e cerveja

    1995 palavras | 8 páginas

    UNIVAG - CENTRO UNIVERSITÁRIO GPA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, BIOLÓGICAS E ENGENHARIAS LEGISLAÇÃO E INSPEÇÃO SANITÁRIA DE ALIMENTOS Fluxograma de produção implantação de APPCC e BPF Queijo Minas, Iogurte Grego, Doce de leite, Sorvete e Cerveja Docente: Marciel Becker Discentes: Fabiane B. Ribeiro Marçal Várzea Grande – MT Setembro - 2014 INTRODUÇÃO Atualmente as indústrias de alimentos, apresentam riscos de contaminação por meio de microrganismos….

  • Leite condensado

    1918 palavras | 8 páginas

    derivados lácteos Leites Concentrados Guilherme Dannenberg Bacharel em Química de Alimentos Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos Doutorando em Ciência e Tecnologia de Alimentos Leites concentrados Objetivos Reduzir custo de armazenamento, comercialização e transporte; Prolongar a vida útil do leite; Princípio Redução do volume Diminuição da atividade de água (aw) Oferecer esses produtos como matéria-prima Tec. De derivados lácteos - Leites concentrados….

  • O mercado de doce de leite

    1167 palavras | 5 páginas

    Mercado O doce de leite possui grande mercado na América do Sul, por se tratar de um doce muito tradicional em vários países nessa região. A sua origem é incerta, devido à falta de registros históricos confiáveis, sendo disputada por países como Chile, Peru, Uruguai e Argentina. O que se sabe é que a origem está ligada à rápida expansão na produção de sacarose de cana de açúcar nas ilhas ibéricas atlânticas, no século XV, e no Brasil, América Central e Antilhas a partir do século XVI e à possibilidade….

  • Administração da produção

    724 palavras | 3 páginas

    ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO CURSO: TADS - TURMA: 6 ALUNO: MARCELO PEREIRA 1. Nome da empresa: Doces de Leite Quero Mais A) Serão produzidos 2 tipos de doce de leite padronizados em lote: - Doce de leite cremoso (em pasta); - Doce de leite em tabletes. Ambos possuirão sabor de doce de leite sem adição de ingredientes especiais. Serão produzidos sob encomenda mais 6 tipos, com sabores especiais: - Doce de leite com amendoim - Doce de leite com coco….

  • Doce de leite

    7494 palavras | 30 páginas

    Doce de Leite Cremoso INTRODUÇÃO O doce de leite é tradicional em vários países da América Latina. Geralmente é feito ao se ferver leite com açúcar, mas também pode ser obtido pelo cozimento do leite condensado; cuja produção no Brasil encontra-se ao redor de 34.000 t/ano (MACHADO, 2005).. A origem do doce de leite é incerta. Na Argentina rolam boatos de que ele foi inventado em1829, em uma fazenda do governador Juan Manuel de Rosas na localidade de Cañuelas, periferia de Buenos Aires. O doce….

  • trabalho pronto

    812 palavras | 4 páginas

    Produto Doce de leite O mercado Segundo pesquisas realizadas pela Milknet (Site reconhecido de informações inerentes ao leite e seus derivados), o mercado de doce de leite é uma grande oportunidade de crescimento para a indústria de laticínios. Atualmente esse mercado pode ser definido como pulverizado, aqui no Brasil o processo de fabricação ainda é de forma muito artesanal, onde pequenos fabricantes cuidam da produção do produto. A produção do doce necessita basicamente de dois ingredientes:….

  • fabricação doce de leite

    3286 palavras | 14 páginas

    2-CARACTERÍSTICAS DOS DOCES DE LEITE EM INDÚSTRIA................................................................................................4 3-MATÉRIAS PRIMAS PARA A FABRICAÇÃO DO DOCE DE LEITE..............................................................................................5 4-PROCESSO DE FABRICAÇÃO DO DOCE DE LEITE..............................................................................................6 5-RESUMO DA FABRICAÇÃO DO DOCE DE LEITE..................….

  • TECNOLOGIA DA FABRICAÇÃO DE DOCE DE LEITE

    2044 palavras | 9 páginas

    TECNOLOGIA DA FABRICAÇÃO DE DOCE DE LEITE CRISTALIZAÇÃO/CARAMELIZAÇÃO TECNOLOGIA DE LEITE INTRODUÇÃO Segundo o Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA), entende-se por doce de leite o produto, com ou sem adição de outras substâncias alimentícias, obtido por concentração e ação do calor a pressão normal ou reduzida do leite ou leite reconstituído, com ou sem adição de sólidos de origem láctea e/ou creme e adicionado de sacarose (parcialmente….

Outros Trabalhos Populares

O que pode ser utilizado para fabricação do doce de leite?

O doce de leite, assim como outros derivados lácteos, como o leite condensado, é obtido pela remoção parcial de água do leite fluido por meio da evaporação sob ação do calor à pressão atmosférica ou reduzida.

Qual a composição do doce de leite?

Leite pasteurizado integral, açúcar, soro de leite em pó, creme de leite pasteurizado, xarope de glicose, amido modificado, conservador sorbato de potássio e aromatizante. ALÉRGICOS: CONTÉM LEITE E DERIVADOS.

Como foi feito o doce de leite?

Na versão da Argentina, a história conta que o doce de leite foi inventado acidentalmente em 1829, quando a funcionária do fazendeiro Juan Manuel de Rosa esqueceu o leite com açúcar no fogo. Além disso, na Europa, a França também tenta abocanhar a criação e reza a lenda que um cozinheiro de Napoleão inventou a delícia.

Qual é a matéria prima de doces?

Resposta. polpas conservadas, polpas pasteurizadas, frutas frescas, congeladas, etc.