Quais são os fatores que interferem no contraste da imagem radiográfica?

Os quatro fatores primários da qualidade da imagem são:

  • Densidade
  • Contraste
  • Resolução espacial
  • Distorção

Densidade

Define a quantidade de "negrume" na radiografia processada. Uma radiografia com uma densidade alta é visualizada, menos luz é transmitida pela imagem. Ou seja, uma imagem mais escurecida.

O principal fator para controlar a densidade do filme é a mAs, que determina a quantidade de de raios X emitidos pelo tubo de raios X e a duração da exposição.

Contraste

É a diferença de densidade nas áreas adjacentes da imagem radiográfica. Quando a diferença de densidade é grande, o contraste é alto, e quando essa diferença é pequena o contraste é baixo. 

O contraste é definido como como de longa e de curta escala, referindo-se ao alcance total das densidades ópticas, da parte da imagem mais clara à mais escura da imagem radiográfica.

Resolução espacial

É definida como a  nitidez obtida das estruturas em uma imagem. A resolução de uma imagem radiográfica é demonstrada pela clareza ou nitidez das linhas estruturais e as bordas dos tecidos ou estruturas da imagem. A resolução também pode ser conhecida como definição, detalhe gravado, nitidez da imagem, detalhe.

Distorção

A distorção da imagem é definida pela representação errônea do tamanho ou forma do objeto projetado no filme radiológico. Existe dois tipos de distorção: distorção de forma e distorção de tamanho. 

Vale ressaltar que nenhuma imagem radiográfica pode ser a reprodução exata da parte radiografada, entretanto, a distorção pode ser minimizada e controlada através dos seguintes fatores:

  • Distancia do receptor de fonte-imagem (DFR)
  • Distancia do receptor de objeto-imagem (DOR)
  • Alinhamento do receptor objeto-imagem
  • Alinhamento/centralização ra raio central (RC)

Imagem

Quais são os fatores que interferem no contraste da imagem radiográfica?

A  qualidade da imagem radiográfica é uma das mais importantes características de um bom exame radiográfico. Quanto melhor a qualidade do seu exame radiográfico, mais preciso será o diagnóstico realizado pelo médico radiologista. Existem alguns processamentos radiográficos diferentes: radiografia analógica ou convencional, radiografia computadorizada e a radiologia digital. Mesmo com diferentes processamentos e os avanços na radiologia, é fundamental o profissional conhecer esses princípios da formação da imagem que garantem uma melhor qualidade no exame, caso contrário, o profissional será um mero "apertador de botão" e isso eu tenho certeza que você não é e nem quer ser. Daí a grande importância dos conhecimentos de física radiológica na prática profissional.

Exitem quatro fatores principais que interferem na qualidade da imagem, são eles: Densidade, Detalhe, Contraste e Distorção. Além destes ainda existem os fatores geométricos e os fatores relacionados ao paciente, que vamos conhecer também neste artigo.

#1 - Densidade

A densidade radiográfica, em alguns livros é chamada de densidade óptica, tem como definição o grau de enegrecimento da radiografia. Esse grau de enegrecimento da radiografia é controlado pela quantidade de radiação emitida no exame, ou seja, quanto maior o mAs durante o exame, maior será o grau de enegrecimento da radiografia. Em casos em que a radiografia tem um grau de enegrecimento baixo, é necessário alterar o mAs para ter qualidade de imagem radiográfica aceitável para o diagnóstico.

Um outro fator que controla a densidade é a regra do inverso do quadrado da distância, já ouviu falar? Essa lei é muito utilizada na fotografia e diz o seguinte: quando a distância entre o foco e o objeto é duplicada, a intensidade da energia diminui para 1/4, isso significa que um exame realizado com 1 metro de distância entre o tubo de raios-x e o paciente, a energia do mAs tem um determinado valor de intensidade quando atinge o paciente. Se aumentar a distância para 2 metros, a intensidade do mAs quando atinge o paciente se reduz para 1/4 da energia anterior com 1 metro. Sendo assim, quanto maior a distância, menor o grau de enegrecimento da imagem.

#2 - Detalhe

O detalhe é o fator de qualidade de imagem definido como nitidez das estruturas visualizadas na radiografia. A nitidez é importante para visualizar cada detalhe das estruturas, como as linhas finas e as bordas dos tecidos. Os detalhes anatômicos de cada estrutura precisam ser visualizados para diferenciar um micro-fratura, por exemplo, como vemos na imagem abaixo. A ausência desses detalhes na imagem radiográfica é denominada borramento.

O controle do detalhe na imagem é realizado pelo tamanho do ponto focal, que é selecionado no painel de controle do aparelho. Quanto menor o ponto focal, melhores são os detalhes na imagem. Outros dois fatores importantes é a distância entre o tubo de raios-x e o receptor de imagem (Distância Foco-Filme - DFoFi) e a distância entre o paciente e o receptor de imagem (Distância Objeto-Filme - DOF). Com uma maior DFoFi e uma menor DOF é possível melhorar a qualidade dos detalhes na radiografia.

Os movimentos voluntários e involuntários do paciente também influência no detalhe da imagem, para isso é necessário um menor tempo de exposição e atenção aos movimentos do pacientes no momento de disparar o raios-x.

#3 - Contraste

O contraste na imagem radiográfica é a diferença de densidades nas estruturas presentes na radiografia. Quanto maior a diferença de densidades, maior o contraste. O contraste tem uma importante função, tornar visível os detalhes anatômicos de uma radiografia. O fator para controlar o contraste é a kilovoltagem (kV). O kV controla a penetração dos raios-x no objeto, quanto maior o kV, maior a penetração do feixe de raios-x nos tecidos do paciente.

O contraste é a diferença entre tons de cinza na radiografia, quanto mais penetrante for o feixe de raios-x, menor será esta diferença e assim menor o contraste.

#4 - Distorção

A distorção é a representação errada do tamanho ou da forma da estrutura na imagem radiográfica. Um distorção exagerada torna a radiografia inaceitável para o diagnóstico. O tamanho das estruturas e tecidos na imagem radiográfica tem diferentes tamanhos e formas, isso é comum, porém, controlando a distância foco-filme é possível minimizar essa distorção.

O Efeito Anódico e a Qualidade de Imagem Radiográfica

Quais são os fatores que interferem no contraste da imagem radiográfica?

Na ampola dentro do aparelho de raios-x, onde é produzida a energia existem dois componente posicionados em lados opostos: catodo e anodo. Quando os raios-x são produzidos e são disparados para fora da ampola, a energia do lado do catodo tem maior intensidade do que no lado do anodo. Sendo assim, quando realizados exames radiográficos, a estruturas posicionadas no lado do catodo recebe a energia dos raios-x com mais intensidade e as estruturas posicionadas do lado do anodo com menos intensidade.

O efeito anódico deve ser utilizado para posicionarmos a estrutura menos espessa do lado do anodo e a estrutura mais espessa do lado do catodo, dessa forma é possível ter um equilíbrio de densidade na radiografia. Por exemplo, em uma radiografia PA de tórax de uma mulher, o tubo de raios-x deve ser posicionado com o lado do anodo para cima e lado do catodo para baixo. Se não for posicionado desta forma, por conta dos seios e da intensidade menor da energia do lado do anodo, a qualidade da imagem radiográfica ficará opaca.

Quais são os fatores que interferem no contraste radiográfico?

6 fatores que afetam a qualidade da imagem radiográfica.
Movimento: ... .
Grades anti-difusoras: ... .
Distância objeto-filme (DOF): ... .
Distorção: ... .
Converter imagens em formato DICOM para .jpg ou .TIF: ... .
Artefatos:.

Quais os fatores que interferem na qualidade da imagem radiográfica?

Principais fatores relacionados à qualidade da imagem.
Densidade. A densidade de uma imagem é medida pelo enegrecimento do processo. ... .
Detalhe. O detalhe é definido pela nitidez das regiões a serem analisadas. ... .
Contraste. O contraste se refere à diferença de densidade entre duas regiões adjacentes. ... .
Distorção..

Qual o principal fator responsável pelo contraste na imagem radiográfica?

O controle do contraste é feito através da alteração de quilovoltagem (kW), que determina o nível de penetração dos Raios X. Desta forma, quanto maior for o kW, maior será o nível de penetração da radiação, e, consequentemente, mais contrastada ficará a imagem.

Quais os 4 fatores principais para a qualidade das imagens?

Exitem quatro fatores principais que interferem na qualidade da imagem, são eles: Densidade, Detalhe, Contraste e Distorção.