Quais são as principais vantagens da prática do Slackline?

O slackline é uma nova tendência entre as pessoas que gostam de se exercitar e estar em meio a natureza. O esporte nasceu recentemente, mas você provavelmente já viu alguém praticando em algum parque da sua cidade, com cordas amarradas em árvores ou postes. Antes de chegar às cidades, a modalidade era praticada exclusivamente em ambientes naturais. Quer saber mais sobre essa tendência, além de conhecer bons motivos para começar a praticar slackline agora mesmo? Confira!

O que é slackline?

O fundamento desse esporte é se equilibrar em uma fita de nylon (que é muito flexível) e andar sobre ela, desenvolvendo habilidades como o equilíbrio, postura e concentração. A atividade surgiu no final da década de 70 no Yosemite Valley, localizado na Califórnia (EUA). Em um primeiro momento, os escaladores esticavam as cordas de escalada e se divertiam nos tempos livres. Anos mais tarde elas foram substituídas pelas fitas elásticas e tornaram-se um pouco mais largas, o que fez aumentar o número de praticantes.

Benefícios da prática

A prática de um esporte como o Slackline traz muitos benefícios para a mente e para o corpo. Conheça alguns deles:

Equilíbrio e postura corporal

Essa é uma vantagem enorme, pois para se manter sobre uma fita fina e sem estabilidade, é preciso desenvolver bastante equilíbrio. Além de desenvolver uma maior consciência corporal, o corpo também começa a desenvolver os músculos que dão maior estabilidade.

Como consequência do equilíbrio, você também melhora a postura corporal. Tudo isso porque a fita exige do praticante uma postura correta para não cair.

Ganho de força

Um esporte que envolve um esforço muito grande para se manter em equilíbrio faz com que a musculatura seja toda trabalhada, conferindo mais força aos seus praticantes. Os músculos se desenvolvem naturalmente com a prática, tornando mais fácil a aprendizagem de outros movimentos sobre a corda.

Concentração

Os praticantes de slackline revelam que precisam estar 100% concentrados enquanto estão desenvolvendo a atividade. Afinal, se eles não focarem em um ponto fixo e se concentrarem profundamente, cairão em poucos segundos.

Mente livre e diminuição do estresse

O esforço e a concentração são tão grandes durante a prática que a mente fica em um estado próximo da meditação, aliviando da correria e preocupações do dia a dia. Essa é uma maneira de espairecer a mente e aliviar-se das tensões cotidianas. E… convenhamos: a diminuição dos estresse é um grande benefício nos dias de hoje, concorda?

Bem-estar e contato com a natureza

O esporte ainda tem uma grande interface com espaços naturais, como parques, montanhas e praias. Essa é uma maneira de ter momentos de bem-estar para o seu corpo. Para você ter uma noção, uma pesquisa feita pela Universidade de Chiba, no Japão, revelou que as pessoas que ficam em ambientes naturais, nem que seja por 20 minutos, tem taxas mais baixas de cortisol, o hormônio diretamente relacionado ao estresse. Portanto, pode ser muito bom parar um pouco o ritmo dos grandes centros praticando slackline!

Se você se interessou e quer começar a praticar, não se esqueça de prestar muita atenção aos locais em que vai amarrar a fita. Procure locais resistentes, como árvores com raízes maiores, por exemplo. Além disso, não comece com a corda muito alta. É melhor começar aos poucos e ir aumentando progressivamente do que já logo machucar, não é mesmo?

E você, viu como praticar slackline pode ser muito bom para o seu corpo e mente? Tem alguma dúvida ou alguma experiência no assunto? Não deixe de compartilhar nos comentários!

Você provavelmente já viu algumas pessoas andando em cima de fitas em algum parque da sua cidade. A prática do slackline se torna cada vez mais comum no Brasil, conquistando adeptos e apaixonados, já que muitas pessoas acabando se viciando na prática. O que poucas pessoas sabem é que, além da diversão, o esporte tem muitos benefícios (para o corpo e mente) e, de quebra, exige muitos cuidados.

Para conhecer os benefícios do slackline, você não pode deixar de ler essa postagem.

Melhora a postura

Manter-se sobre uma fita não é dos trabalhos mais simples do mundo, concorda? A tarefa de estar equilibrado sobre uma fita de base pequena e que ainda pode oscilar pode ser mais difícil que parece. O resultado de todo esse esforço é um aumento dos músculos que fazem a estabilização, melhorando a postura. Para ter sucesso nesse esporte, você precisa estar com um bom posicionamento para ter equilíbrio, melhorando muito nesse sentido.

Ajuda a desenvolver a força

Por mais simples e divertida que a atividade pareça, ela também promove um grande desenvolvimento da musculatura. O corpo precisa se preparar muito para ter a movimentação correta. O resultado disso tudo é um desenvolvimento de força similar a que acontece no pilates e yoga, fazendo com que o praticante consiga fazer movimentos maiores e com maior intensidade.  

Deixa o abdômen fortalecido

Esse é um dos benefícios do slackline que os praticantes mais gostam. A região abdominal é muito exercitada, pois ela tem um papel crucial na hora do praticante ter equilíbrio. É difícil trabalhar a contração de forma involuntária, mas ao perceber como ela pode influenciar no equilíbrio, você vai notar como ele vai ser fortalecido.

Desenvolve a concentração e autoconfiança

Esse tipo de exercício exige muita concentração, pois apenas um deslize pode representar uma queda. Para ter sucesso, você precisa focar em um ponto fixo e se concentrar em cada segundo. E não é só isso: a prática também pode aumentar a autoconfiança e, conforme você vai reparando o seu progresso, vai aumentando o nível da fita e aumentando o nível de desafios.

Promove o relaxamento e alivia o estresse

A prática de atividades físicas pode ser uma grande aliada na hora de diminuir o estresse. Essa é uma maneira de fazer com que você se concentre e desvincule um pouco da pressão do dia a dia, promovendo o relaxamento. Assim você abstrai o estresse e viver de forma mais leve.

Tome cuidado com as quedas

As quedas fazem parte do processo e acontecem – principalmente no início. Justamente por isso, é bom começar colocando a fita de forma bem baixa para se preservar de possível machucados ou quedas, evitando acidentes.

Pratique em um lugar seguro

Ter segurança na prática de esportes é fundamental. O primeiro ponto a se observar é a colocação das fitas, fazendo com que elas estejam bem amarradas e em lugares resistentes, como árvores fortes ou colunas.

Além disso, é bom procurar se exercitar em ambientes que amorteçam as quedas. Os parques gramados e as praias podem ser ótimas opções, pois assim você fica com mais segurança em caso de uma eventual queda.

Depois de ler todos esses benefícios do slackline e ainda adotar os cuidados que recomendamos aqui, você vai se encantar com esse esporte. Assim fica mais fácil entender porque essa modalidade é um verdadeiro sucesso. Se você gostou do conteúdo e quer continuar acompanhando, então assine a nossa newsletter. Essa é uma forma de garantir tudo diretamente no seu e-mail!

Quais são os principais benefícios da prática do slackline?

Mais força muscular, flexibilidade, consciência corporal e coordenação motora. Esses são alguns dos benefícios do slackline, modalidade que começa a ganhar as academias. Nada como um esporte ser encarado também como prática de lazer.

Qual é o principal objetivo da prática de slackline?

O Slackline é um esporte cujo objetivo central é permanecer o maior tempo possível se equilibrando sobre uma fita de nylon, apoiada entre dois pontos fixos.

Quais os principais pontos trabalhados na prática do slackline?

O slackline exige esforço, fortalecendo diferentes músculos do corpo, especialmente os membros inferiores. Além disso, há uma consciência corporal . Ao tentar se manter em equilíbrio , o atleta é obrigado a conhecer a dinâmica de sua própria estrutura física e desenvolver a postura.

Quais são as principais características e objetivos do slackline?

O Slackline é um esporte que consiste em equilibrar-se em cima de uma fita suspensa entre dois pontos fixos. Seu objetivo é atravessar esse percurso se equilibrando, possibilitando treinar o corpo, melhorar o equilíbrio e concentração (HEIFRICH et al.