Quais são as fases do desenvolvimento motor e suas respectivas faixas etárias?

2897 palavras 12 páginas

Introdução Esta pesquisa apresenta conceitos de David Gallahue sobre o tema desenvolvimento motor.
Desenvolvimento motor pode ser definido usando uma ampulheta heurística, que contém as fases de desenvolvimento como fase motora reflexiva, rudimentar, fundamental e especializada.
O processo de desenvolvimento revela-se basicamente por alterações no comportamento motor de acordo com a faixa etária, fatores próprios do indivíduo, do ambiente e da dificuldade das tarefas designadas a cada pessoa.
Todos os bebes, crianças, adolescente e adultos estão envoltos em um processo de aprendizagem, assimilando conceitos relacionados a movimentos com controle e competência, em reação aos desafios que enfrentam diariamente em um mundo que está sempre mudando.
Podemos ver as alterações no processo e no produto. O processo que pode ser observado são as alterações no comportamento motor no decorrer de experiências na vida.
Um bom desenvolvimento motor repercute na vida futura da criança nos aspectos sociais, intelectuais e culturais, pois ao ter alguma dificuldade motora faz com que a criança se refugie do meio o qual não domina, consequentemente deixando de realizar ou realizando com pouca frequência determinadas atividades.

Desenvolvimento Motor

O desenvolvimento motor é o processo de mudanças no comportamento motor que envolve tanto a maturação do sistema nervoso central, quanto a interação com o ambiente e os estímulos dados durante


Relacionados

  • A importância da natação no desenvolvimento motor

    4205 palavras | 17 páginas

    BARBANTI, 2002) afirma que para a maioria dos estudiosos, a capacidade motora é determinada mais por fatores genéticos do que pela experiência. Alguns autores definem as capacidades motoras como características ou traços estáveis e duradouros, provavelmente definidos geneticamente, que formam a base de certas habilidades motoras ( SCHMIDT E LEE, 1999 apud BARBANTI, 2002). Segundo Stallings (1973, apud BOJIKIAN, 1999), “habilidade motora é qualquer atividade muscular que é dirigida por um objetivo específico”….

  • APS aprendizado e desenvolvimento motor

    2707 palavras | 11 páginas

    disciplina de Atividade Prática Supervisionada Aprendizado e Desenvolvimento motor, do Curso de Educação Física da Universidade Paulista, para obtenção de nota do semestre. Aluno: Disciplina: Aprendizado e Desenvolvimento Motor Tema: Desenvolvimento motor: um modelo teórico Justificativa: O tema escolhido propõe um vasto estudo sobre o desenvolvimento motor, área pela qual me aprofundo devida a uma curiosidade acadêmica….

  • FICHAMENTO - A CLASSIFICAÇÃO DAS HABILIDADES DE MOVIMENTO: UM CASO PARA MODELOS MULTIDIMENSIONAIS

    2354 palavras | 10 páginas

    DAS HABILIDADES DE MOVIMENTO: UM CASO PARA MODELOS MULTIDIMENSIONAIS David L. Gallahue* * Professor Doutor e Chefe do Departamento de Saúde, Educação Física, Recreação e Dança, da Universidade da Indiana – EUA. Referências Bibliográficas: GALLAHUE, D. L.; CLELAND, F. Developmental Physical Education for all children. 4 th. ed. Champaign: Human Kinetics, 2003. GALLAHUE, D. L. E OZMUN, J. C. Understanding motor development: infants, children, adolescents, and adults. 5 th. ed. Boston: McGraw-Hill….

  • Desenvolvimento Motor em Crianças de 6 e 7 anos, uma análise na concordância dos autores

    6090 palavras | 25 páginas

    FACULDADE DO CLUBE NÁUTICO MOGIANO Daiane Aparecida Faria da Silva Natalia Dias da Silva Desenvolvimento Motor em Crianças de 6 e 7 anos, uma análise na concordância dos autores Orientador: Mogi das Cruzes, São Paulo 2011 FACULDADE DO CLUBE NÁUTICO MOGIANO Daiane Aparecida Faria da Silva Natalia Dias da Silva Desenvolvimento Motor em Crianças de 6 e 7 anos, uma análise na concordância dos autores Pesquisa apresentada à Faculdade do Clube Náutico Mogiano como parte dos….

  • APS - MOVIMENTO HUMANO: Um objeto de estudo para o esporte.

    1358 palavras | 6 páginas

    c) FASE DOS MOVIMENTOS FUNDAMENTAIS: (2 á 3 anos / 4 á 5 anos / 6 á 7 anos) Estágio inicial: primeiras tentativas orientadas para o objetivo de desempenhar uma habilidade motora fundamental. Uso exagerado do corpo e fluxo rítmico e coordenação….

  • A CONCEPÇÃO DA MOTRICIDADE HUMANA E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL

    1986 palavras | 8 páginas

    Artigo 1 - Entre a psicomotricidade e o desenvolvimento humano: a importância da Educação Física na Educação Infantil Artigo 2 - Estruturação do esquema corporal na prática da educação física SANTOS 2014 SABRINA REGINA OLIVEIRA DA CONCEIÇÃO R. A. B60751-3 RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA TÍTULO: “A CONCEPÇÃO DA MOTRICIDADE HUMANA E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL” Subtítulo(s): Artigo 1: Entre a psicomotricidade e o desenvolvimento humano: a importância da Educação….

  • Desenvolvimento Motor Fundamental

    933 palavras | 4 páginas

    Disciplina: Desenvolvimento motor Série: Pré-escola (4 a 5 anos) Tema: Desenvolvimento motor fundamental- Estágio Elementar GALLAHUE & OZMUN (2001) denomina a fase motora fundamental como sendo a fase dos movimentos fundamentais. Dividindo em três estágios. Estagio Inicial, elementar e maduro que corresponde a idade de seis a sete anos e caracterizado pela eficiência mecânica, coordenação e performance controlada. MEINEL & SCHANABEL (1984) afirmam ainda que esta fase do desenvolvimento é caracterizada….

  • beneficios da gg

    1639 palavras | 7 páginas

    INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA GINÁSTICA GERAL Profa. Mariana Tsukamoto Uma das características da Ginástica Geral está na possibilidade de incluir qualquer pessoa que deseje participar, independente de nível de habilidade motora ou condição física, uma vez que não existe a exigência da execução dos movimentos/habilidades dentro de algum padrão. Esse fato ocorre pois na GG não existem regras rígidas nem competições. Para entendermos como a GG pode beneficiar praticantes….

  • AS HABILIDADES MOTORAS AQUATICAS BASICAS

    2802 palavras | 12 páginas

    AS HABILIDADES MOTORAS AQUÁTICAS BÁSICAS * Tiago Barbosa RESUMO: No domínio da aprendizagem e do desenvolvimento motor, as habilidades motoras básicas são pré-requisitos para a aquisição, posterior, de habilidades mais complexas, mais específicas, como são as desportivas. É nosso objetivo apresentar um conjunto de habilidades aquáticas básicas, que deverão ser abordadas ainda durante o processo de adaptação ao meio aquático, enquanto meio facilitador da aquisição e assimilação de….

  • TERMINOLOGIA E CONCEITOS UTILIZADOS NO DESENVOLVIMENTO MOTOR 1

    1317 palavras | 6 páginas

    TERMINOLOGIA E CONCEITOS UTILIZADOS NO DESENVOLVIMENTO MOTOR. Quando se fala sobre o ser humano deve ser considerado um ser integral que manifesta várias facetas. Essas facetas representam várias dimensões: a cognitiva, a afetiva, a social, a religiosa, a física, a motora, entre outras inúmeras. Ao explanar sobre a parte motora, relacionada ao movimento humano é de fundamental relevância abordar sobre as terminologias e conceitos usados para explicar o desenvolvimento motor, parte integrante de qualquer….

Trabalhos Populares

Quais são as fases do desenvolvimento motor?

De acordo com o modelo de desenvolvimento de Gallahue, Ozmun (2005), o desenvolvimento motor está dividido em quatro fases: Motora reflexiva; Motora rudimentar; Motora fundamental; Motora especializada.

Quais os estágios da fase motora Fundamental e suas respectivas idades?

As fases são separadas em estágios, por exemplo: a fase motora fundamental se caracteriza a partir dos 2 anos e vai até os 6-7 anos, subdividido de 2 em 2 anos aproximadamente, sendo denominados em estágios inicial, elementar e maduro (GALLAHUE; OZMUN; GOODWAY, 2013), uma vez que para a mesma fase, uma criança de 2 ...

Quais são as 4 fases do controle motor?

As quatro fases do controle motor são:.
Mobilidade: realização do movimento;.
Estabilidade: suporte de estresse sem falhar;.
Mobilidade controlada: capacidade de desempenhar atividades sem restrições;.
Habilidade: utilização total do movimento..