Quais os países membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU?

Quais os países membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU?

O conselho hoje 
Clique para ampliar

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) foi criado em 1945, no fim da Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de manter a paz e a segurança internacionais. É ele que autoriza sanções econômicas, o envio de missões de paz e o uso da força - e é considerado o órgão mais importante da ONU. Como membros permanentes estão as cinco maiores potências militares (Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França e China), que, na época da criação do órgão, representavam os responsáveis pela estabilidade internacional. Eles têm direito de veto, ou seja, podem barrar a aprovação de qualquer resolução. Dessa forma, ser um membro permanente garante muito mais poder ao país. Os outros dez membros são rotativos, eleitos pela Assembleia Geral da ONU, e cumprem mandato de dois anos. Essas vagas são divididas entre as regiões e os continentes (veja o infográfico). Há ainda um acordo entre o grupo africano e o asiático para que, alternadamente, exista sempre um representante de um país árabe.


Consultoria Gunther Rudzit, mestre em Segurança pela Georgetown University

Pergunta enviada por José Costa Sá Júnior, Teófilo Otoni, MG

Brasil assume assento rotativo no Conselho de Segurança das Nações Unidas

1 Janeiro 2022Paz e segurança

País integra grupo dos 10 membros não-permanentes durante biênio 2022-2023; Brasil foi eleito em junho ao lado de Albânia, Gabão, Gana e Emirados Árabes Unidos; em entrevista à ONU News, embaixador do Brasil listou algumas prioridades no órgão. 

Neste primeiro de janeiro, o Brasil volta a ocupar um assento rotativo no Conselho de Segurança das Nações Unidas. No biênio 2022-2023, o país completa sua 11ª passagem no órgão, que deixou em 2011.  

Além do Brasil, assumem os assentos Albânia, Gabão, Gana e Emirados Árabes Unidos, todos eleitos em junho de 2021. Os outros cinco não-permanentes são: Índia, Irlanda, Quênia, México e Noruega. 

Quais os países membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU?

Brasil foi eleito com 181 votos para ocupar um assento não-permanente do Conselho de Segurança em 2022-2023

Prioridades 

O Conselho de Segurança tem 15 países com direito a voto, mas apenas os cinco permanentes têm direito ao veto: China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia. 

Em outubro, o embaixador do Brasil na ONU, Ronaldo Costa Filho, falou à ONU News sobre as expectativas para os próximos dois anos. Para ele, a reforma do Conselho de Segurança é necessária para o órgão ser mais inclusivo e representativo. 

Costa Filho também citou o peso de blocos regionais como a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Cplp. 

“Uma das prioridades que o Brasil alinhou em sua campanha é o fortalecimento da cooperação da ONU com organismos regionais. Podemos falar na OEA [Organização dos Estados Americanos], no caso da nossa região, da União Africana, há uma relação já bastante profícua entre a ONU e a União Africana, e no caso mais específico, com a Cplp. Felizmente, dentro dos países de língua portuguesa não há grandes conflitos ou pontos de tensão. O Brasil tem o privilégio e a honra de ocupar a presidência da configuração especial para Guiné-Bissau na missão de consolidação de paz. É um motivo de satisfação para nós que Guiné-Bissau esteja em um caminho de pacificação e rumo ao desenvolvimento, menos tensão e mais desenvolvimento, e contamos em poder continuar colaborar, dialogar com todos os nossos países irmãos da Cplp”. 

O Escritório Integrado da ONU na Guiné-Bissau, Uniogbis, encerrou seu trabalho no país no final de 2020, cumprindo o mandato do Conselho de Segurança. Na ocasião, a ONU declarou que seguiria apoiando o país na implementação de reformas. 

Quais os países membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU?

Durante quase 10 anos de operação, o Brasil ocupou o comando da Força-Tarefa Marítima, FTM.

Defesa da paz 

De acordo com as informações divulgadas pelo Itamaraty, o Brasil buscará contribuir com a defesa da paz e soluções pacífica de conflitos, entre outros princípios inscritos na Constituição Federal do país e na Carta das Nações Unidas.  

O país também afirma que quer fortalecer as missões de paz ONU e defender mandatos que apoiem a interdependência entre segurança e desenvolvimento. 

Em nota, o Ministério de Relações Exteriores afirma que estará em posição privilegiada para atestar o compromisso com a reforma do Conselho e resguardar a legitimidade da atuação das Nações Unidas diante dos múltiplos e complexos desafios enfrentados pela comunidade internacional. 

Em julho, o Brasil assumirá a Presidência do Conselho de Segurança. 

♦ Baixe o aplicativo/aplicação para - iOS ou Android

Quais os países que fazem parte do Conselho de Segurança da ONU de forma permanente?

15 países fazem parte do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas. Cinco deles são permanentes no Conselho e possuem poder de veto. Os membros permanentes são: Rússia, Estados Unidos, França, Reino Unido e China.

Quais são os 5 membros permanentes por que eles foram escolhidos?

Os Membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas, também conhecidos como os Cinco Permanentes ou P5, incluem os cinco governos das seguintes nações: China, França, Rússia, Reino Unido e os Estados Unidos. Os membros representam as cinco grandes potências vencedoras da Segunda Guerra Mundial.

Quem faz parte do Conselho de Segurança da ONU 2022?

O Conselho é composto por 15 membros, sendo 5 membros permanentes com poder de veto: os Estados Unidos, a França, o Reino Unido, a Rússia (Estado sucessor da União Soviética) e a República Popular da China.

Quais países fazem parte da ONU 2022?

Afeganistão. (19 de novembro de 1946).
África do Sul. (7 de novembro de 1945).
Albânia. (14 de dezembro de 1955).
Alemanha. [4](18 de setembro de 1973).
Andorra. (28 de julho de 1993).
Angola. (1º de dezembro de 1976).
Antígua e Barbuda. (11 de novembro de 1981).
Arábia Saudita. (24 de outubro de 1945).