Quais os fatores que contribuíram para o início da crise cafeeira no Brasil?

Antes de se tornar um importante produto para a economia mundial, o café enfrentou problemas de ordem cultural. Portanto, em relação a este aspecto, é correto dizer que:

a) Inicialmente, o café era visto como um estimulante pecaminoso pela população europeia. O fato de essa bebida ter sido originada no continente africano contribuiu para a permanência desse paradigma até meados do século XVI.

b) O café não era bem aceito pela sociedade europeia pelo alto custo de seu consumo e pela falta de mão de obra na plantação dos cafezais no continente africano.

c) Uma das hipóteses levantadas foi de que o café era visto como uma bebida ingerida somente pelos deuses gregos e que um ser humano comum não poderia consumi-lo.

d) O preconceito contra a região em que o café foi originado contribuiu para que os europeus não ingerissem essa bebida. Porém, o principal bloqueio em relação a essa bebida no mercado europeu foi a resistência da mão de obra escrava para trabalhar nos cafezais na Europa.

Em relação à chegada do café no Brasil é correto dizer que:

a) O café chegou somente no século XIX no Brasil e teve bastante dificuldade de ganhar o gosto popular. No século posterior, o café tornou-se um produto importante para a economia, mas não representou grandes lucros para o Estado brasileiro.

b) O café chegou ao Brasil no século XVIII, quando a esposa do governador da Guiana Francesa presentou o Sargento paraense Francisco de Mello Palheta com uma muda de café, que posteriormente foi ganhando o gosto da população brasileira.

c) A plantação cafeeira no Brasil somente cresceu após a criação do Convênio de Taubaté no século XVIII, que priorizou investimentos públicos nos cafezais para alavancar a venda do produto no mercado nacional.

d) A chegada do café no Brasil trouxe poucas mudanças para a economia nacional, uma vez que a produção cafeeira foi produzida visando ao mercado interno que era mais rentável do que o comércio no mercado internacional.

Cite e explique dois fatores que contribuíram para a expansão da economia cafeeira no Brasil.

Explique a participação do empresário Irineu Evangelista de Souza no período de ascensão da economia cafeeira e do comércio brasileiro.

Letra A.O consumo do café não era bem visto na Europa, pois essa bebida foi estereotipada de pecaminosa e que era somente ingerida por pessoas pagãs, ou seja, por indivíduos pecadores. A raiz desse pensamento estava na origem do café que vinha da África, uma região bastante discriminada pela sociedade europeia. Entretanto, a partir do século XVII, esse paradigma foi rompido e o café passou de um estimulante pecaminoso para uma bebida de luxo consumida pelas elites europeias.

Letra B. A primeira muda de café no Brasil chegou através de Francisco de Mello Palheta que foi presenteado pela esposa do governador da Guiana Francesa. No início, o café foi plantado de maneira doméstica no Norte e Nordeste brasileiro e, gradativamente, foi ganhando força até se tornar a principal atividade econômica do Brasil em meados do século XIX e XX.

O primeiro fator que podemos mencionar foi a crise da economia açucareira no século XVIII no Brasil, provocada pela concorrência do açúcar antilhano que rompeu com o monopólio brasileiro. A saída foi procurar outra atividade econômica que suprisse o declínio da economia. O café foi a salvação encontrada para esse problema. O segundo fator foi a luta pela independência do Haiti que era um importante exportador cafeeiro e que durante séculos foi colônia da França. Durante o processo emancipatório, os haitianos deixaram de abastecer o mercado europeu que, a partir do século XIX, passou a adquirir esse produto do Brasil, alavancando as vendas desse produto.

Irineu Evangelista de Souza foi um empresário que contribuiu diretamente para o desenvolvimento econômico brasileiro durante o século XIX. Sua atuação no campo das indústrias influenciou o desenvolvimento de uma infraestrutura jamais vista no Brasil. A Companhia de Gás no Rio de Janeiro, a Estrada de ferro Mauá e a fundição e estaleiro da Ponta de Areia em Niterói foram os exemplos de investimentos de base realizados por ele que contribuíram para o desenvolvimento da economia cafeeira que passou a ter, por exemplo, a estrada de ferro para escoar sua produção. Além disso, ele ajudou na construção de rodovias para melhorar ainda mais a circulação de produtos agrícolas no Brasil.

Durante a Primeira Guerra Mundial, a economia norte-americana estava em pleno desenvolvimento. As indústrias dos EUA produziam e exportavam em grandes quantidades, principalmente, para os países europeus. p;Após a guerra o quadro não mudou, pois os países europeus estavam voltados para a reconstrução das indústrias e cidades, necessitando manter suas importações, principalmente dos EUA. A situação começou a mudar no final da década de 1920. Reconstruídas, as nações européias diminuíram drasticamente a importação de produtos industrializados e agrícolas dos Estados Unidos. Com a diminuição das exportações para a Europa, as indústrias norte-americanas começaram a aumentar os estoques de produtos, pois já não conseguiam mais vender como antes. Grande parte destas empresas possuíam ações na Bolsa de Valores de Nova York e milhões de norte-americanos tinham investimentos nestas ações.

Em outubro de 1929, percebendo a desvalorizando das ações de muitas empresas, houve uma correria de investidores que pretendiam vender suas ações. O efeito foi devastador, pois as ações se desvalorizaram fortemente em poucos dias. Pessoas muito ricas, passaram, da noite para o dia, para a classe pobre. O número de falências de empresas foi enorme e o desemprego atingiu quase 30% dos trabalhadores. A crise, também conhecida como “A Grande Depressão”, foi a maior de toda a história dos Estados Unidos. Como nesta época, diversos países do mundo mantinham relações comerciais com os EUA, a crise acabou se espalhando por quase todos os continentes.

A crise de 1929 afetou também o Brasil. Os Estados Unidos eram o maior comprador do café brasileiro. Com a crise, a importação deste produto diminuiu muito e os preços do café brasileiro caíram. Para que não houvesse uma desvalorização excessiva, o governo brasileiro comprou e queimou toneladas de café. Desta forma, diminuiu a oferta, conseguindo manter o preço do principal produto brasileiro da época. Por outro lado, este fato trouxe algo positivo para a economia brasileira. Com a crise do café, muitos cafeicultores começaram a investir no setor industrial, alavancando a indústria brasileira.

A solução para a crise surgiu apenas no ano de 1933. No governo de Franklin Delano Roosevelt, foi colocado em prática o plano conhecido como New Deal. De acordo com o plano econômico, o governo norte-americano passou a controlar os preços e a produção das indústrias e das fazendas. Com isto, o governo conseguiu controlar a inflação e evitar a formação de estoques. Fez parte do plano também o grande investimento em obras públicas (estradas, aeroportos, ferrovias, energia elétrica etc), conseguindo diminuir significativamente o desemprego. O programa foi tão bem sucedido que no começo da década de 1940 a economia norte-americana já estava funcionando normalmente.

Fonte: www.suapesquisa.com

Quais os fatores que iniciaram a crise do café no Brasil?

As primeiras mudas foram plantadas no Pará, e de lá o cultivo foi descendo pelo território brasileiro até chegar no Rio de Janeiro onde se desenvolveu o plantio sistemático em meados de 1760. A crise chegaria em meados do século XIX com o empobrecimento do solo, problemas hídricos e o fim da escravidão.

Quais fatores contribuíram para o desenvolvimento da economia cafeeira no Brasil?

Resposta:abundância de terra, disponibilidade de mão-de-obra, condições climáticas favoráveis e aumento do consumo na Europa e nos Estados Unidos.

Quais foram os principais fatores que contribuíram para o sucesso da produção cafeeira a partir do Segundo Reinado?

Fatores da expansão cafeeira: Solo e clima favoráveis no Brasil, especialmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais; Disponibilidade de terras; Crescimento do mercado consumidor na Europa e nos Estados Unidos.

O que ocasionou a aceleração e o crescimento da indústria cafeeira?

a política emissionista do governo central, que liberou créditos para a implantação de indústrias no país; a expansão da lavoura cafeeira, que gerou capitais a serem investidos, além de promover um processo de urbanização – gerador de crescente mercado consumidor de gêneros industrializados.