Quais os melhores cantores da MPB?

A música faz parte da cultura e da identidade de uma nação, é através desta arte que podemos conhecer a essência de um povo. O Brasil é um país rico culturalmente e quando falamos de música, é impossível não citar a MPB (música popular brasileira).

O movimento surgiu em meados dos anos 60, e até hoje seus idealizadores, compositores e músicos, são reverenciados em todo o mundo. Chico Buarque, Luiz Gonzaga, Roberto Carlos, Gilberto Gil, são algumas lendas que figuram nesta seleção de “arquitetos” da história musical brasileira. Vamos conhecer um pouco mais dos grandes nomes dessa maravilha que é a MPB.

Milton Nascimento

Esta lista começa com um dos grandes músicos do país: Milton Nascimento. Um dos mais influentes cantores do Brasil, o mineiro criado no Rio de Janeiro que possui notáveis sucessos, foi um dos pilares da fundação do “movimento MPB”. Sua voz e talento atravessaram continentes, o cantor já se apresentou nos 4 cantos do mundo. Extremamente talentoso, Milton recebeu o Grammy (Oscar da música) 5 vezes. É inegável que sem Milton Nascimento, a MPB não existiria.

Quais os melhores cantores da MPB?

Raul Seixas

O “maluco beleza” é considerado o pai do Rock brasileiro. Raul Seixas e sua brilhante carreira, com apresentações memoráveis e voz marcante, fizeram do artista um ícone da música brasileira. Em 26 anos de carreira, Raul lançou 17 discos. Com um estilo musical que misturava rock e baião, o último disco lançado por ele “A Panela do Diabo” vendeu 150 mil cópias. Há 28 anos Raul deixava órfãos seus fãs e a música brasileira, mas o legado para a música será eterno. Viva a sociedade alternativa!

Quais os melhores cantores da MPB?

Vinicius de Morais

Poeta, jornalista, diplomata, dramaturgo, cantor e compositor. Vinicius de Morais era um gênio em todas as áreas. O talento para a música foi o ponto alto da vida e da carreira de Vinicius. Graças às canções como “Chega de saudade”, “Estrada branca”, e “Outra vez”, sucessos da “Bossa Nova”, Vinícius de Morais tornou-se um dos maiores compositores da história do Brasil.

Quais os melhores cantores da MPB?

Paulinho da Viola

Poucos músicos no mundo tocam violão com tanta maestria como Paulinho da Viola. Criado no Rio de Janeiro, reduto do samba, desenvolveu toda a carreira através dos gêneros musicais: choro e samba. Paulinho recebeu diversos prêmios na carreira, entre eles a Ordem do Mérito Cultural, em 2001, e o título dado pelo governo francês de Chevalier de L’ordre des Art et des Letters, em 1985. “A música de Paulinho da Viola representa um universo particular dentro da cultura brasileira. Experimentá-la é reconhecer que a identidade cultural brasileira não é única, há sempre algo mais”, trecho retirado do site oficial do cantor.

Quais os melhores cantores da MPB?

Chico Science

O estado de Pernambuco nunca mais foi o mesmo após o nascimento do seu filho mais ilustre, Chico Science. A mistura do maracatu com sua percussão deu origem à uma das bandas mais notáveis do país: “Nanção Zumbi”. O nordeste sempre foi muito bem representado por Chico e figurava em todas suas composições, motivo de orgulho para os nordestinos e todo o povo brasileiro. “Chico Science foi o nosso Bob Marley”, disse o cantor e compositor Lenine.

Quais os melhores cantores da MPB?

Rita Lee

Com um estilo musical irreverente e totalmente autoral, Rita Lee escreveu seu nome na história da música popular brasileira. O rock deu à ela projeção nacional tornando-a uma referência na década de 70. Rita Lee consolidou-se no cenário musical e foi uma da primeiras mulheres a usar uma guitarra elétrica. Seus diversos sucessos, como “Lança Perfume”, “Baila Comigo”, “Erva Venenosa” fazem parte do patrimônio cultural brasileiro. Com 22 premiações na carreira, Rita Lee é uma das maiores vozes femininas que o país já produziu.

Quais os melhores cantores da MPB?

Elis Regina

Elis, uma das maiores cantoras de todos os tempos, a voz inigualável que atravessa gerações. A “pimentinha”, apelido dado por sua amiga Rita Lee, enfileirou sucessos e ganhou diversos prêmios durante seus 20 anos de carreira, sendo comparada à estrelas da música mundial como Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan e Billie Holiday. O domínio no palco era impressionante, tanto que após apresentar-se no Festival de Jazz de Montreux, na Suíça, em 1979, Elis ficou conhecida entre os críticos europeus como “a nova Ella Fitzgerald”.

Quais os melhores cantores da MPB?

Luiz Gonzaga

O “rei do baião” Luiz Gonzaga, foi um dos mais importantes personagens da história da música popular brasileira. Carregando uma sanfona, instrumento que até hoje é associado a seu nome, o cantor e compositor transformou o ritmo nordestino rompendo barreiras nacionais e internacionais. “Asa Branca”, sua composição de maior sucesso, é considerada uma das 100 músicas mais importantes da história do Brasil, ela já foi regravada por mais de 20 artistas e possui até versão em inglês.

Quais os melhores cantores da MPB?

Pixinguinha

O gênero musical denominado “choro”, só ganhou projeção e uma forma definitiva após a notável contribuição de Pixinguinha. O maior compositor da música popular brasileira também foi espetacular no samba, maxixe e valsa. Ao longo da carreira foram mais de 50 composições, diversos artistas já regravaram seus sucessos. É possível afirmar que sem Pixinguinha, a música popular brasileira nem seria tão popular assim.

Quais os melhores cantores da MPB?

Dorival Caymmi

Um dos pilares do samba e da bossa nova, maior contribuinte para a expansão dos gêneros dentro e fora do Brasil, foi Dorival Caymmi. Nascido na Bahia, o pintor, violinista, ator, cantor e compositor é autor de sucessos que até hoje fazem parte de um seleto grupo de músicas inesquecíveis da música popular brasileira. “Samba da minha Terra”, “Saudade de Itapuã” e “Rosa Morena” são alguns exemplos. “Caymmi representa um dos momentos mais altos da criação brasileira e da criação baiana, em particular. Quer dizer, a poesia mais profunda da vida baiana, do povo baiano”, disse o escritor Jorge Amado.

Quais os melhores cantores da MPB?

Gilberto Gil

Gilberto Passos Gil Moreira, ou simplesmente Gilberto Gil é o cantor mais premiado da história da música brasileira. Um dos líderes da tropicália (movimento cultural que surgiu sobre influências artísticas e da cultura pop) e fundador da MPB, Gil recebeu 3 grammys internacionais e 1 grammy latino. Com mais de 50 álbuns lançados na carreira, ele já cantou praticamente todos ritmos, do rock ao reggae. Gilberto Gil e MPB, um casamento que já dura mais de 5 décadas! Sua relação com a cultura brasileira é tão forte, que foi indicado Ministro da Cultura, cargo que ocupou de 2003 à 2008.

Quais os melhores cantores da MPB?

Tim Maia

O “síndico da MPB”, dono de uma voz marcante e com o inesquecível “retorno” sempre pedido em seus shows, Tim Maia não podia estar de fora da galeria de grandes cantores da história da MPB. O estilo “soul music”, foi introduzido por ele na música brasileira popularizando o gênero no país. Tim Maia recebeu por seis vezes o prêmio Sharp, considerado um dos mais respeitados do segmento musical. O comportamento polêmico, a voz rouca, suas maravilhosas músicas e sua presença de palco nunca serão esquecidos.

Quais os melhores cantores da MPB?

Cartola

Em 1908 nasceu no Rio de Janeiro aquele que é considerado o maior sambista da história, Cartola. Ele teve o primeiro contato com o samba ao mudar-se para o morro da mangueira, onde conheceu o amigo Carlos Cachaça. A partir daí, nunca mais se distanciou da “boemia”. Com sucessos como “As rosas não falam”, “Alvorada”, “O Sol Nascerá” e o “Poeta das Rosas”, suas músicas se tornaram patrimônio histórico da música brasileira. “Alguns, como Cartola, são trigo de qualidade especial. Servem de alimento constante. A gente fica sentindo e pensamenteando sempre o gosto dessa comida. O nobre, o simples, não direi o divino, mas humano Cartola”, disse o poeta Carlos Drumond de Andrade.

Quais os melhores cantores da MPB?

Noel Rosa

Um dos ícones da música popular brasileira, sambista de reconhecimento mundial. Apesar da curta carreira com apenas 8 anos nos palcos, Noel Rosa colocou seu nome na história da MBP e do samba. Ele morreu aos 26 anos de idade devido a uma tuberculose, mas foi responsável por popularizar o samba trazendo o estilo do “morro” para o “asfalto”.

Quais os melhores cantores da MPB?

Roberto Carlos

Um dos maiores cantores da MPB, o rei Roberto Carlos não poderia estar de fora desta “lista de melhores da música popular”. Com mais de 40 prêmios recebidos na carreira, o cantor que foi um dos fundadores da jovem guarda é referência musical. O rei iniciou a carreira no samba, passou pela bossa nova e pelo rock, até encontrar seu ritmo preferido: as canções de amor. Não existe uma pessoa que não saiba cantar pelo menos uma das canções de Roberto Carlos!

Quais os melhores cantores da MPB?

Jorge Ben Jor

Rock, samba, jazz, maracatu, funk e até hip hop, são apenas alguns estilos musicais que Jorge Ben Jor canta com propriedade. A “levada” dançante de suas canções foram pioneiras na cenário da música nacional. “Mas que nada” e “Chove, Chuva”, foram alvos de crítica na época do lançamento, diziam que as composições eram modernas demais. A vida e obra de Jorge Ben, é similar à sua composição “Do Leme ao Pontal”, porque não há nada igual!

Quais os melhores cantores da MPB?

Caetano Veloso

Cinquenta anos de carreira com uma linda história de sucesso. Desde que surgiu no cenário musical no festival de 1967, as canções de Caetano Veloso seguem influenciando gerações. Um dos fundadores da tropicália, ao lado do amigo Gilberto Gil, Caetano teve suas canções regravadas em diversas línguas e foi responsável por revolucionar a música popular brasileira.

Quais os melhores cantores da MPB?

Chico Buarque

O queridinho da MPB, o cantor Chico Buarque de Holanda já lançou mais de 80 discos na carreira. Contemporâneo de Caetano Veloso e Gilberto Gil, Chico é um dos fundadores da tropicália. Chico Buarque venceu o primeiro festival de música da história da MPB em 1967, com a canção “A Banda”. Bossa nova, Samba, MPB e Choro, são especialidades do carioca, que atualmente está com 73 anos. Ao longo da carreira foram 11 premiações importantes, entre elas 3 Grammies Latino.

Quais os melhores cantores da MPB?

Tom Jobim

O maior de todos os tempos, compositor, pianista, maestro, arranjador, violinista e cantor. Antônio Carlos Jobim, é fundador e o maior nome da história da bossa nova. Tom, como era conhecido, trouxe originalidade, ousadia e harmonia às melodias. Muito antes da palavra MPB ser dita, Tom Jobim já levantava a bandeira do movimento da música brasileira. Seu maior sucesso “Garota de Ipanema”, foi regravada por Frank Sinatra, maior nome internacional da história da música. Viva os nossos grandes “patrimônios” nacionais!

Quem é o maior cantor de MPB?

Alguns dos grandes nomes da MPB são: Tom Jobim, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Maria Bethânia, Milton Nascimento, Elis Regina, Raul Seixas, Belchior, Elza Soares, entre outros.

Quem são os principais cantores de MPB?

Nomes importantes como os de Chico Buarque, Elis Regina, Edu Lobo, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Gal Costa, Maria Bethânia, Tom Zé, Gilberto Gil, o grupo vocal MPB-4, entre tantos outros talentos que surgiram nesta época.

Quais são os melhores cantores de MPB na atualidade?

Confira os artistas que compõem a nova geração do que chamamos de nova música popular brasileira:.
Anavitória. O nome parece de uma única pessoa. ... .
OutroEu. ... .
Silva – ecos tropicalistas na nova MPB? ... .
Gilsons. ... .
Duda Beat. ... .
Rubel. ... .
Jão – versatilidade da nova MPB..

Qual o MPB mais famoso do Brasil?

Garota de Ipanema é uma canção indispensável para a MPB. Ela se tornou famosa ao ponto de ser a segunda música mais tocada do planeta. Garota de Ipanema foi composta pela dupla Vinícius de Moraes e Tom Jobim em homenagem à carioca Helô Pinheiro.