Quais os cuidados básicos relacionados ao cateter vesical de demora?

O cateter vesical de demora exige alguns cuidados especiais para evitar que o paciente sofra com alguma complicação. Buscando te auxiliar a conhecer mais sobre os cuidados e o procedimento, separamos algumas dicas importantes neste artigo. Confira:

Aspectos gerais

O cateter vesical é inserido na uretra e vai até a bexiga onde fica fixado por meio de um balonete. Ele é ligado a uma extensão que drena a urina até um saco coletor.

Pelo fato do sistema urinário ser um sistema estéril, ou seja um sistema limpo, livre de contaminação e flora bacteriana, a técnica do cateterismo também é uma técnica estéril que deve ser executada por um enfermeiro capacitado para evitar qualquer dano ao paciente.

As condições que requerem seu uso são:

Tratamento da retenção urinária, em casos de hipertrofia benigna da próstata, ou em pós-operatório de cirurgias urológicas e ginecológicas, para impedir o enchimento da bexiga e acelerar a recuperação.

Normalmente o paciente irá para casa com o cateter e é importante a orientação da própria pessoa e da família para o cuidado com o cateter vesical em casa.

Cuidados com o paciente que usa cateter vesical de demora:

-Trocar o cateter de acordo com a indicação do fabricante, esvaziar o saco coletor e verificar sempre se o cateter não está entupido.

-Manter sempre o cateter e o saco coletor bem limpos, assim como os órgão genitais lavados e secos, para evitar contaminação e uma infecção urinária.

-Observar se a cor e aspecto da urina se  mantém normal, (amarelada e sem coágulos de urina)  caso esteja alterada (rosada, marrom ou verde) pode ser sinal de complicações que devem ser imediatamente informadas ao médico para evitar prolongar o uso do cateter.

-Manter o cateter e o saco coletor limpos para manter limpa e sem cristais de urina, que podem obstruir ou provocar infecção, deve-se:

  • Evitar puxar ou empurrar o cateter vesical, pois pode provocar feridas na bexiga e na uretra;
  • Não levantar a bolsa coletora acima do nível da bexiga, mantendo-o pendurado na beira da cama ao dormir, por exemplo, para a urina não entrar na bexiga novamente;

-Nunca colocar a bolsa no chão, transportando-o sempre que for preciso dentro de uma sacola de plástico ou amarrado na perna, para evitar que as bactérias do chão contaminem o cateter.

-Esvaziar a bolsa coletora sempre que estiver com metade da sua capacidade preenchida de urina.

-Secar bem o saco coletor e a sonda depois do banho.

-Observar sinais de alerta que indicam que se deve ir imediatamente no hospital ou pronto socorro, para trocar o cateter e fazer exames, são:

  • Sangue dentro do saco coletor da sonda vesical;
  • Urina vazando fora da sonda;
  • Febre acima de 38º C e calafrios.
  • Dor na bexiga.

Confira também: 9 Top dicas para cuidar da pele de idosos

  • 7

    Shares

Quais os cuidados básicos relacionados ao cateter vesical de demora?

Leviva

A Leviva é uma clínica especializada no tratamento e prevenção de feridas agudas e crônicas com enfoque também nas áreas de cuidados podiátricos, estomias e incontinências (anal e urinária), utilizando-se de equipe qualificada e técnicas modernas.

Quais os cuidados básicos relacionados à cateterismo vesical de demora?

Orientações de alta ao paciente em uso de Sonda Vesical de Demora.
Lava bem as mãos com água e sabão antes e depois de manusear a sonda..
Sempre deixar sua sonda presa na coxa com fita (esparadrapo ou micropore) para que não ocorra tracionamento da mesma..
Nunca deixar a bolsa coletora no chão..

Quais são os cuidados do técnico de enfermagem durante e irrigação vesical?

Importante: Para instalar a irrigação vesical, é necessário que o paciente esteja com uma sonda vesical de 3 vias. coloração da urina. Registrar o volume instalado nas anotações de enfermagem ou planilha de balanço hídrico; • Assinar e carimbar.

Qual a indicação da SVD sonda vesical de demora e quais os cuidados de enfermagem?

Este tipo de sonda está indicada quando é necessário promover o esvaziamento constante da bexiga, monitorar o débito urinário, fazer o preparo cirúrgico, realizar irrigação vesical ou para diminuir o contacto da urina com lesões de pele próximas à região genital.

Quais os cuidados para prevenção de infecção do trato urinário relacionada ao cateter vesical de demora?

Manter o fluxo de urina desobstruído; Esvaziar a bolsa coletora regularmente; Manter sempre a bolsa coletora abaixo do nível da bexiga; Não realizar irrigação do cateter com antimicrobianos nem usar antissépticos tópicos ou antibióticos aplicados ao cateter, uretra ou meato uretral.