Quais são itens importantes na práticas seguras do processo de terapia medicamentosa?

Connection denied by Geolocation Setting.

Reason: Blocked country: South Korea

The connection was denied because this country is blocked in the Geolocation settings.

Please contact your administrator for assistance.

WatchGuard Technologies, Inc.

A responsabilidade da administração de medicamentos é dos enfermeiros; conheça as barreiras para minimizar riscos de erro

Por Eliana Argolo*

A administração de medicamentos exige muita responsabilidade da enfermagem. Para isso, a equipe utiliza mecanismos de segurança denominados “certos”, que inclui protocolo conhecido como “cinco certos”, sendo que hoje há publicações de artigos com até “treze certos” para a administração segura de medicamentos. O mais importante, independentemente do protocolo utilizado, é aplicar as barreiras essenciais para minimizar o risco de erro na administração de medicamentos, garantindo a segurança do paciente nesse processo.

REBRAENSP ressalta: Em caso de dúvida, não administre o medicamento

Combinação de estratégias evita erros na conciliação de medicamentos, diz farmacêutica do Sírio-Libanês

O processo de medicação é composto por muitas etapas, que envolve uma série de decisões de diferentes profissionais de saúde. Esse processo é iniciado pela escolha do medicamento a ser adquirido pela instituição, pois a decisão de comprar um novo medicamento com embalagem ou miligrama diferente do habitual, por exemplo, pode ser o start para a ocorrência de um incidente, com dano ou não, relacionado à administração errada de um medicamento.

Como barreiras de prevenção para minimizar o risco de erros na administração de medicamentos, podemos citar: padronização desde a compra seguida do cadastro e prescrição do medicamento, restrição de acesso aos medicamentos, rótulos e alertas automatizados e verificação em dupla checagem por profissionais diferentes envolvidos no cuidado do paciente.

O que ainda pode colaborar para evitar a ocorrência de erros é a adoção de uso de seringas com diferentes adaptadores de conexões e sistemas de administração incompatíveis em situação de via oral/enteral e endovenosa, bem como utilização de cores e classes de medicamentos específicos e identificação diferenciada de soluções eletrolíticas concentradas.

Caminho é o monitoramento
A Instituição de saúde deve contar com uma Comissão Interna de Farmácia Terapêutica e/ou o Núcleo de Segurança do Paciente para as definições sobre o uso seguro dos medicamentos. Ressalto a importância de um sistema de monitoramento sobre o uso do grupo de medicamentos chamados potencialmente perigosos ou de alta vigilância, os quais requerem maior vigilância sobre seu uso por apresentarem risco aumentado de provocar danos significativos aos pacientes em decorrência de falha no processo de utilização, conforme define o Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos (ISMP Brasil 2013).

Inscreva-se já no Curso Online: Segurança do Paciente – fundamentos teóricos e práticos

São muitas as etapas que envolvem a administração dos medicamentos e, por isso, fragilidades em qualquer uma delas pode resultar em um incidente. Alguns fatores são de extrema importância para aumentar a segurança no processo:

  • A identificação correta do paciente com pelo menos dois dados explícitos em sua identificação como, nome completo e data de nascimento;
  • Padronização institucional de abreviaturas;
  • Conciliação medicamentosa na admissão do paciente e sempre que necessário;
  • Conhecimento sobre histórico de alergia e sinalização dessa informação em todas as etapas do cuidado;
  • Legibilidade da prescrição médica ou prescrição digitada e uso de um sistema eletrônico com padronizações e barreiras de segurança;
  • Validação da prescrição pelo profissional farmacêutico;
  • Sistema de distribuição por dose unitária;
  • Encorajamento do paciente e familiar para participarem desse processo, indagando a equipe sobre informações a respeito do medicamento que será administrado.

A enfermagem é considerada a principal barreira para evitar um erro relacionado ao uso de medicamento por ser, na maioria das vezes, o profissional que executa a ação de administrar o medicamento. Por isso, é de extrema importância que enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem olhem para a prática diária e para os processos da instituição a qual estejam inseridos e reflitam “onde é possível intervir no processo de medicação para que essa prática se torne mais segura?”.

Veja mais




Quais são as práticas seguras na administração de medicamentos?

3.3 Práticas seguras na administração de medicamentos A administração requer ambiente adequado, iluminado, organizado e com o mínimo de interrupções, reservado para a realização de cálculos e preparo de medicamentos.

Quais são as etapas da terapia medicamentosa?

O processo da terapia medicamentosa compreende várias etapas, entre elas: prescrição, dispensação, preparo, administração e monitoramento pós-administração. Sua complexidade pode ser atribuída a um processo com múltiplas etapas que depende da interação de uma equipe multidisciplinar.

O que é importante para prescrição segura de medicamentos?

Itens de verificação para a prescrição segura de medicamentos a) Identificação do paciente: A prescrição deve conter: • Nome da unidade de saúde; • Nome completo do paciente; • Data de nascimento; • Número do prontuário ou registro do atendimento ou número da ocorrência; • Enfermaria/Leito se for o caso.

Qual das medidas abaixo É indicada para o preparo do medicamento de forma segura?

Qual das medidas, abaixo, é indicada para o preparo do medicamento de forma segura? Checar o nome completo do paciente, na etiqueta do medicamento, com o nome, na pulseira de identificação.