Quais os 3 tipos de radiação ionizante?

Dependendo da intensidade e da duração da exposição, a radiação pode trazer benefícios ou riscos à saúde da população exposta

Publicado em 24/05/2022 11h30 Atualizado em 25/11/2022 16h00

Quais os 3 tipos de radiação ionizante?

Radiação ionizante é aquela que tem energia suficiente para remover elétrons dos átomos, criando então os íons (INCA, 2021).

As fontes naturais da radiação ionizante são os raios cósmicos e os radionuclídeos provenientes da crosta terrestre, encontrados em locais como no solo, nas rochas, nos materiais de construção, na água potável e no próprio corpo humano. 

Em relação à exposição às radiações por fontes naturais, o radônio merece destaque. Trata-se de um gás natural, sem cheiro, cor ou sabor, que tende a se concentrar em ambientes fechados como minas subterrâneas, residências ou locais de trabalho (INCA 2021, 2012). Uma vez inalado, o radônio é depositado no trato respiratório e está associado ao câncer de pulmão, sendo a segunda causa deste depois do tabagismo (WHO, 2016). Uma forma de se proteger é a manutenção de ambientes ventilados, evitando a concentração desse gás.  

Fontes não naturais, ou produzidas pelo homem, de radiações ionizantes são comumente encontradas nos cuidados em saúde (raios-x, tomografia computadorizada e radioterapia) e na geração de energia (usinas nucleares). 

O risco de câncer proveniente dessa exposição depende da dose, da duração da exposição, da idade em que se deu a exposição e de outros fatores como, por exemplo, a sensibilidade dos tecidos frente aos efeitos carcinogênicos da radiação


Formas de exposição

No trabalho:

  • Indivíduos que trabalham na indústria nuclear ou em torno de equipamentos que emitem radiação (instituições médicas ou laboratórios); trabalhadores em minas subterrâneas de hematita, pela exposição ao radônio.

Ambiental:

  •  Todos nós somos expostos a diferentes intensidades de radiação que inclui aquelas provenientes de fontes naturais ou produzidas pelo homem.

Principais efeitos à saúde

Efeitos agudos:

  • Náuseas, fraqueza, perda de cabelo, queimaduras na pele ou diminuição da função orgânica. Pacientes tratados com radiação frequentemente experimentam os efeitos agudos, devido à exposição em altas doses.

Efeitos crônicos:

  • A radiação pode causar alterações no DNA. O câncer também é considerado um efeito da exposição à radiação, já tendo sido observadas as associações conforme o quadro a seguir:
Tipo de radiaçãoCâncer em humanos
Raio X e Raios Gama Glândula salivar, esôfago, estômago, cólon, pulmão, ossos, mama, bexiga, rim, pele, cérebro e sistema nervoso central (SNC), tireoide e leucemia.
Partículas alfa Pulmão e leucemia.
Partículas Beta Tireoide, leucemia, glândula salivar, osso e sarcoma.

Medidas de controle

Recomenda-se o correto planejamento das atividades que serão desenvolvidas em ambientes de trabalho, de forma a diminuir as doses individuais, o número de pessoas expostas e a probabilidade de exposições acidentais. Os equipamentos de proteção Individual e Coletiva (EPC e EPI) devem ser utilizados por todos os trabalhadores (Minas Gerais, 2013).


Referências Bibliográficas

MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Saúde. Projeto Planalto Poços de Caldas: Câncer e radiação natural: incidência e comportamento de risco. Belo Horizonte: ESP-MG, 2013.

INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA. Diretrizes para a vigilância do câncer relacionado ao trabalho. Rio de Janeiro: INCA; 2012.

INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA. Ambiente, trabalho e câncer: aspectos epidemiológicos, toxicológicos e regulatórios / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. – Rio de Janeiro: INCA, 2021.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Fact sheets. Radon and health. Gene­va: WHO, 2016.

Radiação é um assunto temido por muitas pessoas. Com certeza você já assistiu a filmes e desenhos animados que tratam a radiação como algo que pode trazer danos ao ser humano. Esse medo ocorre principalmente pela falta de informações sobre o assunto.

Você sabe o que é radiação? Conhece os tipos existentes? Todo tipo de radiação é prejudicial? Tem noção sobre quais são as utilizações das radiações? Vamos agora responder a todas essas perguntas.

1) O que é radiação?

Radiação é o termo utilizado em referência às várias formas existentes de energia.

2) Quais são os tipos de radiação?

a) Radiações não ionizantes

São as radiações que não são capazes de separar os átomos presentes em uma molécula, não provocando, assim, alteração na composição do material. Alguns exemplos são:

  • Infravermelho (Produzida em um ferro de passar)

  • Ultravioleta (Produzida pelo sol)

  • Micro-ondas (presente em um aparelho de micro-ondas doméstico)

  • Luz visível (produzida em lâmpadas comuns, por exemplo)

  • Ondas de rádio (produzida em aparelhos de som, por exemplo)

Quais os 3 tipos de radiação ionizante?

Esquema de várias fontes de radiação não ionizante

b) Radiações ionizantes

São aquelas que partem do interior do núcleo do átomo de elementos radioativos, como o césio-137. Essas radiações podem provocar alterações nos materiais, mas tudo depende das características da radiação.

- Radiação Alfa (2α4)

Radiação representada pela sigla 2α4, sendo o 2 o seu número atômico e 4 o seu número de massa (soma do número de prótons com o número de neutros). É formada por dois prótons (número de prótons é igual ao número atômico) e dois nêutrons, ou seja, é formada pelas partículas mais pesadas que formam o átomo.

A radiação alfa é a forma de radiação mais pesada que existe e, por isso, apresenta um pequeno poder de penetração (não consegue atravessar sequer uma folha de papel) na matéria e desloca-se no ar com uma velocidade igual a 10% da velocidade da luz.

- Radiação Beta (-1β0)

Radiação representada pela sigla-1β0 e possui número atômico igual a -1 e número de massa igual a 0. Como não apresenta número de massa, não é formada nem por prótons nem por nêutrons. Já o número atômico -1 indica que ela é composta por um elétron que parte do interior do núcleo do átomo.

Como não apresenta massa, mas possui uma partícula na composição, a radiação Beta possui um poder de penetração na matéria superior ao da radiação alfa, conseguindo deslocar-se no ar com uma velocidade equivalente a 90% da velocidade da luz.

- Radiação Gama (0γ0)

Radiação representada pela sigla 0γ0 e que não apresenta número atômico nem número de massa. Assim, não é formada por nenhuma partícula presente no átomo. Na realidade, a radiação gama é uma perturbação (onda eletromagnética) formada sempre que o núcleo de um átomo elimina radiações alfa e beta.

A ausência de partículas na sua composição faz com que ela seja a forma de radiação com maior poder de penetração (consegue atravessar o corpo humano), além de conseguir deslocar-se no ar com a velocidade da luz.

3) Todo tipo de radiação é prejudicial ao ser humano?

Toda e qualquer forma de radiação pode ser prejudicial ao ser humano, mas tudo depende do tempo de exposição e da quantidade de radiação que o indivíduo receber. Alguns prejuízos são:

  • Mutações genéticas (radiações ionizantes)

  • Inflamação dos olhos (ultravioleta e infravermelho)

  • Queimadura na pele (ultravioleta e infravermelho)

4) Quais são as utilizações das radiações?

a) Radiações não ionizantes:

As radiações não ionizantes, de uma forma geral, são utilizadas para:

  • Aquecer alimentos no interior de um aparelho micro-ondas (micro-ondas)

  • Iluminar um ambiente (luz visível)

  • Fabricação de vidros (infravermelho)

  • Secagem de tintas e vernizes (ultravioleta)

  • Tratamento de inflamações em músculos e articulações (infravermelho e ultravioleta)

  • Soldas elétricas (infravermelho)

b) Radiações ionizantes

As radiações ionizantes, de uma forma geral, são utilizadas para:

  • Tratamento de câncer;

  • Realização de exames de imagem, como radiografia e tomografia;

  • Esterilização (eliminação de bactérias e fungos) de alguns alimentos industrializados;

  • Esterilização (eliminação de bactérias e fungos) de materiais descartáveis, como seringas e instrumentos cirúrgicos.

Por Me. Diogo Lopes Dias

Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

Quais são as 3 principais radiações ionizantes?

Conhecer os principais tipos de radiação ionizante (partículas alfa, partículas beta, raios X e raios gama), e saber as diferenças entre elas.

Quais são os 3 tipos de radiação?

Radiações Alfa, Beta e Gama.

Quais são as radiações do tipo ionizante?

As fontes naturais da radiação ionizante são os raios cósmicos e os radionuclídeos provenientes da crosta terrestre, encontrados em locais como no solo, nas rochas, nos materiais de construção, na água potável e no próprio corpo humano. Em relação à exposição às radiações por fontes naturais, o radônio merece destaque.

Quais são os 4 tipos de radiação?

Ultravioleta (Produzida pelo sol) Micro-ondas (presente em um aparelho de micro-ondas doméstico) Luz visível (produzida em lâmpadas comuns, por exemplo) Ondas de rádio (produzida em aparelhos de som, por exemplo)