Quais mudanças na organização social ocorreram durante o processo de sedentarização

Como viviam os povos nômades e sedentários?

Os nômades viviam da caça de animais e da coleta de frutos da natureza. ... Desta forma, se inicialmente caçavam pequenos animais, com o desenvolvimento de novas técnicas e utensílios passaram a caçar animais maiores, que auxiliavam na manutenção e sobrevivência do grupo.

Quais foram as técnicas descobertas que iniciou a transição da colonização nômade para sedentário?

Verificado por especialistas. Os povos deixaram de ser nômades e se tornaram sedentários a partir da Revolução Agrícola. No período Neolítico ocorreu a primeira Revolução Agrícola, em que o homem migrou do sistema de caça para a agricultura.

Quando a população deixou de ser nômade e passou a ser sedentária?

Resposta : uma parte da humanidade deixou de ser nômade quando foi desenvolvida a agricultura, que permitia o cultivo de produtos alimentícios em grandes quantidades.

O que é mudança de longa duração?

A longa duração é um conceito histórico criado pelo francês Fernand Braudel. Utilizado por ele em sua tese doutorado de 1949 intitulada La Méditerranée et le monde méditerranéen à l'époque de Philippe II, introduziu uma nova maneira de abordagem dos acontecimentos históricos: aqueles que transcorrem na longa duração.

Quais mudanças na organização social ocorreram durante o processo de sedentarização?

No neolítico, houve uma série de mudanças importantes com o surgimento da agricultura e da pecuária, tais como o aumento do número de pessoas em cada tribo ou grupo - resultando nas primeiras cidades-, uma maior complexidade política na organização social, o sedentarismo, uma maior preocupação com a propriedade, dentre ...

Como pode ocorrer as transformações na história?

As transformações na história podem ocorrer em ritmos diferentes porque os diferentes povos em diferentes regiões possuem desenvolvimento, culturas, tecnologias e experiências diferentes, bem como essas diferentes regiões passam por distintas mudanças e fenômenos naturais ao longo do tempo.

Quais mudanças na organização social ocorreram durante o processo de sedentarização

Hoje vamos conversar sobre um fato histórico muito importante! Sobre nômades e sedentários, sobre como o ser humano parou de se deslocar de um lugar a outro, passando a viver em um único lugar.


Atividade 1

Leia o texto.

nomadismo é uma forma de vida que esteve presente nos grupos humanos, especialmente antes da Revolução Agrícola. É uma prática humana de grupos que, ao invés de viverem fixos em um só local, espalham-se pelo território à procura de alimento. Sua caminhada gira em torno dos recursos naturais disponíveis: quando estes se esgotavam, movia-se para outros locais. Entre 1 milhão de anos e 10 mil anos a humanidade viveu de forma nômade. 

Os nômades viviam da caça de animais e da coleta de frutos da natureza. Porém, ao longo do tempo, homens e mulheres foram desenvolvendo diferentes técnicas para suas atividades. Desta forma, se inicialmente caçavam pequenos animais, com o desenvolvimento de novas técnicas e utensílios passaram a caçar animais maiores, que auxiliavam na manutenção e sobrevivência do grupo.

Ao passo que os grupos foram tornando-se sedentários foram também se tornando dependentes do trabalho coletivo. Seriam, portanto, os nômades mais livres que os sedentários? Embora os grupos nômades não tenham criado um sistema complexo de relações de trabalho, suas vidas eram pautadas pelas condições climáticas, pelo ritmo e necessidades do grupo, pela incidência de animais, dentre tantas outras questões. A liberdade, portanto, era também bastante limitada.Há 10 mil anos iniciou-se a atividade agrícola, que se espalhou pelo mundo. A agricultura possibilitou a vida sedentária, o aumento populacional e o cultivo de alimentos que sustentavam um grupo durante todo o ano. A necessidade de cultivo fez com que se tornasse necessário o domínio dos rios e a construção de obras públicas, o que ocasionou em uma Revolução Urbana.

Atividade 2

Copie as questões em seu caderno e responda:

  1. Será que ainda existem povos nômades? Pesquise e escreva quem são eles.
  2. Em sua opinião, a agricultura e a domesticação de animais possibilitaram a sedentarização dos povos? Explique.
  3. O que a agricultura tem a ver com o assunto tratado no texto?
  4. Nos dias atuais, quais são as técnicas de produção de alimento? E, como é feito o seu transporte e a distribuição de alimentos? 

Atividade 3

Observe a imagem e escreva, em seu caderno, sobre ela.

Quais mudanças na organização social ocorreram durante o processo de sedentarização


Objeto de Conhecimento O que forma um povo: do nomadismo aos primeiros povos sedentarizados;
ComponentesCurricular História
Habilidades (EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.
Proponentes/ Professores: Ana Cristina de Souza Vieira Marilene Ferreira Machado Lima
Instituição Educacional: Escola Municipal Jardim Nova Esperança
CRE: Brasil Di Ramos Caiado

Quais as mudanças na organização social ocorreram durante o processo de sedentarização?

O sedentarismo se tornou possível com novas técnicas agrícolas e pecuárias. O desenvolvimento do sedentarismo aumentou a agregação populacional e levou à formação de vilas, cidades e outras formas de comunidades.

Quais são as características do processo de sedentarização?

Sedentarização é basicamente quando um povo deixa de ser nômade para se fixar e lugar próprio. Processo por meio do qual o homem passa a habitar de forma fixa,a partir das práticas agrícolas. Assim,ele deixa de ser nômade, isto é, deixa de viver permanentemente mudando de lugar.

Como ocorreu o processo de sedentarização dos seres humanos?

Por volta de 4000 a.C., as primeiras comunidades se estabeleceram próximos aos rios, pela necessidade de terra fértil e água para a agricultura. Desta forma, ocorreu o processo de sedentarização, isto é, deixaram de ser nômades permanecendo em um lugar fixo.

Quais os fatores que contribuíram para a sedentarização dos seres humanos?

A agricultura, a domesticação dos animais e as técnicas de controle do meio ambiente permitiram ao homem permanecer num mesmo lugar por mais tempo.