Quais os elementos que precisam estar presentes nas representações cartográficas rigorosas?

Grátis

418 pág.

Quais os elementos que precisam estar presentes nas representações cartográficas rigorosas?

  • Denunciar


Pré-visualização | Página 11 de 50

Eles captam informações da superfície terrestre.
A precisão e a característica dessas informações dependem do tipo de sensor e da distância a que ele se encontra da superfície do planeta.
2 Recepção e processamento
As estações terrestres recebem, processam e armazenam os dados com o uso de computadores e softwares específicos, gerando arquivos que podem ser utilizados na elaboração de diferentes tipos de mapas.
3 Aplicações e produtos
Os dados obtidos e tratados possibilitam aplicações em diversas áreas, e os produtos variam de acordo com a necessidade de cada uma. Podemos consultar a localização de edifícios e de ruas usando mapas digitais, como o da figura A, estudar o relevo e a ocupação de determinada área com representações em três dimensões, como a da figura B, entre muitos outros usos.
Verifique sua bagagem
1. Para ir à festa de aniversário de um amigo em um lugar desconhecido, você utilizaria um desenho mostrando o caminho a percorrer, uma planta, um mapa, um globo terrestre, um planisfério ou um mapa digital? Você sabe dizer quais são as diferenças entre eles?
1. Um desenho mostrando o caminho a percorrer ou uma planta; ou ainda um mapa (rodoviário, por exemplo), caso o lugar da festa seja em um município ou estado diferente daquele onde residem os alunos. A questão, dirigida à sondagem de conhecimentos prévios, possibilita obter e discutir com os alunos as informações que eles possuem sobre representações gráficas derivadas da Cartografia e suas aplicações práticas. Permita que os alunos exponham suas ideias sem necessidade de consultar livros ou outros materiais didáticos, identificando por meio das respostas o que aprenderam a respeito nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com base nisso, defina estratégias e recursos para abordar os conceitos e os conteúdos da Unidade em sala de aula.
2. Que tipos de aspectos da Terra podem ser estudados com a ajuda dos mapas?
2. Tanto aspectos naturais como socioeconômicos podem ser estudados com a ajuda dos mapas.
3. Você conhece outras aplicações da Cartografia? Dê exemplos.
3. Os alunos podem citar aplicações como: localização de elementos, observação de padrões (regimes pluviométricos, urbanização etc.), alterações em padrões, alterações na paisagem, espacialização de dados socioeconômicos entre outros.
Página 48
PERCURSO 5 - A Cartografia
1. Do desenho ao mapa
Experimente desenhar seu quarto ou os cômodos de sua casa: trace as paredes, represente as portas e as janelas e, se quiser, desenhe também móveis e objetos, como sofá, cama, armário, mesa, computador etc. Ao final, você terá elaborado o que os cartógrafos chamam de croqui, isto é, um desenho com traços iniciais ou rudimentares, em geral feito à mão rapidamente (figura 1). Dessa forma, os croquis não exigem grande precisão técnica nem rigor gráfico; ao contrário do que ocorre com os mapas, que são elaborados com base em estudos científicos e operações técnicas e artísticas usadas pela Cartografia — ciência que se dedica à representação e à comunicação de informação espacial por meio de mapas.
A seguir, você vai conhecer alguns dos principais conceitos da Cartografia e aprender as ferramentas necessárias para fazer a leitura cartográfica, ou seja, compreender e interpretar os vários tipos de mapa.
No seu contexto
Em uma folha avulsa, elabore o croqui de sua sala de aula. Depois, reúna-se com mais dois colegas e comparem os croquis. Observem em que eles são iguais e em que diferem. Qual deles se assemelha mais à sala de aula? Por quê?
Resposta pessoal. A elaboração de croquis pelos alunos faz parte da aprendizagem em Geografia e colabora para o desenvolvimento de habilidades para a leitura e interpretação de mapas. Os croquis exercitam a visão espacial dos alunos e podem ser considerados uma das fases da alfabetização cartográfica, e sua elaboração pode ser incentivada de maneira lúdica, explorando-se por meio deles conceitos iniciais de localização, representação, espaço, distância, legenda e elementos do espaço de vivência dos alunos, como a construção do percurso da casa até a escola.
Pausa para o cinema
Resgate abaixo de zero.
Direção: Frank Marshall.
Estados Unidos: Buena Vista Pictures, 2006.
Duração: 125 min.
Baseado em uma história real, o filme conta a saga de um grupo de cientistas que sofre um acidente na Antártida, mas é salvo por cães de trenó. Após ser obrigado a deixar os animais, o grupo decide resgatá-los e, para isso, organiza uma expedição, lançando mão de todos os conhecimentos cartográficos e de orientação disponíveis.
Página 49
O que é mapa?
Mapa é uma representação gráfica das características naturais ou sociais de toda a superfície da Terra, ou de parte dela, sobre qualquer suporte plano, como folha de papel, tecido, couro, meios digitais, entre outros.
Os rios, as montanhas, a fauna, assim como o clima e a vegetação, são exemplos de características naturais que podem ser mapeadas (figura 2).
A hidrografia representada no mapa é um elemento natural ou social? Explique sua resposta.
É um elemento natural, pois sua existência independe da ação humana.
Entre as características sociais, as cidades, as estradas, os campos de agricultura, as indústrias e a distribuição da população no espaço geográfico são frequentemente representados em mapas (figura 3).
É possível que a produção de arroz de alguns municípios não tenha sido representada no mapa? Por quê?
Explique aos alunos que nesse mapa está representada a produção total dos principais produtores de arroz com produção igual ou superior a 10.000 toneladas (1 tonelada = 1.000 quilogramas). Certamente há produções de arroz em outros municípios do Brasil, mas, seus volumes são inferiores a 10.000 toneladas. Comente com os alunos que esse tipo de representação seletiva é muito comum e útil à prática cartográfica.
Quem lê viaja mais
JOLY, Fernand.
A Cartografia. Rio de Janeiro: Papirus, 2003.
O livro aborda aspectos essenciais dessa disciplina, como a cartografia descritiva da superfície terrestre, a análise cartográfica do espaço geográfico e o papel da Cartografia na gestão do meio ambiente.
Página 50
Os principais elementos de um mapa
Existem diversos tipos de mapa, cada um deles representa as particularidades do espaço geográfico, sejam elas físicas ou sociais. Há, no entanto, alguns elementos que devem estar presentes em qualquer representação cartográfica rigorosa: o título, a fonte, a rosa dos ventos (ou orientação), a escala, a legenda, as coordenadas geográficas e a localização no espaço terrestre representado, como mostra a figura 4.
Oriente os alunos a identificar no mapa cada um dos elementos representados: título, fonte, rosa dos ventos, escala, legenda, coordenadas geográficas e o mapa de localização no espaço terrestre.
Página 51
Ressalte que os mapas que representam um assunto ou tema são chamados de mapas temáticos (ver figuras 4 e 6).
Os símbolos cartográficos
Um mapa pode representar muitas informações: cidades, vilas, indústrias, rodovias, rios, fronteira internacional, divisa de estados, aeroportos, portos e muitos outros aspectos físicos ou humanos existentes na paisagem ou no espaço.
Para isso, usam-se símbolos figurativos, isto é, desenhos que representam o que se deseja mostrar (o desenho de navio indica a localização de um porto; o de torre de petróleo, o local de exploração desse produto, e assim por diante). Observe esses elementos na figura 5.
No entanto, nem tudo pode ser representado por símbolos figurativos. Nesse caso, usam-se outros recursos ou modalidades: cores, por exemplo, para representar diversas culturas, figuras geométricas para indicar a existência de recursos minerais (minérios de ferro, manganês, alumínio, cobre etc.) em determinada região, além de muitos outros símbolos conforme a necessidade (figura 6). Os símbolos constantes no mapa devem estar inseridos em uma legenda para que o leitor possa identificá-los e saber o que representam.
Que países da América do Sul apresentam regiões industriais?
Brasil, Chile,

Quais são os elementos que devem estar presente em qualquer representação cartográfica rigorosa?

Em geral, os mapas costumam apresentar as seguintes composições: título, orientação, legenda, escala e projeção cartográfica. Esses são elementos obrigatórios de um mapa, embora nem sempre estejam presentes em todos os mapas que vemos por aí.

Quais são os elementos que devem estar presentes em uma representação cartográfica?

Os elementos que compõem um mapa – fundamentais para a sua leitura – são: título, escala, legenda, orientação e projeção cartográfica.

Quais são os sete principais elementos que devem sempre estar presente em qualquer representação cartográfica?

Os elementos fundamentais do mapa são:.
Título: local, assunto, data..
Legenda: o que os símbolos significam..
Orientação: as direções cardeais. ... .
Coordenadas geográficas: Latitude e Longitude..
Escala: convém a escala gráfica..
Projeção cartográfica..
Representação gráfica..
Encarte de localização..

Quais são os 3 elementos básicos da cartografia?

Elementos do mapa.
Introdução. Um mapa busca representar e espacializar informações de uma determinada localidade. ... .
Título. O título costuma ser a primeira informação que o leitor de um mapa procura e recebe sobre ele. ... .
Coordenadas geográficas. ... .
Orientação. ... .
Legenda. ... .
Escala..