Quais motivos levam as empresas a procurarem a internacionalização?

A exportação não deveria ser encarada apenas como uma estratégia de desenvolvimento da empresa. Leia o texto abaixo para saber um pouco mais sobre internacionalização de empresas.

O motivo mais conhecido que leva empresas a exportar, e talvez o mais óbvio, é aumentar seu faturamento. Mas as consequências do aumento do faturamento que não são tão conhecidas. A necessidade de se trabalhar com maiores volumes de produção proporciona um aumento no consumo de insumos, e isso possibilita a compra de lotes maiores, a preços melhores, já que seu poder de barganha nas negociações aumenta. Além disso, como serão produzidas mais peças para um mesmo valor de custo fixo, consequentemente o impacto desse custo fixo no preço unitário será menor, possibilitando a redução do preço ou o aumento da margem de lucro.

Destinar parte de sua produção para o mercado interno e outra para o mercado externo é uma das melhores estratégias para “diversificar riscos”.  Com a exportação, a empresa fica menos dependente do mercado interno e menos suscetível às eventuais crises (uma palavra bastante comum em nosso país, certo?)

Fugir da sazonalidade do mercado interno também é uma das razões para se exportar. Imagine produtores de cobertores ou agasalhos, ou mesmo de biquínis.

Uma das razões mais interessantes que conheço é o prolongamento do ciclo de vida do produto, já que explorar novos mercados possibilita você de aproveitar ao máximo o investimento realizado em desenvolvimento de projetos, moldes ou ferramentas para a fabricação. Exemplos disso encontramos na indústria calçadista e principalmente automotiva.

O empresário “fala até de boca cheia” que seu produto é exportado, pois a exportação melhora a imagem da sua marca. Ela aumenta o status do produto frente aos concorrentes e o mercado reconhece.

Mas a maior de todas as vantagens sem dúvida é o aumento da competitividade, segundo Minervini (2005) pois o comércio internacional permite o confronto com outras realidades, novos concorrentes, diferentes exigências e tudo isso leva necessariamente a uma melhoria da competitividade da empresa.

Gostaria que você enriquecesse meu texto com outras vantagens que a exportação produz. Fica o convite para seus comentários. Sou grato pelo compartilhamento.

Como já falamos antes, a internacionalização do seu negócio pode ser uma das saídas para driblar as crises financeiras do Brasil. Entretanto este não é o único motivo para você pensar em levar seus negócios para novos ares, novos países.

Listei abaixo sete razões para que seus negócios ultrapasse as fronteiras:

1. Conquistar novos mercados

A busca por novos mercados é o primeiro motivo para pensar na expansão da empresa.

Vender seu produto ou serviço fora do Brasil é uma maneira de não depender apenas dos rendimentos e do capital de giro nacional, então, como já tratamos no blog, é uma alternativa para sobreviver às crises econômicas. Entretanto manter os pés em nossa pátria mãe também ajuda a driblar as crises no mercado externo.

A grande questão é sempre a mesma: para quem vender? Nesse caso, não existe uma resposta certa, existe uma estratégia de mercado a ser traçada. Aposte em um cenário internacional favorável para ampliar suas oportunidades de negócio, e dispor de alternativas compatíveis com seu produto ou serviço.

2. Adquirir conhecimento dos parceiros

Estar fora do país abre portas para que a sua empresa se relacione com outras grandes empresas do cenário mundial. É o conhecido benchmarking. Na prática, trata-se de uma ferramenta para que as empresas se compartem com outras organizações do mesmo segmento, ou não, melhorando assim seu desempenho. Existem três modalidades de comparação: interna, competitiva, ou multissetorial.

Ao contar com essas informações é possível desenhar um planejamento estratégico condizente com os aspectos que envolvem os negócios no cenário internacional. Entre eles podemos citar:

- Acordos de livre comércio entre países;

- Barreiras culturais e linguísticas;

- Posições políticas

- Sazonalidade dos negócios;

- Hábitos de consumo;

3. Diversificar o risco da empresa

Esta razão vem reforçar o primeiro item da nossa lista. Diversificar os riscos significa que a sua empresa não se limita às vendas em território nacional. Operando em diferentes mercados a inovação passa a ser uma pauta fundamental para as estratégias de sua empresa, que se vê obrigada a acompanhar as novidades e tendências, a fim de garantir a competitividade e criar soluções.

4. Reduzir carga tributária

A internacionalização de empresas que comercializam produtos pode ser uma forma eficiente de reduzir custos de tributação. Muitas vezes, em troca de bons acordo comerciais, os países de destino das mercadorias reduzem a carga tributária dos produtos exportados.

Além disso, o benefício fiscal pode vir também do governo brasileiro, que pode reduzir ou até mesmo isentar da cobrança de impostos como:

- ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços);

- COFINS (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social);

- IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados);

- IOF (Imposto sobre Operações Financeiras);

e outros.

5. Criar uma marca global

Enfrentando os desafios do mercado internacional, sua empresa tem condições de criar uma marca global e ser referência em qualidade. Isso aumenta substancialmente a profundidade e a credibilidade da empresa, e não só facilita desbravar novos mercados, mas também ajuda no reconhecimento de marca pelos consumidores brasileiros.

Além disso, como os padrões para exportação costumam ser mais exigentes, os produtos ganham maior valor de mercado, já que apresentam níveis de qualidade superiores às marcas que não seguem padrões internacionais.

6. Realizar economia de escala

A partir da internacionalização, sua empresa poderá diminuir os preços dos produtos e lucrar ainda mais com a produção e economia de escala. Pode parecer que a “conta não fecha”, mas a partir do aumento da produção, não há um aumento do custo da fabricação, porque quanto maior a quantidade de matéria-prima, menor o valor na negociação.

Assim, o produto final pode ser vendido por um preço mais baixo. Com o crescimento de produtos em estoque é possível lucrar com o volume.

7. Integrar todas as áreas da companhia

Antes de se aventurar no mercado internacional você terá que deixar a “casa arrumada”, e isso te obrigará a integrar todas as áreas da sua empresa. Isso engloba produção, administração, logística, TI, finanças, marketing, comunicação, etc., a fim de que os processos passem a acontecer dentro das condições essenciais para uma implantação bem coordenada das estratégias internacionais.

Isso mostra que a internacionalização das empresas coloca a sua empresa nos trilhos, resolvendo problemas internos de comunicação e estratégias, que melhoram o desempenho de vendas dentro do nosso país.

Você pôde ver que são muitos os motivos para internacionalizar a sua empresa, e que se feito de maneira correta, o investimento vale a pena. Investir em um plano de internacionalização é essencial, e nele, identificar oportunidades reais de negócios e reconhecer todas as forças e fraquezas da empresa e dos territórios de atuação.

Quais são os motivos que levam uma empresa a se internacionalizar?

Com a internacionalização, você evita sazonalidade regional, valoriza o seu negócio perante o setor e sob os seus concorrentes, ganha em escala e conhece novos produtos e/ou serviços em um mercado distinto do que está acostumado.

Quais são a principais motivações de uma empresa para adotar uma estratégia de internacionalização dos negócios?

Os resultados obtidos mostram que as principais motivações para a expansão internacional dessas empresas foram a busca por novas tecnologias e a busca por novos mercados. Os resultados tam- bém sugerem que os impactos mais relevantes se deram na absorção de novas tecnologias e na capacitação do quadro de colaboradores.

Que fatores as empresas que querem se internacionalizar precisam se adaptar?

Medrano ressaltou que é necessário estabelecer uma cultura de exportação dentro da empresa que quer se internacionalizar, e que, com base nisso, deve-se conhecer a fundo o potencial de mercado do negócio, para que se tenha capacidade para concorrer.

Quais foram as principais motivações que levaram as empresas brasileiras a se internacionalizar?

As principais motivações que levaram a empresa a participar de negócios internacionais foram a necessidade de se ter acesso a novas tecnologias, a obtenção de um melhor posicionamento do produto no mercado interno e a busca por vantagem competitiva.