Quais as dificuldades dos jovens para conseguir o primeiro emprego

A inserção dos jovens no mercado de trabalho atualmente, não é algo simples. A grande dificuldade está em uma grande mudança, onde deixamos a escola e entramos em outra fase

A inserção dos jovens no mercado de trabalho atualmente, não é algo simples. A grande dificuldade está em uma grande mudança, onde deixamos a escola e entramos em outra fase, em que assumimos mais responsabilidades e precisamos tomar decisões com muito mais autonomia do que antes.

Essa dificuldade é muito agravada pela falta de preparo das escolas, que muitas vezes priorizam o ensino voltado apenas para o conhecimento técnico, sem pensar na importância do desenvolvimento de habilidades comportamentais importantes para que os jovens sejam profissionais de sucesso.

É essencial que o jovem entre no mercado com o seu próprio conhecimento sobre suas habilidades, Soft Skills e Hard Skills. Habilidades que serão 100% cobradas em muitas situações no mercado de trabalho.

Um ponto que prejudicou bastante esse conhecimento acerca de suas habilidades foi o período de isolamento. Em 2019 e 2020 a população jovem foi a que mais perdeu postos de trabalho, o que pode se tornar um desmotivador. Por isso separamos os principais desafios que os jovens encontram atualmente na hora de se inserirem no mercado de trabalho e formas de se destacar.

A falta de experiência profissional

Muitas vagas de emprego exigem algum nível de experiência dos candidatos, até mesmo para vagas de estágio. Por isso, a falta de experiência prática acaba sendo um fator limitante para profissionais que estão em busca de uma primeira oportunidade.

No entanto, muitos recrutadores não avaliam a experiência prévia de um candidato, e sim a sua capacidade e vontade de aprender novas tarefas e de aprender com a empresa. Sem contar o fit comportamental entre candidato e empresa, que precisa exitir para que um novo colaborador se adapte à cultura da empresa.

Empresas que estejam alinhadas a um propósito de vida

Cada pessoa tem diferentes valores, objetivos de vida e profissionais e uma forma de trabalho. um perfil profissional, diferentes valores e objetivos de vida. E ter esses aspectos definidos, ou pelo menos uma pequena ideia do que você deseja no futuro, é um diferencial na hora de encontrar seu lugar no mercado de trabalho.

Isso é importante porque a empresa precisa estar alinhada com a sua visão de mundo, aumentando as chances de você se sentir satisfeito com o trabalho que irá desempenhar.

O conteúdo continua após o anúncio

Autoconhecimento

Já comentamos algumas vezes sobre as vantagens do autoconhecimento, e aqui ele não é indispensável, muito pelo contrário. Precisamos conhecer nossos pontos fortes e pontos de melhoria para sabermos nossa melhor forma de trabalho, como sermos mais produtivos e como podemos nos desenvolver, por exemplo.

Um currículo atraente aos olhos de recrutadores

Elaborar o primeiro currículo não é algo simples, é importante pensar nas informações certas, de forma objetiva e bem distribuidas em um layout. Precisamos pensar que os recrutadores recebem muitos currículos todos os dias, e provavelmente não tem tempo de analisar todos com a atenção que desejavam.

Lembre-se: por ser seu primeiro contato com a empresa, o currículo deve chamar atenção para o que realmente importa e estar livre de erros de português.

Se destacar nos processos seletivos

Por ainda não terem experiências concretas no mercado de trabalho, os jovens podem achar difícil se diferenciar entre tantos outros candidatos, e é algo natural nessa etapa. Mas como dissemos antes, muitas vezes, o que também se considera em processos seletivos são as habilidades comportamentais e o fit cultural dos candidatos.

Controlar a ansiedade e nervosismo durante os processos seletivos

Um processo seletivo vai muito além de uma análise de currículo e uma entrevista. Os candidatos passam por dinâmicas em grupo e testes de habilidades, entrevistas individuais com os recrutadores, lideranças e muito mais. E aí é normal que tenhamos um certo grau de insegurança.

Mas aos poucos vamos percebendo que isso é normal, além de nos habituarmos com algumas etapas do processo, e aí passamos a encará-los com muito mais facilidade.

Toda nova etapa chega acompanhada de novos desafios, e não seria diferente no momento em que nos inserimos no mercado de trabalho. Para superar esses obstáculos precisamos continuar na busca pelo autoconhecimento, por qualificação, por empresas que tenham seu propósito alinhado com o seu próprio, e ter um currículo preparado com cuidado e atenção.

Quais as dificuldades dos jovens para conseguir o primeiro emprego

Quais as dificuldades dos jovens para conseguir seu primeiro emprego?

De acordo com a especialista em recrutamento e seleção, na falta de experiência para o primeiro emprego, o candidato deve estar munido do conteúdo que buscou ao longo dos anos. Mariana orienta jovens a fazer cursos, trabalhos voluntários, participar de workshops e projetos para desenvolvimento profissional.

Quais os desafios para os jovens no mercado de trabalho?

Os principais desafios encontrados pelos jovens no mercado de....
A falta de experiência profissional..
Empresas que estejam alinhadas a um propósito de vida..
Autoconhecimento..
Um currículo atraente aos olhos de recrutadores..
Se destacar nos processos seletivos..

Porque os jovens têm dificuldade de entrar no mercado de trabalho?

Muitos fatores dificultam a entrada dos jovens no mercado de trabalho. Dentre os principais estão a falta de experiência e o alto custo dos encargos sociais. No momento em que o Brasil ainda se ressente de uma longa recessão, esse dois fatores são potencializados.

Quais os principais desafios para conseguir um emprego?

5 maiores desafios do mercado de trabalho para quem está começando.
Escolha da profissão..
Falta de experiência..
Desemprego em alta..
Estudar e trabalhar ao mesmo tempo..
Não ter as expectativas atendidas..
Conheça a realidade do mercado de trabalho..
Prepare um bom currículo..
Trabalhe o autoconhecimento..