Quais esportes Brasil vai participar dos Jogos Olímpicos de Pequim?

Pequim-2022 será a nona participação brasileira em Jogos de Inverno, iniciada em Albertville-1992, no Canadá

14 jan 2022 - 16h23

(atualizado às 16h48)

Falta muito pouco para o início dos Jogos Olímpicos de Inverno e o Brasil segue em busca de mais vagas para Pequim-2022, que ocorre entre os dias 4 e 20 de fevereiro. O ranking olímpico fecha neste domingo e o Comitê Olímpico do Brasil (COB), a Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG) e a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) anunciam no dia seguinte, às 11h (de Brasília), por meio de uma live no Instagram @timebrasil, a equipe que vai representar o país na China.

Quais esportes Brasil vai participar dos Jogos Olímpicos de Pequim?

Jaqueline Mourão foi prata em competição de esqui cross country na Sérvia e sonha com nova participação nos Jogos de Inverno.

Foto: Divulgação/CBDN / Estadão

O anúncio dos convocados será feito por Edson Bindilatti, recordista em participações em Jogos de Inverno (quatro), e Isabel Clark, que detém o melhor resultado do Brasil na história da competição: nono lugar no snowboard cross em Turim-2006, na Itália.

"Vai ser uma convocação muito emocionante porque temos mais de um atleta disputando vagas em duas modalidades, no esqui cross-country e no esqui alpino, e não apenas lutando pela própria classificação. Isso é muito positivo para os esportes de inverno e confirma o nosso desenvolvimento ao longo dos anos. Estamos trabalhando para que ainda mais modalidades sejam assim num futuro próximo", disse o Chefe de Missão em Pequim-2022, Anders Pettersson.

"E os dois convidados para o anúncio da convocação dispensam comentários. O Bindilatti busca a quinta participação em Jogos Olímpicos de Inverno, já trabalhando nos bastidores, como membro da Comissão de Atletas do COB. E a Isabel Clark, ex-atleta de altíssimo nível e sempre disposta a colaborar com os esportes de inverno. Estou muito satisfeito e confiante de que faremos um bom papel em Pequim 2022", completou.

O Brasil já tem quatro vagas garantidas em Pequim-2022, sendo três no esqui cross-country (duas femininas e uma masculina) e uma no esqui alpino masculino. A CBDN possui ampla disputa interna pelas vagas, que leva em conta o desempenho dos atletas em competições na neve, medidos por pontos FIS. Bruna Moura, Eduarda Ribera, Jaqueline Mourão e Mirlene Picin são as principais candidatas entre as mulheres, enquanto que Manex Silva e Steve Hiestand disputam a vaga no masculino.

Além disso, o Brasil busca a confirmação oficial das vagas no bobsled (2-man, 4-man e monobob feminino); no esqui estilo livre (moguls), com Sabrina Cass; e no skeleton, com Nicole Silveira. Augustinho Teixeira, por sua vez, tem chances de classificação no snowboard cross.

Pequim-2022 será a nona participação brasileira em Jogos de Inverno, iniciada em Albertville-1992, no Canadá. Até hoje, 35 atletas brasileiros, de oito esportes, já participaram da competição. O recorde do país foi em Sochi-2014, na Rússia, com 13 atletas em sete modalidades.

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!

Quais esportes Brasil vai participar dos Jogos Olímpicos de Pequim?

Nesta terça-feira, faltam exatamente 150 dias para o início dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim. O Brasil terá sua nona participação no evento e já tem três vagas garantidas na edição, todas no esqui cross-country. A competição contará com cerca de 3.000 atletas em 15 modalidades.

“Ter a oportunidade de participar dos Jogos Olímpicos de Inverno demonstra o quão democrático o cenário esportivo brasileiro é e, principalmente, exemplifica o desenvolvimento do esporte brasileiro no cenário olímpico”, disse Sebastian Pereira, gerente executivo de Jogos e Operações Internacionais do COB.

No dia 4 de fevereiro, Pequim fará uma marca histórica. Pela primeira vez uma cidade que já abrigou os Jogos de Verão, em 2008, sediará também a edição de inverno. Uma das estruturas que será reutilizada é o lendário Ninho de Pássaro, palco da abertura do evento há 13 anos.

Até o momento, o Time Brasil tem três vagas garantidas. O objetivo é bater o recorde de participantes (13) e de modalidades disputadas numa mesma edição (7), ambas em Sochi-2014. O Brasil vai buscar ainda ter representantes no esqui alpino, esqui estilo livre (moguls e halfpipe) e snowboard (cross e halfpipe), entre os esportes de neve; e bobsled (equipes masculino e monobob feminino), skeleton, patinação artística, patinação velocidade e curling, nos de gelo.

“Mesmo considerando o momento atual de pandemia da covid-19, nosso objetivo é sempre a busca de sermos melhores que a edição anterior do evento. Ou seja, evoluir nos resultados esportivos e no número de atletas brasileiros nos Jogos”, comentou Sebastian.

Os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 estão divididos em três zonas de competição: Pequim, Yanqing e Zhangjiakou, na província de Hebei.

“Estar presente em uma edição histórica de Jogos, por Pequim ser a única cidade no mundo a sediar os Jogos Olímpicos de Verão e agora de Inverno, será uma emoção única e tenho a certeza que todos os atletas e oficiais estarão felizes em participar deste momento único. Estar em uma edição de Jogos Olímpicos é para poucos e disputar uma como esta será ainda mais especial”, completou o gerente executivo.

Todos os 12 locais de competição estão prontos e começarão agora a receber eventos-teste. Quanto às nove instalações não-competitivas, como Centros de Mídia e as Vilas Olímpicas, oito já foram colocadas em funcionamento e a reforma da última, o Estádio Nacional (Ninho do Pássaro), deverá ser concluída até outubro.

Reta final de preparação

Os atletas brasileiros vão em busca da vaga olímpica a partir do planejamento elaborado pela Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) e pela Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG), com apoio do COB.

“Esperamos levar nossa maior delegação, tanto em número de provas disputadas, quanto em número de atletas. Grandes chances de qualificação no 2-man, 4-man e monobob, no bobsled e de estrearmos no skeleton com a Nicole Silveira, atleta muito promissora. Também acreditamos na terceira qualificação consecutiva da Isadora Williams. E trabalhamos pela classificação, embora mais difícil, na patinação de velocidade e no curling. Nós e os atletas estamos motivados para alcançar grandes marcas”, explicou Felipe Braun, Gerente de Esportes da CBDG.

“O sistema de classificação para os Jogos foi desenhado, na maioria dos esportes de neve, para que as vagas sejam definidas na própria temporada dos Jogos. Assim, estamos na reta final de classificação e preparação para o evento. Em diversos casos, só teremos a confirmação das vagas a menos de um mês para a abertura de Pequim 2022. Por isso, os atletas brasileiros e suas equipes técnicas entrarão nas pistas em diversos países do mundo buscando a classificação ao longo dos próximos meses”, disse Pedro Cavazzoni, CEO e Superintendente Técnico da CBDN.

Deixe seu comentário

Quais esportes o Brasil vai participar dos Jogos Olímpicos de Pequim?

Prestes a começarem a nona participação do país em Jogos de Inverno, assim como em PyeongChang serão 11 os atletas brasileiros, em cinco esportes:.
Esqui estilo livre (1).
Esqui cross-country (3).
Esqui alpino (1).
Bobsled (5).
Skeleton (1).

Quais modalidades o Brasil vai participar das Olimpíadas de Inverno 2022?

Como é voar para a “bolha olímpica” contra a Covid de Pequim Em Pequim, atletas brasileiros competirão em cinco modalidades: os esquis cross country, alpino e estilo livre moguls, o bobsled e o skeleton.

Quantos modalidades esportivas teremos nas Olimpíadas de Inverno de 2022?

Ao todo, os Jogos Olímpicos de Inverno contam com 15 modalidades, sendo oito delas de gelo e sete de neve. São modalidades disputadas no gelo: Curling, Hóquei no Gelo, Patinação Artística, Patinação de Velocidade, Patinação de Velocidade em pista curta, Bobsled, Skeleton e Luge.

Quais os esportes que participaram dos Jogos Olímpicos de Inverno em 2022 Pequim China )?

Eventos.
Biatlo (11).
Bobsleigh (4).
Combinado nórdico (3).
Curling (3).
Esqui alpino (11).
Esqui cross-country (12).
Esqui estilo livre (13).
Hóquei no gelo (2).