Quais medidas uma empresa deve tomar para cumprir uma responsabilidade social e corporativa?

  • O que é responsabilidade social?
  • Por que a responsabilidade social é importante para as empresas?
  • Como ser uma empresa socialmente responsável na prática?
    • 1. Reduzir o impacto ambiental
    • 2. Educar o público-alvo
    • 3. Criar líderes ambientais
    • 4. Usar produtos naturais
    • 5. Ações de voluntariado
    • 6. Fazer doações para instituições sociais
  • Como escolher a instituição social?

A sua empresa tem, entre os valores, a responsabilidade social, as você sabe como colocá-la em prática? Afinal de contas, os valores precisam sair do papel e serem vividos todos os dias pelos colaboradores.

Nesse contexto, vamos falar agora o que é ter responsabilidade social e por que ela é tão importante para as empresas.

Uma empresa com responsabilidade social visa o bem-estar de todos, tanto o dos colaboradores, quanto o das pessoas que contratam seus produtos e/ou serviços. Lembrando que esse tipo de valor tem que ser algo genuíno e voluntário, que tem que partir da empresa sem nenhum tipo de interesse associado a não ser o de causar um impacto positivo a sua volta.

Aqui, é necessário pensar na visão de um todo, no aspecto comunitário. Afinal, a sua empresa é feita por pessoas, tanto as que trabalham nela quanto as que fazem negócios com ela, podendo ser acionistas, consumidores e fornecedores.

Outro conceito muito utilizado e mais amplo é o de RSE (Responsabilidade Social Empresarial). Ele visa não somente o ambiente interno na empresa como também se preocupa com os impactos negativos dela na comunidade local.

O mercado e a forma de consumir vem se modificando a cada dia. Hoje, temos conceitos como minimalismo, moda sustentável e outros que há pouco tempo não existiam. Isso só prova que os consumidores estão mudando e as empresas precisam acompanhar essas mudanças ou ficarão fora do mercado.

Um dessas mudanças diz respeito à responsabilidade social nas empresas. As pessoas estão se preocupando mais em adquirir produtos e serviços de negócios que se importam com os funcionários, que pagam o que é devido, que se preocupam com o meio ambiente e com a comunidade ao redor, ou seja, que causam impactos positivos dentro e fora da companhia.

Quando uma organização mostra que tem compromisso com a comunidade interna e externa à sua empresa, as pessoas sentem-se mais seguras e confiantes para fazer negócio com ela.

Dessa forma, há muitas vantagens em ser uma empresa socialmente responsável. A sua marca passa a ter uma reputação melhor e também a ser mais reconhecida no mercado pelas ações que promove. Além disso, empresas do tipo costumam atrair os melhores talentos além de se tornarem altamente competitivas.

As pessoas não querem só ouvir e ler palavras bonitas nas suas redes sociais e site de como a sua empresa tem como valor a responsabilidade social. As pessoas querem ver atitude e isso deve ser realizado e facilmente identificável no dia a dia da sua empresa.

Por isso, trouxemos algumas formas de responsabilidade social para você aplicar na sua organização hoje mesmo!

1. Reduzir o impacto ambiental

Essa é uma estratégia muito utilizada por diversas empresas. A Amanco, por exemplo, uma marca conhecida pela fabricação de tubos e conexões, vem optando por matérias-primas menos poluentes. Por exemplo, ela parou de usar o solvente à base de tolueno por outros menos poluentes.

2. Educar o público-alvo

Quem não precisa de educação financeira? Ela é essencial para qualquer empresa e também para qualquer pessoa. Pensando nisso, o Bradesco resolveu levar educação financeira para a população carente. Além disso, a empresa também atua em ações de sustentabilidade socioambiental em parceria com a Fundação Amazônia Sustentável.

3. Criar líderes ambientais

Que tal promover a consciência ambiental dentro da sua empresa? É exatamente isso que o HSBC está fazendo. Em busca de líderes ambientais, o banco criou, há cerca de 3 anos, um programa para incentivar os funcionários chamado Climate Parthership. A instituição treina os colaboradores que tenham interesse no assunto.

4. Usar produtos naturais

Quanto menos os processos químicos utilizados em diversos produtos que utilizamos, melhor para a nossa saúde e também para o meio ambiente. Pensando nisso, a Natura, grande empresa de cosméticos, investe na capacitação dos seus funcionários para que eles consigam extrair óleos naturais das plantas.

Por exemplo, existe um óleo chamado de Murumuru que é extraído de uma planta nativa da região amazônica. O grande problema é que isso é feito por meio de queimadas. As famílias que forneciam a matéria prima usando esse método, passaram a ser orientadas pela empresa a não utilizar mais essa forma de extração.

O que a Natura está fazendo é orientando essas famílias a fornecer a matéria prima sem a utilização das queimadas. Apenas essa ação conseguiu preservar mais de 3 mil palmeiras de onde o produto é extraído.

5. Ações de voluntariado

Que tal incentivar os funcionários a realizar trabalho voluntário? Um boa prática é realizar visitas em casas de acolhimento de crianças e idosos. Apenas uma simples visita pode fazer um bem enorme para as pessoas que moram nesses locais.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em apenas 5 anos, o número de idosos aumentou em 18%. E quanto às crianças e adolescentes, só aqui no Brasil, são mais de 45 mil vivendo em abrigos.

Criar a consciência nos funcionários é essencial para promover um maior bem-estar desses indivíduos. Doar algumas horas do seu dia significará muito para eles.

6. Fazer doações para instituições sociais

Existem diversas instituições que têm, como principal objetivo, promover uma vida melhor para as comunidades menos privilegiadas do nosso país. Que tal apoiá-las com uma doação financeira? Esse dinheiro será utilizado em diversos programas e projetos que levam boa alimentação, educação, saúde, água potável e outros itens básicos de sobrevivência para quem tem muito pouco.

Fazer uma doação financeira para uma ONG é algo muito mais prático para todos na sua empresa e que ajuda muito a comunidade. A questão é: como escolher a instituição? Como escolher aquela que vai me passar a garantia de aplicação do meu dinheiro, para onde ele está indo e se está sendo usado realmente para aquela finalidade?

Pesquise o histórico dessa empresa, entre em contato por telefone, marque uma visita presencial, pesquise sobre ela na internet. Quanto mais informações você tiver sobre a instituição, melhor. Verifique também se ela disponibiliza uma demonstração contábil, se é possível obter uma certificação de que a doação foi realmente para onde deveria ir, entre vários outros fatores que devem ser levados em consideração.

Ter responsabilidade social não deve ser visto como uma obrigação, uma forma de conseguir isenção fiscal ou de ter mais lucros no mercado. Isso deve ser algo verdadeiro, você deve passar a real vontade de ajudar outras pessoas para os seus colaboradores.

Quer mais dicas de como encontrar e escolher uma instituição para fazer a sua doação? Então, baixe o nosso Guia Completo para escolher a ONG que merece a sua confiança!

ChildFund

O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

LEIA TAMBÉM

Carta de afilhada para padrinho

De afilhada para madrinha

O que uma empresa precisa fazer para ter responsabilidade social?

6 ações de responsabilidade social para desenvolver na sua....
Desenvolver o voluntariado empresarial. ... .
Estimular e realizar doações via Lei de Incentivo Fiscal. ... .
Promover ações criativas de engajamento social. ... .
Repensar o impacto ambiental da empresa. ... .
Realizar eventos sobre temáticas do segmento..

Quais são as ações de responsabilidade social de uma empresa?

Ideias de responsabilidade social para colocar em prática.
Minimizar o impacto ambiental. Todo segmento causa impacto no meio ambiente. ... .
Promover ações de voluntariado. ... .
Criar programas de capacitação. ... .
Desenvolver ações de saúde. ... .
Doar para instituições sociais..

Quais são as dimensões de responsabilidade social corporativa?

A responsabilidade social das empresas materializa- se em duas dimensões: a interna e a externa. Na sua dimensão interna, as práticas socialmente responsáveis relacionam-se com a gestão dos recursos humanos, a saúde e segurança no trabalho, a adaptação à mudança e a gestão do impacto ambiental e dos recursos naturais.

Como promover responsabilidade social empresarial de exemplos?

6 exemplos de responsabilidade social para empresas.
Investimentos em saúde e segurança do trabalhador. ... .
Integração e valorização da comunidade. ... .
Recrutamento responsável e diversidade. ... .
Redução do impacto ambiental causado pela atividade empresarial. ... .
Promoção dos Direitos Humanos e Inclusão Social. ... .
Apoio a causas sociais..