Quais são os benefícios da utilização do protocolo dhcp numa rede de computadores?

? Cada dispositivo em uma rede de computadores deve ter o seu próprio endereço de Protocolo de Internet , permitindo que os roteadores e switches de rede para enviar os dados para o computador específico que o solicite. Um novo usuário à rede pode inserir seu endereço de IP manualmente , ou o Dynamic Host Configuration Protocol , ou DHCP, servidor pode atribuir automaticamente um endereço IP para o computador . O que é DHCP ?

DHCP permite que computadores ou outros dispositivos, como players de mídia para receber as informações de configuração relevantes automaticamente quando conectados a uma rede. Quando um dispositivo deseja se conectar à rede , ele envia uma solicitação de transmissão para o servidor DHCP. O servidor DHCP envia de volta uma oferta de pacote, contendo um endereço IP, sub-rede e detalhes os endereços de servidor DNS. O cliente, então, responde com um pacote de solicitação , confirmando que irá utilizar o endereço IP atribuído . O servidor finalmente responde com um pacote de confirmação , o que permite que o cliente use o endereço de um período pré-definido. O cliente , então, tem uma conexão de rede totalmente ativo . A simplicidade de DHCP oferece várias vantagens para usuários e administradores de rede também.
Facilidade de uso

Um dos principais benefícios do DHCP é a facilidade com que os usuários podem conectar a uma rede . Isso permite que os usuários que têm experiência com o computador mínima para se conectar à rede, sem a necessidade de entender as várias configurações que requerem configuração. Se você usa um computador laptop em casa e no trabalho, DHCP permite que o computador para se conectar à rede em questão automaticamente , sem ter que reconfigurar as configurações de rede cada vez que você move o computador para um local diferente . Os usuários móveis podem se conectar a uma rede sem fio , simplesmente digitando a chave de segurança , com todas as outras configurações de rede enviado com DHCP.
Configuração confiável

configurações de rede podem ser complexa , e dispositivos configurados de forma incorrecta pode provocar problemas em toda a rede . Em uma grande rede , por exemplo , seria fácil para um usuário que digite acidentalmente em um endereço IP já está em uso por outro dispositivo. Isso pode parar ambos os dispositivos de trabalhar, e com uma grande rede , que pode ser difícil para solucionar problemas e rastrear o computador de ofensa. DHCP garante que todos os computadores recebem uma configuração válida , com cada computador recebe um endereço IP exclusivo para evitar conflitos.
Administração Central

DHCP torna mais fácil para os administradores de rede gerenciar uma rede , com a configuração mestre realizado somente no servidor DHCP. Se tornou-se necessário alterar a sub-rede , por exemplo , o administrador altera as configurações no servidor DHCP , que começa servindo os novos endereços IP e configurações de computadores se conectam . Para uma rede configurado manualmente , a mesma alteração iria envolver fisicamente visitar cada máquina e mudar os detalhes com a mão , o que , dependendo do número de máquinas pode ser um trabalho demorado . Usando DHCP usuários se esquecem que a mudança, com computadores receber automaticamente as configurações atualizados como os computadores se conectam .

Avançar para o conteúdo principal

Não há mais suporte para esse navegador.

Atualize o Microsoft Edge para aproveitar os recursos, o suporte técnico e as atualizações de segurança mais recentes.

Protocolo DHCP

  • Artigo
  • 04/02/2022
  • 3 minutos para o fim da leitura

Neste artigo

Aplica-se a: Windows Server 2022, Windows Server 2019 e Windows Server 2016

Você pode usar este tópico para uma breve visão geral do DHCP Windows Server 2016.

O protocolo DHCP é um protocolo de cliente/servidor que fornece automaticamente um host ip (protocolo IP) com seu endereço IP e outras informações de configuração relacionadas, como a máscara de sub-rede e o gateway padrão. As RFCs 2131 e 2132 definem o DHCP como um padrão de IETF (Força-Tarefa de Engenharia da Internet) com base no protocolo BOOTP, um protocolo com o qual o DHCP compartilha muitos detalhes de implementação. O DHCP permite que os hosts obtenham informações de configuração TCP/IP necessárias de um servidor DHCP.

Windows Server 2016 inclui o Servidor DHCP, que é uma função de servidor de rede opcional que você pode implantar em sua rede para concessão de endereços IP e outras informações para clientes DHCP. Todos Windows sistemas operacionais cliente baseados em Windows incluem o cliente DHCP como parte do TCP/IP e o cliente DHCP está habilitado por padrão.

Por que usar o DHCP?

Cada dispositivo em uma rede baseada em TCP/IP deve ter um endereço IP unicast exclusivo para acessar a rede e seus recursos. Sem o DHCP, os endereços IP para novos computadores ou computadores que são movidos de uma sub-rede para outra devem ser configurados manualmente; Os endereços IP para computadores removidos da rede devem ser recuperados manualmente.

Com o DHCP, todo esse processo é automatizado e gerenciado centralmente. O servidor DHCP mantém um pool de endereços IP e arrenda um endereço para qualquer cliente habilitado para DHCP quando ele é iniciado na rede. Como os endereços IP são dinâmicos (concessões) em vez de estáticos (atribuídos permanentemente), os endereços que não estão mais em uso são retornados automaticamente ao pool para realocação.

O administrador de rede estabelece servidores DHCP que mantêm informações de configuração TCP/IP e fornecem a configuração de endereço para clientes habilitados para DHCP na forma de uma oferta de concessão. O servidor DHCP armazena as informações de configuração em um banco de dados que inclui:

  • Parâmetros de configuração TCP/IP válidos para todos os clientes na rede.

  • Endereços IP válidos, mantidos em um pool para atribuição a clientes, bem como endereços excluídos.

  • IP Reservado endereços associados a clientes DHCP específicos. Isso permite a atribuição consistente de um único endereço IP para um único cliente DHCP.

  • A duração da concessão ou o período de tempo para o qual o endereço IP pode ser usado antes que uma renovação de concessão seja necessária.

Um cliente habilitado para DHCP, após aceitar uma oferta de concessão, recebe:

  • Um endereço IP válido para a sub-rede à qual ela está se conectando.

  • Opções DHCP solicitadas, que são parâmetros adicionais que um servidor DHCP está configurado para atribuir aos clientes. Alguns exemplos de opções de DHCP são Roteador (gateway padrão), Servidores DNS e Nome de Domínio DNS.

Benefícios do DHCP

O DHCP oferece os seguintes benefícios.

  • Configuração de endereço IP confiável. O DHCP minimiza os erros de configuração causados pela configuração manual de endereço IP, como erros tipográficos ou conflitos de endereço causados pela atribuição de um endereço IP a mais de um computador ao mesmo tempo.

  • Administração de rede reduzida. O DHCP inclui os seguintes recursos para reduzir a administração de rede:

    • Configuração TCP/IP centralizada e automatizada.

    • A capacidade de definir configurações de TCP/IP de um local central.

    • A capacidade de atribuir um intervalo completo de valores de configuração TCP/IP adicionais por meio de opções DHCP.

    • O tratamento eficiente de alterações de endereço IP para clientes que devem ser atualizados com frequência, como aqueles para dispositivos portáteis que se movem para locais diferentes em uma rede sem fio.

    • O encaminhamento de mensagens DHCP iniciais usando um agente de retransmissão DHCP, que elimina a necessidade de um servidor DHCP em cada sub-rede.

Quais os benefícios o DHCP fornece a rede?

O DHCP oferece os seguintes benefícios. Configuração de endereço IP confiável. O DHCP minimiza os erros de configuração causados pela configuração manual de endereço IP, como erros tipográficos ou conflitos de endereço causados pela atribuição de um endereço IP a mais de um computador ao mesmo tempo.

Porque o protocolo DHCP é importante para uma rede de computadores?

O protocolo DHCP é uma eficiente solução para esse problema, já que, por meio dele, um servidor distribui endereços IP na medida em que as máquinas solicitam conexão à rede. Quando um computador desconecta, seu IP fica livre para uso de outra máquina.

Qual a importância do serviço DHCP?

O DHCP é um protocolo muito importante para o funcionamento da maioria das redes atuais e é uma ferramenta essencial para os administradores de rede, por permitir configurar grandes quantidades de dispositivos em rede, sem qualquer configuração manual.

São funcionalidades do protocolo DHCP?

A função principal do servidor DHCP é fornecer endereços IP a computadores, smartphones, tablets, impressoras de rede, IoT, entre outros dispositivos que conectam a uma rede.