Quais foram os três problemas que levaram Frederick Taylor a criar a Teoria da Administração?

Frederick Winslow Taylor (1856-1915) veio de uma família Quaker de princípios rígidos, e foi educado com forte mentalidade de disciplina, devoção ao trabalho e poupança. Iniciou sua carreira como operário na Midvale Steel Co., passando a capataz e contramestre até chegar a engenheiro, quando se formou pelo Stevens Institute.

Na época, vigorava o sistema de pagamento por peça ou por tarefa. Os patrões procuravam ganhar o máximo na hora de fixar o preço da tarefa, enquanto os operários reduziam o ritmo de produção para contrabalancear o pagamento por peça determinado pelos patrões. Isso levou Taylor a estudar o problema de produção a fim de tentar uma solução justa tanto para os patrões como para os empregados.

Primeiro período de Taylor

 
O primeiro período de Taylor corresponde à época da publicação do seu livro Shop management (Administração de Oficinas) em 19031 sobre as técnicas de racionalização do trabalho do operário, por meio do estudo de tempos
e movimentos (motion-time study). Taylor começou por baixo, junto com os operários no nível de execução, efetuando um paciente trabalho de análise das tarefas de cada operário, decompondo os seus movimentos e processos de trabalho para aperfeiçoá-los e racionalizá-los.

Verificou que o operário médio, e com o equipamento disponível, produzia muito menos do que era potencialmente capaz. Concluiu que se o operário mais produtivo percebe que obtém a mesma remuneração que o seu colega menos produtivo, acaba se acomodando, perdendo o interesse e não produzindo de acordo com sua capacidade. Daí a necessidade de criar condições de pagar mais ao operário que produz mais, como um prêmio ao bom trabalho. Em essência, Taylor alegava que:

1. O objetivo da Administração é pagar salários melhores e reduzir custos de produção.

2. Para realizar tal objetivo, a Administração deve aplicar métodos científicos de pesquisa e experimentos para
formular princípios e estabelecer processos padronizados que permitam o controle das operações fabris.

3. Os empregados devem ser cientificamente selecionados e colocados em seus postos com condições de trabalho adequadas para que as normas possam ser cumpridas.

4. Os empregados devem ser cientificamente treinados para aperfeiçoar suas aptidões e executar as tarefas para que a produção normal seja cumprida.

5. A Administração precisa criar uma atmosfera de íntima e cordial cooperação com os trabalhadores para garantir a permanência desse ambiente psicológico.

Segundo período de Taylor

 
Corresponde à publicação do seu livro Princípios de administração científica (1911),3 quando concluiu que a racionalização do trabalho do operário deveria ser acompanhada de uma estruturação geral para tornar coerente a aplicação dos seus princípios na empresa como um todo. A partir daí, desenvolveu seus estudos sobre a Administração geral, a qual denominou Administração Científica, sem deixar de lado a sua preocupação quanto
à tarefa do operário.

Para Taylor, as indústrias de sua época padeciam de três males:

1. Vadiagem sistemática dos operários, que reduziam a produção em cerca de um terço da que seria normal, para evitar a redução das tarifas de salários pela gerência. Há três causas determinantes da vadiagem no trabalho:

a. O engano dos trabalhadores de que quanto maior o rendimento do homem e da máquina tanto maior o desemprego.

b. O sistema defeituoso de Administração que força os operários à ociosidade no trabalho a fim de proteger seus interesses pessoais.

c. Os métodos empíricos e ineficientes utilizados nas empresas com os quais o operário desperdiça grande parte de seu esforço e tempo.

2. Desconhecimento da gerência a respeito das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização.

3. Falta de uniformidade das técnicas e métodos de trabalho.

Para sanar esses males, Taylor idealizou a Administração Científica, Gerência Científica ou Organização Racional do Trabalho. Segundo ele, a Administração Científica é uma evolução e não uma teoria, tendo como ingredientes 75% de análise e 25% de bom senso. Sua implantação deve ser gradual e obedecer a um período de tempo para evitar alterações bruscas que causem descontentamento por parte dos empregados e prejuízo aos patrões.

No fundo, a Administração Científica é uma combinação de “ciência em lugar de empirismo; harmonia em vez de discórdia; cooperação e não individualismo; rendimento máximo em lugar de produção reduzida; desenvolvimento de cada homem a fim de alcançar maior eficiência e prosperidade”.

Pena que Frederick Winslow Taylor não foi bem compreendido em sua época.

Quais foram os três problemas que levaram Frederick Taylor a criar a Teoria da Administração?

Quer saber mais sobre estudiosos como Frederick Winslow Taylor? Assine nossa Newsletter e receba mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM:

  • Resenha: Introdução à Teoria Geral da Administração
  • Quando aplicar um programa de orientação profissional?
  • A proposta de valor como norteadora do planejamento estratégico da empresa
  • Objetivos da gestão do talento humano

Tags: administração, Administração Científica, Administração geral, Custos de produção, Frederick Winslow Taylor, Gerência Científica, Introdução à Teoria Geral da Administração, Organização Racional do Trabalho

[ssba]

Quais os três problemas que levaram Frederick Taylor a criar a Teoria da Administração?

A falta de padronização dos métodos de trabalho, o desconhecimento por parte dos administradores do trabalho dos operários e a forma de remuneração utilizada foram as principais falhas estudadas por Taylor.

Quais são os três princípios do taylorismo?

As principais características do Taylorismo são:.
Substituição do método empírico pelo o método científico na administração;.
Divisão e hierarquização das tarefas;.
Aumento de salários e diminuição de horas de trabalho;.
Dinâmica de promoção e gratificação do trabalhador;.
Criação dos postos de gerência;.

Quais foram as críticas que recebeu a teoria da administração científica?

Críticas à Administração Científica de Taylor A administração científica de Taylor, sofreu muitas críticas principalmente por dar pouca atenção ao ser humano, concebendo a organização como uma máquina. Essa concepção foi a responsável pela denominação de “Teoria da Máquina” referindo-se à Administração Científica.

Quais foram os 4 princípios da administração estabelecidos por Taylor?

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO são as regras básicas para o trabalho do administrador. Para Taylor são: planejamento, preparo, execução e controle.