Quais foram os custos humanos e materiais da 1 Guerra Mundial

Guerras

Em 1914, eclodiu a Primeira Guerra Mundial, maior conflito bélico que a humanidade havia enfrentado até o momento. Suas consequências humanas e materiais foram terríveis, chegando a mais de 9 milhões de mortos.

Principais causas da guerra

O nacionalismo constituiu-se como uma espécie de ideologia aglutinadora de forças sociais no século XIX, base das unificações tardias da Itália e da Alemanha.

Ao lado do liberalismo, o discurso nacionalista fomentou políticas de desenvolvimento industrial de países europeus, sendo parte dos esforços de grupos sociais, principalmente burgueses, no sentido de ampliar os ganhos por meio de inovações tecnológicas.

O imperialismo correspondeu a políticas das potências industriais com o intuito de absorver espaços estratégicos do globo para sua expansão econômica. Ao mesmo tempo em que garantia melhores condições econômicas para grandes grupos industriais nacionais, favorecia o fortalecimento dos Estados Nacionais europeus.

Contudo, o imperialismo constituía disputas entre tais Estados, ampliando as tensões intraeuropeias por meio da conquista de espaços extraeuropeus.

Dessa forma, o nacionalismo e o imperialismo se articulavam no acirramento das tensões, promovendo uma escalada militarista no continente europeu.

Aprenda mais: Causas da Primeira Guerra Mundial.

A explosão da Primeira Guerra Mundial

Em 28 de junho de 1914, o arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do Império Austro-Húngaro, realizou uma visita a Sarajevo, onde foi assassinado.

O assassino era Gavrilo Prinzip, um bósnio pró-Sérvia e membro da sociedade secreta nacionalista Mão Negra, que pretendia a formação de uma Grande Sérvia nos domínios balcânicos do Império Austro-Húngaro. O assassinato, contudo, não deflagrou a guerra.

Imediatamente houve uma movimentação diplomática entre Viena e Berlim para decidir o papel de ambos os países aliados. Além disso, tentou-se convocar uma conferência internacional para resolver o conflito de forma pacífica, o que não foi possível.

O passo definitivo para a Primeira Guerra Mundial se deu após o ultimato do governo da Áustria à Sérvia, que aceitou todas as condições, exceto uma: a de que o governo sérvio seria responsabilizado pelo atentado e os agentes austríacos fariam parte das investigações. Isso foi o suficiente para a Áustria, com apoio da Alemanha, declarar guerra à Sérvia.

O conflito se ampliou quando, em 30 de julho, a Rússia – que assumira o papel de protetora dos eslavos – decretou a mobilização geral de seus exércitos em apoio à Sérvia. Como resposta, houve, no início de agosto, uma série de declarações de guerra entre os principais países europeus.

Formaram-se dois grupos: um composto pela Alemanha e pelo Império Austro-Húngaro, ao qual logo aderiram a Bulgária e o Império Turco-Otomano (impérios centrais); e outro dos Aliados, integrado pelo Reino Unido, Rússia, França, Bélgica e Sérvia, ao qual posteriormente se incorporaram Estados Unidos, Itália, Romênia, Grécia e Portugal.

Características da Primeira Guerra Mundial

Embora os comandos militares pensassem que o conflito seria breve e pouco sangrento, a Primeira Guerra Mundial durou quatro anos e assumiu proporções mundiais, apresentando várias inovações em comparação com os conflitos tradicionais:

  • Houve completa mobilização da retaguarda de cada país para fazer frente ao esforço bélico. Os Estados conflitantes adotaram economias de guerra que envolviam todos os setores: nas fábricas fomentou-se a produção de armas, recrutou-se mão-de-obra que substituísse os jovens que estavam no front (mulheres, homens mais velhos etc.) e racionou-se o consumo de alimentos para não deixar de abastecer os exércitos.
  • Pela primeira vez foram empregadas novas tecnologias de destruição, como submarinos, aviões de combate, gases tóxicos e tanques.
Quais foram os custos humanos e materiais da 1 Guerra Mundial
Os novos inventos bélicos causaram enormes perdas humanas logo nos primeiros anos da guerra. As tradicionais táticas de guerra, empregadas durante todo o século XIX, foram superadas pelo emprego de tanques, granadas, canhões e aviões.

Cenários e fases do conflito

Os principais cenários da guerra foram o noroeste da França, a frente oriental e o norte da Itália. Constituiu outra frente de batalha a luta no mar. Alemanha, por sua inferioridade diante da marinha de guerra britânica, optou pela guerra submarina.

A Primeira Guerra Mundial teve quatro fases:

  • A guerra de movimento (1914). A Alemanha optou pela guerra-relâmpago no oeste para anular a França e mais tarde concentrar-se na frente oriental, penetrando na Rússia. Essa estratégia, contudo, falhou pela rápida incorporação da Inglaterra (Reino Unido) à guerra e pela resistência francesa no Mame, muito próximo a Paris.
  • A guerra de posição. A partir de setembro de 1914, as frentes se estabilizaram e a guerra adotou uma tática defensiva com o uso de trincheiras. Houve batalhas sangrentas, como as de Verdun e Somme, em 1916, mas nenhum grupo conseguiu avançar.
  • O ano de 1917. A Revolução Russa resultou na retirada da Rússia do conflito. Apesar disso, o fator mais decisivo em 1917 foi a entrada dos Estados Unidos na guerra, a favor das potências aliadas, proporcionando importantes recursos materiais e humanos.
  • O fim da guerra. Os alemães firmaram com a Rússia o Tratado de Brest-Litovsk (1918), que lhes permitiu transferir suas tropas para o oeste. Em resposta, os aliados organizaram uma ofensiva em todas as frentes, na qual utilizaram carros de combate e aviões.
    Os impérios centrais não conseguiram resistir e se renderam: primeiro a Turquia, depois a Áustria e, finalmente, a Alemanha, após a abdicação do kaiser Guilherme II. Em 11 de novembro de 1918, os aliados assinaram o armistício em Rethondes (França). A guerra havia terminado.
Quais foram os custos humanos e materiais da 1 Guerra Mundial
Entrincheirados, os soldados suportavam todos os rigores da guerra e da natureza, como o frio. Doenças proliferavam nas frentes de batalha, elevando o número de mortos. Estacionados nas trincheiras, os soldados tornavam-se alvos fáceis dos bombardeios aéreos.

Tratados de paz do pós-guerra

Em janeiro de 1919 ocorreu a Conferência de Paris, da qual participaram 32 países, sem incluir os vencidos. As principais decisões foram tomadas pelos Estados Unidos, pela França, pelo Reino Unido e pela Itália, e os países derrotados foram obrigados a aceitar as condições impostas. Nessa conferência, concordou-se em criar a Liga das Nações, organização internacional cujo objetivo era salvaguardar a paz e resolver, mediante negociação, os conflitos entre os países.

Posteriormente, em julho de 1919, foi assinado o principal documento, o Tratado de Versalhes, que culpava a Alemanha pela guerra, impondo à nação duríssimas sanções: perdas territoriais, limitação de seu exército a 100 mil homens, indenização aos países vencedores, desmilitarização da margem esquerda do Reno (na fronteira franco- germânica) e ocupação da rica região mineira do Sarre pela França durante quinze anos. A Alemanha considerou o tratado injusto, o que alimentou o desejo de revanche.

Consequências da Primeira Guerra Mundial

Quando a guerra terminou, a economia teve que se adaptar à situação de paz. O desemprego e os preços aumentaram, empobrecendo os assalariados e aqueles que viviam de rendas.

Tal situação criou, em todo o continente, um clima revolucionário que originou numerosos conflitos, agitações sociais e greves operárias.

Para acabar com a agitação social, em alguns países da Europa foram eleitos governos social-democratas ou trabalhistas que tentaram realizar políticas reformistas.

Perdas humanas e materiais

As perdas humanas no conflito foram enormes: das 65 milhões de pessoas mobilizadas, cerca de 9 milhões morreram e mais de 30 milhões ficaram feridas por causa da guerra.

O país que perdeu mais gente em relação à sua população total foi a França (3,28% da população em 1913), seguida da Alemanha, da Áustria-Hungria e da Rússia.

Já as perdas materiais foram bem menos significativas, principalmente em função da grande estabilidade das frentes. Os países que mais sofreram com a destruição de campos agrícolas, minas e povoações foram a França, a Bélgica e a Itália. A economia dos países europeus ficou destroçada pelos gastos de guerra e, para saldá-los, pediram-se grandes empréstimos aos Estados Unidos, que se transformaram na primeira potência econômica do mundo.

Mudanças territoriais

Os tratados de Versalhes (1919), Saint-Germain (1919), Trianon (1920) e Sèvres (1920) desenharam um novo mapa da Europa,

Dos cinco grandes impérios europeus existentes antes do conflito, apenas o britânico sobreviveu. Os impérios alemão, austro-húngaro, russo e turco-otomano se desintegraram, e seus territórios foram divididos em novos Estados nacionais ou anexados por outros países.

  • A Alemanha teve de devolver à França a Alsácia e a Lorena, à Dinamarca o ducado de Schleswig e ao novo Estado polonês a Posnânia e o corredor de Danzig (atual Gdansk). Além das sanções do Tratado de Versalhes, a Alemanha perdeu todas as suas colônias na África, que foram repartidas entre outras potências sob a forma de mandatos supervisionados pela Liga das Nações.
  • O Império Austro-Húngaro foi fracionado em quatro países: Áustria, Hungria, Iugoslávia e Tchecoslováquia.
  • O Império Russo ficou sem a Finlândia, a Estônia, a Letônia e a Lituânia, que se tomaram independentes.
  • A Polônia ressurgiu com territórios da Rússia e Alemanha.
  • A Itália anexou os territórios de Trento e Ístria.
  • O Império Turco-Otomano perdeu parte de seu território europeu, que passou para a Grécia e a Romênia, e viu-se obrigado a ceder aos aliados suas províncias no Oriente Médio. O antigo império deixou de existir.
Quais foram os custos humanos e materiais da 1 Guerra Mundial
A situação política da Europa antes (esquerda) e depois (direita) da guerra.

Por: Wilson Teixeira Moutinho

Referências

  • RÉMOND, René. O século XX: de 1914 aos nossos dias. São Paulo: Cultrix, 1999.
  • HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

Veja também:

  • Causas da Primeira Guerra Mundial
  • Período Entreguerras
  • Segunda Guerra Mundial

Assuntos relacionados:

Quais foram os custos humanos decorrentes da Primeira Guerra Mundial?

Segundo estimativas, durante os quatro anos de conflito 8 milhões de pessoas foram mortas. A Alemanha foi o país com o maior contingente de baixa humana, com 1,9 milhões de soldados mortos. Em seguida temos a Rússia, 1,7 milhões; França, 1,4 milhões; Áustria-Hungria, 1 milhão; e Inglaterra com 760 mil.

Quais foram os prejuízos humanos e materiais da Primeira Guerra Mundial?

Perdas Humanas e Materiais A guerra provocou a morte de quase 13 milhões de mortos e deixou vinte milhões de feridos e mutilados. Nesse conflito foram empregadas armas poderosas: gases asfixiantes, canhões de longo alcance, metralhadoras, lança chamas, tanques, aviões e submarinos.

Quais foram os prejuízos materiais da Primeira Guerra Mundial?

A infraestrutura dos países europeus foi profundamente afetada e a crise econômica causada pelos altos custos da guerra geraram desemprego e fome. Tanta instabilidade política e social possibilitou a ascensão de regimes totalitários que consistiram em outro ingrediente fundamental para a Segunda Guerra Mundial.

Quais foram os prejuízos econômicos da Primeira Guerra Mundial?

Paralelamente, os prejuízos econômicos trazidos aos países envolvidos foram enormes. Cerca de um terço das riquezas acumuladas pela Inglaterra e pela França foram perdidas com a Primeira Guerra. O parque industrial europeu foi quase reduzido pela metade e o potencial agrícola sofreu uma queda de 30%.