Quais foram os conflitos territoriais que ocorreram na Geórgia como ficou a situação?

Quais foram os conflitos territoriais que ocorreram na Geórgia como ficou a situação?

O impasse vivido pela região ucraniana da Crimeia, que neste domingo (16) faz um referendo para se unir ou não à Rússia, é só mais um dentre os vários "conflitos congelados" em territórios da antiga União Soviética. São pelo menos quatro territórios que querem se separar de seus países, mas não conseguem reconhecimento de outras nações nem de organizações internacionais.

É o que ocorre, por exemplo, com Ossétia do Sul e Abcásia, na Geórgia. Segundo Angelo Segrillo, professor doutor de história contemporânea da Universidade de São Paulo, os casos são diferentes da Crimeia, apesar de a Rússia aparecer em todos eles.

“A relação da Rússia com a Ucrânia (russos, bielorrussos e ucranianos eram um povo só originalmente entre os séculos IX e XII no chamado Estado Kievano) é diferente da que tem com a Geórgia, de quem nunca foi historicamente tão próxima", explicou Segrillo. "A Rússia não anexou formalmente Ossétia do Sul e a Abcásia, mas pode anexar a Crimeia, parte da Ucrânia atual que foi parte constituinte da Rússia até 1954 e tem população majoritariamente russa.”

Outras duas regiões, Nagorno-Karabakh e Transdnístria, já declararam independência de seus países: Azerbaijão e Moldova, respectivamente. As duas solicitações, no entanto, jamais foram reconhecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) e por seus países integrantes.

Analistas internacionais acreditam que o referendo na Crimeia pode ser um pretexto para o fortalecimento dos outros conflitos na região. "O status destes territórios não está definido. Não seria de se surpreender se eles reivindicassem a adesão aos respectivos estados de maioria étnica na esteira da decisão da população da Crimeia", disse ao G1 Alexander Zhebit, professor de relações internacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Conheça detalhes dos movimentos separatistas surgidos após o desmantelamento da União Soviética:

Quais foram os conflitos territoriais que ocorreram na Geórgia como ficou a situação?

Ossétia do Sul
Esse território de 4 mil quilômetros quadrados na encosta sul das montanhas do Cáucaso foi entregue à Geórgia após o desmantelamento da União Soviética, em 1991.

Logo após essa mudança, a Ossétia pediu independência, negada pela Geórgia. Os ossétios falam uma língua própria e eram cerca de 90 mil nessa época - população que foi diminuindo com os constantes conflitos.

Um tratado em 1992 estabeleceu uma força de paz, mas a influência russa cresceu desde 2001, quando um candidato pró-Rússia foi eleito presidente da região.

A situação começou a se deteriorar quando autoridades georgianas deram início a uma ação anticontrabando na zona de conflito.

Em 7 de agosto de 2008, as forças georgianas lançaram uma ofensiva para recuperar o controle da Ossétia. A batalha com a Rússia de apenas cinco dias matou pelo menos 390 civis e, no seu auge, deixou mais de 100 mil refugiados. A luta terminou com um acordo de cessar-fogo que exigia que as partes deixassem suas tropas na posição pré-guerra.

"A Ossiétia do Sul [e a Abcásia] foram protegidas pelas forças de manutenção de paz da CEI [Comunidade dos Estados Independentes], devido aos conflitos sangrentos com a Geórgia que haviam tido lugar nos anos 1990. Estas mesmas forças, constituídas pelos mantenedores da paz, na sua maioria russos, foram atacadas de maneira traiçoeira e passaram a ser as primeiras vítimas, seguidas pelas centenas de mortos entre civis e não-combatentes", disse o professor Alexander Zhebit.

Hoje, não mais que 2,5 mil georgianos vivem na região basicamente rural, e a maior parte do orçamento vem de ajuda russa.

Quais foram os conflitos territoriais que ocorreram na Geórgia como ficou a situação?

Abcásia
O cenário da Abcásia é parecido com o da Ossétia, e os conflitos se deram mais ou menos nas mesmas épocas. A região com etnia abcásia foi parte da ex-república soviética da Geórgia, que ganhou independência com o desmantelamento da URSS.

Em 1992, abcásios a favor da separação começaram a ganhar força e no ano seguinte a Geórgia enviou tropas para reafirmar seu poder, o que forçou uma saída massiva de georgianos da região. Um acordo de paz foi estabelecido, mas em 1999 a Abcásia declarou independência unilateral - mesmo enfrentando sanções e pressões internacionais.

A declaração de independência deixou a região economicamente dependente da Rússia. O vizinho ainda irritava a Geórgia ao liberar cidadanias e passaportes para abcásios com muita frequência. Em 2008, durante a guerra entre os dois países pela Ossetia do Sul, a Rússia aproveitou para avançar suas tropas para a Abcásia, abrindo assim outra frente contra a Geórgia.

Depois disso, a Rússia reconheceu os dois territórios, que ainda almejam uma independência oficial e completa da Geórgia.

Quais foram os conflitos territoriais que ocorreram na Geórgia como ficou a situação?

Nagorno-Karabakh
A vontade de Nagorno-Karabakh se unir com a Armênia é antiga. Com maioria de armênios, ainda em 1923 a região foi definida como autônoma dentro do Azeibaijão. Em 1988, o poder local adotou uma resolução pela união com o país vizinho - o que iniciou o conflito de muitos anos entre os dois países e as forças locais de Nagorno-Karabakh.

Estimulada pela dissolução da URSS, a região adotou uma declaração de independência após um plebiscito em 1992, embora não tenha sido reconhecida por nenhum país. O conflito foi ampliado e virou uma guerra, fazendo com que milhares de azeris deixassem a região.

Um cessar-fogo intermediado pela Rússia foi assinado em 1994 - mas não impediu Nagorno-Karabakh de invadir sete distritos adjacentes de seu território com ajuda armênia.

A comunidade internacional não reconhece a independência de Nagorno-Karabakh.

Quais foram os conflitos territoriais que ocorreram na Geórgia como ficou a situação?

Transdnístria
Na onda da divisão soviética, essa tripa de terra no leste da Moldova pediu independência em 1990, mas não foi reconhecida por nenhuma nação. Em um referendo de 2006, a região reiterou sua vontade de se separar e também apoiou uma eventual anexação à Rússia - quase metade da população da região é de etnia russa.

A Transdnístria tem sua própria moeda, Constituição, Parlamento e bandeira. A maioria da infraestrutura industrial da Moldova ainda está no território, mas seu potencial econômico está limitado pelo seu isolamento internacional.

A presença russa é muito grande, e a região ainda luta pelo reconhecimento internacional de sua soberania.

Quais os conflitos separatistas na Geórgia?

Conflitos e tensões.
Conflito na Ossétia do Sul de 1918-1920..
Guerra na Ossétia do Sul de 1991-1992..
Enfrentamento armado georgiano-osseta de 2004..
Ascensão ao poder de Mikhail Saakashvili..
Guerra na Ossétia do Sul de 2008..

O que foi o conflito da Geórgia?

A Guerra Russo-Georgiana (também conhecida como Guerra na Ossétia do Sul em 2008, Guerra dos Cinco Dias ou Guerra de Agosto) foi um conflito armado ocorrido em agosto de 2008 entre a Geórgia de um lado, e a Rússia e os separatistas da Ossétia do Sul e da Abecásia, do outro.

Quais foram os conflitos territoriais que ocorrem na Geórgia como ficou a situação das duas regiões separatistas?

Na Abcásia: 3.000 separatistas, 5.000 soldados georgianos e 20.000 civis mortos e 250.000 georgianos deslocados. Quando a revolta de Gamsakhurdia foi finalmente derrotada, os conflitos na Abcásia e na Ossétia do Sul resultaram na separação de facto de ambas as regiões da Geórgia.

Qual a situação dos conflitos no Cáucaso?

Os conflitos no Cáucaso são uma série de guerras e conflitos separatistas e étnicos que ocorreram nessa área geográfica desde a época da União Soviética até o fim da Guerra Fria. A região do Cáucaso marca uma das fronteiras entre a Europa e a Ásia, localizada entre os mares Negro e Cáspio.