Porque os reinos foram organizados em 3 domínios?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Porque os reinos foram organizados em 3 domínios?

Árvore filogenética baseada na configuração do rRNA, mostrando a separação dos grandes grupos biológicos: Bacteria; Archaea e Eukarya.

Sistema dos Três Domínios é uma forma de agrupamento de diferentes reinos da taxonomia em três grandes clados designadas por domínios. Esse sistema foi proposto por Carl Woese em 1990, tendo ganhado larga aceitação (embora não universal). O sistema de classificação em três domínios é baseado em análise molecular e genética e discorda da classificação em 5 reinos proposta por Robert Whittaker em 1969.

Estrutura da classificação[editar | editar código-fonte]

No Sistema dos Três Domínios, a categoria domínio é o segundo nível hierárquico de classificação científica dos seres vivos, depois da categoria suprema que enquadra o universo constituído por todos os seres vivos, o super-domínio Biota. Nele são considerados os seguintes três agrupamentos (daí o nome):

  • Domínio Bacteria (ou Eubacteria), que inclui bactérias;
  • Domínio Archaea, anteriormente chamado Archaebacteria, que inclui os procariontes que não recaem na classificação anterior;
  • Domínio Eukarya, que inclui todos os eucariontes, os seres vivos compostos por células com um núcleo celular organizado.

A classificação anterior não inclui os vírus dada a dificuldade em integrá-los entre os seres vivos por conta da ausência de algumas das características definidoras de vida. Não obstante essas dificuldades, surgiu uma classificação alternativa, criando um quarto domínio, não relacionado evolutivamente com os outros três, chamado Aphanobionta, composto exclusivamente pelos vírus. Nesse grupo a nomenclatura utilizada é não binomial.

Conceito do sistema dos 3 Domínios de Woese, as principais características que compõem esta teoria

Conceito dos 3 Domínios de Woese

Porque os reinos foram organizados em 3 domínios?

O sistema dos 3 Domínios de Woese

Sistema dos 3 Domínios de Woese é um sistema de classificação de seres vivos que tem por base a comparação de RNA ribossómico, tendo sido criada em 1977, por um microbiologista americano (Carl Woese), usando o termo reino em detrimento de domínio.

Este sistema tem em conta a evolução dos seres vivos e a sua relação filogenética. A diversidade genética encontrada reflete não só as características genéticas dos seres vivos, mas também a sua ecologia e bioquímica, tendo sido esse o motivo para a descrição destes 3 domínios.

Os domínios são um conceito abrangente que se encontra acima do conceito de reino, tendo sido aplicado a esta teoria apenas em 1990. Nestes domínios encontram-se organizadas todas as espécies consoante a sua proximidade genética. A teoria de Woese considera a existência de uma árvore da vida composta por 3 ramos.

 Apesar da descrição desta teoria basear-se na existência de ancestrais comuns entre os indivíduos que compõem cada domínio, este conceito não assume que todos os domínios surgiram simultaneamente, havendo um grupo mais basal que os outros, o domínio Bacteria. No entanto, a descrição dos membros de cada grupo, assim como as posições que cada domínio assume na “árvore”, ainda não são completamente aceites por todos os investigadores.

Breve história da classificação:

A classificação dos seres vivos em sistemas remonta à época clássica, particularmente a Aristóteles na Grécia antiga. Os primeiros sistemas de classificação tinham por base a capacidade que os organismos tinham para se mover, assim como o tipo de alimentação que praticavam.

Com o desenvolvimento da ciência e dos meios tecnológicos foi possível aos investigadores analisar mais profundamente os seres vivos descobrindo, características (ao nível celular) que diferenciavam esses organismos, passando então a existir classificações com base nesses aspetos.

Os estudos ecológicos e evolutivos têm vindo a fornecer novos conhecimentos, o que levou ao desenvolvimento de novos sistemas de classificação. Estes novos sistemas são desenvolvidos e alterados à medida que nova informação vai sendo descoberta.

Atualmente o sistema mais utilizado nas escolas é o sistema dos 5 reinos de Whittaker, no entanto, o sistema mais aceite academicamente são os 3 domínios de Woese, visto ter em conta os conhecimentos de filogenética mais recentes.

O sistema dos 3 domínios de Woese:

A existência de um ancestral comum entre determinado conjunto de indivíduos contribui para que a sua organização em três domínios fosse possível. Nesta teoria são tidas em conta as relações filogenéticas (comparação de genes ao nível molecular) entre os indivíduos de forma a organizar grupos de seres vivos que fossem o mais monofiléticos possível.

Os estudos filogenéticos determinaram a proximidade genética entre indivíduos, tendo sido demonstrado que os organismos pertencentes aos eucariotas encontram-se muito mais próximos entre si, do que entre os organismos dos outros dois domínios.

Outra das descobertas destes estudos é a proximidade entre os eucariontes e os elementos do domínio Archeae, levando a considerar que o domínio Eubacteria, como sendo um domínio bastante basal e com pouca relação entre os outros domínios.

  • Bacteria

Este domínio é constituído essencialmente por procariontes, muito comuns na natureza. Os organismos deste domínio são procariontes, no entanto, as suas membranas são compostas por cadeias de ácidos gordos não ramificadas ligadas a glicerol por cadeias de éster, o que torna estes indivíduos pouco resistentes a condições extremas. O melhor exemplo de indivíduos pertencentes a esta família são as cianobactérias, assim como bactérias gram-positivo e bactérias gram-negativas.

  • Archaea

Os membros que compõem este domínio são os procariontes que existem em ambientes extremos. Estes organismos correspondem a procariontes com membranas bastante resistentes (com cadeias ramificadas de hidrocarbonatos ligados ao glicerol por cadeias de éter) que lhes permite sobreviver em ambientes com temperaturas extremas, ou elevadas concentrações de sal.

  • Eucaryota

O domínio eucariota reúne em si todos os organismos eucariontes que existem. Os membros deste domínio possuem células eucarióticas, sendo que estas possuem membranas semelhantes às bactérias. Os reinos Protista, Fungi, Plantae e Animalia compõem este domínio, tornando-o um dos mais diversos a nível celular.

Apesar bastante aceite, a teoria do sistema dos 3 domínios de Woese tem vindo a encontrar alguma resistência por parte de diversos investigadores, sendo ainda necessário desenvolver muita investigação nessa área, de forma a torna-la amplamente aceite.

6857 Visualizações 1 Total


References:

Cain, A.J. (2011). Taxonomy. Encyclopædia Britannica, inc. Consultado em: Dezembro 31, 2016, em https://www.britannica.com/science/taxonomy/Making-a-classification

Koonin, E. V. (2014). Carl Woese’s vision of cellular evolution and the domains of life. RNA Biology, 11(3), 197–204. Consultado em: Dezembro 31, 2016, em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4008548/

Porque os reinos foram organizados em 3 domínios?
31-12-2016

Licenciada em Biologia e mestra em Ecologia, Ambiente e Território pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Saiba mais sobre o autor >>>

Porque o grupo dos três domínios se destacam?

Apesar de serem unicelulares e procariontes, eles foram separados das bactérias, pois, evolutivamente, estão mais próximos dos eucariontes. Esse grupo destaca-se ainda por apresentar representantes extremófilos, que são aqueles que conseguem sobreviver em ambientes onde outros organismos não conseguiriam.

Quais as bases que propuseram a organização em três domínios?

Quais são os três domínios dos seres vivos Os três domínios dos seres vivos são: bacteria, archea e eukaria. Esse sistema foi proposto em 1977 por Carl Woese e é cada vez mais aceito, pois usa como principio a bioquímica e filogenética para agrupar o diferentes reinos dos seres vivos.

Quais são os 3 domínios de classificação?

Os três domínios existentes são: Archaea, Bacteria e Eukarya.

Por que com a classificação dos seres vivos em três domínios o reino Monera se tornou obsoleto?

Com a classificação dos seres vivos em três domínios, o reino Monera se tornou obsoleto. Isso ocorreu porquea) se descobriu que as bactérias, na realidade, não são seres vivos. b) todas as arqueas passaram a ser classificadas como protistas. c) as bactérias passaram a fazer parte do reino Animalia.