O que é explosão demográfica e em que fase de crescimento populacional?

O que é explosão demográfica e em que fase de crescimento populacional?

O que é explosão demográfica e em que fase de crescimento populacional ocorreu?

Explosão demográfica é o crescimento elevado e acelerado da população de uma determinada localidade ou do mundo todo. Esse fenômeno foi observado, principalmente, em países subdesenvolvidos após o ano de 1950, quando se elevou em um um bilhão o número de pessoas na Terra em apenas 35 anos. ...

Quais são as três fases do crescimento populacional?

Existem, assim, dois principais tipos de crescimento populacional: o crescimento vegetativo ou natural e o crescimento absoluto. Para melhor compreender esses dois importantes termos, é importante revisarmos alguns conceitos básicos de demografia, como a taxa de natalidade, a taxa de mortalidade e o saldo migratório.

Quando começou o crescimento populacional?

O crescimento populacional no mundo é caracterizado como o aumento do número de habitantes no planeta. ... Em 1930, a Terra era habitadas por cerca de 2 bilhões de pessoas e, em 1960, esse número atingiu a marca de 3 bilhões, com média de crescimento populacional de 2% ao ano.

Quais as características da primeira fase do crescimento populacional?

fase: Crescimento das sociedades tradicionais. Alta natalidade e alta mortalidade que geram crescimento demográfico insignificante. Predominante em países rurais e subdesenvolvidos. ... Há alta queda na mortalidade e pouca alteração na natalidade, fazendo com que haja um grande crescimento populacional.

Quais são as 4 fases do crescimento populacional?

As quatro fases

  • Fase 1 (pré-transição) ...
  • Fase 2 (acelerado crescimento populacional ou demográfico) ...
  • Fase 3 (desaceleração populacional ou demográfica) ...
  • Fase 4 (estabilização populacional ou demográfica) ...
  • Veja também:

Qual foi o crescimento da população brasileira entre os anos 1900 e 2000 em número de habitantes?

874% Poucos países tiveram um crescimento populacional tão grande e rápido quanto o Brasil no século XX. No período abrangendo 1900 a 2000, o Brasil apresentou o maior percentual de crescimento populacional do mundo: 874%.

Quais serão as consequências do crescimento populacional?

  • Assim, em 2050 o planeta Terra contará com cerca de 9,7 bilhões de indivíduos e isso poderá trazer muitas consequências negativas ao planeta Terra e a vida de seus habitantes, tais como: Escassez de alimentos e de água potável. Quais fatores influenciam o crescimento populacional?

Como calcular o crescimento populacional?

  • O cálculo de crescimento populacional é baseado em dois dados: 1 Crescimento vegetativo (ou natural): corresponde a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade, sendo... 2 Crescimento absoluto: representa a variação do número de indivíduos em um determinado tempo, considerando os... More ...

Quais foram as causas do rápido crescimento da população mundial?

  • Foram várias as causas desta fase de rápido crescimento da população mundial. Os índices de mortalidade nos países em desenvolvimento tiveram uma queda significativamente grande após a Segunda Guerra Mundial. Campanhas de saúde pública e de vacinação reduziram espetacularmente as doenças e a mortalidade infantil.

Como foi o crescimento da população nos últimos dois séculos?

  • Esse alto índice de crescimento da população nos últimos dois séculos deveu-se principalmente aos processos de Revoluções Industriais. Com isso, a maior parte da população passou a morar nas cidades, o que colaborou para esse crescimento do número de pessoas.

O crescimento demográfico mundial passou por diversas alterações, tendo se intensificado após a Revolução Industrial.

A população mundial, ao longo dos anos, vem apresentando sucessivas oscilações em seu crescimento demográfico. Dessa forma, nota-se que as taxas de crescimento, isto é, o padrão de aumento da população no mundo, não são constantes, sendo mais agudas em determinados períodos da história e menos intensas em outros momentos.

Observe a tabela abaixo:


O crescimento demográfico mundial na Era Cristã *

Com a leitura das informações, percebemos que no primeiro ano da Era Cristã, as estimativas apontavam que a população mundial das civilizações não ultrapassaria os 250 milhões de habitantes. Assim, a população mundial levou mais de mil e seiscentos anos para dobrar de tamanho e pouco menos de duzentos anos para dobrar novamente. Em 1950, já éramos 2 bilhões e meio de habitantes e, trinta e sete anos depois, passamos para os 5 bilhões.

Diante desses dados, como explicar essa alteração repentina no ritmo do crescimento mundial?

A principal causa para a intensificação dos crescimentos demográficos, que se intensificaram a partir do século XIX, foram as sucessivas revoluções industriais e as consequentes elevações nas taxas de urbanização em todo o mundo.

Dessa forma, podemos dizer que houve uma “explosão demográfica” mundial, que ocorreu em determinados momentos na história. Em razão desses repentinos crescimentos, certo alarmismo se estabeleceu e teorias populacionais entraram em confronto sobre a relação entre os recursos naturais e a população do mundo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Uma das representações mais correntes sobre os rápidos crescimentos populacionais que ocorreram em todo o mundo foi chamada de geração do “baby boom”, em que o número de filhos se intensificou após o final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Atualmente, com o aumento do desenvolvimento econômico em algumas regiões do globo e através da adoção de medidas como o planejamento familiar e o controle de natalidade em alguns países (como no caso da China), o crescimento populacional mundial, em média, vem sendo menor nos últimos anos.

Por esse motivo, muitos autores referem-se às explosões demográficas dos séculos XIX e XX como integrantes de diferentes transições demográficas que marcaram os diferentes períodos da história. O que se percebeu é que, com o passar do tempo e a promoção de avanços tecnológicos, as taxas de mortalidade diminuíram repentinamente, enquanto as taxas de natalidade demoraram para acompanhar essa queda.

As atuais projeções estimam que a população mundial esteja em 7 bilhões de habitantes. Apesar de ser uma grande quantidade de pessoas, observa-se que os avanços nos meios agrícola e tecnológico propiciaram um grau de desenvolvimento capaz de sustentar a população. O que se percebe atualmente é que o principal desafio não é produzir riquezas para o total de habitantes, mas sim propiciar a sua distribuição mais justa.

___________________________

* Fonte dos dados: VESENTINI, J. W. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Editora Ática, 2012. p.240.

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Em que fase de crescimento populacional ocorreu a explosão demográfica?

fase – Aceleração ou explosão demográfica Na segunda fase ocorre aquilo que muitos denominam por explosão demográfica, o crescimento acentuado da população em um curto período de tempo.

O que significa o explosão demográfica?

Explosão demográfica é o aumento elevado e repentino da população de seres humanos. É frequentemente associada a avanços tecnológicos, tendo a maior delas ocorrido no século XX da era cristã.

Quais são as fases do crescimento populacional?

As quatro fases da transição demográfica.
Fase 1 (pré-transição) ... .
Fase 2 (acelerado crescimento populacional ou demográfico) ... .
Fase 3 (desaceleração populacional ou demográfica) ... .
Fase 4 (estabilização populacional ou demográfica) ... .
Veja também:.

O que se entende por explosão demográfica Brainly?

Explosão demográfica é o aumento elevado e repentino da população de seres humanos. É frequentemente associada a avanços tecnológicos, tendo a maior delas ocorrido no século XX da era cristã.