Qual é o tipo de relação ecológica que se estabelece entre as flores e as abelhas que nelas coletam pólen e néctar?

F�cil

Quest�o 23 6830834

OBB 2022

Leia o texto abaixo e responda a quest�o.

Qual é o tipo de relação ecológica que se estabelece entre as flores e as abelhas que nelas coletam pólen e néctar?

Os t�rmitas (ou cupins) s�o animais eussociais que apresentam uma refinada organiza��o, caracterizada pela sobreposi��o de gera��es, divis�o de tarefas (procura de alimento, prote��o e reprodu��o), e cuidado parental. Estas atividades ocorrem de forma sistem�tica e cooperativamente entre os integrantes da col�nia (ou sociedade), onde indiv�duos morfologicamente diferenciados, se dividem em castas, dentre elas os oper�rios que s�o respons�veis pelo forrageio, manuten��o do ninho, al�m de alimenta��o das castas dependentes; os soldados, aqueles especializados na defesa da col�nia (e em algumas esp�cies auxiliam ativamente na busca e explora��o de novas fontes alimentares), que podem possuir mand�bulas bem desenvolvidas (defesa mec�nica), estruturas na gl�ndula frontal que liberam subst�ncias que repelem invasores (defesa qu�mica), ou uma combina��o dessas (defesa mista). S�o insetos que se alimentam de mat�ria org�nica (principalmente celulose), desempenhando um importante papel funcional nos ecossistemas, devido � capacidade de provocarem mudan�as f�sicas em materiais bi�ticos e abi�ticos (agregando nutrientes, excrementos, saliva e removendo part�culas do solo), tamb�m s�o chamados de "engenheiros do ecossistema”.

Fonte: https://biologiadaconservacao.com.br/cienciaemacaointrusos-no-cupinzeiro# (modificado)

A vida em sociedade � comum em diversos grupos de insetos.

Pode-se definir como sociedade:

a)

associa��o em que indiv�duos de uma mesma esp�cie possuem maior chance de sobreviv�ncia juntos do que separadamente.

b)

associa��o em que indiv�duos de esp�cies diferentes possuem maior chance de sobreviv�ncia juntos do que separadamente. 

c)

rela��o em que um indiv�duo se beneficia a partir do trabalho ou recursos de outro indiv�duo da mesma esp�cie, sem trazer dano ou benef�cio ao mesmo.

d)

rela��o em que um indiv�duo se beneficia a partir do trabalho ou recursos de outro indiv�duo de esp�cie diferente, sem trazer dano ou benef�cio ao mesmo.

e)

rela��o em que indiv�duos de uma mesma esp�cie disputam por recursos limitados.

F�cil

Quest�o 13 5258049

CESMAC 2� Dia 2021.1

Os l�quens representam associa��es mutual�sticas nas quais todos os organismos envolvidos s�o beneficiados.

� correto afirmar que, pelo menos um desses organismos:

a)

� autotr�fico e fotossint�tico.

b)

realiza metabolismo anaer�bio.

c)

n�o possui parede celular.

d)

� um v�rus.

e)

possui sistema nervoso rudimentar.

F�cil

Quest�o 32 5607452

UEMS 2021

As araras-azuis s�o animais que se destacam pela beleza, tamanho e comportamento. Na regi�o do Pantanal, 90% dos ninhos s�o encontrados nas �rvores de manduvi. Essa ave est� constantemente amea�ada, devido � ca�a, ao com�rcio clandestino e � degrada��o em seu habitat natural, por conta do desmatamento. A arara-azul tem como uma das principais amea�as a ca�a e a captura ilegal pelos humanos para o com�rcio nacional e internacional de aves de estima��o, que foram intensas at� a d�cada de 1980 (ovos, filhotes, adultos) e levavam � morte de diversos indiv�duos. A estes fatores, acrescentam-se popula��es pequenas, baixa taxa reprodutiva e especializa��o na dieta e no h�bitat.

Fonte: https://www.institutoararaazul.org.br/a-arara-azul/. Acesso em: 20 jan. 2020

As rela��es entre a arara-azul e os humanos, como descritas acima, s�o:

a)

harm�nicas, interespec�ficas e de facilita��o.

b)

desarm�nicas, interespec�ficas e de simbiose.

c)

harm�nicas, intraespec�ficas e de neutralidade.

d)

desarm�nicas, interespec�ficas e de preda��o.

e)

desarm�nicas, intraespec�ficas e de comensalismo.

F�cil

Quest�o 23 5949423

PUC-MG 2021

Define-se como RELAÇÕES ECOL�GICAS as intera��es que acontecem entre os seres vivos de uma mesma esp�cie (intraespec�ficas) ou entre indiv�duos de esp�cies diferentes (interespec�ficas) em uma comunidade. Com base nos efeitos que os organismos t�m uns sobre o outros, s�o tamb�m classificadas como harm�nicas ou desarm�nicas.

Todas as intera��es descritas abaixo est�o corretamente classificadas e justificadas, EXCETO:

a)

Amensalismo � uma rela��o interespec�fica desarm�nica que ocorre quando um organismo libera subst�ncias t�xicas que inibem o crescimento ou a reprodu��o de outros organismos. 

b)

Canibalismo ou predatismo s�o intera��es desarm�nicas que ocorrem apenas entre esp�cies diferentes e a competi��o, tamb�m desarm�nica, � sempre intraespec�fica. 

c)

Com benef�cios m�tuos, portanto harm�nicas, s�o intraespec�ficas as sociedades de alguns grupos de insetos, como as abelhas. 

d)

O comensalismo se d� entre Indiv�duos de esp�cies diferentes e � considerado harm�nica, pois apenas um deles � beneficiado com a intera��o, mas sem causar preju�zo ao outro

F�cil

Quest�o 32 6131817

UEA - SIS 3� Etapa 2021

As popula��es biol�gicas n�o aumentam o n�mero de indiv�duos de forma a seguir o potencial bi�tico de cada uma. Existem fatores abi�ticos e bi�ticos que atuam como resist�ncia ambiental, impedindo o crescimento desse tipo de popula��o.

S�o fatores bi�ticos

a)

a preda��o e o parasitismo. 

b)

a falta de precipita��o e o clima muito frio.

c)

a falta de luz e a competi��o. 

d)

o baixo pH da �gua e a alta temperatura. 

e)

a falta de alimento e a alta salinidade da �gua.

F�cil

Quest�o 34 6131821

UEA - SIS 3� Etapa 2021

Em uma reserva ambiental foram estudadas tr�s esp�cies de insetos, que tinham nichos ecol�gicos semelhantes e sobreposi��o deles em algumas regi�es. A figura ilustra a intera��o entre as tr�s esp�cies de insetos, na qual cada c�rculo representa uma delas.

Qual é o tipo de relação ecológica que se estabelece entre as flores e as abelhas que nelas coletam pólen e néctar?

A regi�o onde a competi��o entre as esp�cies era a mais elevada de todas est� representada pelo n�mero

a)

1.

b)

2.

c)

3.

d)

4.

e)

5.

Qual o tipo de relação ecológica entre as flores e as abelhas?

As abelhas e plantas estabelecem uma relação mutualística. Mutualismo é uma relação ecológica entre indivíduos de espécies diferentes, em que ambos são beneficiados pela interação.

Qual é a relação ecológica que se estabelece entre as abelhas em uma colmeia?

A sociedade é uma relação ecológica harmônica intra-específica. Na maioria das espécies de abelhas, esta forma de organização é altamente concisa, havendo divisão de atividades entre os organismos que possuem diferenciações anatômicas de acordo com a função que realizam, geralmente acompanhando o dimorfismo sexual.

Qual o tipo de relação ecológica das abelhas?

As abelhas vivem em uma relação de sociedade, em que os indivíduos vivem juntos e há uma divisão de trabalho entre seus componentes. Nesse tipo de relação, os indivíduos de uma mesma espécie vivem juntos, no entanto, podem apresentar ou não divisão de trabalho.

Qual das seguintes melhor define a interação ecológica entre a planta e as abelhas?

Esse tipo de relação entre duas espécies diferentes e que traz benefícios para ambas é chamada mutualismo. Os animais polinizadores obtêm alimento e a planta se reproduz.