Foram os colonizadores os responsáveis pela formação inicial da população brasileira?

672 palavras 3 páginas

Cultura Brasileira A cultura brasileira é o resultado da miscigenação de diversos grupos étnicos que participaram da formação da população brasileira. A diversidade cultural predominante no Brasil é conseqüência também da grande extensão territorial e das características geradas em cada região.
Entretanto foi dos portugueses que recebemos a herança cultural fundamental, onde a história da imigração portuguesa no Brasil confunde-se com nossa própria história. Foram eles os colonizadores os responsáveis pela formação inicial da neopopulação brasileira, através do processo de miscigenação com índios e negros africanos, de 1500 a 1808, portanto por três séculos, eram os únicos europeus que podiam entrar livremente no Brasil.
A formação da cultura brasileira
A formação da cultura brasileira, em seus vários aspectos, resultou de uma integração de elementos da cultura indígena, do português colonizador, do negro, como também dos imigrantes.
Muitas foram as contribuições dos índios brasileiros para a nossa formação cultural e social. Do ponto de vista étnico, contribuíram para o surgimento de um indivíduo tipicamente brasileiro: o caboclo. Na nossa formação cultural, os índios contribuíram com: O nosso vocabulário - que possui inúmeros termos de origem indígena, como pindorama, anhanguera, ibirapitanga entre outras; com o folclore - com lendas como o curupira, o saci-pererê, o boitatá etc.; com a culinária - que recebeu contribuições com o uso de raízes como a mandioca, usada para preparar a tapioca e o beiju; com os utensílios de caça e pesca como a arapuca e o puçá, e com os utensílios domésticos – como a rede a cabaça e a gamela.
Os portugueses realizaram uma transplantação cultural para o Brasil, destacando-se: a língua portuguesa, a religião católica (o calendário religioso, as procissões etc.), as instituições administrativas, o tipo de construções de povoados, vilas e cidades, a agricultura, as lendas do folclore (a cuca e o bicho papão), os folguedos (a

Relacionados

  • Cultura Brasileira E Culturas Brasileiras

    729 palavras | 3 páginas

    Cultura brasileira e culturas brasileiras Alfredo Bosi (dialética da colonização) Do singular ao plural  Não é possível falar de “cultura brasileira” Mas de culturas – dada as inúmeras manifestações materiais e espirituais do povo brasileiro. Não há uniformidade ou unidade em nenhuma sociedade moderna – muito menos em uma sociedade de classes. Os critérios são mutáveis: de raça para nação e da nação para classe social (cultura do rico, do pobre, cultura burguesa, operária) Deve-se portanto….

  • Cultura brasileira e culturas brasileiras

    13251 palavras | 54 páginas

    Alfredo Bosi Cultura brasileira e culturas brasileiras Cultura brasileira e culturas brasileiras Alfredo Bosi BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. p.308-345: Cultura brasileira e culturas brasileiras. Comentários: Ana Maria Lisboa de Mello (UFRGS) CULTURA BRASILEIRA E CULTURAS BRASILEIRAS1 DO SINGULAR AO PLURAL Estamos acostumados a falar em cultura brasileira, assim, no singular, como se existisse uma unidade prévia que aglutinasse todas as manifestações….

  • Cultura Brasileira

    1973 palavras | 8 páginas

    III CULTURA AFRO-BRASILEIRA THAÍS CRISTINA OLIVEIRA – RA 2010319 TURMA: 38 ADA CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS ORIENTADOR: Prof. Ângelo Zadra RIO CLARO/SP 2014 PROJETO EMPRESARIAL Autores: Thaís Cristina Oliveira, RESUMO A cultura da África chegou ao Brasil, em sua maior parte, trazida pelos escravos negros na época do tráfico transatlântico de escravos. No Brasil a cultura africana….

  • cultura brasileira

    1384 palavras | 6 páginas

    INTRODUÇÃO O conteúdo deste trabalho fala sobre a cultura do BRASIL , religiões , características , comidas típicas , sobre como foi adquirido essa variedade cultural , e as variedades dessa riqueza que é a cultura brasileira. CULTURA BRASILEIRA A cultura brasileira é uma síntese da influência dos vários povos e etnias que formaram o povo brasileiro. Não existe uma cultura brasileira perfeitamente homogênea, e sim um mosaico de….

  • Cultura brasileira

    1926 palavras | 8 páginas

    do território brasileiro por 322 anos, de todos os povos que chegaram no País os portugueses foram os que mais exerceram influência na formação da cultura brasileira. Durante todo período de colonização cidadãos portugueses foram transportados para as terras sul-americanas, influenciando não só a sociedade que viria a se formar, como também as culturas dos povos que já existiam. O evento que mais trouxe implicações políticas, econômicas e culturais para o Brasil foi a mudança da corte de D. João VI….

  • cultura brasileira

    1463 palavras | 6 páginas

    Trabalho de português CULTURA BRASILEIRA Nomes: Joice, Cassandra, Marieli Data: 16/05/2013 Professora: Tania A cultura brasileira é uma síntese da influência dos vários povos e etnias que formaram o povo brasileiro. Não existe uma cultura brasileira perfeitamente homogênea, e sim um mosaico de diferentes vertentes culturais que formam, juntas, a cultura do Brasil. Naturalmente, após mais de três séculos de colonização portuguesa, a cultura do Brasil é, majoritariamente….

  • A Cultura Brasileira

    4328 palavras | 18 páginas

    A cultura brasileira é um grande conjunto de culturas, que sintetizam as diversas etnias que formam o povo brasileiro. Por essa razão, não existe uma cultura brasileira homogênea, e sim um mosaico de diferentes vertentes culturais que formam, juntas, a cultura do Brasil. É notório que, após mais de três séculos de colonização portuguesa, a cultura do Brasil é, majoritariamente, de raiz lusitana. É justamente essa herança cultural lusa que compõe a unidade do Brasil: são diferentes etnias, porém….

  • Cultura Brasileira

    674 palavras | 3 páginas

    Cultura Brasileira A cultura brasileira é o resultado da miscigenação de diversos grupos étnicos que participaram da formação da população brasileira. A diversidade cultural predominante no Brasil é consequência também da grande extensão territorial e das características geradas em cada região do país. O elemento branco que participou da formação da cultura brasileira fazia parte de vários grupos, que chegou ao país durante a época colonial. Além dos portugueses vieram os espanhóis: de 1580….

  • cultura brasileira

    466 palavras | 2 páginas

    Mandinga – projeto de cultura brasileira (a) uma breve apresentação (b) objetivos (gerais e específicos) (c) justificativa (d) público-alvo (d) local (espaço/equipamento cultural) (e) cronograma/agenda (f) plano de ação (g) equipe (h) orçamento idealizadora taís salbé receita da mandinga o projeto nasceu a partir de um sonho da paraense, que no final dos anos 90 e começo dos 2000, promovia festas de música eletrônica e brasileira na capital do tacacá. como amante….

  • cultura brasileira

    343 palavras | 2 páginas

    A cultura brasileira teve influência de várias partes do mundo, mas as três primeiras e principais foram os costumes dos índios, africanos e portugueses. Os europeus exerceram maior influência na formação da cultura brasileira, principalmente os de origem portuguesa, a mais evidente herança portuguesa para a cultura brasileira é a língua portuguesa, atualmente falada por todos os habitantes do país. A religião católica, crença da maioria da população, é também fruto da colonização portuguesa. Tivemos….

Outros Trabalhos Populares

Quais foram os povos que ajudaram a formar a população brasileira?

São índios, portugueses, africanos, árabes, italianos, espanhóis, alemães, japoneses e muitos outros povos que ajudaram a formar a população brasileira. Porém, dentre todos esses povos, pode-se destacar três nações que foram fundamentais na origem do povo brasileiro: os indígenas, os portugueses e os africanos.

Quais foram os três povos que contribuíram para a história da formação do nosso país?

Os indígenas, os portugueses e os africanos são os principais grupos. No entanto, há vários imigrantes europeus e asiáticos que vieram para o Brasil, especialmente a partir do século XIX, que também formaram o povo brasileiro.

Quem foram os primeiros habitantes do Brasil por quê?

Resposta verificada por especialistas Os primeiros habitantes do Brasil foram os índios, ou seja, os povos que habitavam nosso país antes da chegada dos portugueses no ano 1500. O termo “índio” refere-se aos povos indígenas, que possuem imensa diversidade cultural.