Quais foram as mudanças no espaço geográfico e na sociedade provocadas pelo processo de industrialização?

24/06/2011 07h00 - Atualizado em 24/06/2011 07h00

Nova noção de tempo é uma das alterações mais importantes.Veja outras transformações na aula em vídeo.

O professor de história, Lucas Kodama Seco, fala sobre a revolução industrial.

O processo de industrialização, iniciado no século 18, causou grandes transformações no mundo.

As principais delas são a urbanização, o crescimento demográfico e o surgimento do operariado, com a exploração do trabalho. Além disso, ocorreu uma mudança da noção de tempo.

Confira a explicação na aula em vídeo.

Veja vídeos de Vestibular e Educação

A industrialização é um processo em que a economia transforma-se, geralmente, de uma centralidade rural para uma secundária ou industrial.

Entende-se por industrialização o processo de crescimento da atividade industrial em uma sociedade, de forma que ela se torna cada vez mais preponderante no processo de produção econômica do espaço geográfico, sobrepondo-se e subordinando outras atividades a ela, tais como as práticas agrícolas.

O processo de industrialização ocorre geralmente quando há medidas públicas favoráveis à instalação de indústrias em uma determinada localidade, com o fornecimento de incentivos fiscais traduzidos em isenção ou redução de impostos, entre outros. Assim, a oferta de empregos – diretos e indiretos –, em grande parte dos casos, tende a crescer, o que mobiliza uma maior quantidade de pessoas e, consequentemente, amplia o mercado consumidor. É claro que, além dos incentivos públicos, é necessário haver uma infraestrutura de comunicações e transporte adequada, além de outras vantagens, como um melhor acesso às matérias-primas.

Na história da humanidade, o processo de industrialização ocorreu primeiramente na Europa durante a Primeira Revolução Industrial. O que se viu como efeito direto foi o rápido crescimento das grandes cidades, que inicialmente se viram marcadas pelas degradantes condições sociais e pela proliferação inequívoca de suas periferias. A posterior melhoria nos direitos sociais e trabalhistas e as intervenções sobre as dinâmicas das cidades serviram para controlar a situação, melhorar o consumo e acelerar os rumos econômicos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Posteriormente, outros países também conheceram os seus processos de industrialização, tais como o Brasil ao final do século XIX, embora por aqui tal manifestação tenha ocorrido de forma mais avançada a partir da década de 1930 em diante. Nesse caso – assim como em alguns outros países emergentes –, a industrialização ocorreu de maneira tardia, sendo marcada por uma grande dependência do mercado externo através de empresas estrangeiras e também por uma política de substituição de importação.

Os efeitos da industrialização sobre o espaço geográfico são notáveis. Além da rápida migração para as áreas das cidades, principalmente através do êxodo rural, a industrialização também interfere na dinâmica rural por exigir uma quantidade maior de produtos primários, que são posteriormente transformados em produtos industriais. Além disso, observa-se uma maior intervenção sobre o meio natural, causando impactos ambientais e sociais, a exemplo da expansão desmedida das periferias das cidades por meio de invasões e favelizações. Por outro lado, a instalação de indústrias proporciona mais investimentos em melhorias estruturais, tais como vias de acessos, redes de comunicação, entre outros.

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Estes xercícios sobre industrialização das sociedades envolvem temas sobre a transformação espacial provocada pelas indústrias. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena

Assinale a alternativa que NÃO aponta um dos efeitos do processo de industrialização sobre o espaço geográfico.

a) Aumento do consumo de energia.

b) Ampliação das trocas comerciais.

c) Intensificação do processo de urbanização.

d) Aumento das ofertas de emprego no setor primário.

A industrialização é considerada como um dos parâmetros necessários para a modernização das transformações socioespaciais. Sobre esse processo, assinale o que for correto:

a) Mesmo acontecendo em períodos históricos diferentes, a industrialização ocorreu da mesma forma em todos os países existentes.

b) A industrialização do tipo planificada foi algo recorrente nos países subdesenvolvidos.

c) A industrialização do tipo clássica corroborou para profundas transformações no espaço geográfico europeu dos séculos XVIII e XIX.

d) A industrialização nos países periféricos ocorreu sem a manifestação do capital estrangeiro, que não enxerga nesses países a possibilidade de investimentos.

Importância da indústria para o PIB cai a níveis dos anos 50

Desde 1955 a indústria brasileira não tinha uma participação tão baixa no PIB (Produto Interno Bruto) do país. Só entre 2004 e 2012, a porcentagem foi de 19,2% para 13,3% - uma perda total de 30,8%. [...] Em 1947, primeiro ano em que há dados, a participação da indústria no PIB brasileiro era de 11,3%.

(Revista Exame, 28/08/2013. Disponível em: http://exame.abril.com.br/)

Diante das informações expressas pelo texto acima, podemos concluir que:

a) A produção industrial do Brasil em 2012 foi igual ou menor a de 1955.

b) Há uma fuga de indústrias no território brasileiro.

c) O processo de terciarização da economia continua em expansão.

d) O PIB brasileiro não condiz com os níveis industriais do país.

(UFBA – com adaptações)

Por todos os continentes e países do mundo encontramos inúmeros produtos oriundos da indústria. Mas, não precisamos viajar para conhecê-los. Em cada espaço de nossa casa temos esses exemplos: a cama, a roupa, o som e a TV estão entre eles. Todos esses produtos são o resultado da transformação de matérias-primas, com suprimento de energia, em produtos industrializados. Até consolidar esse processo, a indústria passou por vários estágios de produção.

(ALMEIDA; RIGOLIN, 2005, p. 123).

Com base na análise do texto e nos conhecimentos sobre a evolução, os tipos e a localização das indústrias no Brasil e no Mundo, assinale a alternativa INCORRETA:

a) A Primeira Revolução Industrial foi marcada pela hegemonia alemã, pelo uso do carvão vegetal como principal fonte de energia e pela grande dispersão da atividade industrial em termos do espaço mundial.

b) A Segunda Revolução Industrial começou no final do século XIX com o surgimento das indústrias de vanguarda como a metalúrgica, a siderúrgica, a automobilística e a petroquímica, sendo o petróleo a sua principal fonte de energia.

c) O avanço da Revolução Técnico-científica Informacional já é marcante no Japão, na Alemanha, nos Estados Unidos e em outros países, embora ainda haja a permanência de inúmeros traços da Segunda Revolução Industrial.

d) O Sudeste afirmou-se como polo da industrialização brasileira, sobretudo graças à infraestrutura urbana e de transportes desenvolvida em função da cafeicultura, devido à chegada do imigrante e pela concentração de consumidores urbanos.

respostas

a) Correto – o aumento do número de indústrias implica em uma expansão no consumo de energia.

b) Correto – com mais indústrias, maior a quantidade de produtos e também maior a atividade comercial.

c) Correto – a industrialização tende a atrair habitantes de outras áreas e regiões, o que provoca a aceleração no processo de urbanização.

d) Incorreto – uma das faces da industrialização das sociedades é a mecanização do campo, que reduz a oferta de emprego.

Voltar a questão

a) Falso – a industrialização ocorre de formas diferentes conforme os locais e os períodos históricos de sua manifestação.

b) Falso – a industrialização do tipo planificada ocorreu nos antigos países de economia socialista ou centrada no poder do Estado.

c) Verdadeiro – a industrialização clássica foi típica de países desenvolvidos, com destaque para os europeus, como Inglaterra e França.

d) Falso – o processo de industrialização dos países subdesenvolvidos ocorreu diretamente influenciado pela intervenção das empresas multinacionais.

Voltar a questão

A matéria apresentada pela Revista Exame demonstra um dado proporcional, ou seja, o nível de produção industrial em relação ao valor total do PIB. Por isso, como o PIB está quase sempre em crescimento, os valores atuais são bem maiores que os de 1955, não sendo possível dizer que a industrialização do país diminuiu atualmente, mas sim a participação do poder das indústrias sobre a produção de riquezas no país. Isso é fruto do atual processo de terciarização da economia, em que o setor terciário (comércio e serviços) vem exercendo um papel mais preponderante na geração de renda e empregos.

Alternativa correta: letra C.

Voltar a questão

a) Incorreto – não houve uma grande dispersão industrial pelo espaço mundial durante a Primeira Revolução Industrial, que foi hegemonizada pela Inglaterra.

b) Correto – As indústrias de base no campo da metalurgia, da siderurgia e principalmente das fábricas de carro estiveram à frente das transformações operadas pela II Revolução Industrial.

c) Correto – A Terceira Revolução Industrial já vem se consolidando em inúmeras partes do mundo, com o destaque para os países subdesenvolvidos, mesmo que ainda permaneçam algumas características do período anterior, como a elevada dependência por petróleo.

d) Correto – A industrialização no Brasil ocorreu de forma preponderante, em seu início, na região Sudeste do país, em função da infraestrutura já existente nessa região graças às atividades promovidas pela prática cafeeira.

Voltar a questão

Quais foram as mudanças no espaço geográfico e na sociedade provocadas pelo processo de industrialização?

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Quais foram as principais transformações no espaço geográfico através do processo de industrialização?

Em seguida, explique que a atividade industrial promove grandes alterações no espaço geográfico: desmatamento, poluição atmosférica, poluição hídrica, etc.

Quais as mudanças que a industrialização trouxe para a sociedade?

O processo de industrialização, iniciado no século 18, causou grandes transformações no mundo. As principais delas são a urbanização, o crescimento demográfico e o surgimento do operariado, com a exploração do trabalho. Além disso, ocorreu uma mudança da noção de tempo.

Quais são as principais transformações no espaço geográfico?

São vários os exemplos decorrentes das profundas alterações ocorridas principalmente no último século no planeta, como o aquecimento global, efeito estufa e escassez de água. As décadas de exploração ocasionaram a extinção, somente no século XX pelo menos 15% das espécies da fauna e da flora foram extintas.

O que e indústria e como ela modifica o espaço geográfico?

Os efeitos da industrialização sobre o espaço geográfico Como já mencionamos, a indústria é um dos principais agentes de transformação do espaço. Quando uma área antes não industrializada recebe um relativo número de fábricas, a tendência é receber mais migrantes para a sua área, acelerando a sua urbanização.