Quais são os principais fatores que determinam a localização das indústrias?

Fator de localização industrial é toda a circunstância que influencia a localização das indústrias.
Durante muitos séculos, a atividade industrial resumiu-se ao artesanato. Na segunda metade do século XVIII, alguns países sofreram um conjunto de transformações conhecidas no seu conjunto por Revolução Industrial. Estes acontecimentos marcaram o nascimento da indústria moderna. A máquina, cada vez mais aperfeiçoada e complexa, substitui os utensílios manuais e as máquinas simples, alimentadas por fontes energéticas tradicionais (muscular, eólica e hidráulica). Com o surgimento da máquina a vapor, as tradicionais fontes energéticas são suplantadas pelo carvão natural (principalmente hulha), o grande motor da expansão da indústria na sua primeira fase. Por outro lado, é a partir do carvão que se obtém o coque, indispensável para o fabrico de ferro e aço. Pelo seu grande volume, peso e fraco rendimento, o seu transporte era difícil e muito caro, o que determina a sua supremacia no momento de decisão da localização da indústria que, numa primeira etapa, coincide com as das minas carboníferas e de minério de ferro, pelos mesmos motivos. Complexos industriais cada vez mais vastos passam a exercer um forte poder de atração sobre muitas outras. Podemos concluir que, na primeira fase de evolução da indústria, a proximidade das fontes energéticas e das matérias-primas eram os fatores industriais determinantes nas localizações industriais.
A revolução energética, que teve lugar nos finais do século XIX e princípio do século XX, ocorre com o surgimento de novas fontes de energia, como o petróleo e a eletricidade e, mais tarde, o gás natural. A indústria expande-se rapidamente a outras localizações espaciais e diversifica-se muito. O petróleo trouxe ainda novas e mais importantes aplicações e passou a constituir uma fonte de matérias-primas fundamental. Estas novas fontes, por encerrarem um maior potencial energético e por serem mais fáceis de transportar (no que muito contribuiu a revolução operada ao nível dos transportes), fazem com que o fator energia perca importância, tal como acontece com o fator matéria-prima. Em seus lugares, a quantidade de mão de obra disponível para trabalhar, a sua qualidade em termos de especialização e a proximidade do mercado conquistam cada vez maior importância. Com efeito, a produção em série, o trabalho em cadeia e posteriormente a automatização proporcionam uma elevada produtividade, mas exigem mão de obra disponível, especializada e vastos centros de consumo para absorver as produções industriais.

Zona industrial de Matosinhos

As áreas urbanas existentes passam a constituir importantes focos de atração de novas indústrias, por serem centros de irradiação de transportes e bem servidas de vias de comunicação, facilitando a receção de matérias-primas, energia e o escoamento de produtos fabricados. Por outro lado, a disponibilidade de capital, concentrado em bancos e outras instituições de crédito, torna-se indispensável para a expansão da indústria e sua renovação tecnológica.
Atualmente algumas indústrias de tecnologia avançada tendem a concentrar-se junto de centros de investigação científica e tecnológica, ou em pleno meio rural como as "fábricas verdes" da Suíça. O desenvolvimento continuado dos transportes, cada vez mais rápidos e cómodos, e o uso generalizado do automóvel, tem facilitado a dispersão geográfica da indústria, gerando novos padrões de localização industrial.

Índice

  • 1 O que são os fatores de localização industrial?
  • 2 Quais os principais fatores determinantes nas decisões de localização de empresas?
  • 3 Quais são os fatores que determinam a localização industrial?
  • 4 Por que as indústrias se instalam em um lugar?

Fator de localização industrial é toda a circunstância que influencia a localização das indústrias. Podemos concluir que, na primeira fase de evolução da indústria, a proximidade das fontes energéticas e das matérias-primas eram os fatores industriais determinantes nas localizações industriais.

O que são fatores de localização?

Os fatores locacionais da indústria são o conjunto de elementos socioespaciais e estruturais que interfere ou diretamente se relaciona com a distribuição das indústrias em um dado território ou entre os diferentes territórios.

Quais são os tipos de localização industrial?

Quais são os tipos de fatores locacionais?

  1. Transporte.
  2. Energia.
  3. Mercado-consumidor.
  4. Matéria prima.
  5. Mão-de-obra.
  6. Incentivos fiscais locais.
  7. Ciclo dos produtos.
  8. Disponibilidade de capital.

Quais os principais fatores determinantes nas decisões de localização de empresas?

Mão-de-obra.

  • Transporte / Facilidade de.
  • acesso.
  • Infra-estrutura.
  • Proximidade com o mercado.
  • consumidor.
  • Proximidade com a.
  • concorrência.
  • Onde estão localizados os principais centros industriais?

    Os grandes centros industriais do Brasil estão concentrados na região sudeste do país, tendo como destaque o Estado de São Paulo, precisamente na Grande São Paulo. Lá existe um centro polindustrial, formado por 39 municípios, entre eles o de São Paulo, constituindo o maior parque industrial da América Latina.

    Onde se localizava a maior parte das indústrias?

    Mais de 70% da produção industrial do Brasil se encontra na região Sudeste. Desde o século XVIII, com a mineração, e, particularmente, a partir do século XIX, com a expansão da cafeicultura, a Região Sudeste foi se firmando como a área de atração de população e capitais.

    Quais são os fatores que determinam a localização industrial?

    No geral, são considerados os elementos que vão além de instâncias básicas, como a estabilidade econômica e política dos territórios, a permissividade das leis e outras questões. Os principais fatores que determinam a localização industrial são: 1. Mão de obra ampla e com qualificação profissional – em muitos casos,

    Como se localizam as indústrias industriais?

    Em termos gerais as industriais tendem a localizar-se em lugares onde o fornecimento, produção e distribuição dos produtos acarretem os menores custos possíveis. . Se as indústrias utilizam matéria-prima perecível ou pesada ou em grandes quantidades, estas tendem a localizar-se junto à fonte fornecedora da sua proveniência como por exemplo:

    Quais são os fatores locacionais de uma indústria?

    A resposta para essas questões é chamada de fatores locacionais, que são as vantagens competitivas que as empresas e as indústrias veem em um determinado local que atraem seus respectivos investimentos. Na escolha da localização de uma indústria, não é considerado somente um fator, mas sim todos aqueles que são benéficos à indústria.

    Por que as indústrias se instalam em um lugar?

    As indústrias não se instalam em um lugar (país, estado ou município) de forma despretensiosa, pois todas as medidas e decisões são tomadas a partir de uma profunda análise com a finalidade de obter maiores informações acerca da viabilidade econômica de um determinado espaço.

    Quais são os principais fatores que determinam a localização de indústrias?

    Quais são os tipos de fatores locacionais?.
    Transporte. ... .
    Energia. ... .
    Mercado-consumidor. ... .
    Matéria prima. ... .
    Mão-de-obra. ... .
    Incentivos fiscais locais. ... .
    Ciclo dos produtos. ... .
    Disponibilidade de capital..

    Quais são os principais fatores que determinam a localização das indústrias inglesas?

    Sendo assim, vale a pena destacar alguns dos principais fatores locacionais e as suas respectivas características:.
    Capitais. ... .
    Energia. ... .
    Mão-de-obra. ... .
    Matéria-prima. ... .
    Mercado consumidor. ... .
    Meios de transporte. ... .
    Incentivos fiscais. ... .
    Ciclo do produto..

    Quais eram os fatores locacionais para uma área industrial na Primeira Revolução Industrial?

    Entre os fatores locacionais, podem-se citar: Matérias-primas: mineral, agropecuária. Energia: carvão, petróleo, gás, eletricidade, etc. Mão de obra: qualificada ($$$) ou pouco qualificada ($).

    Quais os principais fatores que influenciam na decisão de localização de uma empresa prestadora de serviços?

    Mão-de-obra..
    Transporte / Facilidade de..
    acesso..
    Infra-estrutura..
    Proximidade com o mercado..
    consumidor..
    Proximidade com a..
    concorrência..