Quais fatores devem ser considerados ao escolher um local para abrir um negócio?

6 minutos para ler

O processo de abrir um negócio pode ser muito cansativo. Afinal, é preciso passar pela burocracia, saber como escolher a localização do negócio, analisar concorrência, sazonalidade do produto, entre outros aspectos.

De todos os pontos citados, no entanto, a localização tem uma influência direta nos resultados da empresa.

Por isso, quando se adquire uma unidade de franquia, o franqueado precisa estudar com cuidado onde será aberto o negócio.

Fatores como avaliar o perfil dos clientes, escolher um local com boa infraestrutura e acessibilidade, além de estar atento aos custos de montagem e requisitos legais, são imprescindíveis nesse momento.

Os impactos de optar por um ponto de venda que não atenda às suas necessidades podem levar uma boa empresa à falência.

Áreas ermas, de difícil acesso e com um público diferente do que se preparou para atender, por exemplo, comprometem o desempenho de vendas.

Além disso, esses costumam ser o principal fator para o fracasso de uma franquia.

Agora que você sabe da importância de se estabelecer em uma boa região, portanto, continue com a gente e descubra como escolher a localização do negócio. Boa leitura!

Avalie o perfil dos clientes potenciais na localização do negócio

Primeiramente, você precisa escolher qual perfil de cliente deseja atender. Por isso, entenda os seus desejos, desafios e necessidades.

Após essa etapa, faça uma análise mercadológica para descobrir onde há uma maior concentração do público-alvo, qual tipo de mercadoria deseja e poder de compra.

Assim, você poderá desenvolver estratégias mais direcionadas a essas pessoas.

Essa avaliação também fornece dados para que seu negócio direcione as ações de marketing, alcançando os clientes com maior eficácia e aumentando suas vendas.

Com estas informações, fica mais fácil formular campanhas promocionais que sejam interessantes para os clientes, atraindo-os com maior frequência para sua franquia.

Estude a concorrência da localização do negócio

Outra dica de como escolher a localização do negócio é estar atento à concorrência. Identifique a distância entre vocês, suas estratégias, layout, produtos oferecidos e condições de pagamento.

Isso pois, essas informações são importantes para competir de maneira mais igualitária, fazendo contrapropostas e investindo em inovações.

Nesse ponto, você pode tentar duas estratégias. Elas são: estabelecer o negócio na mesma região do concorrente ou apostar em uma área que carece desse tipo de serviço.

Na primeira opção, você aproveita o fluxo de pessoas que frequenta os demais estabelecimentos para tentar atrair para a sua franquia.

Já o segundo tem um risco maior, mas que pode gerar grandes resultados.

Infraestrutura adequada

Tenha bem definidos todos os materiais e a infraestrutura que a sua franquia necessita para funcionar bem. Esse ponto pode ajudar a escolher a localização do negócio.

Procure locais com fácil acesso às matérias-primas, o que possibilita uma diminuição nos gastos com logística e permite uma maior abertura para negociações.

A estrutura do imóvel também é de extrema importância. Isso pois, ela deve ter um espaço de tamanho suficiente para fazer o controle de estoque, produtos e que seja fácil para os clientes transitarem.

Uma infraestrutura ruim limita a capacidade de ação dos colaboradores e afeta negativamente as vendas.

Requisitos legais

Quando estiver escolhendo a localização do negócio, você precisa estar atento à legislação local e à fiscalização.

Você precisará, também, de um alvará de funcionamento. Para isso, a sua franquia deve seguir uma série de exigências para poder funcionar no local onde deseja se estabelecer.

Todo esse processo de solicitação, adequação, fiscalização e liberação da documentação leva tempo.

Existe muita burocracia, prazos de análise, e costuma ser constante a falta de informações claras para facilitar a obtenção do alvará.

Faça uma gestão de documentos para evitar contratempos e problemas futuros.

Acessibilidade

Em dias de muita correria, o cliente pode preferir locais que ofereçam estacionamento ou que sejam de fácil acesso.

Mesmo que não seja possível encontrar uma localização que tenha um espaço próprio para isso, dê preferência para imóveis próximos de estacionamentos pagos ou públicos.

Caso esteja instalado em um prédio comercial, escolha um que disponibilize elevador — pode ser desanimados para o cliente ter que subir vários lances de escada.

Rampas e escadas rolantes também aumentam a acessibilidade de pessoas que têm algum nível de mobilidade reduzida. Isso atrai esse tipo de público e alavanca as vendas.

Custo

Além dos custos fixos com que um empreendedor precisa arcar, como água e luz, outros são influenciados pela localização, como aluguel, IPTU e condomínio.

Você pode considerar comprar ou alugar o ponto comercial. No entanto, primeiro é preciso analisar qual o custo-benefício de cada um e o seu objetivo para o futuro.

Um local que tem aluguel elevado costuma estar localizado em um ponto comercial muito requisitado, onde há um grande fluxo de pessoas, recursos e influência.

Esses pontos devem ser considerados no momento de fazer uma organização financeira, considerando a margem de lucro que terá com a franquia.

A segurança também é um fator que deve ser considerado quando estiver escolhendo a localização do negócio.

Regiões com alto índice de criminalidade colocam não somente a sua empresa em risco, como também, a vida de seus colaboradores e clientes.

Áreas violentas são evitadas pelo público, afetando as vendas e a rotatividade dos vendedores.

Existem locais onde um grupo de lojistas contrata uma empresa de segurança para fazer rondas, instalar e monitorar o sistema de vigilância. Podendo, até mesmo, fornecer seguranças para permanecer nas proximidades do negócio.

Os shoppings podem ter o aluguel e condomínio mais caro, mas oferecem proteção, acessibilidade e fluxo de pessoas.

Pode parecer simples, mas todos os itens citados ao longo do texto têm um papel vital na manutenção e no sucesso da empresa.

Saber como escolher a localização do negócio é uma das partes mais importantes durante o processo de abrir uma franquia. Por isso, nenhuma dica deve ser desconsiderada.

Como vimos neste conteúdo, a localização do negócio é fundamental para obter bons resultados nas vendas e se manter no mercado. Se você quer saber mais sobre essa área, não deixe de conferir nosso artigo sobre como abrir uma franquia!

Como escolher o local certo para abrir uma empresa?

Perfil do público: o ponto ideal é onde seu consumidor está ... .
Visibilidade: atenção aos obstáculos visuais. ... .
Acessibilidade: garanta que seu cliente possa chegar até você ... .
Posicionamento: como escolher o ponto comercial no caminho do seu público. ... .
Fluxo de pessoas: o combustível das vendas..

Quais fatores são fundamentais para a escolha da localização?

Quais são os tipos de fatores locacionais?.
Transporte. ... .
Energia. ... .
Mercado-consumidor. ... .
Matéria prima. ... .
Mão-de-obra. ... .
Incentivos fiscais locais. ... .
Ciclo dos produtos. ... .
Disponibilidade de capital..

Quais são os fatores considerados para a escolha da localização de um estabelecimento comercial?

8 fatores para escolher um ponto comercial.
1) Perfil do público ideal. ... .
2) Aspectos legais. ... .
3) Viabilidade Financeira. ... .
4) Uso de ferramentas de busca e geoprocessamento. ... .
5) Vizinhança. ... .
6) Apoio da Franqueadora. ... .
7) Visibilidade e acesso ao local. ... .
8) Portadores de necessidades especiais..

O que se deve levar em consideração com relação à escolha do local?

No momento de escolher o local, observe a estrutura: se possui muitas colunas ou é mais amplo, se possui arcos e etc. Isso é importante no momento de decidir onde ficarão os ambientes da festa e se o estilo de decoração planejado é compatível, o ideal é que o salão seja capaz de se adaptar à sua decoração.