Quais foram os fatores que contribuíram para a concentração industrial no Sudeste?

Quais foram os fatores que contribuíram para a concentração industrial no Sudeste?


1. (Ufpe 2003) No último quartel do século XX, particularmente na década de 90, uma nova forma de organização empresarial tem agregado os centros de formação de pessoal de alto nível às unidades de produção e de serviços, empregando os mais modernos recursos de microeletrônica. Em tais centros estão se implantando atividades de alta tecnologia, como em Campinas e São José dos Campos, na região Sudeste do Brasil.

Qual a denominação dada a esses centros?

a) centros megalopolitanos.

b) centros-acrópoles.

c) regiões metropolitanas.

d) tecnopólos.

e) edifícios empresariais urbanos.

2. (Mackenzie 96) A região Sudeste vem reduzindo sua participação nas atividades do setor secundário. Na realidade, é uma descentralização que vem favorecendo outra região que já apresenta relativo crescimento naquele setor. Trata-se do:

a) Centro-Oeste.

b) Sul.

c) Nordeste.

d) Norte.

e) Nordeste Ocidental.

3. (Faap 97) Maior concentração industrial, no Brasil, acha-se na região Sudeste. Uma das fortes razões para isso é:

a) a chegada dos imigrantes japoneses à região em meados deste século.

b) o patrimônio adquirido com a venda de produtos minerais como ferro, manganês e carvão.

c) o aumento das exportações de produtos agrícolas bem diversificados após a crise do café.

d) a reforma agrária processada no Governo de Carvalho Pinto.

e) o acúmulo de capitais obtidos com a lavoura do café e aplicados às atividades industriais.

4. (Puc-rio 99) A produção de aço, no Brasil, aumentou rapidamente após a Segunda Guerra Mundial e, em 1995, atingiu, aproximadamente, 25 milhões de toneladas. A estratégia de implementação do setor siderúrgico baseou-se na construção de grandes usinas espacialmente concentradas na Região Sudeste.

A alternativa que explica essa concentração do setor siderúrgico é:

a) A articulação entre a proximidade das matérias primas, os centros de consumo e os terminais de exportação.

b) A integração entre as áreas produtoras de carvão, as fontes de energia e os corredores de exportação.

c) A ligação entre a mão-de-obra qualificada, os centros de pesquisa e a transferência de tecnologia.

d) A união entre a proximidade dos portos, a absorção de mão-de-obra e o acesso aos terminais rodoferroviários.

e) A relação entre a distância das áreas fornecedoras de matérias primas, os custos de transportes e o acesso aos mercados consumidores.

5. (Ufpe 2002) O grande polo industrial do Brasil situa-se no triângulo São Paulo - Rio - Belo Horizonte. É uma área que abrange o leste do Estado de São Paulo, o Rio de Janeiro, o sul de Minas Gerais e o sul do Espírito Santo.

Sobre esse assunto, podemos afirmar que:

a) a cidade de São Paulo transformou-se no principal polo industrial do país, já no século XVIII.

b) a economia cafeeira de exportação, apesar de ter gerado um notável crescimento do PIB brasileiro no início do século XX, não gerou recursos necessários para o processo de industrialização do Sudeste.

c) o principal fator de localização das indústrias no Sudeste foram as grandes reservas de carvão existentes na região, particularmente em São Paulo.

d) as primeiras áreas industriais do Rio de Janeiro situaram-se afastadas dos eixos ferroviários e próximas à Baía de Guanabara.

e) após a Revolução de 30, com a finalização da chamada "política do café-com-leite", as elites econômicas de Minas Gerais voltaram a atenção para o desenvolvimento industrial do Estado.

6. (Ufal 99) A partir da década de 1970, dois fatos importantes ocorreram simultaneamente: início da diminuição da concentração industrial no Sudeste e o processo de desconcentração industrial no Brasil. Dentre os motivos que podem explicar esses fatos citam-se

a) o esgotamento dos recursos minerais no Sudeste e o aumento das necessidades de exportação geradas pela entrada do Brasil na ALADI.

b) a forte atuação do Estado criando incentivos fiscais para que indústrias do Sudeste se instalassem em outras regiões e o desenvolvimento em âmbito nacional de infraestrutura de transportes e comunicações.

c) o aumento das necessidades de combustíveis fósseis como o carvão e o petróleo, inexistentes no Sudeste e a formação do Mercosul que representa maiores exportações para o País.

d) o declínio acentuado dos fluxos migratórios em direção ao Sudeste e a descoberta de importantes recursos minerais em vários pontos do País, como o caso de Carajás.

e) a limitação do espaço do Sudeste para a instalação de novos parques industriais e a elevação generalizada dos padrões de renda e consumo da população brasileira.

7. (Mackenzie 96) Destacam-se na expansão industrial de São Paulo 4 grandes eixos viários, EXCETO o:

a) eixo Dutra, ao longo do Vale do Paraíba.

b) eixo Anhangüera-Bandeirantes onde destacam-se Campinas e Ribeirão Preto.

c) eixo Castelo Branco que tem como destaque Sorocaba.

d) eixo Régis Bittencourt que abrange o Vale do Ribeira.

e) eixo Imigrantes-Anchieta que inclui o ABCD e a Baixada Santista.

8. (Mackenzie 98) Após a Segunda Guerra Mundial a industrialização do Brasil ganhou mais impulso. Vários fatores contribuíram para a sua concentração em São Paulo e vizinhanças, tais como:

I - o desenvolvimento da lavoura cafeeira.

II - a presença da mão-de-obra do imigrante.

III - a existência de um bom mercado consumidor.

IV - a expansão da exploração mineral.

Assinale:

a) se somente III e IV estiverem corretas.

b) se somente II, III e IV estiverem corretas.

c) se I, II, III e IV estiverem corretas.

d) se I, II, III e IV estiverem incorretas.

e) se somente I, II e III estiverem corretas.

9. (Ufpb 98) O processo de industrialização brasileira encontrou, no Centro Sul do país, principalmente em São Paulo, os elementos indispensáveis ao seu desenvolvimento: mão-de-obra assalariada, mercado consumidor, eletricidade, sistema de transportes e excelente sistema bancário. Sobre esse processo, é INCORRETO afirmar que

a) a concentração da produção industrial brasileira ocorre, desde os seus primórdios, em São Paulo.

b) a elevada concentração industrial em São Paulo gerou uma deseconomia de escala, responsável pela desconcentração espacial das indústrias, a partir de 1970.

c) o processo de desconcentração espacial das indústrias paulistas gerou um surto de industrialização no Nordeste e no Sul, equilibrando assim a produção industrial por regiões.

d) o crescimento industrial nas diversas regiões do país passa, a partir dos anos 70, a ser promovido pelos governos estaduais e federal, através de incentivos.

e) as atividades industriais concentram-se, atualmente, em São Paulo, tendo as outras regiões do país como mercados consumidores, de acordo com a lógica da acumulação capitalista.

10. (Unirio 2000) "Fábio de Souza, 19, teve mais sorte que seu pai. Na década de 80, Antônio de Souza se cansou da vida dura de pequeno agricultor em Sobral, no Ceará, e migrou para São Paulo.

Analfabeto, Antônio não prosperou e teve de voltar para o Ceará. Seu filho não vai precisar se esforçar tanto para buscar emprego numa fábrica. A indústria está chegando ao sertão."

("Folha de S. Paulo" 19/09/99.)

As histórias de Antônio e Fábio de Souza mostram duas fases da organização da atividade industrial no território brasileiro. São elas, respectivamente, a:

a) centralização industrial na região sudeste e a dispersão da atividade industrial para regiões de custos mais baixos.

b) descentralização do parque industrial sulista e o aumento da industrialização nordestina.

c) concentração industrial em São Paulo e a transferência da indústria de alta tecnologia para o nordeste.

d) concentração da indústria de base no sudeste e a dispersão da indústria da construção civil.

e) dispersão da atividade industrial, durante o milagre brasileiro, e a centralização de unidades produtivas no período Collor.

11. (Ufpe 2002) O grande polo industrial do Brasil situa-se no triângulo São Paulo - Rio - Belo Horizonte. É uma área que abrange o leste do Estado de São Paulo, o Rio de Janeiro, o sul de Minas Gerais e o sul do Espírito Santo.

Sobre esse assunto, podemos afirmar que:

a) a cidade de São Paulo transformou-se no principal polo industrial do país, já no século XVIII.

b) a economia cafeeira de exportação, apesar de ter gerado um notável crescimento do PIB brasileiro no início do século XX, não gerou recursos necessários para o processo de industrialização do Sudeste.

c) o principal fator de localização das indústrias no Sudeste foram as grandes reservas de carvão existentes na região, particularmente em São Paulo.

d) as primeiras áreas industriais do Rio de Janeiro situaram-se afastadas dos eixos ferroviários e próximas à Baía de Guanabara.

e) após a Revolução de 30, com a finalização da chamada "política do café-com-leite", as elites econômicas de Minas Gerais voltaram a atenção para o desenvolvimento industrial do Estado.

12. (Pucmg 99) O crescimento industrial do Brasil que ocorreu a partir de 1930 foi concentrado espacialmente, principalmente no Rio de Janeiro e São Paulo. Entre os fatores explicativos para essa concentração, é correto citar, EXCETO:

a) a existência de um mercado consumidor concentrado, representado pela presença de uma numerosa classe média urbana.

b) o fornecimento de energia elétrica e a existência de uma rede ferroviária eficiente para a época.

c) a existência de uma legislação trabalhista respeitada e reguladora das relações capital-trabalho.

d) a disponibilidade de capitais financeiros, de casas comerciais e de uma rede bancária.

e) a presença de um contingente de mão-de-obra disponível para ser incorporada pelas novas atividades.

13. (Cesgranrio 97) No final do século XX, houve a fundação de um grande número de indústrias no Rio de Janeiro. Inicialmente, estes estabelecimentos se fixaram no centro da cidade. Depois, começaram a se transferir para um bairro de localização privilegiada (pela proximidade do porto e de ramais ferroviários) e que possuía infraestrutura (decorrente do fato de ter sido área residencial da nobreza do Império). Esse bairro é:

a) Méier.

b) Estácio.

c) Cidade Nova.

d) São Cristóvão.

e) Del Castilho.

14. (UNICENTRO 2013) Sobre a distribuição regional das indústrias, no Brasil, assinale a alternativa correta.

a) Ainda se observa uma nítida concentração industrial na região Sudeste, sendo este um reflexo das desigualdades sociais e econômicas que marcaram a evolução política e econômica do País.

b) Os ciclos do ouro e da cana-de-açúcar desencadearam, respectivamente, os processos de industrialização das regiões Sudeste e Nordeste.

c) A liberação da mão de obra escrava, no estado de São Paulo, foi importante para o desenvolvimento da indústria local, pois os negros livres engajaram-se no processo industrial, constituindo a mão de obra principal do setor secundário.

d) A região Centro-Oeste destaca-se pela indústria pesada, ligada à construção de barragens e pela indústria aeronáutica, sediada em Brasília.

e) Por razões históricas, a indústria nordestina desenvolveu- se principalmente no sertão semiárido, pois o litoral úmido manteve o perfil da economia agrária agroexportadora de cana-de-açúcar.


Quais foram os fatores que levaram à concentração industrial no Sudeste?

O surgimento das indústrias na região sudeste está vinculado à produção cafeeira decorrente da: Grande quantidade de trabalhadores da produção do café foi atraída para trabalhar nas indústrias que iniciavam suas atividades.

Quais os fatores que contribuem ou contribuíram para a concentração industrial?

O processo de concentração industrial do Brasil ocorreu com o desenvolvimento da política de substituição de importações, assumida de maneira mais proeminente durante o Governo Vargas, após os eventos relativos à Crise de 1929 e o consequente declínio da economia cafeeira.

Que fatores ajudam a explicar a concentração industrial na região Sudeste no início do processo de industrialização do nosso país?

Existência de matérias-primas para as indústrias, como o algodão para as indústrias de tecidos; Existência de mão de obra nas cidades e de um mercado consumidor crescente; Infraestrutura herdada da economia cafeeira — estradas de ferro, portos, instalações elétricas, redes bancárias etc.

Quais os principais fatores que influenciaram a implantação da atividade industrial no Brasil?

Infraestrutura energética favorável – se um país ou região possui uma grande produção de energia, com baixo risco de crises nesse setor, o número de investimentos tende a elevar-se. Muitos tipos de indústrias consomem uma elevada carga de energia, como as fábricas que produzem alumínio.