Quais foram os fatores que contribuíram para o pioneirismo português nas Grandes Navegações?

615 palavras 3 páginas

Este trabalho abordará o pioneirismo português, que consiste na abertura, na descoberta do caminho para o que achavam ser as índias e na verdade era o atual território brasileiro, ‘’descoberto’’ pelos portugueses.
As Grandes Navegações foi um movimento que ocorreu na Europa no século XV, quando, principalmente, Portugal e Espanha, decidiram lançarem-se na conquista marítima em direção ao desconhecido e temido, na época, oceano Atlântico. A atração para a nossa direção foi dada por conta da posição geográfica nos dada, próximos às ilhas Atlânticas e à costa africana, possuindo correntes marítimas favoráveis. Como causas têm-se a catequização para que a Igreja possuísse maior número de fiéis para compensar as perdas na Europa, as novas tecnologias que tornavam as viagens para o ‘’Novo Mundo’’ mais seguras, as especiarias caras na Europa, a falta de alimento para abastecimento das cidades, a produção alta com baixa procura, a falta de moedas.
Portugal, país dos nossos futuros colonizadores, iniciou pioneiramente a expansão quase cem anos antes que Colombo chegasse às terras da America, por uma série de fatores. Primeiramente, a colônia portuguesa afirmava-se como um país autônomo, com tendência a voltar-se para fora, tendo experiência no comércio de longa distância, já que Lisboa havia sido transformada em um grande centro mercantil pelos genoveses e assim os portugueses assumiram o controle do comércio internacional, envolvidos com os islâmicos do Mediterrâneo que já utilizavam moedas como forma de pagamento.
Segundamente, este povo também foi abalado pela crise européia, mesmo que com condições políticas melhores do que dos outros reinos, sendo classificado como unificado e menos sujeito a convulsões e disputas. Porém houve a disputa de sucessão ao trono português e por meio disto a burguesia deu motivo à ‘’revolta do povo miúdo’’. O problema da sucessão dinástica confundiu-se com uma guerra de independência quando o rei de Castela, apoiado pela grande nobreza

Relacionados

  • Pioneirismo português

    1011 palavras | 5 páginas

    Pioneirismo Português A conquista e ocupação da América está ligada à expansão marítima e comercial européia. Os europeus procuravam encontrar metais preciosos para fazer moedas, descobrir novas rotas de comércio, matérias-primas e produtos consumidos pelo mercado europeu. Portugal foi precursor das Grandes Navegações e dos descobrimentos. Alguns fatores explicam o pioneiro português: • Formação precoce de uma monarquia centralizada graças à guerra de Reconquista, contra os muçulmanos;….

  • o pioneirismo português

    511 palavras | 3 páginas

    O pioneirismo português O infante Dom Henrique teve grande papel no desenvolvimento marítimo de Portugal. O período das Grandes Navegações e a consolidação da economia mercantil dentro da Europa estabeleceu um novo tipo de relação entre as nações europeias. O interesse na conquista de novas rotas comerciais e a descoberta de áreas de colonização permitiu uma relação competitiva entre as nações europeias. O controle de uma terra distante e a descoberta de um novo ponto comercial significava….

  • História

    3192 palavras | 13 páginas

    a) quais foram os fatores que contribuiram para o pioneirismo portugues? b)quais as importancias das especiarias e de que forma o comercio dos produtos impulsionou a expansao maritima portuguesa? c) alem do comercio, que outros interesses influenciaram essa expansao maritima? d) descreva o papel das invenções tecnicas para as nagegaçoes no seculo xv?a) quais foram os fatores que contribuiram para o pioneirismo portugues? b)quais as importancias das especiarias e de que forma o comercio….

  • República das Espadas

    1525 palavras | 7 páginas

    Índice Introdução.................................................................. pág. 3 Desenvolvimento: O Mundo Antes do Mundo novo Pioneirismo Português...............................pág. 4 A Chegada em 1500..................................pág. 4 O Encontro (1500)......................................pág. 4….

  • Aula 1 E 2 A COMUNIDADE INDu00CDGENA DO BRASIL PRu00C9 CABRALINO E A Expansu00E3o Ultramarina Europu00E9ia E O Mercantilismo

    2827 palavras | 12 páginas

    ritual. -dar presentes: generosidade na distribuição de bens. -casamento: poligênico (o homem ter mais de uma mulher) e poliândrico (mulher casada com vários homens) . Formação do Estado-nação português Mapa com as respectivas divisões territoriais no início do processo de formação do Estado Nacional português  Esta história pioneira de Portugal deixou algumas lições sobre a formação do sistema inter-estatal e do próprio capitalismo: 1. O primeiro estado nacional europeu já nasceu dentro de um….

  • Dinastia de Borgonha e Dinastia de Avis

    1464 palavras | 6 páginas

    História A origem do Estado português está relacionada ‘a Reconquista (séc. XI ao XV), processo que ocorreu na Península ibérica com o objetivo de expulsar os mouros (árabes) que haviam se fixado na região, a partir do séc. VIII. Sendo assim, foi possível observar neste processo a participação de elementos da nobreza européia, com o objetivo de conquistarem terras. Dois nobres franceses, Raimundo e Henrique de Borgonha receberam como recompensa de Afonso VI, rei de Leão, as mãos de suas….

  • Expansão maritma portuguesa

    421 palavras | 2 páginas

    Expansão Marítima Portuguesa Os portugueses foram os primeiros europeus a se lançar ao mar no período das Grandes Navegações Marítimas, nos séculos XV e XVI. No presente texto iremos abordar os motivos do pioneirismo português na conquista dos oceanos. O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes Navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito….

  • Matérias diversas

    905 palavras | 4 páginas

    Espanha. Pioneirismo Português Portugal tinha os recursos necessários para descobertas e expansões de seu comércio. Com o apoio do Rei podia descobrir novas terras. (B + R = EM) Portugal torna-se a primeira monarquia nacional independente da Europa e a pioneira na expansão marítima africana e atlântica. O desenvolvimento de uma burguesia enriquecida, capaz de participar do financiamento do projeto, e o desenvolvimento de técnicas de navegações, garantindo assim o pioneirismo português. O rei de….

  • Gestão de politica municipal local

    270 palavras | 2 páginas

    | |TEMA: A expansão comercial e marítima européia | | |O pioneirismo português | | |Cabral no Brasil | |OBJETO DO….

  • Gestao de custos

    2512 palavras | 11 páginas

    CFS 2011-12) Questão 3 (TODAS AS ÁREAS) No contexto da expansão marítima, que levou os europeus a encontrar a América, Portugal destacou-se como pioneiro das grandes navegações do século XV. Entre os muitos fatores que contribuíram para o pioneirismo português, destacam-se: a) a associação Estado/Igreja e a centralização do poder. b) a política mercantilista e a expulsão dos mouros da península Ibérica. c) a centralização administrativa e a posição geográfica. d) a ausência de guerras e a ascensão….

Outros Trabalhos Populares

Quais os fatores que contribuíram para o pioneirismo português nas Grandes Navegações?

- Localização geográfica privilegiada de Portugal, com presença de litoral atlântico que favoreceu a navegação. - Investimentos da burguesia portuguesa na navegação marítima, pois esta tinha interesses comerciais, principalmente voltados para o negócio lucrativo das especiarias.

Qual foi o fator relevante para o pioneirismo português?

Além do alcance precoce da estabilidade política, os portugueses foram auxiliados pela intensa troca de informações que acontecia entre os navegadores daquela época. Sob tal aspecto, destacamos o importante papel desenvolvido pela chamada Escola de Sagres.

Por que Portugal foi o pioneiro nas Grandes Navegações Brainly?

Portugal foi o pioneiro nas navegações dos séculos XV e XVI devido a uma série de condições encontradas neste país ibérico. A grande experiência em navegações, principalmente da pesca de bacalhau, ajudou muito Portugal.