Quais foram as principais causas da concentração industrial na Região Sudeste do Brasil?

08/10/2020 10:19 Atividade industrial no Sudeste passa por desconcentração produtiva

Pesquisa revela migração estratégica das indústrias da região metropolitana de São Paulo para outras regiões do país

A atividade Industrial na região Sudeste do país passa por um processo contínuo de desconcentração produtiva. A conclusão é apresentada no estudo A Orientação Locacional da Indústria Paulista no Território Brasileiro, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Os indicadores mostram que as contratações de mão-de-obra, em especial na região metropolitana de São Paulo, migraram para outros territórios das Regiões Sudeste e Sul do país. Em seguida, migram empregos para as regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

A pesquisa utiliza a base de dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e identifica que a primeira vez que o número de empregos do setor industrial em filiais fora do estado de São Paulo superou as contratações na capital paulista foi em 2001.Nos anos seguintes, cerca de 64% das contratações do setor industrial resultaram da migração no eixo Sudeste-Sul a partir do estado de São Paulo. O trabalho indica um processo de migração da atividade industrial para outros territórios, impulsionado por alguns fatores, entre os quais e o principal, as pressões generalizadas sobre os custos de produção.

De acordo com o diagnóstico apresentado, a tendência locacional da indústria vem sendo guiada, essencialmente, pela expansão dos mercados de consumo local – induzidos pela melhoria na distribuição da renda –, por facilidades tributárias e pelo diferencial de salários entre regiões, quando comparados aos custos no Sudeste. O estudo sugere uma busca por novas oportunidades, para ampliar o desenvolvimento industrial em diferentes regiões do país.

Acesse a íntegra do estudo

Assessoria de Imprensa e Comunicação
61 2026-5136 / 5240 / 5191
61 99427-4553
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

13 Usuários buscaram por essas respostas para seus exercícios no mês passado e 51 estão buscando agora mesmo. Vamos finalizar seu dever de casa!

Essa Resposta do exercício é de nível Ensino médio (secundário) e pertence à matéria de Geografia.

Essa resposta recebeu 197 “Muito obrigado” de outros estudantes de lugares como Guanhães ou Bom Retiro do Sul.

Pergunta

Relacione as principais causas da concentração industrial na região Sudeste do Brasil

Resposta

-E uma região mais prospera-Lá a sociedade e mais industrial-Estão concentradas as maiores empresas do Brasil no Sudeste-Tem mais trabalhadores qualificadosEspero ter ajudado, bons estudos. Olá!Podemos compreender que as principais causas da concentração industrial na região Sudeste estão diretamente relacionadas com o período da colonização, onde as maiores proporções de pessoas habitavam esse local porque lá maior número de atividades econômicas puderam ser realizada, como o ciclo do café e do açúcar.Isso se deve também ao solo fértil na região, que proporcionou a realização de atividades econômicas.

Estudantes também estão buscando por

  • O que significa dizer que o mito manifesta a força realizadora da linguagem?
  • Questão: Em C#, o que são métodos? Um método é um membro de uma classe, que permite implementar
  • Uma pesquisa recentemente realizada aponta as seguintes informações em relação ao segmento

Se você tem mais exercícios para fazer, use a barra de busca para encontrar a resposta para seu dever de casa: 100 pessoas fizeram isso hoje e 76 na última hora.

Ajude seus amigos a fazer o dever de casa deles compartilhando a página Principais Respostas de Exercícios com eles, é completamente gratuito e fácil de usar!

Geografia do Brasil

O espaço geográfico, especialmente sob o viés econômico, está em constantes transformações. Com o passar dos anos, as características do tecido industrial brasileiro foram severamente modificadas. Dentre os fatores que mais influíram nessas mudanças, está o processo de concentração industrial, ou seja, a concentração da base industrial em regiões muito específicas dentro do território.

Ao processo oposto à concentração industrial dá-se o nome de processo de desconcentração. Nesse caso, um parque industrial antes concentrado passa a se espalhar por diversos pontos e localidades.

Fatores de concentração industrial

O processo de concentração industrial no Brasil certamente está ligado à concentração do capital durante as fases do surgimento das principais indústrias do país. Esse fenômeno foi também fortalecido na Era Vargas, com a política de substituição das importações e os incentivos ao emprego no setor industriário.

Historicamente, a concentração regional já existente tornou-se mais intensa quando empresas estrangeiras começaram a se fixar no país. Os investidores do exterior buscavam, entre outros, infraestrutura para viabilizar seus projetos e, claro, optaram por locais nos quais essa malha infraestrutural já existia – o que fez com que grande parte dos investimentos ocorresse na região Sudeste, onde a indústria nacional havia sido iniciada.

A infraestrutura de transportes, o que inclui rodovias, ferrovias, aeroportos, hidrovias e até mesmo armazéns e centros de distribuição, é talvez o aspecto mais relevante e decisivo para a instalação de indústrias. Especialmente porque essa malha logística é mantida sobretudo pelo Poder Público, ela não representa custos para investidores e proporciona canais para o escoamento e distribuição da produção a um custo mais vantajoso.

Quais foram as principais causas da concentração industrial na Região Sudeste do Brasil?
Rede de rodovias, um dos fatores de concentração industrial.

A existência de universidades e centros de pesquisa também é um fator que atrai investimentos. As indústrias precisam, além da mão-de-obra de chão de fábrica, de técnicos e especialistas, tanto na fase de implantação quanto na fase de produção. Desse modo, há uma tendência de escolha de áreas nas quais a mão-de-obra capacitada possui melhor oferta.

A concentração industrial ocasiona alguns problemas, como a especulação imobiliária. Terrenos antes pouco procurados tornam-se mais valiosos com aquisições de grandes lotes por parte de indústrias. O inflacionamento se faz sentir não apenas em lotes industriais e áreas afastadas, mas também nas cidades que circundam essas indústrias. Com o tempo, regiões mais industrializadas tendem a refletir essa inflação em toda a gama de produtos, serviços e custos de manutenção – o que pode levar a uma desconcentração industrial.

Fatores de desconcentração industrial

Em contraposição ao processo de concentração, a segunda metade do século XX começou a apresentar um quadro de desconcentração industrial no contexto brasileiro, mas também em países como os Estados Unidos, onde cidades antes conhecidas por polos industriais altamente concentrados – sendo o setor automotivo de Detroit um exemplo – começaram a perder indústrias para regiões menos povoadas e mais baratas do país.

Nesse fenômeno, primeiro o número de indústrias no centro produtivo torna-se estacionário. Novas empresas não se fixam e algumas delas iniciam um processo gradual de migração para outras localidades. A inter-relação existente entre muitas delas quase que obriga algumas a acompanharem o movimento – como por exemplo metalúrgicas e produtores de autopeças, que tendem a estar próximas das grandes montadoras.

O processo de desconcentração industrial no Brasil teve início com o processo de povoamento de cidades interioranas e chegou ao seu auge a partir dos anos 1990, quando grandes empresas iniciaram uma movimentação nesse sentido. Os motivos que levaram esses empreendimentos a cidades médias e pequenas foram muitos:

  • a renovação de estruturas de transporte em alta velocidade, em particular de estradas, com privatizações e novas concessões;
  • a guerra fiscal entre estados e municípios, com vantagens competitivas;
  • a saturação do mercado de trabalho nas regiões metropolitanas e explosão do setor de serviços;
  • custo elevado de instalação para novos empreendimentos em regiões tradicionalmente industrializadas.

Guerra fiscal

A guerra fiscal ocorre quando diferentes governos e administrações nas esferas estaduais e municipais iniciam um ciclo de concessão de remissões, isenções e benefícios tributários e fiscais para a instalação de novos empreendimentos.

Além da isenção de impostos por determinados períodos de tempo, alguns municípios e estados chegam a conceder terrenos, serviços e até mesmo oferecer apoio em forma de crédito ou financiamento para a construção de novas empresas.

A justificativa, sob a óptica pública, envolve não apenas a geração de novos empregos, mas também o aumento da arrecadação no médio prazo e, claro, a eventual atração de novas empresas, indústrias e serviços para a localidade.

Quando conduzida de forma desregrada, a Guerra Fiscal pode afetar o erário e dificultar a gestão pública, além de acarretar episódios de concorrência desleal entre indústrias de um mesmo setor: uma delas beneficiada pelo governo e outra não.

A desconcentração da produção e a indústria globalizada

Compreendemos desconcentração industrial como a migração da produção de uma região para outra do país (ou até mesmo países diferentes, como ocorreu nos anos 1990 com a migração de muitas indústrias japonesas para os países conhecidos como “Tigres Asiáticos”). Esse fenômeno também pode receber o nome de desconcentração da produção.

Por: Carlos Artur Matos

Veja também:

  • Fatores que favorecem a localização industrial
  • Distribuição das Indústrias no Brasil
  • História da Indústria
  • Tipos de Indústria
  • O Processo da Industrialização do Brasil
  • O processo de desindustrialização no Brasil
  • A Indústria Brasileira

Assuntos relacionados:

Quais as causas da concentração industrial na Região Sudeste?

O surgimento das indústrias na região sudeste está vinculado à produção cafeeira decorrente da: Grande quantidade de trabalhadores da produção do café foi atraída para trabalhar nas indústrias que iniciavam suas atividades.

Quais os principais fatores para a concentração industrial?

Rede de rodovias, um dos fatores de concentração industrial. A existência de universidades e centros de pesquisa também é um fator que atrai investimentos. As indústrias precisam, além da mão-de-obra de chão de fábrica, de técnicos e especialistas, tanto na fase de implantação quanto na fase de produção.

Quais foram os principais fatores que contribuíram para a concentração industrial brasileira?

O processo de concentração industrial do Brasil ocorreu com o desenvolvimento da política de substituição de importações, assumida de maneira mais proeminente durante o Governo Vargas, após os eventos relativos à Crise de 1929 e o consequente declínio da economia cafeeira.

Por que o processo de industrialização brasileira foi marcada pela concentração industrial na Região Sudeste?

Porque desde o Segundo Reinado e durante a Velha República a infraestrutura brasileira havia se desenvolvido apenas na região sudeste devido à economia cafeeira, além de ter mão de obra.