Quais exercícios Um hipertenso pode fazer?

A hipertensão é, sem dúvida, uma condição que limita a qualidade de vida das pessoas que portam esse problema. Entretanto, a hipertensão não pode servir como desculpa ou pretexto para que você se torne uma pessoa sedentária. Inclusive, os exercícios físicos são uma boa maneira de lutar contra essa condição e melhorar a vivência diária de qualquer pessoa.

Neste texto, iremos trazer dicas de alguns exercícios que podem ser bastante úteis para pessoas que sofram de hipertensão. Confira e tenha uma qualidade de vida muito melhor!

Quais tipos de exercícios podem ser feitos?

Tudo isso irá depender de quão avançada é a hipertensão do paciente, e diversas outras características de sua saúde e condicionamento físico. Por isso, antes de sair e fazer exercícios, é muito importante que a pessoa hipertensa tenha um bom diálogo com seu médico e com seu profissional de educação física, a fim de programar exercícios que possam ser realizados com segurança e sem riscos maiores à saúde.

Dependendo destes diversos fatores, o paciente pode ser recomendado a fazer exercícios leves, moderados ou até mesmo mais intensos. Veja a seguir alguns exemplos destes exercícios.

Exercícios leves: você pode fazer 30 minutos diários de algum exercício aeróbico leve, de 3 a 5 vezes toda semana. Bons exemplos de atividade como estas podem ser a caminhada ou até mesmo uma corrida em ritmo leve.

Exercícios moderados: se você está em melhores condições físicas e tem força suficiente para fazer exercícios de forma segura. Os exercícios podem ser os mesmos do que os exercícios leves, com a diferença que agora o paciente também pode fazer ciclismo além de caminhadas ou corridas, e aumentar o tempo e a frequência. Agora pode-se fazer até 60 minutos de exercício, de 5 a até 7 vezes por semana.

Exercícios intensos: os exercícios ainda são aeróbicos, tal como os leves ou os moderados. Mas nessa categoria, você pode fazer até mesmo mais de uma hora diária de atividades como caminhada, corrida e ciclismo. (Também pode ser remo, marcha atlética e outros exercícios dessa forma).

Exercícios resistidos: Além dos exercícios aeróbicos, a pessoa hipertensa também pode associar estas atividades a exercícios resistidos, ou seja, exercícios nos quais o paciente levanta pesos que servem como resistência para estimular o desenvolvimento muscular direcionado a determinados grupos do corpo nos membros, no abdômen, costas e outros. É possível revezar entre os exercícios aeróbicos e resistidos, ou praticar um pouco de cada um todos os dias. O que você não pode deixar de fazer é falar com seu profissional de saúde!

A importância de se realizar exercícios mesmo com hipertensão

Para quem tem hipertensão, o sedentarismo pode ser fatal. Quem não pratica exercícios tende a ficar obeso, perder capacidade respiratória e também ficar com o coração mais sensível a taquicardias e infartos. Não deixe de começar uma atividade física. Não tem problema algum em se começar de forma devagar ou leve – o importante é ter atitude e força de vontade!

Conheça Greenlife Academias e cuide de sua saúde! Acesse https://greenlifeacademias.com.br/wp/

Sim, você pode fazer exercícios físicos mesmo tendo pressão alta e já vou te explicar quais. Para que você entenda mais sobre esse assunto hoje vamos conversar sobre:

  • O que é hipertensão
  • Quais os melhores exercícios para hipertensos
  • Quais cuidados você precisa ter ao se exercitar

Vamos lá?

Afinal, o que é a hipertensão?

A hipertensão, ou pressão alta, acontece quando o sangue circula pelo organismo exercendo muita força na parede dos vasos. Essa elevação da força faz com que o coração tenha dificuldade para bombear o sangue para todo o corpo. Em números, a pressão pode ser medida da seguinte forma:

  • 12×8: pressão normal
  • 14×9: pressão alta
  • 18×12: pressão alta em estado grave

Crianças, jovens, adultos e idosos podem desenvolver hipertensão, e para saber se a sua pressão, e da sua família, está controlada é preciso acompanhamento médico. Falando em médico, separamos este vídeo do Dr. Drauzio Varela para que você entenda mais sobre a hipertensão. São só 2 minutos!

A pressão alta é uma doença crônica, e precisa ser tratada, ok? Na maioria das vezes o tratamento envolve medicamentos e, como explicou o Dr. Drauzio, adotar um estilo de vida com alimentação saudável e exercícios físicos é importante.

Agora que você já sabe mais sobre o que é a hipertensão vamos falar sobre os melhores exercícios para hipertensos

Quais os melhores exercícios para hipertensos?

Para praticar exercícios, pessoas hipertensas devem passar por um check-up e ter certeza que sua hipertensão está controlada. Tomar os remédios de acordo com a orientação do médico é essencial! Após esse controle e acompanhamento médico, os exercícios que podem te ajudar são:

  • Corrida
  • Natação
  • Exercícios aeróbicos, como hidroginástica e ginástica

Os benefícios dos exercícios físicos para pessoas hipertensas podem durar até 24 horas desde o primeiro dia de prática, tendo efeitos positivos na pressão arterial.

Outros cuidados que você precisa ter ao se exercitar

Como pessoa hipertensa, outros cuidados que você precisa ter ao se exercitar são:

  • Informar o seu professor na academia sobre os remédios que você toma para controlar a pressão
  • Manter a atividade em intensidade moderada
  • Realizar atividade física com supervisão

Você também pode verificar a pressão a cada pausa ou ao final dos exercícios, para acompanhar a situação.

Pronto para começar a se exercitar?

Conheça nossas aulas

Aqui na Academia Toshio temos exercícios para todas as idades, desde ginástica para idosos, até natação e ballet para crianças e adultos, além de outras atividades adequadas para quem deseja controlar a hipertensão.

Acesse nosso site (www.toshio.com.br) e saiba mais.

Nossa missão aqui é zelar pelo seu bem estar.

Qual a melhor atividade física para quem tem pressão alta?

Recomendações para os hipertensos Caminhada, corrida, ciclismo, natação, entre outros, são ótimas opções de atividades aeróbicas que ajudam a baixar a pressão arterial — desde que realizadas em intensidade moderada. O ideal é praticar três vezes na semana, por pelo menos 30 minutos por sessão.

Quais exercícios devem ser evitados pelos hipertensos?

Não existe exercício perigoso para a hipertensão arterial. Aliás, o exercício físico ajuda bastante no controle da hipertensão”, afirma o cardiologista Rafael Santos Costa.

Como montar treino para hipertenso?

Hipertensos devem se exercitar diariamente. Mas é preciso começar devagar. Por isso, o treino para iniciantes prevê no primeiro mês duas sessões semanais de exercícios para fortalecimento muscular e uma de aeróbicos de baixa intensidade.

Quem está com a pressão alta pode fazer exercício?

A atividade física pode e deve integrar o dia a dia de quem tem pressão alta.