Quais os tipos de transporte ativos e passivos explique cada um deles?

Citologia: 4 transportes que acontecem pela membrana celular

Chegou o nosso primeiro #Acessando de Biologia no blog para o Enem 2020. A citologia é o ramo da Biologia voltado para o estudo das células. Confira os tipos de transportes que acontecem pela membrana celular: 

Difusão simples

A difusão simples é o processo no qual moléculas e íons são transportados, de forma natural, do local onde estão em maior concentração para o local onde se encontram em menor concentração e sem gasto de energia. 

Osmose

A osmose é um tipo de transporte passivo, que ocorre a favor de um gradiente de concentração, portanto, sem gasto de energia. Nesse tipo de transporte, a água atravessa a membrana plasmática no sentido do meio menos concentrado (hipotônico) para o meio mais concentrado (hipertônico).

Difusão facilitada

A difusão facilitada é um tipo de transporte passivo, sem gasto de energia, que conta com a ajuda de uma proteína da membrana que atua como carregador. O transporte ocorre a favor do gradiente de concentração. 

Transporte ativo 

O transporte ativo ocorre com gasto de energia e, assim como na difusão facilitada, com a ajuda de uma proteína transportadora. Entretanto, ela acontece contra o gradiente de concentração. 

Fique ligado(a) que, logo mais, teremos mais dicas para o Enem 2020 em nosso blog!  

O transporte passivo é a passagem de uma substância, através da membrana, de uma região onde está mais concentrada para uma onde está menos concentrada, sem gasto de energia.

Quais os tipos de transporte ativos e passivos explique cada um deles?
Na osmose, a água passa do meio com menor concentração de soluto para o meio de maior concentração

O transporte passivo é a passagem de uma substância através da membrana plasmática de uma região onde ela está mais concentrada para uma onde está menos concentrada, sem gasto de energia. Existem três tipos de transporte passivo pela membrana celular: a difusão simples, a difusão facilitada e a osmose.

→ Difusão simples

A difusão simples ocorre com o movimento de partículas de um meio onde estão mais concentradas para um onde estão menos concentradas. No entanto, essas substâncias devem ser pequenas o suficiente para atravessar a membrana, e a membrana deve ser permeável a elas. É assim que acontece geralmente a difusão de gases, como o oxigênio e o gás carbônico.

Nesse processo, as substâncias podem difundir-se ainda de acordo com um gradiente de concentração – do meio mais concentrado para o menos concentrado – utilizando-se de proteínas que atuam como canais, ou poros, permitindo a passagem das substâncias, denominadas de porinas.

Quais os tipos de transporte ativos e passivos explique cada um deles?

Na difusão facilitada, proteínas reconhecem a substância a ser transportada em um mecanismo de “chave e fechadura”

→ Difusão facilitada

Na difusão facilitada, ocorre a ação de algumas proteínas que atuam trasportando a substância através da membrana. Diferentemente das proteínas da difusão facilitada, essas proteínas mudam a sua configuração e reconhecem a substância a ser transportada como em um mecanismo de “chave e fechadura”. Nesse mecanismo, ocorre a difusão de substâncias como aminoácidos e monossacarídios.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Osmose

Na osmose, ocorre a difusão das moléculas de água (solvente) para o meio onde há maior concentração de solutos. Uma pressão atua equilibrando a entrada de água na célula dependendo da quantidade de soluto ali presente, denominada de pressão osmótica.

Quando a célula se encontra em um meio onde a concentração de solutos no meio intracelular e no meio onde ela está inserida são equivalentes, a pressão osmótica entre eles é igual, não havendo perda nem ganho de água entre eles. Os meios intracelular e onde a célula está inserida são denominados de isotônicos.

Quando há maior concentração de solutos no meio onde a célula está inserida, ele exercerá maior pressão osmótica (hipertônico) sobre o meio intracelular (hipotônico) e a célula perderá água. Quando há menor concentração de solutos no meio onde a célula está inserida, ele exercerá menor pressão osmótica (hipotônico) sobre o meio intracelular (hipertônico) e a célula ganhará água.

Por Helivania Sardinha dos Santos

Quais são os tipos de transporte ativo e passivo?

As substâncias entram e saem da célula de diferentes formas e o transporte por meio da membrana pode ser classificado em dois grupos: passivo e ativo. Transporte passivo: é aquele em que não há gasto de energia durante o processo. Transporte ativo: é aquele em que há gasto de energia durante o processo.

Quais são os tipos de transportes passivos explique os?

O transporte passivo é a troca de substâncias da célula com o meio, que ocorre sem gasto de energia. Os tipos de transporte passivo são: difusão simples, osmose e difusão facilitada. A difusão simples se caracteriza pela movimentação de moléculas de soluto do lugar mais concentrado para o menos concentrado.

Quais são os tipos de transporte ativo?

Existem dois tipos de transporte ativo secundário: antiporte e simporte..
antiporte: dois iões diferentes ou outros solutos são transportados em direções opostas através da membrana. ... .
simporte: quando as duas substâncias são transportadas na mesma direção..

Quais são os três tipos de transporte?

O transporte terrestre pode ser subdividido em transporte ferroviário, rodoviário e metroviário. Esses três tipos são classificados como transporte terrestres.