Quais critérios são utilizados para transnacionais montarem suas filiais?

A globalização intensificou as relações comerciais, sendo assim, muitas empresas passaram a instalar filiais em outros países, as chamadas transnacionais.

Fruto da economia globalizada, as transnacionais são empresas que atuam em diferentes países do planeta. Essas corporações (indústrias, mineradoras, bancos, telecomunicações, etc.) possuem matriz no país de origem e ampliam seu campo de atuação por meio da instalação de filiais.

Durante muitos anos foi utilizado o termo multinacional para se referir às empresas com as características citadas acima, no entanto, ocorreu a substituição para transnacionais, pois o primeiro termo pode ser interpretado como se a empresa pertencesse a várias nações; já o segundo, relaciona-se ao fato de a empresa transcender seus limites territoriais, passando a atuar no mercado exterior.

A globalização intensificou as relações comerciais numa escala planetária, e, nesse sentido, muitas empresas passaram a instalar filiais em outros países. A revolução técnico-científica-informacional viabilizou ainda mais a atuação das transnacionais, visto que ocorreu (e ainda ocorre) o aperfeiçoamento dos meios de transporte, de telecomunicações, entre outros aparatos fundamentais para a realização eficaz dessas atividades.

No final do século XIX surgiram as primeiras transnacionais, que tinham como sede apenas os países desenvolvidos, em especial os Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Alemanha. Após a Segunda Guerra Mundial (1945), empresas de vários países passaram a atuar no mercado internacional, instalando filiais em diversos setores da economia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O principal critério para a instalação de uma filial de transnacional é a disponibilidade de matéria-prima que o local oferece, mão de obra barata, doação de terreno, isenção de impostos, legislação ambiental pouco rígida, energia e mercado consumidor em expansão. Sendo assim, países em desenvolvimento como o Brasil, Argentina, México, Índia e África do Sul foram os principais destinos escolhidos.

Os investimentos realizados pelas transnacionais são elevados, entretanto, o retorno financeiro é satisfatório em decorrência da alta produtividade e o pagamento de baixos salários, além dos benefícios fiscais. Para os países que recebem essas empresas, há o aumento no número de empregos e a industrialização. É importante ressaltar que o lucro obtido é direcionado à instalação de novas filiais e à matriz.

Existem mais de 40 mil transnacionais, que respondem por cerca de 70% do comércio mundial. Elas vendem produtos e oferecem serviços em toda parte do mundo, expandindo cada vez mais seu mercado consumidor. Entre as transnacionais mais conhecidas estão: Coca-Cola, Pepsi, Nike, Adidas, Puma, McDonald’s, Nestlé, Unilever, Toyota, Volkswagen, Fiat, Sony, Vivo, etc. O Brasil também possui empresas que atuam no mercado exterior: Petrobrás, Vale, Aracruz, Sadia, Perdigão, Gerdau, Votorantim, Odebrecht, entre outras.  

1115 palavras 5 páginas

CORPORAÇÕES TRANSNACIONAIS
Multinacionais ou Transnacionais são corporações industriais, comerciais e de prestação de serviços que possuem matriz num país e atuação em diversos e distintos territórios dispersos no mundo, ultrapassam os limites territoriais dos países de origem das empresas com a instalação de filiais em outros países em busca de mercado consumidor, energia, matéria-prima e mão-de-obra baratas.
Dentro do contexto atual da globalização, é muito comum essas empresas produzam cada parte de um produto em países diferentes, com o objetivo de reduzir custos de produção, portanto essas empresas possuem influência que transcende a economia, pois elas interferem em governos e nas relações entre países.1 3 Atualmente, estima-se que existam em funcionamento cerca de 40 mil empresas transnacionais, muitas originadas de países desenvolvidos, porém existem ainda corporações oriundas do Brasil, Coreia do Sul, Índia e México.
O termo multinacional está progressivamente sendo substituído pelo termo "transnacional", por ser mais abrangente.

Para os países em desenvolvimento, a instalação dessas empresas em seu território é um fator positivo, pois gera novos postos de trabalho, além de promover a industrialização na região.
Por sua vez, as transnacionais utilizam como critérios para montar suas filiais, locais com potencial de mercado consumidor, infraestrutura, matéria-prima, energia e mão de obra barata, além de possíveis doações de terrenos e isenções de impostos.
Os investimentos realizados por essas empresas são elevados, e o retorno financeiro é satisfatório em decorrência de uma série de motivos que foram citados anteriormente. O lucro é destinado a investimentos para a instalação de novas filiais, e outra parte é direcionada à matriz.

GLOBALIZAÇÃO
A globalização é um processo de fundamental importância para a atuação das empresas transnacionais, pois proporciona todo o aparato tecnológico para os serviços de telecomunicação,


Relacionados

  • as corporações transnacionais

    1170 palavras | 5 páginas

    CONCEITOS E SIGNIFICADOS DA CORPORAÇÃO TRANSNACIONAL 1 Significado de empresa multinacional (Abreviado como MNE) multinacionais ou empresas transnacionais são empresas multinacionais que não só resultam em seu país de origem, mas eles estão também em outros países.Corporações multinacionais têm capacidade de expandir a produção e outras operações em todo o mundo, bem como mobilizar plantas industriais (localizar des) de um país para outro.De fusões e alianças entre eles lhes permitem chegar a um….

  • O que são corporações transnacionais

    496 palavras | 2 páginas

    O que são corporações transnacionais? As corporações transnacionais atingiram seu auge logo após a segunda guerra mundial, tem raízes da revolução industrial e foi impulsionada pela atual globalização, que proporciona a essas empresas toda tecnologia de ponta necessária, rapidez na comunicação e transporte nos novos fluxos globais. Corporações transnacionais, são empresas que além da sua matriz no país de origem, se instalam em diversos países após a conquista do mercado interno, dão preferencia….

  • Empresas, corporações transnacionais e organizações formais

    833 palavras | 4 páginas

    alguns aspectos relacionados a empresa, corporações transnacionais e organizações formais. Empresa, corporações transnacionais e organizações formais Toda empresa é uma organização e nem toda organização é uma empresa, partindo do princípio de que nas empresas predominam os objectivos de lucro ao passo que nas organizações que não são empresas enquadram-se aquelas sem fins lucrativos. Assim sendo, as Multinacionais, também conhecidas como transnacionais, são empresas que possuem matriz num país….

  • Empresas Trasnacionais

    5355 palavras | 22 páginas

    Transnacionais Publicado por: Eduardo de Freitas em Geografia humana124 comentários Empresas transnacionais atuam em diferentes pontos da Terra. Ads by ViewPasswordAd Options As transnacionais correspondem às corporaçõesindustriais, comerciais e de prestação de serviços que atuam em distintos territórios dispersos no mundo. Nesse caso, ultrapassam os limites territoriais dos países de origem das empresas. Grande parte das empresas transnacionais é oriunda de países industrializados e desenvolvidos….

  • o poder das transnacionais

    955 palavras | 4 páginas

    O poder das transnacionais As empresas transnacionais têm, atualmente, um enorme poder econômico, de fato, algumas destas grandes companhias administram um volume de recursos superiores ao PIB de alguns países, por exemplo, a petroleira anglo-holandesa Shell tem vendas maiores que o PIB da Argentina. Isto ocorre pela expansão, em escala global, das políticas do mercado neoliberal que colocam a disposição das transnacionais, setores básicos para a vida das pessoas, como a alimentação, a energia….

  • Caminhos e descaminhos da tecnologia

    9448 palavras | 38 páginas

    – e a necessidade de networks e mídias globais – continuará forçando um processo de concentração que habilitará como líderes das principais cadeias de produção apenas um conjunto restrito de algumas centenas de empresas gigantes mundiais. Essas corporações decidirão basicamente o que, como, quando, quanto e onde produzir os bens e os serviços (marcas e redes globais) utilizados pela sociedade contemporânea. Ao mesmo tempo, elas estarão competindo por redução de preços e aumento da qualidade, em um….

  • empresas transnacionais

    1261 palavras | 6 páginas

    Multinacionais ou Transnacionais são corporações industriais, comerciais e de prestação de serviços que possuem matriz em um determinado país e atua em diversos distintos territórios dispersos no mundo, ultrapassam os limites territoriais dos países de origem das empresas com a instalação de filiais em outros países em busca de mercado consumidor, energia, matéria-prima e mão-de-obra baratas. HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Empresa_transnacional" \l "cite_note-MUNDO-EDUCACAO-1" 1 2 = Dentro….

  • Adm financeira

    588 palavras | 3 páginas

    Multinacionais ou Transnacionais são corporações industriais, comerciais e de prestação de serviços que possuem matriz num país e atuação em diversos e distintos territórios dispersos no mundo, ultrapassam os limites territoriais dos países de origem das empresas com a instalação de filiais em outros países em busca de mercado consumidor, energia, matéria-prima e mão-de-obra baratas.1 2 = Dentro do contexto atual da globalização, é muito comum essas empresas produzam cada parte de um produto em….

  • empresas transnacionais

    348 palavras | 2 páginas

    Empresas transnacionais são corporações que não têm seus capitais originários especificadamente deste ou daquele país e não necessariamente dominam o processo de produção em seus diferentes segmentos, ou seja, a totalidade da cadeia produtiva de um produto. Um certo produto pode, dentro deste sistema, ter seus componentes produzidos em diversas regiões do mundo e montados em alguma localidade específica. Isso acontece principalmente sob a economia dita globalizada, em que as corporações (empresas)….

  • Globalização e crise do estado-nação

    2058 palavras | 9 páginas

    a dissolução do bloco soviético, intensifica-se e extende-se o desenvolvimento do capitalismo. As nações que haviam experimentado projetos socialistas transformam-se em espaços do mercado mundial, no qual predominam as empresas, corporações e conglomerados transnacionais. Está em curso um novo ciclo de globalização do capitalismo, que atinge mais ou menos drasticamente tanto a América Latina e o Caribe como a Ásia, África e Europa Central e Oriental. Inclusive a Europa Ocidental, o Japão e os Estados….

Outros Trabalhos Populares

Quais critérios são utilizados para as transnacionais montarem suas filiais?

Por sua vez, as transnacionais utilizam como critérios para montar suas filiais, locais com potencial de mercado consumidor, infraestrutura, matéria-prima, energia e mão de obra barata, além de possíveis doações de terrenos e isenções de impostos.

Quais são as principais características das empresas transnacionais?

As principais características das empresas transnacionais são:.
É uma empresa que possui uma empresa-mãe e uma ou mais empresas coligadas em outros países..
As empresas ligadas são regidas por uma política comercial definida na empresa-mãe, embora o seu controlo seja mais descentralizado do que no caso das multinacionais..

O que são as transnacionais e de que forma elas atuam no mundo?

Fruto da economia globalizada, as transnacionais são empresas que atuam em diferentes países do planeta. Essas corporações (indústrias, mineradoras, bancos, telecomunicações, etc.) possuem matriz no país de origem e ampliam seu campo de atuação por meio da instalação de filiais.

Qual e a principal diferença entre as empresas multinacionais e transnacionais?

Resumo sobre empresas multinacionais São aquelas que possuem a sede instalada em um país e filiais espalhadas por diversos outros países. São chamadas também de empresas transnacionais. Entre seus objetivos, estão a redução dos custos com o processo de produção e a ampliação da sua margem de lucro.