Eleições 2022 para quais cargos políticos

O primeiro turno das eleições de 2022 já está com data marcada para o dia 2 de outubro. Neste período, todos os brasileiros precisam decidir em qual dos cinco cargos diferentes pretendem votar. Confira agora quais são os cargos que estão disputando nas eleições deste ano. 

.

  • DORIA DESISTIU: revelado por que Doria retirou candidatura à Presidência do Brasil
  • Sérgio Moro vira réu em ação aberta pelo PT por causa da investigação Lava Jato; entenda
  • Doria desistiu após articulação inusitada com Temer, que mexeria com cenário político do Brasil

QUAIS CARGOS VÃO DISPUTAR AS ELEIÇÕES DE 2022? 

Os cargos que vão disputar as eleições deste ano são: deputado estadual, deputado federal, senador, governador do estado e Presidente da República. Agora, confira o papel de cada cargo: 

DEPUTADO ESTADUAL

O deputado estadual é o cargo da política brasileira que atua como representante da população no Legislativo estadual. É eleito para um mandato de quatro anos e atua nas Assembleias Legislativas, instituições presentes em todos os estados brasileiros.

DEPUTADO FEDERAL

O deputado federal atua principalmente no Legislativo e tem como papel ser o representante da população na Câmara dos Deputados. Eles são eleitos para um mandato de quatro anos, com possibilidade de reeleição de maneira indefinida.

SENADOR

Senador é um cargo da política brasileira que ocupa espaço no Legislativo Federal, representando a Câmara Alta do Congresso Nacional. Os senadores são eleitos pelo voto popular, para mandatos de oito anos. O senador é decidido para aquele que tiver mais votos da população.

GOVERNADOR DO ESTADO

O governador do estado representa a autoridade que assume o governo estadual. É responsabilidade do governador a administração e gestão do estado pelo qual acabou sendo eleito.

PRESIDENTE DA REPÚBLICA

O presidente da República é a autoridade máxima do Brasil e também o chefe do Executivo. Atualmente, essa função se encontra nas mãos de Jair Bolsonaro.

Quais cargos estarão em disputa nas eleições 2022?

Os cargos de presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador de estado e do Distrito Federal, senador (uma vaga), deputado federal, estadual e distrital.

Quais cargos serão disputados pelo sistema de representação majoritária?

Os cargos de presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador de estado e do Distrito Federal, e senador.

Quais cargos serão disputados pelo sistema de representação proporcional?

Os cargos de deputado federal, estadual e distrital.

Para quais cargos eletivos poderá haver 2º turno? Em que condições pode ocorrer?

Poderá haver 2º turno para os cargos de presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador de estado e do Distrito Federal.

Se nenhum candidato alcançar maioria absoluta no 1º turno, será realizado 2º turno com os dois mais votados, considerando-se eleito o que obtiver a maioria dos votos válidos.

Se, antes de realizado o 2º turno, ocorrer morte, desistência ou impedimento legal de candidato, deverá ser convocado, entre os remanescentes, o de maior votação.

Qual a idade mínima para poder se candidatar a cargo eletivo nas eleições 2022?

A idade mínima de:

  • 35 anos para presidente e vice-presidente da República e senador;
  • 30 anos para governador e vice-governador de Estado e do Distrito Federal; e
  • 21 anos para deputado federal, estadual ou distrital.

A idade mínima é verificada tendo por referência a data da posse, salvo quando fixada em 18 anos, hipótese em que será aferida no dia 15 de agosto de 2022.

Nas Eleições de 2022, cinco cargos estarão em disputa: Presidente da República, governador, senador, deputados federais e deputados estaduais.

Conheça as principais atribuições destes cargos:

1. Presidente da República

Este cargo exerce a autoridade máxima do Executivo. É ele quem nomeia os ministros, conduz a política e economia, aplica ou veta leis, edita medidas provisórias, exerce comando das Forças Armadas, mantém relações com outros Estados e cumpre outras funções previstas na Constituição Federal. O mandato é de quatro anos, com o direito a concorrer uma vez à reeleição.

2. Governador

O governador ocupa o mais elevado cargo político no estado. Ele é responsável pela administração estadual e representa o estado nas relações jurídicas, políticas e administrativas. Cada estado do Brasil deve eleger um governador, com quatro anos de mandato e direito a uma reeleição.

Veja imagens: Webstory: Conheça os cargos em disputa nas Eleições

3. Senador

Os senadores são representantes políticos que atuam no Senado Federal e que, junto da Câmara dos Deputados, compõem o Congresso Nacional, o Poder Legislativo do Brasil. São três senadores eleitos por estado. Eles ficam responsáveis pela elaboração de leis e fiscalização dos atos do Executivo, podendo processar e julgar outros cargos e aprovar escolhas de ministros, operações financeiras e até mesmo propostas do presidente. O senador cumpre mandato de oito anos.

4. Deputado federal

O deputado federal atua no Legislativo e representa a população na Câmara dos Deputados. Sua principal função é a elaboração de leis. O número de deputados que um estado elege está relacionado ao número de habitantes, sendo que o máximo é 70 deputados estaduais e, o mínimo, 8 representantes para este cargo. São quatro anos de mandato e não há limites de reeleição.

5. Deputado estadual

O cargo de deputado estadual atua como representante da população no Legislativo estadual. Ele é responsável por legislar, fiscalizar, criar, alterar, vetar leis no âmbito regional. É eleito por quatro anos, com possibilidade de reeleição.

Quantos cargos eletivos existem no Brasil?

As eleições federais (presidente, senadores e deputados federais) atualmente coincidem com as estaduais (governadores e deputados estaduais). Desde 1988, as eleições municipais (que escolhem prefeitos e vereadores) são sempre realizadas dois anos antes e depois das eleições federais.

Quais cargos dos Poderes do Brasil são escolhidos pela população de nosso país por meio do voto?

O presidente é eleito por voto popular direto para um mandato de quatro anos. No caso de não atingir maioria absoluta dos votos válidos nas eleições no primeiro turno, é eleito no segundo. Quando não pode governar o país, o seu substituto é o Vice-presidente da República.

Quando vai ser a próxima eleição para governador?

As eleições gerais no Brasil em 2022 estão agendadas para o dia 2 de outubro, para o primeiro turno, e em 30 de outubro em caso de um segundo turno.