Quais evidências evolutivas presentes nas mitocôndrias reforçam a hipótese endossimbiótica?

Para resolver esta lista de exercícios sobre a teoria endossimbiótica, revise os principais pontos que sustentam essa teoria. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos

A teoria endossimbiótica é a mais aceita para explicar a origem dos cloroplastos, uma organela relacionada com a fotossíntese. Segundo essa teoria, os cloroplastos s são ancestrais de:

a) procariontes heterotróficos que foram capturados por um organismo multicelular.

b) eucariontes heterotróficos que foram capturados por outra célula.

c) procariontes autotróficos que foram capturados por um organismo multicelular.

d) procariontes autotróficos que foram capturados por outra célula.

e) eucariontes autotróficos que foram capturados por outra célula.

As mitocôndrias apresentam características que sugerem que elas são descendentes de células que foram fagocitadas por outras. Entre as alternativas a seguir, marque a única que não corresponde a uma característica que apoia a teoria endossimbiótica:

a) A mitocôndria possui DNA e ribossomo próprios.

b) As mitocôndrias possuem capacidade de autoduplicação.

c) As mitocôndrias possuem sistema de membranas internas.

d) As mitocôndrias possuem DNA bastante diferente do DNA nuclear.

e) As mitocôndrias possuem uma membrana revestindo-as.

A teoria endossimbiótica sugere que algumas organelas são descendentes de organismos procariontes que foram fagocitados por outras células e passaram a viver em simbiose. De acordo com essa teoria, além das mitocôndrias, que outra organela surgiu desse modo na célula eucariótica?

a) ribossomo.

b) núcleo.

c) peroxissomo.

d) vacúolo.

e) cloroplasto.

(Unifal-MG) Observe o esquema abaixo, que representa algumas das etapas da hipótese de que as células eucarióticas surgiram, em parte, como resultado evolutivo de um processo gradual de endossimbiose:

Quais evidências evolutivas presentes nas mitocôndrias reforçam a hipótese endossimbiótica?

O esquema acima ilustra o processo de endossimbiose

Utilizando o esquema como base, assinale a afirmativa INCORRETA:

a) A endossimbiose de um procariota fotossintético VI com um proeucariota originou as células eucarióticas heterotróficas atuais.

b) As invaginações da membrana plasmática aumentaram a superfície de contato e a capacidade de transporte em procarióticos IV.

c) Uma célula procariótica aeróbia I associou-se a uma procariótica heterotrófica anaeróbia II, aumentando o potencial energético.

d) Como resultado das invaginações, um envelope nuclear precursor formou-se em uma célula proeucariótica V.

e) Uma célula procariótica III teve a sua capacidade aeróbia aumentada, em virtude da compartimentalização das membranas nas mitocôndrias.

(UFJF) A teoria mais aceita sobre a origem das mitocôndrias é a de que elas são derivadas de organismos procariontes que viviam no citoplasma de outras células. Dois argumentos que dão suporte a essa teoria são:

a) as mitocôndrias possuem DNA próprio e a constituição do seu retículo endoplasmático é similar à de células procariontes.

b) as mitocôndrias possuem ribossomos e material genético similares aos das bactérias.

c) as mitocôndrias formam mesossomos e têm citoesqueleto muito desenvolvido, como as bactérias.

d) as mitocôndrias, assim como as bactérias, se multiplicam por meiose e não possuem peroxissomos.

e) a membrana externa e os RNAs mensageiros das mitocôndrias são similares aos das bactérias.

respostas

Alternativa “d”. Segundo a teoria endossimbiótica, os cloroplastos são descendentes de organismos procariontes autotróficos que foram fagocitados por outra célula, provavelmente, uma espécie heterotrófica.

Voltar a questão

Alternativa “e”. As mitocôndrias possuem duas membranas revestindo sua estrutura.

Voltar a questão

Alternativa “e”. Muitos pesquisadores acreditam que o cloroplasto, assim como as mitocôndrias, surgiu graças a uma associação simbiótica.

Voltar a questão

Alternativa “a”. A alternativa A está incorreta porque a simbiose citada originou organismos autotróficos.

Voltar a questão

Alternativa “b”. Entre as características que apoiam a teoria endossimbiótica, podemos destacar a semelhança genética e bioquímica existente entre bactérias e mitocôndrias, a presença de DNA próprio, sistema de membranas internas e dupla membrana e a capacidade de autoduplicação.

Voltar a questão

Quais evidências evolutivas presentes nas mitocôndrias reforçam a hipótese endossimbiótica?

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

A teoria endossimbiótica explica como surgiram os cloroplastos e as mitocôndrias na célula eucariótica.

A teoria endossimbiótica é utilizada para explicar a origem das mitocôndrias e cloroplastos nas células eucarióticas. Essa teoria foi proposta em 1981, por Lynn Margulis, em um livro chamado Symbiosis in Cell Evolytion.

O que diz a teoria endossimbiótica?

A teoria endossimbiótica afirma que mitocôndrias e cloroplastos são organelas que se originaram a partir da interação de um organismo procarionte com um organismo eucarionte. Essa interação provocou uma associação simbiótica estável, ou seja, uma interação em que todos os envolvidos são beneficiados com o processo.

Acredita-se que um organismo eucarionte englobou uma partícula procarionte autotrófica. A partir disso, eles iniciaram uma relação de cooperação, e um organismo passou a viver no interior do outro (endossimbiose). Com o tempo, essa relação tornou-se tão importante que os organismos não poderiam mais viver de forma isolada.

Provavelmente o organismo procarionte autotrófico beneficiou a célula hospedeira garantindo processos como a respiração celular, no caso da mitocôndria, e a fotossíntese, no caso dos cloroplastos. Já a célula hospedeira garantia proteção e nutrientes às novas organelas celulares.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais evidências sustentam essa teoria?

Muitas evidências sustentam a teoria de que os cloroplastos e mitocôndrias surgiram de uma interação endossimbiótica. Entre os principais pontos, podemos citar:

  • A presença de uma dupla membrana envolvendo mitocôndrias e cloroplastos. Essa dupla membrana, provavelmente, é resultado da membrana que já pertencia ao organismo procarionte, somada à membrana do organismo eucarionte que realizou o processo de englobamento (fagocitose);

  • Mitocôndrias e cloroplastos apresentam tamanhos semelhantes aos das bactérias;

  • A presença de proteínas muito similares àquelas encontradas em procariontes;

  • Cloroplastos e mitocôndrias possuem DNA próprio. Esse DNA difere-se daquele existente no núcleo celular e assemelha-se às moléculas de DNA encontradas em bactérias;

  • Possuem capacidade de autoduplicação;

  • Tanto mitocôndrias quanto cloroplastos apresentam ribossomos próprios.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Que evidencia apoia a teoria endossimbiótica das mitocôndrias?

Evidência da Teoria da Endossimbiose Mitocôndrias e cloroplastos possuem em próprio DNA, diferente do existente no núcleo celular das células eucarióticas. O DNA das duas organelas é circular, com capacidade de se autoduplicar e não associado com histonas, semelhante ao padrão encontrado em bactérias.

Quais as evidências que sustentam a hipótese endossimbiótica?

Sustentam a hipótese endossimbiótica algumas evidências como: Tanto as mitocôndrias como os plastos possuem DNA próprio, que teria sido herdado dos ancestrais procarióticos; As mitocôndrias e os plastos são capazes de sintetizar algumas de suas proteínas e se autoduplicar.

São características das mitocôndrias que sustentam a hipótese da Endossimbiose exceto?

As mitocôndrias apresentam características que sugerem que elas são descendentes de células que foram fagocitadas por outras. Entre as alternativas a seguir, marque a única que não corresponde a uma característica que apoia a teoria endossimbiótica: a) A mitocôndria possui DNA e ribossomo próprios.

Quais as evidências nas mitocôndrias atuais que suportam sua origem por englobamento possuem duas?

Evidências a favor da teoria Uma série de evidências apóia a teoria da origem endossimbiótica das mitocôndrias e dos cloroplastos. Em primeiro lugar, as mitocôndrias e os cloroplastos possuem seu próprio genoma e seu DNA é capaz de se autoduplicar. O genoma destas organelas é formado por uma molécula de DNA circular.