Quais características Os cloroplastos as mitocôndrias e as bactérias têm em comum?

Para resolver esta lista de exercícios sobre a teoria endossimbiótica, revise os principais pontos que sustentam essa teoria. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos

A teoria endossimbiótica é a mais aceita para explicar a origem dos cloroplastos, uma organela relacionada com a fotossíntese. Segundo essa teoria, os cloroplastos s são ancestrais de:

a) procariontes heterotróficos que foram capturados por um organismo multicelular.

b) eucariontes heterotróficos que foram capturados por outra célula.

c) procariontes autotróficos que foram capturados por um organismo multicelular.

d) procariontes autotróficos que foram capturados por outra célula.

e) eucariontes autotróficos que foram capturados por outra célula.

As mitocôndrias apresentam características que sugerem que elas são descendentes de células que foram fagocitadas por outras. Entre as alternativas a seguir, marque a única que não corresponde a uma característica que apoia a teoria endossimbiótica:

a) A mitocôndria possui DNA e ribossomo próprios.

b) As mitocôndrias possuem capacidade de autoduplicação.

c) As mitocôndrias possuem sistema de membranas internas.

d) As mitocôndrias possuem DNA bastante diferente do DNA nuclear.

e) As mitocôndrias possuem uma membrana revestindo-as.

A teoria endossimbiótica sugere que algumas organelas são descendentes de organismos procariontes que foram fagocitados por outras células e passaram a viver em simbiose. De acordo com essa teoria, além das mitocôndrias, que outra organela surgiu desse modo na célula eucariótica?

a) ribossomo.

b) núcleo.

c) peroxissomo.

d) vacúolo.

e) cloroplasto.

(Unifal-MG) Observe o esquema abaixo, que representa algumas das etapas da hipótese de que as células eucarióticas surgiram, em parte, como resultado evolutivo de um processo gradual de endossimbiose:

Quais características Os cloroplastos as mitocôndrias e as bactérias têm em comum?

O esquema acima ilustra o processo de endossimbiose

Utilizando o esquema como base, assinale a afirmativa INCORRETA:

a) A endossimbiose de um procariota fotossintético VI com um proeucariota originou as células eucarióticas heterotróficas atuais.

b) As invaginações da membrana plasmática aumentaram a superfície de contato e a capacidade de transporte em procarióticos IV.

c) Uma célula procariótica aeróbia I associou-se a uma procariótica heterotrófica anaeróbia II, aumentando o potencial energético.

d) Como resultado das invaginações, um envelope nuclear precursor formou-se em uma célula proeucariótica V.

e) Uma célula procariótica III teve a sua capacidade aeróbia aumentada, em virtude da compartimentalização das membranas nas mitocôndrias.

(UFJF) A teoria mais aceita sobre a origem das mitocôndrias é a de que elas são derivadas de organismos procariontes que viviam no citoplasma de outras células. Dois argumentos que dão suporte a essa teoria são:

a) as mitocôndrias possuem DNA próprio e a constituição do seu retículo endoplasmático é similar à de células procariontes.

b) as mitocôndrias possuem ribossomos e material genético similares aos das bactérias.

c) as mitocôndrias formam mesossomos e têm citoesqueleto muito desenvolvido, como as bactérias.

d) as mitocôndrias, assim como as bactérias, se multiplicam por meiose e não possuem peroxissomos.

e) a membrana externa e os RNAs mensageiros das mitocôndrias são similares aos das bactérias.

respostas

Alternativa “d”. Segundo a teoria endossimbiótica, os cloroplastos são descendentes de organismos procariontes autotróficos que foram fagocitados por outra célula, provavelmente, uma espécie heterotrófica.

Voltar a questão

Alternativa “e”. As mitocôndrias possuem duas membranas revestindo sua estrutura.

Voltar a questão

Alternativa “e”. Muitos pesquisadores acreditam que o cloroplasto, assim como as mitocôndrias, surgiu graças a uma associação simbiótica.

Voltar a questão

Alternativa “a”. A alternativa A está incorreta porque a simbiose citada originou organismos autotróficos.

Voltar a questão

Alternativa “b”. Entre as características que apoiam a teoria endossimbiótica, podemos destacar a semelhança genética e bioquímica existente entre bactérias e mitocôndrias, a presença de DNA próprio, sistema de membranas internas e dupla membrana e a capacidade de autoduplicação.

Voltar a questão

Quais características Os cloroplastos as mitocôndrias e as bactérias têm em comum?

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Estude as mitocôndrias e os cloroplastos, organelas que têm origem na endossimbiose.  Revise esse conteúdo de citologia para arrebentar em Biologia no Enem e nos vestibulares.

A mitocôndria e o cloroplasto são organelas bastante peculiares. Essas duas organelas citoplasmáticas possuem uma característica que as demais não possuem: a presença de material genético próprio. Essa característica é a principal pista usada para a elaboração da teoria da endossimbiose, que tenta explicar a origem dessas organelas.

Aprenda mais sobre as mitocôndrias e os cloroplastos nesta aula de citologia para o Enem e para os vestibulares.

O que é e qual a função da mitocôndria

Nos seres vivos aeróbios eucariontes, há uma organela citoplasmática especializada na respiração celular: a mitocôndria. A respiração celular é um processo onde moléculas orgânicas são quebradas para a obtenção da energia na forma de ATP (a moeda energética das células).

Na respiração celular aeróbica, essa quebra é feita com a ajuda do gás oxigênio e realizada em três etapas: glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória. Essas duas últimas etapas são realizadas no interior das mitocôndrias.

Estrutura das mitocôndrias

Essas organelas citoplasmáticas possuem a forma de grãos ou bastonetes com tamanho aproximado de 2 µm de largura por 10 µm de comprimento.

Ao observarmos as mitocôndrias ao microscópio eletrônico, é possível notar que elas possuem duas membranas semelhantes à membrana plasmática. Uma das membranas delimita a organela. Já a outra, dobra-se sobre si mesma, formando uma série de reentrâncias no interior da mitocôndria. Essa série de septos são chamados de cristas mitocondriais.

Quais características Os cloroplastos as mitocôndrias e as bactérias têm em comum?
Figura 1: Esquema de uma mitocôndria, onde podemos observar sua membrana externa delimitando a organela e a interna dobrando-se sobre si mesma e formando as cristas mitocondriais.

Permeando as cristas mitocondriais encontramos uma série de proteínas e transportadores de elétrons que irão participar da cadeia respiratória. As cristas mitocondriais, como todas as suas dobras, aumentam a área de adesão para estas enzimas, sem que seja necessária uma organela maior.

Entre as cristas mitocondriais encontramos uma substância gelatinosa, semelhante a que compõe o citosol. Essa substância é chamada de matriz mitocondrial. Na matriz mitocondrial há diversas enzimas que também são responsáveis por reações químicas que ocorrem na respiração celular.

Além das enzimas, também encontramos na matriz mitocondrial DNA, RNA e ribossomos. Isso mesmo, os ribossomos das mitocôndrias são organelas celulares dentro de outra organela! Isso, como veremos, reforçará a teoria da endossimbiose.

Quais características Os cloroplastos as mitocôndrias e as bactérias têm em comum?
Figura 2: Micrografia obtida através de microscópio óptico e colorida artificialmente. Na imagem podemos observar em laranja uma mitocôndria com suas duas membranas.

Como têm todo o “maquinário” próprio para a produção de proteínas, as mitocôndrias são capazes de produzir suas próprias proteínas e enzimas. Além disso, a presença do DNA dentro das mitocôndrias permite que elas se autodupliquem, independentemente da célula. Desse modo, seu número se mantém constante nas células, mesmo depois delas terem sofrido divisão celular.

DNA mitocondrial e hereditariedade

As mitocôndrias são doadas aos filhos pelas suas mães. Isso porque, quando ocorre a fecundação, o espermatozoide (célula com citoplasma extremamente reduzido) “doa” ao óvulo apenas seu núcleo. Sendo assim, as demais organelas presentes no zigoto são herdadas do óvulo, ou seja, da “mãe” do indivíduo.

Como não há mistura genética no DNA mitocondrial, é muito mais fácil estabelecer uma linhagem genética através desse material genético. Há estudos, por exemplo, que tentam rastrear os primeiros seres humanos através do DNA mitocondrial.

Cloroplastos: o que são e qual sua função

Os cloroplastos são plastos classificados como cromoplastos. Isso quer dizer que são vesículas que armazenam pigmentos. Além dos cromoplastos, como os cloroplastos, as células vegetais podem também ter outros plastos que armazenam outras substâncias, como o amido (amiloplastos) e óleos (oleoplastos).

Porém, como já vimos no início dessa aula, os cloroplastos são bastante peculiares e não se resumem a bolsinhas que guardam um pigmento.

Os cloroplastos contêm o pigmento responsável pela fotossíntese, processo autotrófico de moléculas energéticas. Ou seja, são os cloroplastos que vão fazer o processo de produção “do próprio alimento” das plantas.

Estrutura dos cloroplastos

Os cloroplastos são organelas que possuem um tamanho entre 4 µm e 7 µm. Podem ser vistos ao microscópio óptico e têm a coloração verde. Essa coloração se deve ao pigmento em seu interior: a clorofila.

Quais características Os cloroplastos as mitocôndrias e as bactérias têm em comum?
Figura 3: Micrografia produzida a partir de microscópio óptico. Na imagem podemos ver várias bolinhas verdes, que são os cloroplastos.

A clorofila é a substância responsável por capturar a energia luminosa proveniente do Sol, indispensável à fotossíntese. A clorofila é formada por um álcool de cadeia longa (fitol), ligado a cadeias de carbonos e nitrogênio com um átomo de magnésio no meio.

Através do microscópio eletrônico é possível constatarmos que os cloroplastos são envolvidos por duas membranas semelhantes à membrana plasmática. No interior dessas membranas, encontramos uma rede de membranas ou lamelas, dentro das quais estão a clorofila e outros pigmentos.

Quais características Os cloroplastos as mitocôndrias e as bactérias têm em comum?
Figura 4: Micrografia obtida através de microscópio eletrônico de transmissão e colorida artificialmente. Pela imagem podemos observar as pilhas de tilacoides formadas pela rede de membranas internas.

Essas redes de membranas no interior dos cloroplastos formam uma série de vesículas achatadas, chamadas de tilacoides. Esses tilacoides, semelhantes a moedinhas, empilham-se formando estruturas que chamamos de granum. O conjunto de granum de um cloroplasto é chamado de grana.

O espaço entre os granum é preenchido por uma espécie de gel, chamado de estroma.  No estroma estão diversas substâncias envolvidas na fotossíntese.

Quais características Os cloroplastos as mitocôndrias e as bactérias têm em comum?
Figura 5: Esquema mostrando as partes de um cloroplasto.

Teoria da endossimbiose

Suspeita-se que as mitocôndrias tenham surgido a partir de uma simbiose com bactérias há aproximadamente 2,5 bilhões de anos. Essa simbiose se deu quando células fagocitaram bactérias e essas teriam escapado do mecanismo de digestão das suas hospedeiras. Dessa maneira, essas bactérias passaram a viver no interior dessas células primitivas.

Segundo essa teoria, essas bactérias seriam capazes de fazer respiração aeróbia, ao contrário das células com quem estabeleceram simbiose. Sendo a respiração aeróbia muito mais rentável (do ponto de vista energético) do que a respiração anaeróbia, essas células hospedeiras passaram a contar com esse maior aporte de energia.

Quais características Os cloroplastos as mitocôndrias e as bactérias têm em comum?
Figura 6: Esquema demonstrando a teoria da endossimbiose.

Algo semelhante aconteceu também com os cloroplastos. Nesse caso, teriam sido cianobactérias as células fagocitadas que se tornaram endossimbiontes e, mais tarde, organelas citoplasmáticas presentes em células eucariontes autotróficas.

Videoaula

Para saber mais sobre as mitocôndrias, os cloroplastos e a Teoria da Endossimbiose, veja esta aula do professor Samuel Cunha:

Exercícios sobre mitocôndrias e cloroplastos

Para finalizar sua revisão, que tal testar seus conhecimentos com os exercícios que selecionei para você:

Sobre o(a) autor(a):

Juliana Evelyn dos Santos é bióloga formada pela Universidade Federal de Santa Catarina e cursa o Mestrado em Educação na mesma instituição. Ministra aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007 e é coordenadora pedagógica do Blog do Enem e do Curso Enem Gratuito.

Compartilhe:

Quais são as características em comum entre a mitocôndria é o cloroplasto?

Tanto as mitocôndrias quanto os cloroplastos contêm o seu próprio DNA e ribossomos. Por que estas organelas precisariam de DNA e ribossomos, quando existe DNA no núcleo e ribossomos no citosol? Fortes evidências apontam para a endossimbiose como resposta para o enigma.

Em que aspectos os cloroplastos e as mitocôndrias Assemelham

Cloroplastos e mitocôndrias possuem DNA próprio. Esse DNA difere-se daquele existente no núcleo celular e assemelha-se às moléculas de DNA encontradas em bactérias; Possuem capacidade de autoduplicação; Tanto mitocôndrias quanto cloroplastos apresentam ribossomos próprios.

Qual é a relação entre a mitocôndria e os cloroplastos?

- As duas organelas possuem o seu próprio sistema de membranas internas e a presença de duas membranas revestindo-as; - Tanto cloroplastos quanto mitocôndrias possuem capacidade de autoduplicação.

Como se assemelham bactérias e mitocôndrias?

Considerando-se a composição lipídica, as MITOCÔNDRIAS se parecem mais com as bactérias. ➢ As MITOCÔNDRIAS, além de possuírem seu próprio DNA, o possuem em forma circular assim como as bactérias. ➢ A divisão mitocondrial se assemelha com a reprodução bacteriana.