Quais as características encontradas nas mitocôndrias que apoiam a Teoria da Endossimbiose?

Com estes exercícios sobre a origem das mitocôndrias, você poderá testar seus conhecimentos a respeito do surgimento dessa importante organela.

Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos em Exercícios de Biologia

Questão 1

Que nome recebe a teoria que explica o surgimento das mitocôndrias?

a) Teoria endossimbiótica.

b) Teoria de endofagia.

c) Teoria da respiração celular.

d) Teoria da abiogênese.

e) Teoria da biogênese.

ver resposta


Questão 2

O surgimento das mitocôndrias foi, provavelmente, muito similar ao de outra organela. Que organela é essa?

a) ribossomo.

b) lisossomo.

c) retículo endoplasmático.

d) cloroplasto.

e) complexo golgiense.

ver resposta


Questão 3

A teoria que explica o surgimento das mitocôndrias baseia-se em algumas características dessa organela. Entre as características citadas abaixo, qual não é encontrada em mitocôndrias e, consequentemente, não apoia essa teoria?

a) Presença de DNA próprio.

b) Presença de membrana única revestindo-as.

c) Capacidade de autoduplicação.

d) Semelhança genética com organismos procariontes.

e) DNA diferente do nuclear.

ver resposta


Questão 4

(OBJETIVO-SP) Uma das evidências que apoiam a teoria endossimbiótica é a existência de organismos como Pelomyxa palustris. Essa ameba de grandes dimensões possui vários núcleos individualizados. No seu citoplasma, não existe retículo endoplasmático nem sistema golgiense, mitocôndrias ou centríolos. Ela vive em ambientes aeróbios, em fundos lodosos, alimentando-se de algas e bactérias. No seu interior, é possível encontrar três tipos de bactérias endossimbióticas que apresentam um metabolismo análogo ao das mitocôndrias e que beneficiam a ameba.

De acordo com as informações do texto, foram feitas algumas afirmações sobre a ameba mencionada:

I. Trata-se de um ser vivo que não consegue sintetizar proteínas nem realizar uma divisão celular.

II. Não é possível encontrar moléculas de ATP no citosol desse ser.

III. As bactérias encontradas no interior dessa ameba atuam como parasitas.

IV. Se essa ameba for cultivada em um meio de cultura que contenha antibióticos capazes de atravessar a membrana plasmática, ela poderá morrer depois de um tempo.

Está correto apenas o contido em:

a) IV.

b) I e II.

c) I e III.

d) III e IV.

e) II, III e IV

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “a”. A teoria endossimbiótica explica como as mitocôndrias surgiram. Segundo essa teoria, as mitocôndrias eram organismos endossimbiontes que foram englobados por outra célula.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa “d”. Provavelmente, cloroplastos e mitocôndrias surgiram por endossimbiose.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa “b”. Além das características descritas nas outras alternativas, as mitocôndrias destacam-se por possuírem um sistema de membrana interna e por apresentarem dupla membrana revestindo-as.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa “a”. Como as bactérias que vivem na ameba apresentam metabolismo análogo ao da mitocôndria, elas são capazes de produzir energia. Entretanto, por serem bactérias, podem ser destruídas por certos antibióticos.

voltar a questão


Quais as características encontradas nas mitocôndrias que apoiam a Teoria da Endossimbiose?

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Assista às nossas videoaulas

Ouça este artigo:

Nas células eucarióticas (células com o material genético envolto pelo envelope nuclear), as organelas responsáveis pela obtenção e transformação de energia são, respectivamente, as mitocôndrias e os plastos. As mitocôndrias são estruturas responsáveis pela realização da respiração celular e estão presentes em praticamente todas as células eucarióticas, e os plastos, presentes em algas e plantas, realizam a fotossíntese, processo pelo qual estes organismos produzem seu próprio alimento (açúcares).

De acordo com os cientistas, estas organelas teriam surgido a partir da associação entre células eucarióticas e bactérias primitivas, ideia chamada de hipótese endossimbiótica ou hipótese simbiogênica.

A hipótese endossimbiótica explica que as primeiras células eucarióticas passaram a respirar o gás oxigênio quando, por fagocitose, englobaram células procarióticas respiradoras que, por algum motivo, que ainda não está bem elucidado, não foram degradadas e se mantiveram em seu citoplasma. A partir disso, uma troca de benefícios se estabeleceu entre estas células: a célula eucariótica fornecia à célula procariótica abrigo e alimento, enquanto esta, por meio da respiração aeróbica, fornecia energia à célula eucariótica. Segundo os cientistas, tal associação foi bem-sucedida a ponto de transformar a então “inquilina” célula procariótica em mitocôndria, tornando-a permanente e primordial à sobrevivência da célula eucariótica.

Com relação aos plastos, a hipótese endossimbiótica explica que a história é semelhante à das mitocôndrias: já associadas às bactérias ancestrais das mitocôndrias, as células eucarióticas primitivas teriam se associado, também, a bactérias fotossintetizantes. Dessa forma, a tripla associação de seres primitivos (células procarióticas, células eucarióticas e células fotossintetizantes) teria originado as células das atuais algas e plantas.

Sustentam a hipótese endossimbiótica algumas evidências como:

  • Tanto as mitocôndrias como os plastos possuem DNA próprio, que teria sido herdado dos ancestrais procarióticos;
  • As mitocôndrias e os plastos são capazes de sintetizar algumas de suas proteínas e se autoduplicar.

Acredita-se que os ancestrais diretos das mitocôndrias, de acordo com algumas evidências, teriam sido organismos procariontes pertencentes ao grupo das bactérias púrpureas, que teriam se associado às células eucarióticas primitivas à cerca de 2 bilhões de anos atrás. Já a associação entre as células eucarióticas e bactérias fotossintetizantes, ancestrais dos plastos, teria ocorrido pouco tempo depois.

Dessa forma, as células eucarióticas dotadas apenas de mitocôndrias teriam originado os protozoários, fungos e animais, e as células portadoras tanto de mitocôndrias como plastos teriam originado as algas e as plantas.

Referência:

AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia das Células 1. 4ª edição. São Paulo: Editora Moderna, 2015.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/biologia/hipotese-endossimbiotica/

Quais as características encontradas nas mitocôndrias que apoiam a teoria de Endossimbiose?

Evidência da Teoria da Endossimbiose Mitocôndrias e cloroplastos possuem em próprio DNA, diferente do existente no núcleo celular das células eucarióticas. O DNA das duas organelas é circular, com capacidade de se autoduplicar e não associado com histonas, semelhante ao padrão encontrado em bactérias.

Quais são as características que sustentam a Teoria da Endossimbiose?

Evidências a favor da teoria Uma série de evidências apóia a teoria da origem endossimbiótica das mitocôndrias e dos cloroplastos. Em primeiro lugar, as mitocôndrias e os cloroplastos possuem seu próprio genoma e seu DNA é capaz de se autoduplicar. O genoma destas organelas é formado por uma molécula de DNA circular.

São características das mitocôndrias que sustentam a hipótese da Endossimbiose exceto?

As mitocôndrias apresentam características que sugerem que elas são descendentes de células que foram fagocitadas por outras. Entre as alternativas a seguir, marque a única que não corresponde a uma característica que apoia a teoria endossimbiótica: a) A mitocôndria possui DNA e ribossomo próprios.

Qual a relação das mitocôndrias com a hipótese endossimbiótica?

A teoria endossimbiótica afirma que mitocôndrias e cloroplastos são organelas que se originaram a partir da interação de um organismo procarionte com um organismo eucarionte. Essa interação provocou uma associação simbiótica estável, ou seja, uma interação em que todos os envolvidos são beneficiados com o processo.