Quais as principais mudanças que a agricultura trouxe para a vida humana?

Conheça o mais relevante evento sobre agronegócio do País.

Todos os setores da indústria sofrem transformações ao longo dos anos, mas poucas áreas foram tão modificadas em pouco tempo e com tanta intensidade quanto o meio rural.

Saiba mais sobre a parceria do BB com a BRF que dá crédito para pequenos produtores implementarem energia solar aqui.

Novas técnicas, um novo perfil do trabalhador, alterações nas demandas e também desafios inéditos surgiram para quem está no campo. Essas mudanças exigem que se esteja constantemente atento e atualizado em relação às novidades. A seguir, conheça algumas dessas das transformações mais evidentes no espaço rural — e comece desde já a lidar com elas.

Expansão da agricultura e otimismo

Segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em 2016 o agronegócio gerou 23% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e foi responsável por 46% das exportações realizadas pelo país. O agronegócio é cada vez mais valorizado no país e deve essa reputação crescente a vários fatores, dentre eles atingir bons resultados na economia.

Quais as principais mudanças que a agricultura trouxe para a vida humana?
(​Fonte: Ministério da Agricultura/Reprodução)

E não são apenas as grandes empresas que contribuem para esse número: a agricultura familiar ganhou ao longo dos anos importância cada vez mais maior na produção nacional e, hoje, precisa ser valorizada. Realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Censo Agropecuário de 2017 mostra que essa produção é base da economia de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes, sendo a maior responsável por fornecer alimentos básicos consumidos pelos brasileiros, como feijão, arroz, milho, leite e trigo.

Tecnologia na agricultura

A maior responsável pelos números positivos do setor tem nome: tecnologia. A modernização do campo permitiu novas dinâmicas de trabalho, acelerou processos, multiplicou resultados e aprimorou até mesmo a qualidade do que é produzido. Ainda de acordo com o relatório da Embrapa, entre 1975 e 2015, avanços tecnológicos foram responsáveis por 59% do aumento do valor bruto da produção agrícola.

Em que locais isso é mais sentido? Os equipamentos foram modernizados em praticamente todas as etapas, otimizando desde o plantio até a colheita e o ensacamento de produtos agrícolas.

Quais as principais mudanças que a agricultura trouxe para a vida humana?

A mecanização de algumas etapas faz com que a produtividade cresça consideravelmente — e a necessidade de manutenção e operação das máquinas mantém a geração de empregos.

Pesquisa e desenvolvimento no campo

Investimentos também foram feitos em pesquisa e desenvolvimento, com resultados bem evidentes. Novas composições de fertilizantes e técnicas de adubação do solo melhoram a colheita, que está cada vez mais protegida contra pragas.

Parcerias com universidades são hoje valiosas para aproximar as últimas descobertas do setor com o empresário e produtor rural, que pode aplicar as novidades o mais rápido possível.

Mudanças no perfil da população rural

Por fim, o perfil da população do campo se alterou bastante com o tempo. Houve um esvaziamento populacional do meio rural, com a população migrando para as cidades e diminuindo a ocupação das regiões hoje utilizadas para agropecuária.

Segundo o Censo Agropecuário de 2017, isso resulta também no aumento da média de idade da população no espaço rural. Pessoas com mais de 65 anos representam 21,4% dos moradores dessas regiões — porcentagem que era de 17,5% em 2006. Ao mesmo tempo, o percentual de jovens entre 25 e 45 anos apresentou queda, o que mostra que manter a população na região e interessada em trabalhar na área é um dos desafios de quem está atualmente no setor.

Não perca nenhum fato que acontece sobre agronegócio. Inscreva-se em nossa Newsletter.

Fontes: Embrapa, IBGE.

Este conteúdo foi útil para você?

15082213cookie-check4 mudanças do meio rural nos últimos anos

Quais as principais mudanças que a agricultura trouxe para a vida humana?
Mecanização das atividades agrícolas

As atividades agrícolas estão em constante processo de inovação para obter maior produtividade. Nesse contexto, durante a década de 1950, ocorreu de forma mais intensa o processo de modernização da agricultura que envolveu um grande aparato tecnológico provido de variedades de plantas modificadas geneticamente em laboratório, espécies agrícolas que foram desenvolvidas para alcançar alta produtividade, uma série de procedimentos técnicos com uso de defensivos agrícolas e de maquinários.

Todo esse processo ficou conhecido na década de 1960 como Revolução Verde, programa financiado pelo grupo Rockefeller, sediado em Nova Iorque. Sob o pretexto de aumentar a produção de alimentos para acabar com a fome no mundo, o grupo Rockefeller expandiu seu mercado consumidor, fortalecendo a corporação com vendas de verdadeiros pacotes de insumos agrícolas.

Esse programa surgiu com o propósito de aumentar a produção agrícola através do desenvolvimento de pesquisas em sementes, fertilização do solo e utilização de máquinas no campo que aumentassem a produtividade. Isso se daria através do desenvolvimento de sementes adequadas para tipos específicos de solos e climas, adaptação do solo para o plantio e desenvolvimento de máquinas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais as principais mudanças que a agricultura trouxe para a vida humana?

O aumento da produtividade agrícola foi expressivo, porém, a Revolução Verde não eliminou o problema da fome, pois os produtos plantados nos países em desenvolvimento (Brasil, México, Índia, entre outros), basicamente cereais, eram exportados em grande parte para países ricos industrializados como os Estados Unidos, Canadá e União Europeia.

Ao trabalhar a modernização das atividades agrícolas em sala de aula é importante abordar o contexto histórico desse processo e apontar os aspectos positivos e negativos.

Solicite aos alunos uma pesquisa sobre as principais características e consequências da modernização no campo, em seguida promova um debate.

Principais pontos positivos:
Grande aumento da produtividade de alimentos;
Aumento da produtividade agrícola em países não industrializados;
Desenvolvimento agrícola;
Expansão da fronteira agrícola;
Desenvolvimento tecnológico.

Principais pontos negativos:
O aumento das despesas com o cultivo e o endividamento dos agricultores;
O crescimento da dependência entre os países;
Esgotamento do solo;
Ciclo vicioso de fertilizantes;
Perda de biodiversidade;
Erosão do solo;
Poluição do solo causada pelo uso de fertilizantes;
Redução da mão de obra rural.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Quais foram as mudanças que a agricultura trouxe para a vida humana?

A revolução agrícola mudou nossa espécie e nosso planeta. À medida que grupos de caçadores-coletores começaram a domesticar plantas e animais, abandonaram a vida nômade, construindo vilas e cidades que duraram milhares de anos.

Que mudanças ocorreram na vida do homem após a descoberta da agricultura?

A agricultura possibilitou o aumento na produção de alimentos, o que provocou aumento populacional. A arte neolítica se baseou nos desenhos feitos nos objetos de cerâmica e argila bem como nas pedras usadas na construção das primeiras casas e em cerimônias religiosas.