Quais as principais características da economia da Europa Ocidental?

Qual a dimensão da economia da UE?

A União Europeia funciona como um mercado único, composto por 27 países.

O valor total de todos os bens e serviços produzidos (o produto interno bruto ou PIB) na UE, em 2021, foi de 14,5 biliões de EUR.

Comércio

A UE27 representa cerca de 14 % do comércio mundial de mercadorias. A UE, a China e os Estados Unidos são os três maiores intervenientes mundiais no comércio internacional.

Fonte: Eurostat

Em 2021, a UE representou 4 300 mil milhões de EUR do comércio mundial total. O comércio intra-UE foi avaliado em 6 786 mil milhões de EUR, em 2021.

Leia mais sobre o comércio intra-UE

Emprego e igualdade

A taxa de emprego corresponde à proporção da população em idade ativa efetivamente empregada.

Fonte: Eurostat

A taxa de desempregocorresponde ao número de pessoas desempregadas expresso em percentagem do total da população ativa. Tanto a taxa de desemprego como a dimensão da população ativa são indicadores fundamentais das tendências do mercado de trabalho.

Fonte: Eurostat

A disparidade salarial não ajustada entre homens e mulheres corresponde à diferença entre a remuneração média bruta por hora dos trabalhadores do sexo masculino e do sexo feminino. É expressa em percentagem da remuneração média bruta por hora dos trabalhadores do sexo masculino. Baseia-se em todos os trabalhadores de empresas com 10 ou mais trabalhadores.

Fonte: Eurostat

Informações adicionais

Continentes

Apesar de ser o continente com maior desenvolvimento econômico, a Europa não conseguiu eliminar as desigualdades entre países e regiões. Ao analisarmos o setor primário, em especial a agropecuária, são evidentes as disparidades de tecnologia, de produtividade e de produção entre a região ocidental altamente desenvolvida e as regiões meridional e oriental mais tradicionais (menos modernizadas).

Veja a economia da Europa por regiões:

Europa Ocidental: Entre os países da Europa ocidental destacam-se a Espanha, França e o Reino Unido. Estes que possuem uma população de cerca de 196 milhões de habitantes, ou seja, trata-se de uma região muito populosa e povoada.

Bélgica, Holanda e Luxemburgo compõem uma das regiões mais industrializadas do mundo, junto com esses países destaca-se Benelux. Nessa região além da indústria destacam-se a produção de energia, a extração de minerais, o cultivo de cereais e a atividade turística, com destaque para Mônaco.

Europa Setentrional: A Europa Setentrional também tem a economia baseada na indústria, também destacando-se o minério de ferro, o grande potencial hidráulico para a produção de energia elétrica, e a grande produção de madeira de papel e celulose.

Quanto a pecuária, o destaque é a criação de bovinos que não é muito desenvolvida na região por causa do clima frio; e, quanto as produções agrícolas, destacam-se o cultivo de cereais, batata e beterraba açucareira.

Quais as principais características da economia da Europa Ocidental?

Europa Oriental: A Europa Oriental tem também sua economia baseada na indústria, produção de energia e de minerais. Sendo que alguns países estão enfraquecidos por estarem passando por uma fase de transição entre o socialismo e o capitalismo.Os destaques da indústria oriental são a de Moscou e São Petersburgo.

Na agricultura a maior parte de seu espaço é ocupado por cereais, principalmente o trigo.

Dentro da área agrícola destaca-se a criação de rebanhos bovinos, suínos e ovinos.

Europa Central: Na Europa Central, em relação à economia, destaca-se a indústria de equipamentos em geral. É uma das áreas mais ricas em carboníferas, com forte concentração siderúrgica e mecânica, mas com grande destaque para a Alemanha, com industrias siderúrgica, maquinária, química, automobilística e eletrotécnica, sendo assim uma grande potência mundial e apresenta baixa produtividade agrícola, fato que vem se modificando.

A agricultura da Europa Central tem como principal produção a de cereais e  de beterraba açucareira. A pecuária dominante é a de bovinos, para a produção de laticínios, mas também se destaca a criação de suínos.

Europa Meridional: A Europa Meridional também tem sua economia baseada na indústria, destacando-se a Itália, que tem grande potencial no setor petroquímico e siderúrgico com grande influência de outros países como o EUA.

Na agricultura da Europa Meridional destaca-se o cultivo de cereais, trigo milho e beterraba açucareira.Nesta região a pecuária não é muito desenvolvida principalmente por causa do clima.

Autoria: Krusty

Veja também:

  • A População da Europa
  • Quadro Natural da Europa
  • Continente Europeu
  • União Europeia
  • Economia dos Estados Unidos
  • Economia da China

Assuntos relacionados:

Quais são as principais características da economia da Europa?

Os principais setores são o de metalurgia, siderurgia, química e petroquímica, elétrica e eletrônica, energia, com grande foco em energias renováveis, desenvolvimento e tecnologia, transportes e bens de consumo compostos principalmente por carros, celulares, ótica, alimentação, têxtil e de moda.

Qual a principal atividade econômica da Europa Ocidental?

A atividade industrial na Europa está concentrada na Europa Ocidental, com destaques para o Reino Unido, França, Bélgica e Países Baixos.

Como e o desenvolvimento económico da Europa Ocidental?

A EUROPA OCIDENTAL CONTA COM UM MAIOR DESENVOLVIMENTO, UM MENOR PERCENTUAL DE DESEMPREGO, UMA MAIOR QUALIDADE DE VIDA. MUITOS PAÍSES QUE FAZEM PARTE DA EUROPA OCIDENTAL POSSUEM UMA DAS MELHORES ECONOMIAS DA EUROPA, COMO É O CASO DA ALEMANHA, REINO UNIDO, FRANÇA, SUÍÇA, SUÉCIA, HOLANDA E DINAMARCA.