Porque São Paulo e Rio de Janeiro são consideradas metrópoles nacionais

A rede urbana brasileira é constituída por centros que polarizam a economia, o fluxo de pessoas e a oferta de bens e serviços. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil tem 5.570 municípios, mas a rede urbana é comandada por 11 centros. Desses, 49 são aglomerações urbanas.

Os chamados centros urbanos são constituídos por 440 cidades, além do Distrito Federal. Esse conjunto de centros urbanos reúne 60% da população do País. Somente Rio de Janeiro e São Paulo, que são consideradas metrópoles globais, concentram 18% da população brasileira.

Já as aglomerações urbanas – que podem ou não serem metropolitanas – concentram quase 50% da população e estão distribuídas em 379 cidades.

São consideradas metrópoles nacionais os municípios de: Salvador, Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília, Curitiba, Recife e Porto Alegre. As cidades de Belém, Goiânia e Campinas são denominadas metrópoles regionais.

Foram enquadradas como centros regionais: São Luís, Maceió, Natal, Teresina, João Pessoa, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Cuiabá, Aracaju, Londrina, Santos, Florianópolis e Vitória.

Há, ainda, a definição de centro sub-regional I, que se aplica a Sorocaba, Joinville, São José do Rio Preto, Caxias do Sul, Pelotas, Jundiaí, Maringá, Ilhéus, Itabuna, Volta Redonda, Barra Mansa, Caruaru, Blumenau, Limeira, Cascavel, Petrolina, Juazeiro do Norte, Crato, Araraquara e São Carlos.

O temo centro sub-regional II é aplicado para designar os municípios de Ipatinga, Araçatuba, Criciúma, Itajaí, Cabo Frio, Moji-Guaçu, Moji-Mirim, Guaratinguetá, Aparecida e Itabira.

Leia também: Metrópole e Megalópole.

Características da Rede Urbana Brasileira

  • Duas metrópoles globais
  • Sete metrópoles nacionais
  • Um centro regional
  • Centro Regional I
  • Centro Regional II

Formação e Evolução

A rede urbana brasileira sofreu influência econômica a partir dos grandes centros, hoje são metrópoles globais por sua formação e é este o fator que ainda influencia em sua evolução. A maior influência é exercida por São Paulo, marcada por atrair aglomerações, em consequência da industrialização em maior potencial e consequente oferta de postos de trabalho. Menos intensa, mas também marcante é a influência exercida em processo idêntico pelo Rio de Janeiro.

A influência sobre a dinâmica espacial da rede urbana brasileira ainda segue os padrões econômicos, que são observados em três pontos geográficos: o Centro-Sul, Nordeste e Centro-Oeste. As aglomerações são influenciadas pela atividade produtiva e o setor de serviços.

Conceito de Rede Urbana

O conceito de rede urbana é definido como o conjunto de vários centros que passam a funcionar articulados, se consolidam no território e refletem o desenvolvimento econômico, político e cultural de um país.

Integrados na rede urbana, os centros funcionam de maneira a articular a distribuição de mercadorias, a circulação de pessoas e oferta de bens e serviços.

A rede urbana é assentada no território, onde atua como um reflexo do desenvolvimento econômico, político e cultural em um determinado momento da história. São os impactos desses fatores que influenciam na configuração do território.

Uma forma simples de compreender a influência está na migração de trabalhadores rurais para integrar os canteiros de obras nas grandes cidades. O cidadão percorre o território em busca de emprego para obter melhor qualidade de serviços.

Saiba mais sobre:

  • Hierarquia Urbana
  • Mobilidade Urbana
  • Geografia Enem: assuntos que mais caem

postado em 10/10/2008 14:18

Brasília está entre as três capitais mais influentes do Brasil, segundo o estudo Regiões de Influência das Cidades 2007, divulgado nesta sexta-feira (10/10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que traz a relação das 12 cidades no país. Em primeiro lugar, como a grande metrópole nacional, aparece São Paulo.

Em seguida, como metrópoles nacionais, vêm Rio de Janeiro e Brasília, com população de 11,8 milhões e 3,2 milhões em 2007, respectivamente. Juntamente com São Paulo, as duas capitais constituem foco para centros localizados em todo o país.

A pesquisa levou em consideração aspectos como a localização das sedes das grandes empresas, ofertas de transporte aéreo e terrestre, acesso ao ensino superior e consumo da população.

De acordo com o IBGE, existem no país doze grandes redes de influência, que interligam até mesmo municípios situados em diferentes estados. A rede centralizada por São Paulo, por exemplo, também abrange parte de Minas Gerais, do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Acre. O Rio de Janeiro tem projeção no próprio estado, no Espírito Santo, no sul da Bahia, e na Zona da Mata mineira.

A rede de Brasília influi no oeste da Bahia, em alguns municípios de Goiás e no noroeste de Minas Gerais. As outras nove redes de influência são centralizadas por Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Goiânia, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre.

Confira a pesquisa do IBGE .

Por que São Paulo e Rio de Janeiro são metrópoles nacionais?

Porque foram as primeiras cidades a serem colonizadas,além de ser cidades riscas,também por conta do desenvolvimento trabalhista e industrial.

Porque São Paulo e Rio de Janeiro são as duas grandes metrópoles globais?

O principal fator que contribuiu para que Rio de Janeiro e São Paulo sejam classificadas como metrópoles globais é o fato de apresentam um alcance internacional em termos econômicos, com a presença de instituições como a Bolsa de Valores e as sedes de inúmeras empresas multinacionais.

Por que a cidade de São Paulo pode ser considerada uma metrópole?

Uma metrópole é uma cidade muito grande, que são cidades centrais, ou seja, tudo gira em torno dessa cidade. No caso de São Paulo, não somente as cidades ao redor giram em torno dela mas o Brasil inteiro, isso porque, São Paulo é a capital financeira do país. Espero ter ajudado em algo!

Porque o Rio de Janeiro e considerado uma metrópole?

Explicação: O RJ tem uma enorme população, um grande mercado consumidor, e um grande produtor de riquezas para o Brasil. Já pendurou como capital por muito tempo, e é muito conhecida externamente, sendo que muitos acham que RJ ainda é a capital.