Quais são as dificuldades enfrentadas pela educação inclusiva?


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14104

Tipo:  TCC
Título:  Educação inclusiva: uma análise dos desafios Enfrentados pelos professores da rede municipal de São José de Piranhas - PB
Autor(es): 
Primeiro Orientador:  Lima, Idelsuite de Sousa
Resumo:  A presente pesquisa propôs-se a investigar a visão de doze professores sobre a Educação Inclusiva em nove escolas da rede municipal de São José de Piranhas- PB. O objetivo da pesquisa foi analisar a concepção dos professores sobre a inclusão, verificando as estratégias utilizadas para o trabalho com alunos em situação de inclusão, identificando as dificuldades enfrentadas para gerenciar a sala de aula na perspectiva da educação inclusiva. O ponto de partida foi a hipótese de que professores da rede municipal de São José de Piranhas não receberam as devidas condições para o trabalho com a inclusão. A presente pesquisa é de cunho qualitativo e a coleta de dados ocorreu por meio de um questionário aplicado junto aos professores que atuam nas escolas e que possuíam experiência com alunos inclusos. A pesquisa foi fundamentada com base nos estudos de Mantoan (2003), Carvalho (2004), Freitas (2006), Silva (2006), Oliveira (2009), Rozek (2012) e Silva Neto et al (2018). Os resultados apontaram que os professores da rede municipal entendem a importância da inclusão de alunos no ensino regular, mas revelam algumas dificuldades que precisam ser superadas, entre estas: ausência de cursos de formação sobre inclusão, falta de material didático-pedagógico e inadequação das estruturas físicas das escolas.
Abstract:  The present research proposed to investigate the vision of twelve teachers on Inclusive Education in nine schools of the municipal network of São José de Piranhas-PB. The research objective was to analyze the conception of teachers about inclusion, verifying the strategies used to work with students in inclusion situation, identifying the difficulties faced to manage the classroom in the perspective of inclusive education. The starting point was the hypothesis that teachers of the municipal network of São José de Piranhas did not receive the necessary conditions to work with inclusion. The present research is qualitative and the data collection was carried out through a questionnaire applied to the teachers who work in the schools and who had experience with included students. The research was based on the studies of Mantoan (2003), Carvalho (2004), Freitas (2006), Silva (2006), Oliveira (2009), Rozek (2012) and Silva Neto et al. (2018). The results showed that teachers of the municipal network understand the importance of including students in regular education, but they reveal some difficulties that need to be overcome, among them: absence of training courses on inclusion, lack of didactic-pedagogical material and inadequate structures schools'.
Palavras-chave:  Educação inclusiva
Professores - formação
Inclusão escolar
Ensino - aprendizagem
CNPq:  CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma:  por
País:  Brasil
Editor:  Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição:  UFPB
Departamento:  Educação
Tipo de Acesso:  Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI:  http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI:  https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14104
Data do documento:  7-Dez-2018
Aparece nas coleções: CE - TCC - Pedagogia à distância

Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons

Quais são as dificuldades enfrentadas pela educação inclusiva?

Os desafios da educação inclusiva no Brasil são muitos e, para começar, precisamos os conhecer. Só assim conseguiremos superar essas barreiras. Siga a leitura no Blog PFzinho e entenda o que é a educação inclusiva, seus princípios e como ela pode ser aplicada no dia a dia dos nossos filhos.

Pesquisas já comprovaram que estudantes que precisam de atendimentos especiais se desenvolvem melhor quando estão em contato com outros grupos. A diversidade acaba sendo promotora de um melhor ensino-aprendizagem. 

Entretanto, no Brasil, a ideia de educação inclusiva fica presa a teoria e sua prática comprometida. Para te ajudar a entender e cobrar os responsáveis corretamente, nós, do Blog PFzinho, vamos mostrar os principais desafios e como combatê-los.

Quais são as dificuldades enfrentadas pela educação inclusiva?
Siga a leitura no Blog PFzinho e saiba tudo sobre educação inclusiva no Brasil!

A educação inclusiva deve ser entendida como a educação especial dentro da escola regular. Seu objetivo é transformar o ambiente acadêmico e oferecer oportunidades iguais a todos os alunos. A educação inclusiva não é integracionista. Quando falamos dela, falamos de um processo de mão dupla, onde os alunos assistidos possam se integrar da melhor maneira, independente de suas dificuldades e limitações.

A diversidade dentro das escolas é benéfica para todos os envolvidos. Os estudantes que são incluídos conseguem ter acesso à educação e os demais aprendem a conviver com as diferenças. Isso é essencial para o desenvolvimento de habilidades como empatia, respeito e senso colaborativo.

Quais são as dificuldades enfrentadas pela educação inclusiva?
A educação inclusiva no Brasil é um processo em andamento.

A educação inclusiva no Brasil

Até o ano de 2003 as escolas regulares e especiais eram tratadas de maneiras diferentes. Hoje, com as novas diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE), escolas regulares devem receber alunos com necessidades especiais. Para que isso ocorra, as instituições de ensino precisam passar por adaptações curriculares e estruturais.

Muitos são os desafios da educação inclusiva no Brasil, mas eles podem ser superados se funcionários e gestores forem organizados e cooperarem para que o processo de inclusão seja o mais eficiente possível.

Os desafios da educação inclusiva no Brasil

A educação inclusiva é muito importante e traz benefícios para a escola e a sociedade. Existem 5 pilares principais:

  • Todos têm o direito de acesso à educação;
  • Todos aprendem;
  • A aprendizagem de cada pessoa é singular;
  • O convívio no ambiente escolar comum beneficia a todos;
  • A educação inclusiva diz respeito a todos.

Estes são os conceitos que suportam a educação inclusiva. Porém, esse método que busca unir grupos de alunos com costumes e personalidades diferentes, traz alguns desafios. Conheça-os a seguir:

Comunidade escolar despreparada

Talvez o principal desafio que a educação inclusiva no Brasil encontra seja a despreparação da comunidade escolar para lidar com a inclusão. Isso acontece porque não possuímos uma educação ou metodologia voltada à inclusão.

Assim, quando alunos não especiais têm contato com aqueles que precisam de ações inclusivas, é natural que eles encontrem dificuldades de comunicação e convívio.


Por isso, é importante que estudantes, professores, coordenadores, diretores e funcionários possuam capacitação para receber e educar alunos especiais.

Infraestrutura escolar

Outro desafio bastante comum no Brasil quando falamos de educação inclusiva nas escolas, é a infraestrutura das instituições. 

Para que a escola possa aceitar e desenvolver alunos especiais, ela precisa estar estruturada. Isso significa que ela deve estar equipada com todos os meios de acesso possíveis, como por exemplo: 

  • rampas;
  • banheiros acessíveis;
  • piso diferenciado;
  • e demais medidas de acessibilidade. 

O problema é que isso nem sempre é cumprido, principalmente em escolas públicas que contam com um baixo investimento governamental.

Preconceito

Infelizmente, o preconceito ainda é um dos maiores desafios da educação inclusiva no Brasil. É importante lembrar que a educação inclusiva engloba os seguintes grupos:

  • alunos com deficiência;
  • alunos com transtornos globais de desenvolvimento ou transtorno do espectro autista;
  • alunos com altas habilidades ou superdotados.

A única maneira de vencer o preconceito é através do contato, convívio e desenvolvimento do respeito. E é por isso que a educação inclusiva precisa ser implantada nas escolas do país.

Déficit de profissionais

Há um déficit de profissionais especializados em educação inclusiva em nosso país. Os que existem, geralmente, acabam sobrecarregados com funções que não são suas. Assim, encontrar novas pessoas capacitadas para auxiliar na função é um dos grandes desafios da educação inclusiva no Brasil. 

Para que a inclusão aconteça é necessário que um profissional especializado esteja acompanhando os estudantes diariamente. Esse profissional será a ponte entre professor, colegas e aluno especial.

Quais são as dificuldades enfrentadas pela educação inclusiva?
Agora que você já sabe o que é, confira como combater os desafios da educação inclusiva.

Como combater os desafios da educação inclusiva?

Como pais e mães, nosso papel não é apenas reconhecer os desafios da educação inclusiva no Brasil. É necessário também entender como contornar esses desafios e incluir alunos especiais em instituições regulares da maneira correta.

Quer algumas dicas de práticas inclusivas que você pode cobrar para que as escolas comecem a se adequar? Confira:

  • Dentro da sala de aula: respeito aos diferentes ritmos de aprendizado;
  • Capacitação dos educadores e coordenadores da escola;
  • Foco total nas competências e não nas dificuldades dos estudantes.

Mais conteúdos sobre educação infantil:

Dicas de leitura:

  • Método Waldorf e Montessori: linhas pedagógicas de ensino inclusivo
  • Cores da reciclagem
  • Qual a importância da educação alimentar?

Quais são os principais problemas enfrentados na educação inclusiva no Brasil?

Conheça-os a seguir:.
Comunidade escolar despreparada para lidar com a inclusão. ... .
Infraestrutura escolar que não atende às especificidades da educação inclusiva. ... .
Preconceito. ... .
Déficit de profissionais especializados..

Quais as dificuldades da inclusão?

Homogeneidade, tradição, preconceito, socialização e radicalização são as barreiras que dificultam o processo de inclusão.

Quais as principais dificuldades enfrentadas pelos professores no processo de inclusão?

Entre as principais dificuldades encontradas percebeu-se a superlotação das salas de aula, a falta de especialização dos professores e o pouco apoio que recebem da instituição e do sistema de ensino.

Quais são as principais barreiras para o sucesso da inclusão educacional?

Muitas vezes, mais de uma barreira ocorre ao mesmo tempo..
2 - Barreiras de comunicação..
3 - Barreiras físicas..
4 - Barreiras da política..
5 - Barreiras programáticas..
6 - Barreiras Sociais..