O que são fronteiras de possibilidade de produção ilustre sua resposta desenhando uma curva típica?

1536 palavras 7 páginas

Exercícios de Economia (Parte III) com gabarito abril 18, 2008 por Xaluan
Compartilho algumas questões da bela ciência econômica, com gabarito, para contribuir com o processo de aprendizagem.
Degustem com moderação!
Questão 1: PROVÃO [2001 – nº 22] O conceito de custo de oportunidade é relevante para a análise econômica porque: (1,0 pto)
a) os custos irrecuperáveis devem ser considerados pelas firmas em sua decisão de quanto produzir.
b) os bens e os fatores de produção não são gratuitos.
c) os recursos de produção são escassos.
d) no curto prazo, alguns fatores de produção são fixos.
e) em seu segmento relevante a curva de custo marginal é crescente. Questão 2: O que são curvas (ou fronteiras) de possibilidades de produção? Ilustre sua resposta desenhando uma curva típica. (1,0 pto)
R. A Curva de Possibilidade de Produção – CPP, mostra as combinações possíveis de produção entre dois bens, utilizando os fatores de produção disponíveis. Quando os fatores de produção, que são terra, capital e trabalho, estão sendo plenamente utilizados a CPP mostra a combinação máxima. Questão 3: Mostre, graficamente, a ocorrência das seguintes situações, dada uma curva de possibilidades de produção (CPP):(1,0 pto)
a) Pleno emprego dos fatores de produção.
b) Um nível de produção impraticável no curto prazo.
c) Um nível de produção em que há capacidade ociosa (fatores de produção desempregados ou subutilizados). Respostas:
a) Se os fatores de produção são inteiramente

Relacionados

  • Economia: micro economia

    1557 palavras | 7 páginas

    UNIFAP ECONOMIA – Micro e Macro 1 UNIFAP ECONOMIA – Micro e Macro Capítulo 5: Produção Introdução Conceitos Básicos Produção com um Fator Variável e um Fixo (uma análise de curto prazo) Produção a Longo Prazo Exercícios 2 UNIFAP ECONOMIA – Micro e Macro Introdução Curva de Oferta Teoria da Produção Teoria da Firma (relações entre a quantidade produzida e as quantidades de insumos utilizados) Teoria dos Custos de produção (inclui os preços dos insumos)….

  • Economia

    1457 palavras | 6 páginas

    ponto localizado abaixo da curva de possibilidade de produção pode ser considerado uma situação de pleno-emprego. ( ) Verdadeiro ( ) Falso 5. As curvas de possibilidades de produção mostram: a. a quantidade total de bens existentes na economia b. quanto se pode produzir de bens utilizando as quantidades….

  • ECONOMIA

    1041 palavras | 5 páginas

    ideológicas e econômicas dessa divergência. Resp.: Explique o significado do termo fisiocracia. Relacione o significado etimológico desse termo com as proposições econômicas e políticas dos fisiocratas franceses da segunda metade do século XVIII. Conceitue a Política Econômica e esclareça a distinção que há, no campo da Economia, entre as proposições positivas e as proposições normativas. Etimologicamente, o que significa economia? RESPOSTA> Etimologicamente a palavra economia vem do….

  • Economia

    1906 palavras | 8 páginas

    desenvolvimento das relações econômicas. QUESTÃO 2 Explique a concepção de valor para os mercantilistas e aponte os principais defeitos desse sistema. QUESTÃO 3 Defina capitalista, capitalismo e taxa de lucro. Qual a vantagem desse tipo de sistema econômico? QUESTÃO 4 Explique o liberalismo proposto pelos fisiocratas. Explique por que o liberalismo tem sido criticado atualmente. QUESTÃO 5 Explique porque as trocas são importantes para o crescimento de uma economia, segundo Adam Smith.….

  • economia

    997 palavras | 4 páginas

    AULA 8 - NOÇÕES DE POLÍTICA ECONÔMICA: FISCAL E MONETÁRIA Questões propostas 1) Quais foram os efeitos mais destacados da Grande Depressão? Aconteceu uma enorme recessão, caracterizada por um grande aumento no desemprego e na quebra de muitas empresas. Em vários países, o medo de novas recessões levou-os a aumentar de forma apreciável a intervenção do Estado na atividade econômica. 2) Quais fatos contribuíram para agravar os efeitos negativos da Grande Depressão? Keynes propunha uma….

  • economia

    4271 palavras | 18 páginas

    INTRODUÇÃO O Brasil sofreu profundas mudanças nestes 510 anos de história, porém um dos pontos dos quais o Brasil mais sofreu mudança foi na economia, destes 510 anos vamos analisar o período inicial de sua história, período colonial. Hoje o Brasil esta em 8º posição no ranking de países mais ricos do mundo e tem vistas para a 5º posição em alguns anos, tem a inflação controlada, o maior credor da história brasileira, o Fundo Monetário Internacional FMI, já foi pago e o credor agora é Brasil, a….

  • Economia

    1400 palavras | 6 páginas

    2. Relacione as principais dificuldades institucionais que afligiam a economia brasileira no início da década de 60 com as reformas promovidas no início do governo militar? Asprincipais dificuldades presentes em 60 eram que a economia não estava crescendo e ainda estava com altos níveis de inflação para combater esses problemas foram feitas 1)reformas estruturais: criandoFGTS, PIS/PASEP e aumentando os investimentos públicos; 2)reformas tributárias: criando novos tributos e centralizando-os na União;….

  • Economia

    8288 palavras | 34 páginas

    Caderno de Exercícios Introdução à Economia 2010-2011 FLUC Exercícios sobre: Conceitos Económicos Fundamentais 1. Defina bem económico. Porque é que os bens económicos são escassos? 2. A escassez é uma característica geral de qualquer economia, ou aplica-se apenas a economias menos desenvolvidas? Justifique cuidadosamente a sua resposta. 3. Quais são as classes em que os recursos utilizados na produção de bens e serviços são em geral agrupados? 4. Que categorias de recursos ou factores de produção….

  • Economia

    826 palavras | 4 páginas

    1) A partir do problema da escassez, desenvolva uma definição de “economia” e dê um exemplo de cada um dos “Problemas Econômicos Fundamentais”? R: A Economia busca alocar os recursos produtivos limitados, de forma a alcançar e atender as necessidades humanas que são ilimitadas. I. O que e quanto produzir: Quais os tipos de mercadorias, bens e serviços que terão de ser produzidos. Qual será a preferência: artigos de luxo ou artigos de primeira necessidade? II.Como produzir: Corresponde à escolha….

  • economia

    2114 palavras | 9 páginas

    1. A definição de desenvolvimento sustentável mais usualmente utilizada é a que procura atender às necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras. O mundo assiste a um questionamento crescente de paradigmas estabelecidos na economia e também na cultura política. A crise ambiental no planeta, quando traduzida na mudança climática, é uma ameaça real ao pleno desenvolvimento das potencialidades dos países. O Brasil está em uma posição privilegiada para enfrentar os enormes desafios….

Trabalhos Populares

O que é a fronteira de possibilidade de produção?

A Fronteira de Possibilidades de Produção (FPP) é um gráfico que mostra todas as combinações diferentes de produto de dois bens que podem ser produzidos a partir dos recursos e da tecnologia disponíveis. A FPP reflete os conceitos de escassez, escolha e trade-offs.

O que é curva de possibilidade de produção exemplos?

Curva de Possibilidade de Produção: Exemplo Portanto, pode-se dizer que o trabalhador consegue produzir 60 peças A, enquanto não produz nenhuma da B. No entanto, quando não produz nenhuma A, faz 30 da B. Assim sendo, para esta possibilidade de produção há a função A=60 – 2xB.

Como descrever a curva de possibilidade de produção?

A Curva de Possibilidade de Produção mostra que as melhores combinações de produção seriam os pontos B e C, em que haveria produção de dois bens utilizando a capacidade produtiva da indústria. Se a empresa produzir abaixo da sua capacidade (Ponto E), ela torna-se ineficiente e terá ociosidade de recursos.

Qual a importância da curva de fronteira de possibilidades de produção?

Vantagens de utilizar a Curva de Possibilidade de Produção A CPP é vista como básica porque, por meio dela, é possível considerar os fatores de produção para chegar à capacidade produtiva da empresa, cidade ou país.